Sunteți pe pagina 1din 14

A verdadeira origem da Kip

A kip, ou solidu como conhecida popularmente entre os nojudeus, hoje praticamente uma unanimidade no meio judaico. Poucos, todavia, conhecem sua origem, ou j se indagaram se o seu uso reflete as prticas do Judasmo bblico, ou dos israelitas da antiguidade. Os que defendem o uso da kip entendem que o cobrir a cabea indica temor dos cus, e que essa prtica teria embasamento nas Escrituras. Este estudo se prope a investigar essas alegaes, buscando a verdadeira origem histrica do solidu, e verificando o que dizem as Escrituras a esse respeito.

A origem histrica do solidu


Mesmo que objetivo desta seo seja uma investigao histrica, a Tor nos d um ponto de partida muito interessante ao afirmar: No cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba pelos mortos; no ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vs. Eu sou YHWH. (Vayicr/Levtico 19:27-28) Vale ressaltar ao leitor que o hebraico apresenta um texto corrido, e que a pontuao e a diviso de versculos algo introduzido pelas tradues. O texto acima fala de alguns rituais de luto que so proibidos pela Tor. Dentre eles, destaca-se o ritual da tonsura, um ritual de raspagem dos cabelos, deixando uma superfcie calva no topo da cabea, de modo que os cabelos crescessem apenas como um halo redondo em torno da mesma. Esse tipo de ritual de luto era comum entre os antigos sumrios, e por esta razo, os israelitas tiveram bastante contato com ele nos tempos antigos. Sobre isso, Brian B. Schmidt, professor de bblia hebraica e cultura semita da Universidade de Michigan, afirma: Lacerao e tonsura so atestados como rituais de luto dentre diversos povos do Oriente Mdio. Alster nota que [os textos da]~Descida de Inanna ao Mundo dos Mortos (verses sumria e acadiana), Gilgamesh, Enkidu e o Mundo dos Mortos (verses sumria e acadiana) e o pico de Gilgamesh (acadiano) contm reflexes mitolgicas dos rituais de luto envolvendo auto-laceraes e tonsura. Rowley [tambm] citou referncias na literatura grega clssica. (Israel's Beneficient Dead, pg. 174) Por hora, ser deixada de lado a referncia aos gregos (que ser retomada mais adiante), e o foco ser dado ao hbito que aparece na antiga regio da Mesopotmia. A grande questo que fica : Por que a Tor proibiria esse rito de luto em particular? importante ressaltar que a Tor no se ocupava de condenar qualquer tipo de costume local, mas sim principalmente aqueles que de alguma forma estavam ligados idolatria.

A adorao a Shamash
Na regio da antiga Bavel (Babilnia), a tonsura no era apenas um rito de luto, mas tambm um smbolo da devoo a Shamash, o deus-sol do antigo panteo babilnio. O acadmico James Hastings cita a tonsura como uma forma de rito inicitico de dedicao dos sacerdcio aos deuses babilnios: As placas representam o rei Ur-Nina (Louvre) como um portador de cesto, e tambm assentado, mostram-no na companhia de seus oito filhos, os quais, de p perante eles,

curvam suas cabeas em sinal de respeito. Com a exceo do primeiro, todos tm suas cabeas raspadas, e possvel que o cabelo do mais velho tenha um tipo de tonsura. O raspar a cabea considerado sinal de ranking sacerdotal, e essas placas parecem provar que at meras crianas eram iniciadas... (Encyclopedia of Religion and Ethics, parte 6) Ao lado, gravura da tbua babilnia de Ur-Lina, em exposio no museu do Louvre. Conforme Hastings atesta, pode-se perceber a tonsura no filho mais velho do rei. Sobre a tonsura sacerdotal, Hastings continua: Existem muitas referncias consagrao sacerdotal, mas nada to conhecido como as marcas distintas que os sacerdotes portavam. As impresses de selo [N. do T. as tbuas babilnias eram impressas com selos cilndricos em argila] mostram que eles frequentemente se raspavam, e parece certo que isso era parte do rito de consagrao, que era realizado pelo shui (Sum.) ou gallabu (Sem.) Seu trabalho era provavelmente realizado perante a esttua da divindade a quem o nefito era dedicado. A isto aparentemente se sucedia o dar a tiara sacerdotal. (ibid, parte 19) importante que o leitor compreenda que o significado do termo tiara aqui usado um ornamento de cabea. Mas, como era o ornamento de cabea dos iniciados no sacerdcio babilnio, dentre os quais se destacava o sacerdcio de Shamash? Diversas tbuas babilnias demonstram que ornamento de cabea era usado como smbolo de Shamash. A mais evidente dessas tbuas (acima) uma tbua do sculo 9 AC, que mostra o prprio deus-sol Shamash e seus sditos. Pode-se observar que esse ornamento de Shamash tinha uma forma semelhante a uma cuia, e cobria a cabea exatamente onde a tonsura era realizada. Abaixo, algumas outras tbuas:

