Sunteți pe pagina 1din 12

A

glossario sanskrito

ACARYA - Mestre espiritual que ensina por seu prprio exemplo. ADHIKARI - Discpulo preparado, aspirante "sabedoria de si prprio". A filosofia vedanta assinala trs classes de adhikari: 1- Uttama adhikari: o discpulo perfeito, que, somente com um breve esclarecimento de seu guru a respeito do caminho, pode captar de modo total o segredo intrnseco do ensinamento recebido; 2- Maddima adhikari: o discpulo que ainda necessita de explicao, se bem que j intuiu o caminho de maneira reta e firme; 3Addama adhikari: aquele que requer uma perfeita educao, um constante cuidado por parte de seu guru. Sua percepo da verdade muito plida, confusa. ADVAITA - No dualismo, ou monismo. Uma das trs escolas de filosofia vedanta, fundada por Sankaracharya, sbio brahmin do sculo VIII ou IX de nossa era. O corao da sua doutrina est na afirmao "Tat Vam Asi", ou seja, a identificao do homem com Deus. AGNI - Fogo, e tambm o deus do fogo, nos Vedas; o mais antigo e venerado dos deuses na ndia. O terceiro dos tattvas, contando do mais sutil ao mais denso. AHANKARA - Aham: eu; Kara: fazer dizer. Literalmente: fazer dizer "eu". o conceito errneo, fantasia, suposio ou crena que relaciona todos os objetos e atos da conscincia a um "eu". o centro e primeira fora causante da iluso. Pelos efeitos do Ahankara, apropriamo-nos continuamente de tudo quanto acontece nos domnios do fsico e do psquico, acrescentando-lhe a falsa noo de um sujeito (um "eu") como espetculo de todos os fatos e penrias. Tambm se traduz como egosmo, egocentrismo. AHIMSA - Da raiz Han: matar; Himsa: "inteno de matar"; ahimsa: no danar, entendendo-se como no provocar nenhum tipo de sofrimento a nenhuma criatura. o primeiro mandamento do Yama, ou "disciplina geral", exigida daqueles que aspiram ao Samadhi, e consiste em renunciar inteno de prejudicar algum com pensamentos, palavras ou atos No-violncia. AKARMA - (Naiskarma) ao pela qual no se sofre qualquer reao porque executada em conscincia de Krishna. AKASHA - O espao, considerado como um recipiente que abrange todas as coisas. o primeiro dos tattvas, e definido como "aquele que possui a capacidade de se acomodar", ou "aquele que tem a capacidade de conter". Substncia primordial. AKSHARA-PURUSHA - Akshara: indivisvel, indestrutvel, sempre perfeito, imutvel; Purusha: mnada da vida individual, inativa, testemunha silenciosa. A filosofia Yoga afirma que existe um nico Purusha, que Ishvara. ANANDA - Bem-aventurana transcendental. ANTAHKARANA - Antah: interno, interior; Karana: rgo de ao, meio, instrumento; ou seja, "rgo interno". formado pela unio deBuddhi (conscincia intuitiva), Ahankara (noo do eu) e manas (intelecto, mente). ANUSVARA - Signo gramatical, correspondente a um ponto, que se coloca sobre uma letra ou slaba, indicando que o som deve ser M ou N anasalado. APAS - gua. Um dos cinco tattvas, o quarto deles, contando do mais sutil ao mais denso. ARANI - Disco de madeira, com um buraco no meio, onde se faz fogo pela frico com um pau.

ARIANO - Aquele que conhece o valor da vida e tem uma civilizao baseada na realizao espiritual. Nobre, valente. ASHRAM - Literalmente: ordem, hierarquia, retiro. Edifcio sagrado, mosteiro ou ermida para fins ascticos. ATMA - (ATMAN) A mnada divina no homem. Segundo a filosofia vedanta, este Atma individualmente idntico a Deus. AUM - A slaba sagrada, mstica; emblema da divindade. O smbolo da eternidade. Com esta slaba comeam os Vedas, e com ela terminam, indicando que ela o incio e o fim deste universo. A pronncia desta slaba OM, pois, no snscrito, a vogal O forma-se pelo ditongo a+u. AVARANA-SHAKTI - O primeiro dos dois poderes de Maya, ou iluso; o poder de velar a verdade, impedindo assim o real conhecimento. AVATARA - (Lit., aquele que descende). Uma encarnao ou individuao da Divindade que descende do cu espiritual para o universo material com uma misso particular descrita nas escrituras. AVIDYA - (a no, vidhya conhecimento) necessidade, ignorncia. AURIGA - Cocheiro.

