Sunteți pe pagina 1din 8

BIBLIOGRAFIA

Abreu, Maria C. e Masseto, M.T. (1990). O professor universitrio em aula. So Paulo: Editores associados. Arends, Richard I. (1995). Aprender a Ensinar. Lisboa. MeGraw hill. Alves, Antnio Martins. (1996). Educar para a felicidade. Editorial: Braga. Victor (1993). Revista Adventista Conselhos sobre educao. Americo, Viegas (2003). A Educao hoje. 6 ed. Portugal: Editora Perptuo Socorro. Andrade, Mariana e Lakatos, E.M (2002). Tcnica de Pesquisa. 5 ed. Brasil: Atlas. Andrade; Mariana M. (2003). Introduo Metodologia do Trabalho Cientfico 6 ed. Brasil: Atlas. Cancrini, L. Loproche (1984) systematique. Paris. psychology scolaire. Davis, Cludia e Oliveira, Zilma (2008). Psicologia na Educao. 2 ed. So Paulo: Cortez. Domindos, Ana Maria et ali (1986) A teoria de Bernstein em sociologia da ed. Freire Paulo (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessrios a prtica educativa.So Paulo: Paz e terra. Gadotti, M.(1999). Convite literatura de Paulo Freire. So Paulo. Spicione. Gracio, Rui. (1995). Obra completa I da educao. Lisboa: Edio Fundao Calouste Gulbenkian. Hohmann, Mary e Works David (1995). Educar a criana. Lisboa: Edio fundao colouse Gulbenkian. Lakatos, E. M (1985). Fundamentos da Metodologia Cientfica. Brasil: Atlas.

Libano; Jos Carlos. (1994). Didctica coleco magistrio S. Paulo: Edies Loyola.

(..). Democratizao da escola pblica. Coleco educar. 18 ed. Lisboa: Edies Loyola.

Marconi, M. A e; Lakatos, E. M (2000). Metodologia Cientfica 3 ed. So Paulo.

Marques, Ramiro (2000). dicionrio breve de pedagogia. Editorial presena. Lisboa: Portugal.

Mezquita, Jlio C.; Rodriguez, Jorge Fallo (2004). Como Investigar em Pedagogia. Cuba: Editorial Pueblo y Educacin.

Moreno, Ezquierdo, (2002). Educar em Valores. So Paulo: Nrici, Imidio G. (1991). Introduo a Didactica Geral.. 16 ed. S. Paulo: Editora Atlas.

Ngula, Amadeu. (2003). A escolarizao em frica. Edizion: VIverein. Das grandes iluses pedagogia do projecto

Paro, Victor Henrique. Administrao escolar, (2002). 11 ed. Brasil: Cortez editora.

Piletti, Claudino (1999). Didctica Geral. 14 ed. S. Paulo:tica. Posse, Raul e Melgosa Julian. (2006). A criana arte de saber educar. Portugal: Publicadora Servir.

Queiroz, Tnia Dias. (2003). Dicionrio Prtico de Pedagogia. Brasil: Editora Rideel.

Labarred, Reyes Guilhermina, (s/d). Pedagogia Geral. Combinado polgrafo santamaria.

Samalin, Nancy (2003). Amar sem Mimar S.Paulo: M Books do Brasil ltda.

Santos, Augusto Csar Maia (2002). Relacionamento familiar. Editorial casa publicadora.

Tavares, Jos e Alarco, Isabel. (2005). Psicologia do desenvolvimento. Coimbra: Edies almeida.

Trindade, Rui. (1998). As escolas do ensino Bsico como espaos de formao pessoal e social. Coleco escola e saberes. Porto editora.

Vianna, Ilca Oliveira de Almeida (2001). Metodologia do Trabalho Cientfico. Um Enfoque Didctico da Produo Cientifica. Brasil: Editora Pedaggica e Universitria LDA.

Vintin, Elisabeth. C. (2004) Como estabelecer limites. Brasil M. Books editorial Ltda

SILVA; Joo. A Relao Professor. Aluno no Processo de Ensino Aprendizagem. Disponvel em www.espacoacademico.com.br/052/52pc_silva.htmAcesso em 2006. http://www.educare.pt/educare/imprimir.aspx?

contentid=3C258AB7B1FE70A0E04400144 Acesso aos 4 de Agosto de 2010.