Esse tipo de ornamento dos sacerdotes de Shamash tambm aparece em outras imagens, ornando tanto homens, quanto mulheres, e at mesmo outras divindades como Ishtar e Tamuz. Abaixo, algumas tbuas da coleo de Ashurbanipal, em exposio no Museu Britnico. So tbuas do sculo 7 AC, embora especule-se que sua origem possa estar por volta do sculo 17 AC. Embora no seja a nica forma de cobertura de cabea a figurar nas tbuas babilnias, o disco-solar de Shamash sem sombra de dvidas o mais predominante. At mesmo outras divindades aparecem trajando-o, demonstrando a grande importncia que os babilnios davam ao sol. Isso pode ser visto em imagens como a do casamento de Ishtar e Tamuz, que representado na gravura arqueolgica ao lado.

De Shamash a Mitra
Ao longo dos sculos, o panteo e a teologia babilnia evoluram, embora a devoo ao sol permanecesse uma de suas marcas mais identificveis. J prximo aos tempos de Yeshua, a religio dos Mistrios de Mitra (cuja mitologia foi incorporada ao Zoroastrismo) era bastante popular na Babilnia, e com o passar do tempo foi ganhando cada vez mais fora. Mitra era uma divindade solar, que acabou incorporando boa parte da devoo e das caractersticas do antigo deus Shamash. Ao lado, pode-se ver a predominncia de Mitra em um mural do sculo 3 DC, o mural da investidura do imperador Ardashir. esquerda, pode-se ver Mitra com seus inconfundveis raios solares, e o seu solidu (um dos dois chapus utilizados no Mitraismo.) A religio dos Mistrios de Mitra tornou-se bastante popular tambm em outras culturas, tendo influenciado no apenas gregos, como tambm romanos. Os seguidores de Mitra tinham como marca distinta os seus dois tipos de cobertura de cabea: o chapu frgio, e o solidu. Sobre isso, em sua obra acerca das origens e do significado do solidu, o reverendo Antnio Hernandes nos relata:

a igreja primitiva roubou muitos dos hbitos, vestimentas e costumes mitrastas. Todos os mitrastas usavam um solidu especial. todo mitraista que cometes pecado era condenado, entre outras coisas, a usar um solidu de pele de porco! Seu profeta, Mitra, usava um solidu e um chapu pontudo supostamente de design frgio, e era ele quem originalmente mostrou todos os atributos do Cristo [romano]. Mas diferentemente do Cristo, Mitra emergiu de uma rocha, completamente nu e belo, usando seu solidu orgulhosamente. (My Kingdom for a Crown: An Around-the-World History of the Skullcap and its Modern Socio-Political Significance) At hoje, os zoroastristas (tambm conhecidos como parsis), utilizam a mesma cobertura de cabea dos mistrios mitrastas, como pode ser visto em algumas fotos abaixo:

Da Babilnia Grcia
O culto ao deus-sol tambm influenciou a cultura grega, provavelmente trazido pelos fencios, como visto na figura abaixo representando a histria de Cadmos, o fencio que supostamente teria fundado a Grcia. O painel, do museu do Louvre, apresenta-o trajando solidu. Semelhantemente, os deuses gregos tambm so frequentemente representados usando solidu, como abaixo nas esculturas gregas antigas de Oceanus e Zeus. E tambm na imagem abaixo, uma escultura de um dos Dioscuri, os filhos gmeos de Zeus:

Abaixo, uma escultura de um dos Dioscuri, os filhos gmeos de Zeus, em uma praa em Turim, na Itlia, e uma antiga gravura mostrando ambos os Dioscuri, ambos usando solidu.