B
BHAGAVAD - Variao de Bhagavant, em snscrito significa sublime. Guita, pronuncia-se guit cano. Note-se que, nas palavras snscritas, g tem sempre o som gutural; h aspirado; sh l-se como o ch ou x chiante (em ch, xarope); ,i,u tm o som prolongado; y um i brevssimo; ch soa tch. BHAGAVAD-GITA - Cano do Divino Mestre, o sexto parva do Mahabbarata, se estende pelos captulos 23 a 42. Os 18 captulos (cantos) Contam com 701 estrofes, considerado o evangelho da ndia, e os hindus acreditam, que neste poema est toda a essncia dos Vedas. BHAGAVAD-GITA BHAGAVAN (Bhaga opulncia, van possuindo). O possuidor de todas as opulncias, que so geralmente seis riqueza, fora, fama, beleza, conhecimento e renncia; um epteto da Individualidade Suprema. BHAKTI - Amor a Brahman; servio purificado dos sentidos do Senhor atravs dos prprios sentidos da pessoa. BHAKTI-YOGA - O sistema do cultivo de bhakti, ou servio devocional puro, que no manchado pela gratificao dos sentidos ou especulao filosfica. BHIMA - Um dos cinco irmos Pandava. BHISMA - Um grande devoto e membro mais velho da famlia da dinastia Kuru. BRAHMA - O primeiro ser vivo creado. o Deus-creador. A existncia relativa. BRAHMAN - O supremo e agnoscvel princpio do universo, de cuja essncia tudo emana e qual tudo volta. A Divindade Universal. A essncia absoluta. BRAHAMACHARYA - O voto de estrita abstinncia sexual. BRAHMA-SUTRA - Veja Vedanta-sutra. BRAHMA VIDYA - A cincia a respeito de Brahma e sua verdadeira natureza. Literalmente: cincia ou sabedoria divina. BUDDHA - Literalmente: "o iluminado"; o ser perfeito, absolutamente livre de toda atadura ou iluso.

BUDDHI - Da raiz verbal snscrita "budh": despertar, tirar do sonho, refletir, pensar. Budhi significa o conhecimento seguro sobre algo dado, conhecimento que no permite dvida. rgo que discrimina; inteligncia intuitiva, razo.

C
CHAKRA - Roda, crculo, disco. Utiliza-se esta palavra para nomear os sete centros de energia, padmas, plexos ou ltus que existem no corpo humano. Estes chakras so, do inferior ao superior: Muladhara, chakra raiz ou bsico, localizado na base da coluna vertebral, entre o nascimento dos rgos genitais e o nus; Swadhistana, chakra do bao; Manipura, chakra do umbigo; Anahata, chakra cardaco, localizado no corao; Vishuddha, chakra larngeo, est frente da garganta; Ajna, chakra frontal, entre as sobrancelhas; Sahasrara, chakra coronria, no alto da cabea. CHANDAS- Ver Vedangas. CHITTA - A mente material, e s vezes, memria. o particpio do verbo cint/cit: pensar; assim sendo, indica tudo quanto foi experimentado ou agido pela mente. Ghita tambm a "substncia mental".

D
DEVA - Um semideus ou pessoa divina. Anjo. DHARMA - Da raiz dhr: levar, suster, portar. Significa "o que sustm, mantm unido ou elevado". a lei universal e tambm a lei particular, a justia ideal, que faz com que as coisas sejam o que , ou melhor o que "deve ser". DNANUM - O conhecimento que dimana do estudo dos livros filosficos e dos ensinamentos de um mestre. DRUPADA - Um guerreiro dos Pandavas no campo de batalha de Kuruksetra. Sua filha Draupadi era esposa dos Pandavas, e seu filhoDhrstadymna, disps as falanges militares dos Pandavas. DUKHA - Dor, aflio, tristeza, pena, desgosto. DURYODHANA - O chefe dos filhos malvados de Dhrtarastra. Foi para estabelec-lo como rei do mundo que os Kurus lutaram na batalha deKuruksetra. DVESHA - Averso, desgosto, repugnncia, antipatia, dio. Sentimento de rejeio da mente ante um objeto, situao, idia, etc. Um dos cinco impedimentos da conscincia (ver Raga).

