Sunteți pe pagina 1din 2

O Sistema mgicko proposto por Aleister Crowley est espalhado em uma srie de livros e obras.

Dentre elas 'Magick withour Tears' destacasse como uma das mais didticas e interessantes. O livro essencialmente composto por cartas trocadas por Crowley e seus discipulos, mas possui um captulo introdutrio que contm os principais postulados e diretrizes para o sucesso em Magick, e portanto o successo em qualque routro campo de atividade. este captulo que iremos nos basear para servir de esqueleto para uma introduo essencial que diferencia Magick das artes de salo por um lado e do folclore medieval de por outro. Magick a Cincia e Arte de provocar Mudanas de acordo com a Vontade. A definio de Crowley para Magick uma das mais prticas que existe. Eliphas Levi por exemplo escreveu antes disso que Magia "a cincia tradicional dos segredos da natureza, que nos vem dos magos." enquanto que outros autores ainda mais antigos definiam Magia como a "sabedoria da tradio hermtica", etc.. Para se diferenciar destes termos vagos Crowley passou a escrever Magic com um K a mais. Desta forma Magick deixa de ser um abstrata arte de mitologia aplicada para se tornar algo que pode ser medido. O sucesso sua prova. O fracasso sinal de que algo foi feito errado como veremos mais para frente. Essa definio tira a magia do campo puramente mistico e a apresenta ao nosso dia a dia. Se queremos acordar e ficar alertas para ir trabalhar podemos por um ato de Vontade, levantar da cama e nos valer de um "encantamento" lavando o rosto com gua fria para ento consumir "uma poo" com bastante cafeina. Curiosamente estas so coisas que muitas pessoas fazem por natureza de maneira ritualizada. Por esse motivo Crowley escreveu como o primeiro de seus teoremas que "Todo ato intencional um Ato Mgico." Dito isso pode parecer que Magick o que as pessoas vulgares chamam de Cincia. Mas existe uma diferena crucial que precisa ser destacada. A 'Cincia' est preocupada com observar e explicar, enquanto que Magick est comprometida com a realizao. Seria mais correto dizer que Magick semelhante a Cincia Aplicada, entretando isso ignora o fato comum de que quando necessrio usamos outros mtodos alm daqueles fornecidos pela cincia atual e pela tecnologia como as que so acessveis apenas a aqueles que se dedicam a explorar a chamada "iniciao" e por-se em contato com foras sutis que as foras fsicas ordinrias.

Os Postulados de Magicka
Assim, segundo Aleister Crowley QUALQUER COISA POSSIVEL se todos os itens abaixo forem adequadamente satisfeitos: 1 2 3 4 5 A Fora do Tipo Certo O Grau Apropriado da Fora De Maneira Apropriada Pelo Meio de transmisso adequado Ao Objeto Adequado

Crowley no era um tolo. Ele sabe que algumas mudanas no so possveis na prtica, no podemos criar estrelas do nada, respirar no vcuo ou transformar crianas em brocoles. Mas isso acontece justamente porque um dos pontos acima no foram satisfeitos e no por uma impossibilidade real. nesta certeza que se baseia Magick. Todo conjunto de crenas possui alguns valores arbitrrios conhecidos como dogmas. A Religio tem Deus como um deles, Deus possvel ao passo em que a Cincia tm a Verdade como uma delas, a Verdade possvel. O dogma da magia o sucesso. Qualquer inexatido no resultado final (incluindo o fracasso completo) um sinal de que um dos 5 postulados no foram satisfeitos. Dada esta importncia vamos agora rev-los com alguns exemplos claros. Postulado 1 - Fora do Tipo Certo Este postulado to importante que seu fracasso tira at mesmo a chance dos outros postulados fracassarem. Imagine algum com um objetivo venrio e um tipo marciano de fora, ele tentaria conquistar o amor da sua vida pela batalha. Ele poderia at mesmo ganhar a guerra, mas o amor exige um tipo especfico de fora para ser aplicado. Sabe como se pode ganhar em um mesmo dia uma disputa de xadrez com um campe de xadrez e uma luta de boz com um peso pesado? D-se um nocaute no enxadrista e um cheque-mate no boxeador.

Postulado 2 -O Grau Apropriado de Fora Paracelso descobriu que a dose faz o veneno. Uma mesma substncia pode matar ou curar dependendo da intensidade com que usada. Fora muscular de menos pode fazer voc perder uma disputa de brao de ferro. Fora emocional demais pode transformar uma crise numa tragdia. o Grau apropriado que separa o tapa do toque. Postulado 3 - A Maneira Apropriada Enquanto o primeiro e o segundo postulados lidam respectivamente com as questes qualitativas e quantidativas da fora, o terceiro lida com as questes externas, mais particularmente de tempo e espao. Fazer uma neuro-cirurgia na praia ou dormir ao Sol do meio dia so maneiras de flertar com o fracasso. Para no parecermos idealistas, isso no quer dizer que existe uma hora e lugar certo para tudo, mas existem momentos e situaes mais ou menos adequadas. No existe um nico momento ideal para se dizer "Eu te amo", mas existem muitas maneiras erradas de dizer isso. Postulado 4 - O Meio de Transmisso Apropriado Uma pessoa que quer ser imortal certamente falhar se depender basear sua imortalidade em um filho que tambm esta destinado a morrer. Um escritor pode usar a fora certa da sua criativade, no grau certo de planejou e da maneira certa que deseja e ainda assim fracassar porque sua caneta esta sem ponta. Em termos de magia cerimonial isto tem especial foco nas chamadas "armas mgickas". Postulado 5 - Ao Objeto Adequado Por fim podemos aplicar a fora em um objeto errado. Voc pode ser o melhor empresrio do mundo e falhar ao se dedicar ao trabalho errado. Como ilustrao imagine o fracassado que bate no filho porque oprimido fora de casa ou o insano que usa todo o ar do seu pulmo para apagar uma lmapa dlorecente assobrando-a.

A Iniciao
Dos postulados fica destacado que o primeiro requisito para o sucesso em Magick depende de uma compreenso exata da qualidade e quantidade da fora utilizada, bem como da situao externa (meios, cenrio e objeto) em que esta fora ser aplicada. De forma resumida podemos dizer que Magick entender a si mesmo e suas condies e ento aplicar este entendimento ao desejada. O segundo requisito ter poder para colocar esta fora em movimento. Caso falte esta habilidade ento deve-se quebrar a mudana desejada em etapas menores, sendo que a primeira etapa adquirir a fora adequada at que todos os postulados estejam satisfeitos. A essa maestria chamamos iniciao. Isso pode significar dedicar-se a aulas de pranayama antes de entrar nas rgidas posturas exigidas pelas asanas da hatha yoga, mas pode significar tambm frequentar a academia de kung fu antes de entrar numa briga. O ponto importante aqui que uma pessoa s pode atrair e aplicar foras para as quais de fato est apto a controlar. O conhecimento de suas prprias limitaes uma das armas mais importantes que um mago pode ter. Mas note que o sucesso no descartado nunca. por isso que na Thelema no existem 'pessoas fracassadas' no h o conceito de pecado original, ou karma irremovvel onde o erro faz parte da existncia ntima do ser humano. Pelo contrrio, o sucesso uma questo de esforo e Magick possivel para todos. sse um dos sentidos de "Todo homem e toda mulher uma estrela. Outro sentido desta frase que o ser humano um fim em si mesmo, "Faze o que tu queres" e nisso ele antecipa em alguns anos e supera em conciso e abragncia a primitiva Declarao dos Direitos Humanos.

S-ar putea să vă placă și