At hoje, na Albnia, em regio do antigo imprio grego, pode-se ver o costume remanescente. Ao lado, um senhor albans trajando o seu solidu. Como j foi apresentado em diversos materiais, e amplamente de domnio pblico, a Igreja Catlica nos primeiros sculos de sua existncia incorporou uma srie de prticas do culto a Mitra, que havia auferida bastante popularidade no imprio romano.

Roma e a Tonsura Solar


Parte desse rito inclua o antigo hbito das tonsuras, exatamente a mesma prtica proibida pela Tor, e que era realizada na Babilnia em conexo com a adorao ao deus-sol. Sobre o rito da tonsura, a Enciclopdia Catlica afirma: Um ritual sagrado institudo pela Igreja atravs do qual um cristo batizado e crismado recebido na ordem clriga atravs da raspagem de seu cabelo e do investimento da tnica. A pessoa assim tonsurada torna-se participante dos privilgios e obrigaes comuns do estado clrigo e est preparada para a recepo de ordens. (Tonsure) A exemplo do que acontecia na antiga Babilnia, a tonsura romana era coberta por um solidu. Sobre esse hbito, Hernandez escreve: Tonsura - O ato de raspar a cabea para representar o tomar votos ou ordens religiosas. Praticada tanto pelos pagos, quanto por budistas e cristos, a tonsura precisava de proteo - uma das principais razes pelas quais o solidu passou a ser usado pelos clrigos religiosos em todo o mundo. (My Kingdom for a Crown: An Around-the-World History of the Skullcap and its Modern Socio-Political Significance) Embora a tonsura tenha sado de moda na Igreja Catlica, o uso do solidu permanece. Curiosamente, o termo solidu deriva de soli deo. Hoje em dia, o Vaticano jura que soli deu significa somente deus. Todavia, o termo soli deo no latim tambm pode significar deus sol. Apesar dessa aparente ambiguidade, no h dvidas quanto origem real do termo, por dois motivos: O primeiro, porque, como visto, a prtica do solidu comeou a se popularizar atravs da religio dos mistrios de Mitra, uma divindade solar. O segundo porque, contrariando as explicaes atuais do Vaticano, o famoso mural de Mitra (vide ao lado) no Vaticano traz a inscrio Soli Invicto Deo (deus sol invencvel). Portanto, pode-se perceber sem qualquer sombra de dvida que solidu, ou soli deo, significa literalmente deus sol.

Representaes dos Antigos Israelitas

Nos tempos bblicos, os israelitas comuns no tinham por hbito usarem coberturas de cabea. Abaixo e ao lado, algumas evidncias arqueolgicas comprovam isso. A primeira delas, um mural egpcio de cerca do sculo 15 AC, mostra os hebreus cativos trajando tsitsiyot (franjas). No h qualquer cobertura de cabea. O mesmo pode-se observar do mural de Senaqueribe, ao lado, de cerca do sculo 7 AC, que ilustra os israelitas sendo levados para o cativeiro assrio. As tbuas possuem alguns detalhes prximos aos ps que podem representar tsitsityot (franjas), mas novamente no h qualquer cobertura de cabea. E, por fim, h ainda uma imagem em que Yehu, rei de Jud, se prostrando perante Shelmanaser III, rei da Babilnia, de cerca do sculo 9 AC. Esse mural, de origem babilnia, curioso pois representa Yehu com uma cobertura de cabea. Todavia, seu acompanhante ao lado aparece sem tal cobertura, o que refora o indcio de que nos tempos bblicos, o costume de cobrir a cabea era apenas social. Mais adiante, sero abordados tambm os murais da sinagoga de Dura-Europos, que indicam que o costume tambm no era comum mesmo no sculo 3 DC.