G
GUNAS - Qualidade, modalidades, atributos. Prakriti, a matria, caracteriza-se pelas trs gunas, ou qualidades, a saber: inrcia (tamas), atividade (raja) e harmonia (sattva). Estes no so simples acidentes de Prakriti, so da sua natureza mesma e formam parte da sua composio. Igualmente so as trs qualidades de Maya. Quando em uma criatura predomina a guna tamas, essa

criatura torpe, preguiosa, aptica. Se predominar rajas, ser agressiva, impulsiva, orgulhosa, e se for sattva, ser equilibrada, harmoniosa, compreensiva. No h coisa deste mundo que esteja livre da influncia destas Gunas. GURU - Shrotriam Brahmanishtan Guruhu, ou seja, guru, aquele que teve a viso de Brahman. Aquele que chegou a seu templo interior, unificando-se com seu ntimo Ser: por isso est capacitado para ensinar o caminho aos que vo atrs dele na dura ladeira da ascenso espiritual; preceptor, mestre espiritual, guia. GANDIVA - O nome do arco de Arjuna. GANGES - O rio sagrado que corre por todo o universo, comeando dos ps de ltus de Vishnu. Recomenda-se que a pessoa se banhe noGanges para purificao. GAYATRI - Uma vibrao transcendental cantada pelas classes devidamente qualificadas das duas vezes nascidos para a realizao espiritual. GOVINDA - Nome de Krishna. "Aquele que d prazer terra, s vacas e aos sentidos."

H
HATA-YOGA - H: sol; Tha: lua. Hatha: sol-lua; o significado literal seria a unio do sol com a lua, ou, melhor dizendo, a harmonia do Prana solar com o lunar, na criatura humana. Esses Pranas ou energias circulam atravs das narinas; o solar entra pela narina direita, e o lunar pela esquerda. Levando em conta que o prana a energia elementar do universo manifestado, seu domnio no corpo humano denota uma extrema disciplina dos veculos inferiores, requisito indispensvel para o desabrochar de Atma e sua conseqente unio com Paramatma. A maioria dos grandes conhecedores destas sublimes cincias afirmam que o Hatha-yoga somente uma preparao fsica, e que de maneira alguma constitui uma doutrina capaz de conduzir unio final. Por isto, se diz que ali onde termina o Hata-yoga, comea o Raj Yoga, termo que advm do indo-europeu raj, que significa rei pela vontade de Deus, rei consagrado. Um sistema de exerccios corpreo para ajudar a controlar os sentidos.

I
IKSVAKU - Um filho de Manu que recebeu o conhecimento da Bhagavad-gita, no passado. ISHVARA - Literalmente: "soberana existncia". o esprito divino no homem, o aspecto de total compreenso da fora vital em sua evoluo e penetrao do cosmos. comparvel a um bosque ou um oceano que tudo contm. Tambm se d o nome de Ishvara mnada vital, porque uma fasca da pura luz divina transcendente, e participa da onipotncia da divina essncia.

JAPA - Cantar suave dos santos nomes de Brahman executado com a ajuda de 108 contas de rezar. JIVA - A mnada vital individualizada, isto , Atma-Budhi. Tambm pode traduzir-se como vida no sentido do Absoluto. Princpio vital, alma ou esprito vivente, criatura ou ser vivente. JIVANMUKTI - Literalmente: "o liberado", ou "emancipado em vida". Este ser representa o supremo ideal do homem divino sobre a terra. JIVATMA - O esprito divino no homem (ver Jiva e Atma). JNANA - Conhecimento. Jnana material no vai alm do corpo material. Jnana transcendental faz distino entre matria e esprito. Jnana perfeita o conhecimento do corpo, da alma e de Brahman. JNANA-YOGA - O processo predominantemente emprico de estabelecer o elo com o Supremo, que se executa quando a pessoa ainda est apegada especulao mental. JNANI - Uma pessoa que est ocupada no cultivo de conhecimento (especialmente atravs da especulao filosfica). Ao alcanar a perfeio, um jnani se integra em Krishna.