ANEXOS

ANEXOS ANEXO 1 Inqurito dirigido aos professores da Escola Primria Feliberto Arteaga Objectivo: com este inqurito pretende-se saber a opinio dos professores sobre a importncia da parceria entre a escola e a famlia no desempenho dos alunos da escola Feliberto Arteaga do Sumbe. Assinale com (X) as opes que achar conveniente N 1 Indicadores Quais so os factores que esto na base do fraco acompanhamento dos pais e/ou encarregados de educao aos alunos da escola do ensino primrio Feliberto Arteaga? Preocupaes laborais Pouco interesse Falta de conhecimento da importncia que tem o relacionamento da escola com a famlia Falta de tempo 2 Como que os pais e/ou encarregados de educao tm se apercebido do desempenho dos seus educandos? Atravs das reunies convocadas pela direico da escola Atravs dos cadernos de avaliao Atravs do contacto permanente com o professor No final do ano lectivo 3 Acha que importante o relacionamento entre a escola e a famlia para o desempenho dos alunos? Sim Talvez No Que influncia exerce a parceria entre a escola e a famlia para o desenvolvimento do aluno? Permite melhor desempenho por parte do aluno Permite aperfeioar alguns aspectos negativos do aluno Permite maior xito ao trabalho do professor Permite maior acompanhamento por parte dos pais Acha que a parceria entre a escola e a famlia minimiza as dificuldades que surgem no processo docente educativo? Sim Talvez No

ANEXO 2 Inqurito dirigido aos alunos da Escola Primria Feliberto Arteaga Objectivo: Com este inqurito pretende-se conhecer o ponto de vista dos alunos, acerca da parceria entre a escola e familia. Assinale com (X) a opo que achares conveniente N 1 Indicadores Achas que importante o relacionamento entre a escola e a famlia para o desempenho dos alunos? Sim Talvez No sei Na tua opinio qual o motivo do fraco acompanhamento dos pais e encarregados de educao aos seus educandos? Preocupaes laborais Pouco interesse Falta de tempo 3 Como que o seu pai e/ou encarregado de educao se tem apercebido do teu aproveitamento escolar? Atravs das reunies convocada pela direco da escola Atravs das provas Atravs do contacto permanente com o professor Atravs da pauta final 4 Que influncia exerce a parceria entre a escola e a famlia para o desenvolvimento dos alunos? Permite maior aplicao por parte dos alunos nos estudos Permite melhorar o comportamento do aluno Permite ao professor conhecer melhor o aluno Os teus pais ajudam-te na resoluo das tarefas escolares? Sim Algumas vezes No

ANEXO 3 Inqurito dirigido aos pais e / ou encarregados de educao dos alunos da Escola Primria Feliberto Arteaga Objectivo: Colher informaes dos pais e encarregados de educao sobre a importncia da parceria entre a escola e a famlia no desempenho dos alunos da escola Feliberto Arteaga do Sumbe. Assinale com (X) a opo que achar conveniente N 1 Indicadores Quais so os factores que esto na base do fraco acompanhamento ao seu filho e /ou educando? Preocupaes laborais Pouco interesse Falta de conhecimento da importncia que tem o relacionamento da escola com a famlia Falta de tempo 2 Como se tem apercebido do desempenho do seu educando? Atravs das reunies trimestrais Atravs dos cadernos de avaliao Atravs do contacto permanente com o professor No final do ano lectivo Acha que importante o relacionamento entre escola e famlia para o desempenho do seu educando? Sim Talvez No Tem participado na assembleia de pais e encarregados de educao? Sempre Algumas vezes Nunca Acha que a parceria entre a escola e a famlia contribui para o desenvolvimento do seu educando? Sim Talvez No Como tem acompanhado os estudos do seu filho? Ajudo-o a resolver as tarefas escolares Contacto o professor

No tenho tido tempo Revejo sempre os cadernos Mando-og estudar

S-ar putea să vă placă și