A Bblia e o cobrir a cabea


Abaixo, apresenta-se uma lista dos termos bblicos usados para cobertura de cabea. Ser feita uma anlise cuidadosa da etimologia e do contexto de uso de cada termo: Mitsnefet O termo vem da raiz tsanaf, que significa enrolar. Literalmente, um turbante. Esse termo aparece nas Escrituras de forma exclusiva ao turbante do cohen hagadol (sumo-sacerdote), que era feito de linho. Aparece frequentemente como mitra nas tradues para o portugus, embora turbante seja a leitura mais apropriada: Prenda-o na parte da frente do turbante [mitsnefet] com um cordo azul. (Shemot/xodo 28:37) Outras passagens onde o termo aparece: Ex. 28:4,37,39; 29:6; 39:28,31 Lv. 8:9; 16:4; Ez. 21:26; Tsanif Esse termo vem da mesma raiz de mitsnefet. Literalmente, algo enrolado. No contexto em que usado, trata-se de um adorno que indica alguma riqueza ou status. Provavelmente, o uso de tsanif versus mitsnefet para diferenciar o traje tpico do cohen hagadol dos demais turbantes. Curiosamente, o termo sempre aparece em contextos figurativos: A retido era a minha roupa; a justia era o meu manto e o meu turbante [tsanif]. (Iyov/J 29:14) Outras passagens onde o termo aparece: Is. 3:23; 62:3; Zc. 3:5; Percebe-se que o uso desse termo puramente cultural, e reflete apenas um costume de pessoas de status no oriente mdio. Atar

Literalmente, uma coroa. Era feita de metal (geralmente, ouro e pedras preciosas), e associada a reis e governantes. Quando aparece figurativamente, refere-se autoridade: A seguir tirou a coroa [atar] da cabea do rei, uma coroa [atar] de ouro de um talento; ornamentada com pedras preciosas. E ela foi colocada na cabea de David... (Sh'muel Beit/2 Samuel 12:30) Outras passagens onde o termo aparece: 2 Sm. 12:30; 1 Cr. 20:2; Es. 8:15; J 19:19; 31:36; Sl. 21:3; Pr. 4:9; 12:4; 14:24; 16:31; 17:6; Ct. 3:11; Is. 28:1,3,5; 62:3; Jr. 13:18; Lm. 5:16; Ez. 16:12; 21:26; 23:42; Outro uso puramente cultural, que reflete apenas um costume dos reis e autoridades de usarem coroas. Chevel Uma corda ou lao, mencionada duas vezes numa nica passagem da Bblia como algo possivelmente amarrado ao lado da cabea Aparentemente, pelo contexto, era usado por pessoas humildes (ou que desejassem se humilhar), e se assemelha ao que aparece em um mural egpcio que representa os israelitas. Ao que tudo indica, provavelmente era usado para amarrar os cabelos para o trabalho. H ainda algumas tradues que interpretam como colares. Ento, lhe disseram os seus servos: Eis que temos ouvido que os reis da casa de Israel so reis clementes; ponhamos, pois, panos de saco sobre os lombos e cordas [chavalim] roda da cabea e saiamos ao rei de Israel; pode ser que ele te poupe a vida. Ento, se cingiram com pano de saco pelos lombos, puseram cordas [chavalim] roda da cabea, (Melachim Alef/1 Reis 20:31-32) Mais uma vez, o uso plenamente cultural. Migba'ah O termo vem da mesma origem de gavah que significa alto ou projetivo. No toa, o termo guivah significa morro ou montanha e gavia que significa taa. A Enciclopdia Judaica define da seguinte forma: O termo usado para denotar as mitras dos sacerdotes comuns ('migba'ot', derivado de 'guebia' = 'taa') sugere uma cobertura de formato cnico, presa firmemente cabea. Em outras palavras, era uma espcie de turbante que era atado de forma peculiar, formando uma espcie de um cone mais alto. Qual o provvel objetivo desse formato peculiar? Provavelmente, era destacar o cohen (sacerdote) para que fosse facilmente visto em meio multido. Normalmente, aparece nas tradues para o portugus como tiaras, embora o formato no tenha nenhuma conexo com o que se entende modernamente por tiara: Tambm Moshe fez chegar os filhos de Aron, e vestiu-lhes as tnicas, e cingiu-os com o cinto, e atou-lhes os turbantes-cnicos [migba'ot], como YHWH lhe ordenara. (Vayicr/Levtico 8:13) Outras passagens onde o termo aparece: Ex. 28:40, 29:9, 39:28; Lv. 8:13;