K
KAIVALYAM - O estado de realizao da prpria posio constitucional como parte e parcela de Brahman, que preliminar manifestao das atividades na plataforma de servio devocional. KAKIN - Ka: prazer; ak: dor e in: possuir, ou seja, aquele que experimenta prazer e dor; o ser individual, a mnada, o Jiva. KALAHAMSA - Kala: tempo; hamsa: cisne, ave mstica. Nome dado a Parabrahman e traduzido por "cisne que est dentro e fora do tempo". KALY-YOGA - A era das desavenas, a Quarta e ltima era no ciclo de uma maha-yuga. Esta a era na qual estamos vivendo agora. Dura 432.000 anos, dos quais j passaram 5.000 anos. KARMA - Da raiz Kr: fazer, obra, ao, rito, execuo. a lei da ao e dividese em trs momentos ou etapas, a saber: Sanchita Karma(Sanchita: acumulado, amontoado): o resultado de todas as nossas aes passadas mas que ainda no comearam germinar, amadurecer e transformar-se na colheita de uma vida; Prarabda Karma (da raiz Prakk: antecipado; e arabda: comeando): o Karma colhido e acumulado no passado, mas que j comeou produzir frutos na forma de acontecimentos presentes. a parte do Sanchita que vai ser vivida no momento atual. Agami Karma (Agami: vindouro): o destino que ainda no temos assumido, aquele que, sendo efetuado (semeado) agora, ser includo em Sanchita. Sintetizando: Karma a lei de ao e reao, de causa e efeito. KARMA-YOGA - (1)Ao em servio devocional; (2) ao executada por pessoa que sabe que a meta da vida Krishna, mas que est adicta aos frutos de suas atividades. KESHAVA - O logos manifestado, a unio de Vishnu, Brahma e Maheshvara. Termo snscrito que deriva de KA-IZA-VA, isto : "que goza de felicidade". Nome outorgado a Vishnu ou a Krishna. KRISHNA- o representante do Verbo Divino ou Lgos (Cristo em ns). O nome original do Ser Realizado. A Suprema individualidade de Brahman; orador da Bhagavad-Gita.

KUNDALINI - O fogo mstico, o poder serpentino, a energia primordial. o poder csmico no homem. a sutil energia do Ser, que, uma vez purificada, direciona o homem para sua unidade ou raiz, Brahman, e o transforma em alma perfeita. Nasce na boca do nadi Sushma, que vai do Muladhara Chakra at o Brahmaranda, atravessando assim todo o conduto espinhal. KUMBHAKA-YOGA corpo. Suspenso completa das correntes de ar dentro do

KURUKSETRA - Nome de um lugar sagrado de peregrinao desde os tempos antigos. Fica perto de Nova Delhi, ndia. KURUS - Todos os descendentes do rei Kuru, mais especificamente dos 100 filhos de Dhrastra. Os Pandavas tambm eram descendentes do Rei Kuru, mas Dhrtarastra queria exclu-los da tradio familiar. KUTASTHA-CHAITANYA - Kutastha: o que est em cima, no cume, na cspide; situado no alto. Chaitanya: esprito, inteligncia, pureza. Esta uma interpretao antropolgica, pois, na cosmologia, Kustasha Chaitanya Brahma, aquilo, a Causa sem causa, o Absoluto que, quando tentamos torn-lo inteligvel, damo-lhe a caracterstica de conscincia pura.

L
LAYA - Palavra derivada da raiz "Li": dissolver, desintegrar. Ponto de equilbrio. o fim do universo integrado; o desaparecimento como iluso fenomnica. o ponto da matria por cima e por baixo do qual cessou toda diferenciao ou mudana de manifestao.

M
MAHABHARATA - Grande poema pico escrito por Vyasadeva, que descreve as aventuras dos Pandavas. A Bhagavad-Gita est includa noMahabharata. considerado a Bblia dos Hindus, o maior poema que j existiu com cerca de 200.000 versos. (Supera Homero com a sua AIlade que possui 15.000 versos, e a Odissia tem 12.000). MAHAPARABHAKTI - Maha: grande, poderoso, rico, abundante; para: infinito, limite extremo; bhakti: devoo adorao, amor divino. Limitada devoo e entrega total a Deus. MAHARISH - Grande vidente, ou sbio. MAHATMA- Uma grande alma, uma pessoa que realmente compreende que Brahman tudo e portanto se rende a Ele. MAHAVAKYA - Literalmente: "grande frmula", "grande sentena". A primeira Mahavakva afirma "tu s Aquele" (Tat Vam Asi); a Segunda, "eu sou Deus" (Aham Brahmasmi); a terceira, "este Atma Deus" (Aiam Atma Brahman), e a Quarta , o conhecimento de Atma Deus" (Pragnanam Brahman), tambm traduzida como "o conhecimento das escrituras e Deus". MAHA-YUGA - Um perodo de tempo. Dura 4.230.000 anos solares. MANAS - Da raiz "man": pensar. a faculdade mental, o intelecto, que flui e est em continuo movimento. Junto com Ahankara e Budhiconstituem o "rgo inteiro", ou Antahkarama.

