Sunteți pe pagina 1din 8

Curso de Teologia Paulina

Paulo e suas Cartas


Realizao: Catedral Metropolitana Nossa Sra. da Ponte e Parquia Santa Roslia Sorocaba-SP (15) 3233-3233 (15) 3233-3233 7/3/2008

O Estudo de Paulo e suas Cartas pode, sem dvida, possibilitar um retorno essncia do Cristianismo, bem como, ao fervor de nossos primeiros mrtires dando-nos foras para que no hoje de nossa histria, possamos testemunhar, sem medo, nossa f. E num mundo descrente e desesperanoso ser Sal e Luz! (Pe. Wagner Lopes Ruivo)

Carssimos Irmos e Irms em Cristo Jesus, Paz e Bem!

Uma vez que S.S. o Papa Bento XVI instituiu para todo o orbe catlico o Ano Jubilar Paulino, e incentivou que os fiis se renam em grupos de reflexo para conhecer mais este formidvel Santo to importante para o Cristianismo, ns estamos nos reunindo para aprofundarmos nosso conhecimento de Paulo e suas Cartas. O Material que vos oferecemos, na verdade, um resumo muito singelo de nossas exposies que acontecero em nossos encontros, que ser til somente medida em que nos ajudar a recordarmos o tema exposto nas conferncias. Razo pela qual o presente material no substitui nossa presena nos encontros. Queremos nesse Curso fazer das palavras do Papa Bento XVI em sua homilia de abertura do Ano Paulino as nossas:

Portanto, estamos reunidos no para refletir sobre uma histria passada, irrevogavelmente superada. Paulo quer falar conosco hoje. Por isso eu quis convocar este especial Ano Paulino; para escut-lo e aprender agora dele, como nosso mestre, na f e na verdade, na qual esto radicadas as razes da unidade entre os discpulos de Cristo.1

O Santo Padre sugeriu que em nossos estudos de Paulo no formulemos somente perguntas no passado, nem estudemos suas obras como fatos adormecidos na histria, uma vez que a Palavra de Deus sempre viva, eficaz e atual. Disse o Papa, que ao invs de nos perguntarmos: Quem era Paulo? nos perguntemos: Quem Paulo? O que ele me diz hoje? Assim sendo, que nossas reflexes possam nos auxiliar a voltarmos aos primeiros anos de nossa Igreja, para que possamos no hoje, recobrar o vigor e o ardor no nosso Discipulado e a exemplo dos Primeiros Cristos, testemunharmos sem medo a nossa f catlica!

Homilia do Papa Bento XVI por ocasio da Solene Abertura do Ano Paulino, Junho de 2008.

Pe. Wagner Lopes Ruivo


Vigrio Paroquial da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte. Sorocaba-SP

e-mail: wagnerlopesruivo@hotmail.com

PROGRAMA: 12 Encontros

1. Paulo: Perfil 2. As Cartas Paulinas: Carta aos Tessalonicences 3. Carta aos Corntios: Parte I

4. Carta aos Corntios: Parte II 5. Carta aos Filipenses 6. Carta aos Glatas 7. Carta aos Romanos: Parte I 8. Carta aos Romanos: Parte II 9. Carta aos Colossenses 10.
11.

Carta aos Efsios

Carta a Filmon e Cartas Pastorais Recapitulaes e Consideraes Finais

12.

Curso de Teologia Paulina para vivncia do Ano Paulino institudo por S.S. o Papa Bento XVI. 2008-2009.

ENCONTRO I

INTRODUO: Quem Paulo?

Perfil: Nome: Saul (cf. At 9,4), ou Saulo (que a forma grega do nome semtico Saul, que significa: aquele que foi pedido). Quando traduzido para o Latim, o nome ficou: Paulus, que significa: pouco, pequeno.

Nascimento: em Tarso, na Cilcia (atualmente, territrio da Turquia, cf. At 9,11; 21, 39). Era judeu, sua famlia era da Tribo de Benjamin (cf. Rm 11, 1; Fl 3, 5). Possua cidadania romana, o que, muitaz vezes lhe ajudou a sair de srios apuros! (cf At16, 37-40; 22, 25-29; 23, 27). Tarso era uma cidade de 300.000 habitantes, centro de grande comrcio do mundo antigo onde se cruzavam duas culturas, a greco-romana do ocidente e a semita do leste. A cidade estendia-se aos ps da majestosa montanha do Taurus coberta de neve. Pelo norte estava ligada ao mundo cultural da sia Menor, a magnfica regio da Capadcia, atravs de um desfiladeiro to apertado que os romanos o fecharam com uma porta de bronze. Por ali passaram os exrcitos dos grandes conquistadores - Alexandre Magno, Xerxes e os exrcitos romanos. Pelo sul a cidade comunicava com o mar o que representava uma ligao com todos os grandes portos do Mediterrneo. A leste estendia-se a grande plancie da Cilcia, rica em gua e campos agrcolas. Tarso era uma cidade de comrcio livre, exportava madeiras preciosas do Taurus e peles de ovelha para tendas e tecidos, duros e resistentes s chuvas e que, mais tarde os eremitas ho-de vestir para mortificar o corpo e, como provinham da Cilcia, deram o nome aos cilcios usados pelos monges nas penitncias. A cidade era atravessada pelo rio Cidno que a ligava ao mar e era navegvel. Nas suas margens erguiam-se armazns para o comrcio. Barcos e comerciantes vindos de feso, Alexandria, Corinto, Ostia e Espanha invadiam a cidade que se tornara cosmopolita. Nas cidades de cultura helnica, no havia diferena entre os cidados gregos, judeus ou romanos. O jovem Paulo conheceu bem a sua cidade e costumes, nas suas cartas encontramos imagens tiradas do comrcio martimo e aos Colossenses escreve: para Deus no h grego ou judeu, brbaro ou cita, servo ou livre, mas Cristo que tudo em todos (Col. 3, 11).