MANTRA - (man mente tra liberao) uma vibrao sonora pura para libertar a mente de suas inclinaes materiais. O mais sagrado dos mantras orientais Om. MANU - O semideus administrador que o pai da humanidade. MAYA - Iluso. O poder csmico que faz possvel a existncia fenomnica e as percepes da mesma. De acordo com a filosofia hindu, somente aquilo que imutvel e eterno merece o nome de realidade; tudo o que est sujeito mudana e que, portanto, tem princpio e fim, considerado Maya. MOKSHA - Liberdade, resgate, emancipao. a libertao final de todo lao ou obstculo, a unio definitiva com Brahman, aps a qual j no se volta a reencarnar. Equivalente a Nirvana. MUKUNDA - Nome de Krishna, "o que d a libertao". MULAPRAKRITI - Mula: Raiz, base, origem, fundamento; Prakriti: a natureza, ou mundo material. A matria primordial e elemental. Literalmente, a raiz da natureza ou da matria. tambm sinnimo de Brahman, Causa sem causa. MUMUKSHUT (ou MUMUKSHUTVA) - Desejo de liberao, de espiritual liberdade. a quarta e ltima das condies necessrias ao discpulo, a saber: Viveka (discernimento), Vairagya (desapego), Satsampatti (seis virtudes) e Mumukshut (desejo de liberao). MUNI - Um sbio ou alma auto-realizada.

N
NADIS - Da raiz nad: movimento. So condutos, canais, tubos de matria astral por onde fluem as correntes vitais ou foras prnicas e psquicas. Sua composio de matria sutil, portanto no podem ser vistos nem pode ser demonstrada sua existncia a nvel fsico. Num corpo humano existem de 72.000 a 3.500.000, segundo diversos autores. Os mais conhecidos so: Sushumna, Ida e Pingala. NAISKARMA - Veja Akarma. NIDRA - Sonho; a atividade espontnea da substncia mental contnua, e o prazer experimentado por ela durante a etapa onrica. Uma das cinco modificaes da mente. NIRALAMBHA - Nira: sem auxlio, apoio, apoiado em si prprio; lambha: grande, vasto, espaoso. Refere-se ao estado de Samadhi (ver). NIRGUNA- (Nir sem, guna qualidade) que no possui atributos. Quando aplicado a Deus, refere-se manifestao dos atributos materiais. NIRODHA - Cessao ou suspenso de todas as transformaes e atividades mentais. o fim dos cincos obstculos da mente, a saber:Pramana, Viparyaya, Vikalpa, Nidra e Smriti (ver estes termos). NIRVANA- A palavra designa a desapario de todas as iluses; o domnio completo do esprito sobre a matria. Quietao. o repouso na verdade eterna. NIRVIKALPA SAMADHI Ver Samadhi.

OM TAT SAT - As trs slabas transcendentais usadas pelos brahmanes para satisfao do Supremo, quando cantam hinos vdicos ou oferecem sacrifcio. Elas indicam a Suprema Verdade Absoluta, a Individualidade de Brahman.

P
PANDAVAS - Os cinco filhos do Rei Pandu: Yudhisthira, Arjuna, Bhima, Nakulas e Sahadeva. PANDU - Literalmente: "o plido". Pai putativo dos prncipes pandavas, adversrios dos Kuravas na magnfica epopia indiana doMahabharata. Seus filhos foram os clebres Yudhishtira, Bhima, Arjuna, Nakula e Sahadeva. PARAMAHAMSA - A classe mais elevada de devotos que realizaram Brahman. PARAMATMA - A suprema alma do universo. O esprito universal; o Eu Supremo que Uno com o esprito universal. PARVATI - Esposa do deus Shiva. As vezes, recebe o nome de Durga. PATANJALI - Uma grande autoridade no sistema de astanga-yoga e autor do Yogasutra. PRAKRITI- A natureza ou mundo material; a matria primordial e elementar. A energia materializada que, por sua vez, a manifestao temporal da essncia eterna, incorprea e supra-espiritual, que o mais ntimo ser de todas as coisas. a contraparte de Purusha, que a natureza espiritual ou esprito. Tambm se traduz por ignorncia. PRAMANA- Noes corretas que derivam das percepes corretas ou diretas por meio dos sentidos, das inferncias corretas, ou dedues, e das testemunhas corretas, isto , da autoridade da experincia alheia. Pramana uma das cinco modificaes da mente, que, segundo a anlise da SankyaYoga, necessrio deter a fim de atingir o estado de Nirodha, onde desaparece a distino entre objeto e sujeito. PRANA - Alento de vida, energia vital. A vida que impregna todo corpo vivo, do mais insignificante ao mais complexo. a poro da vida universal, onipresente, eterna, indestrutvel, individualizada ou assimilada a um corpo em particular; quando esse corpo morre, o Prana volta ao oceano da vida csmica. PRANAVA - Expresso glorificada, ou laudatrio. equivalente a AUM, smbolo da divindade, nome mstico de Deus, slaba sagrada por excelncia. PRANAYAMA - Controle, disciplina e domnio da respirao em seus trs momentos ou etapas: a) inspirao (do prana ou ar vital), chamada Pura-Ka; b) reteno, acumulao ou anulao de qualquer movimento de entrada ou sada; recebe o nome de Kumbaka; e, c) expirao lenta e prolongada, deixando os pulmes quase vazios; corresponde a Rechaka. Os exerccios de Pranayama tm por objetivo dominar as energias vitais e purificar o veculo fsico, e so os passos preliminares do Raja-Yoga. PRATYAHARA - Cessao das atividades sensoriais (uma das oito partes do sistema de astanga-yoga). PRITIVI - Terra, o mais denso dos cinco tattvas, ou elemento primordial.

RAGA - Simpatia, gosto, interesse afeio, atrao. o terceiro obstculo, ou impedimento, para a manifestao da verdadeira essncia espiritual; estes obstculos so: 1) Avidya: ignorncia, falta do real conhecimento, aquele que transcende as percepes da mente ou dos sentidos; 2) Asmita (asmi: eu sou): A noo do eu como agente de todas as atividades. O egosmo, o egocentrismo; 3) Raga: desejo, gosto, paixo; 4) Dvesha: contrrio ao anterior, ou seja: averso desgosto, repugnncia, antipatia, dio. Estes dois impedimentos (Raga-Dvesha) so a base de todos os pares de opostos na rbita das emoes, dos sentimentos, dos pensamentos, etc.; 5) Abhinivesa: apego vida, temor ao sofrimento. RAJAS - Literalmente: "impureza". Ao, atividade, paixo. uma das trs Gunas, ou qualidades, da matria (ou Maya). Predomina no reino humano e, s vezes, assemelha-se ao "p", que cobre todas as coisas. A cor correspondente o vermelho (ver Gunas). RAMA - (1) Nome da Verdade Absoluta como a fonte de prazer ilimitada para os transcendentalistas; (2) encarnao de Brahman como um rei perfeito (Senhor Ramacandra). RUPA - Corpo. RISH - Vidente, sbio, profeta.

S
SADHU - Homem santo, devoto. SAMADHI - Sam-adha: "possesso de si prprio". o ltimo passo e experincia do Yoga; a absoro completa e total na verdade una, onde o ego se dissolve como a luz de uma vela confunde-se na brilhante luz do dia, depois do amanhecer. Fala-se da existncia de duas classes de Samadhi; o Savikalpa, ou Samadhi com modificaes, no qual, embora a mente esteja purificada, ainda no desapareceu dela a distino entre o conhecedor, o conhecimento e as coisas conhecidas. O intelecto est em atividade, portanto a liberao no pode ser atingida. O Nirvikalpa, ou Samadhi sem modificaes, a extino das diferenas percebidas entre conhecedor, conhecimento e objeto do conhecimento. O eu desaparece, e, com ele, a conscincia desse eu que determina as ilusrias distines. O Nirvikalpa a real absoro no Divino. SAMALAMBHA - Sama: represso de toda perturbao mental, domnio de si prprio; lambha: grande, vasto, espaoso. Refere-se ao estado de Samadhi (ver). SAMSKARA - Este um termo de amplas significaes, a saber: impresso, influncia, operao, forma, molde. Deriva da raiz verbal Kr: fazer. Sams-Kr: preparar, dar forma a algo para ser utilizado, mudar ou transformar. Tambm "o que foi trabalhado, cultivado e configurado". Samskara designa ento os germens das inclinaes e impulsos que advm dos nascimentos anteriores para serem desenvolvidos nesta ou em futuras encarnaes. Por outro lado, so as impresses deixadas pelos hbitos, sensaes, percepes, etc., na matria mental. SANKARACARYA - Uma encarnao do Senhor Shiva que apareceu no sculo VIII para propagar uma filosofia impersonalista com o objetivo de erradicar o budismo na ndia e restabelecer a autoridade dos Vedas. SANKHYA - (1) Processo de yoga devocional descrito pelo Senhor Kapila no Srimad-Bhagavatam; (2) compreenso analtica do corpo e da alma.