Grau de Instruo: Estudou em Jerusalm, seu Mestre chamava-se Gamaliel, e gozava de grande reputao. Paulo era um fariseu, e formado, diplomado. (cf. At 22, 3; 26, 4; Fl 3, 5).

Profisso: Fabricante de tendas (cf. At 18, 1-3).

Dois momentos decisivos para uma verdadeira guinada na vida de Paulo:

1. O Testemunho de Estvo. (cf. At 7, 55-8,1-3)

2. O Encontro com Cristo no caminho de Damasco. Observao: de grande valia assinalar e analisar este Encontro de Paulo com Cristo relatado por Lucas, em Atos dos Apstolos, e depois analisar o relato do prprio Paulo sobre esta experincia mstica! Ento, vejamos:

a. At 9,1-19: Perceber a pergunta de Jesus: Saulo, por que me persegues?. Reparar que Paulo, teoricamente, no perseguia a Cristo, que para ele j estava morto, e era um problema resolvido, Paulo perseguia a Igreja! Isso sugere que para Jesus h uma ntima relao entre Ele e sua Igreja, de tal forma que persegui-la perseguir a Ele mesmo! b. At 9, 19b- 25: A no compreenso da converso de Paulo. As pessoas ao verem-no pregar, imediatamente evocam o seu passado. Isso acontece muito conosco. Quando nos deixamos converter por Jesus e mudamos nossos hbitos, muitos dos que ainda no O aceitaram, no crem em nossa converso e evocam, tantas vezes nosso passado. A experincia de Paulo relatada por ele mesmo: ( Gl 1, 11-24; II Cor 12, 1-10). O Espinho, ou aguilho na carne serve, sobretudo, para treinar a humildade, confiana no Senhor, tomar conscincia da fraqueza humana. O Papa Bento ressalta que Paulo se sente amado por Cristo de uma forma particular e especial. R ecorda o Papa o que Paulo diz na sua Carta aos Glatas: Vivo na f do Filho de Deus que me amou e se entregou por mim. (cf. Gl 2, 20). como se afirmasse convictamente: Ele morreu por mim, Paulo! Paulo se torna um Evangelizador: Quem conhece a Cristo, s fala nEle e dEle! 1. As viagens missionrias de Paulo (pode-se conferir: 1. Viagem: At 13,1 _14,28; 2. At 15, 36_18, 22; 3. At 18, 23_21, 27).

2. Companheiros de viagem de Paulo:

Primeira viagem: Barnab e Joo Marcos (At 13, 2.5) Segunda viagem: Paulo se desentende com Barnab e toma Silas como companheiro. (At 15, 36-40). Discusso ocasionada, talvez, no s por causa de Joo Marcos, mas por uma discusso precedente sobre se os cristos convertidos que eram judeus deviam ser circuncidados ou no, como mandava a Lei de Moiss. Juntam-se tambm a Paulo, Silas, Timteo, Lucas. Vale a pena estudar esta discusso para apurarmos um pouco mais da personalidade de Paulo e tambm compreender como a Igreja nascente administrava as questes polmicas que iam surgindo. Tambm ser bom para compreendermos a nova compreenso da Lei cunhada por Paulo.

Controvrsia relatada por Lucas: cf. At 15,1ss.

Analisemos agora a polmica contada pelo prprio Paulo: (Gl 2, 1-14).

Como Paulo compreende a Lei? (Ver Gl 2, 15-21).

Terceira viagem: Paulo, Timteo, Aristarco e outros. (At 20, 4-5)

Como o prprio Paulo define seu trabalho evangelizador? a. Um trabalho humilde, sem muito prestgio. ( ICor 2, 1-5) b. Trabalho gratuito! ( ICor 9, 16-18) c. Trabalho de muitos riscos (II Cor 11, 23-29) O que faz Paulo suportar tudo? Resposta: Ler Fl 3. 7-14

Cronologia da Vida de Paulo

Ano 10: Nascimento em Tarso, Cilcia, juventude em Jerusalm. Ano 36: Martrio de Estvo, converso a caminho de Damasco, estadia na Arbia, regresso a Damasco. Ano 39: Viagem Jerusalm, retorno Sria e Cilcia, trazido Antioquia por Barnab.

Anos 45-49: Primeira viagem missionria. Ano 49: Vai novamente Jerusalm, onde participa do Conclio Apostlico. Anos 50-52: Segunda Viagem Apostlica. Ano 53-58: Terceira Viagem Apostlica Ano 58: Nova vinda Jerusalm, onde preso. Ano 58-60: Cativeiro em Cesaria Ano 60-62: Cativeiro em Roma ? : Viagem Espanha? Ano 67: Segundo uma antiga tradio, data de seu martrio, em Roma, pela Espada.

S-ar putea să vă placă și