SANYASI - Sannya: riqueza, e nyasa: renncia, abandono; ou seja, renncia das riquezas. O quarto estgio da vida humana, acorda da existncia, no qual se renuncia a todos os bens materiais e, solitariamente, procura-se a reunio com Deus atravs do Samadhi. As etapas precedentes so: Brahmacharya, grehasta e vanaprastha. SAT - Ser, essncia, realidade, pureza, bondade. Sat Ser, mas Ser como deve (dharma) ser, isto , perfeito. A essncia divina, a primeira e ltima realidade. Um dos trs atributos do Absoluto ou Brahman: Sat (ser), Chit (sabedoria suprema) e Ananda (felicidade sublime). SATSAMPATTI - Conjunto das seis virtudes do discpulo competente, a saber: Shama (controle da mente), Dama (controle dos sentidos), Uparati (estado do pensamento no qual se ambiciona unicamente Brahman), Titiksha (indiferena ante o prazer e a dor), Samadana (constante concentrao da mente) e Mumukshut (desejo de libertao). SATTVA - Da raiz: ser; ou seja, "ser como deve ser". Literalmente: bondade, pureza, harmonia, entendimento, claridade, perfeio. o estado ideal de ser. A primeira das trs Gunas, ou qualidades da matria (ou Maya). Predomina nos deuses e nas criaturas celestiais, nas pessoas totalmente desapegadas e voltadas para fins espirituais. O branco a cor que lhe corresponde (ver Gunas). SAVIKALPA SAMADHI Ver Samadhi SHIVA - No panteo indiano, representa o arqutipo do asceta, o deus da libertao, o Yogui dos Yoguis, o destruidor da iluso ou da ignorncia. a terceira pessoa da Trimurti, ou trindade: Brahma, Vishma, Shiva. Diz a tradio que esse deus est no monte Kailasa, no Himalaia, absorto em contnua meditao. SIDDHA - Santo, asceta, uma criatura pura e perfeita, quase divina, um yogui ou adhikari dotado de poderes interiores. SIDDHIS - Literalmente significa atributos de perfeio. So poderes extraordinrios que se adquirem como decorrncia da purificao e elevao da conscincia. Geralmente se fala de oito poderes. SLOKA - A mtrica pica snscrita, formada de trinta e duas slabas. SMRITI - Memria. Atividade da substncia mental como produto das impresses das experincias passadas. Essas impresses provocam movimentos e incitam ao. uma das cinco atividades da mente. SUKHA - Gozo, prazer, alegria, deleite, satisfao.

T
TAMAS - Literalmente: obscuro, negro, azul negro. Inrcia, impureza; tenebroso. Uma das trs Gunas, ou modalidades, da matria (ou maya). Qualidade predominante nos brutos, no reino vegetal e inorgnico. Espiritualmente cegueira, inconscincia. (Ver Gunas). TANMATRA - Matra: meramente; tan: isso; ou seja, insignificncia. Os cinco elementos em seu estado sutil, que tambm recebem o nome de APanchikreta. Esses elementos primrios so Espao ou ter, Ar, Fogo, gua e Terra. Em um de seus aspectos, so as cinco experincias sensoriais: som, tato, cor e forma, sabor e odor. TANTRA - Literalmente: tear, urdume, sistema, ritual. Determinadas obras msticas e mgicas, cuja peculiaridade o culto do poder feminino,

personificado em Zakti. A maior parte dos Tantras esto dedicados a uma das mltiplas formas da esposa de Shiva, e esto escritos em forma de dilogo entre ambas as divindades. possvel que o Tantra tenha suas razes em terras no arianas, pr-arianas, drvidas. TATTVA (TATTWA)- Os princpios abstratos da existncia, ou categorias fsicas e metafsicas. Equivalente s categorias de Aristteles. Os Tattvas so cinco, a saber: Akasha (definido como aquilo que tem a capacidade de conter, ou seja, o espao: Vayu (ar), Agni (fogo);Apas (gua); e Pritivi (terra). Estes cinco Tattvas correspondem aos cinco sentidos, dando origem s sensaes do ouvido, tato, viso, gosto e olfato. Correspondncia dos elementos da alquimia. TRIPUTI - O processo mental que percebe a diferena entre: sujeito que contempla, objeto contemplado e via de contemplao.

U
UPANISHADS - As seletas filosficas dos Vedas, como os Isa Upanishads, Katha Upanishads, etc. Eles so 108 em nmero. UTTARA GITA - Deriva o seu nome da partcula snscrita Ut: elevao, cume; Gita canto, cano. Assim, poder-se-ia traduzir o conjuntos destes dois termos como "canto final", ou "canto supremo".

V
VAIRAGYA - Desapego, desprendimento, renunciao. Desapego em todos os nveis: material, emocional, mental. Um dos requisitos impostos ao aspirante auto-realizao. VAYU - Ar; o deus e soberano do ar. O segundo tattva, contando do mais sutil ao mais denso. Ar, vento, hlito, ar vital. VASUDEVA - O pai do Senhor Krishna. Nas Escrituras Sagradas, o homem perfeito chamado Vasudeva: "Filho do Homem". VEDANGAS - Cincias sagradas relacionadas com os Vedas, e cujo conhecimento indispensvel para o aspirante sabedoria. Essas cincias so seis, a saber: Shiksha (pronncia e articulao dos mantras, fontica), Kalpa (sobre os rituais), Viakarana (gramtica snscrita), Niruktha (etimologia), Chandas (prosdia) e Jyotisha (atrologia). VEDANTA- Veda: sabedoria, conhecimento ltimo. Anta: fim. Literalmente: "fim ou coroa dos Vedas", ou tambm "fim e objeto de todo conhecimento". Antiqussima doutrina mstica, dividida mais tarde em trs escolas: Dvaita (dualista), Vizichtadvaita (dualista com diferenciao) e Advaita (monista). VEDANTA-SUTRA - (Brahman-sutra) o tratado filosfico escrito por Vyasadeva para dar a concluso de todos os Vedas. VEDAS - As quatro escrituras vdicas (Rg, Yajur, Sama e Atharva-Vedas) e seus suplementos: os Puranas, Mahabharata, Vvedanta-sutra, etc. Viso, conhecimento. a Bblia do Oriente.

VIKALPA- Dvida, fantasia, iluso. So as idias imaginrias, que carecem totalmente da garantia da percepo. Irrealidade. Uma das cinco modificaes da mente. VIKARMA- Trabalho no autorizado ou pecaminoso, executado contra as injunes das escrituras reveladas. Falso Agir. VIKSHEPA-SHAKTI - O segundo e ltimo poder de Maya: o de projetar-se ali onde a verdade foi velada, ocultada, apagada em virtude do primeiro poder, ou Avarana-Shakti. A proteo de "algo" diferente da natureza daquilo onde a idia projetada. Desta maneira, temos que Maya vela a realidade e, sobre o velamento, projeta algo falso. (Ver Avarana-Shakti). VIPARYANA - Oposio, erro de juzo, falso conceito ou falso conhecimento. So as noes erradas, nascidas de conceitos falsos, uma das cinco manifestaes da mente, que se devem suprimir. VISHNU - O ser que ocupa segundo lugar na trindade hindu (Brahma, Vishnu e Shiva). o rei dos deuses solares ou da energia solar. Suas apresentaes so muitas; entre as mais freqentes, visto descansando sobre grande serpente Ananta, que smbolo da eternidade; ou cavalgando a ave Garuda, que representa o grande ciclo, ou idade de Brahman. VIVEKA - Este termo definido em snscrito da seguinte maneira: Nitya (eterno), Anitya (passageiro), Vastu (coisas), Vivekah (discernir), ou seja: discernir, discriminar, que o real e que o irreal. A verdadeira intuio, o conhecimento discriminado, capaz de perceber a mnada vital alm das qualidade da matria, ou iluso. O inimigo da avidya, ou ignorncia. Um dos requisitos do adhikari perfeito.

Y
YOGA - Da raiz yuj: unir. Literalmente: unio, conexo, harmonia, relao. a perfeita unio do homem com a divindade. Patanjali define a Yoga como arte de suspender ou deter as funes da mente. YOGUI - Devoto, asceta, mstico; que pratica Yoga. YUGA - Vasto perodo de tempo; uma das quatro idades do mundo, a saber: Krita Yuga (idade de ouro), treta Yuga (idade de prata), Dwapara Yuga (idade de bronze) e Kali Yuga (idade de ferro, ou idade negra).

S-ar putea să vă placă și