Pe'er O termo tem a mesma raiz de tiferet, e significa literalmente belo ou beleza. Era usado para descrever basicamente um enfeite, adorno ou uma pea bela. Em Yeshayahu (Isaas), aparece como adorno usado pelo noivo. Em Yehezkel (Ezequiel), Elohim diz a ele para usar adornos, de modo a ocultar sua tristeza. Ou seja, era um traje cujo o objetivo era mesmo enfeitar. provvel que nem todas as passagens onde o termo aparece refiram-se a peas especficas para a cabea, pois h pelo menos uma ocorrncia (vide citao abaixo) onde a Bblia se preocupa em explicar o tipo de adorno, indicando que poderiam ser de diversas naturezas. Algumas tradues trazem o termo como ornamento, outras como turbante. Porm, o termo no era usado apenas para turbantes, pois a Tor diz: E o turbante [mitsnefet] de linho fino, e o ornamento das tiaras [pa'arei hamigba'ot] de linho fino, e os cales de linho fino torcido (Shemot/xodo 39:28) Outras passagens onde o termo aparece: Is. 3:20; 61:3,10; Ez. 24:17,23; 44:18 Charbela Esse termo aparece uma nica vez nas Escrituras, na parte aramaica de Dani'el. O termo aramaico charbela de difcil traduo, pois, segundo a concordncia Strong, pode indicar manto, tnica, turbante ou capacete. A passagem em Dani'el no suficientemente clara para sequer termos certeza de que se trata de uma cobertura de cabea. Todavia, o mais provvel que charbela deva indicar uma espcie de pano, que provavelmente tambm poderia ser atado como um turbante: E os trs homens, vestidos com seus mantos, cales, turbantes [charbelot] e outras roupas, foram amarrados e atirados na fornalha extraordinariamente quente. (Dani'el 3:21) A passagem refere-se aos trs amigos de Dani'el, e apenas indica que eles foram lanados na fornalha do jeito que estavam vestidos. Ou seja, mais uma referncia cultural.

Anlise das Escrituras


Pode-se concluir algumas coisas interessantes analisando os termos usados para coberturas de cabea na Bblia. A que mais chama a ateno a ausncia de qualquer elemento que mesmo remotamente nos lembre a kip. Nas Escrituras, exceo da coroa, as coberturas de cabea tinham formato de turbante, eram feitas de tecidos finos (que, poca, custavam pequenas fortunas), e usadas no pelo povo de um modo geral, mas por pessoas de destaque. Eram um smbolo de status, e eram tidos como um artigo de grande beleza. A prpria Tor nos indica, ao usar o termo pe'er que os turbantes eram adornos. Ou seja, eles foram introduzidos por Elohim no Mishcan (Tabernculo) por motivos relativamente simples de compreender. Os israelitas j estavam habituados a verem pessoas de status usarem turbantes. Quando Elohim determina que os cohanim (sacerdotes) usem turbantes de linho como peas de adorno, isto simbolizava no o temor do cu, como alguns supem por hbitos posteriores, mas sim, segundo as prprias Escrituras, simbolizavam uma autoridade e um destaque perante o povo. No h nenhum exemplo de algum do povo usando alguma pea de cabea por razo de temor a Elohim, ou adotar o hbito dos turbantes de linho dos cohanim (sacerdotes.) Se algum, todavia, entendesse que o fato de ns sermos considerados cohanim (sacerdotes) em Yeshua indicaria que devssemos usar algum tipo de chapu, teramos a dois problemas: O primeiro que um cohen (sacerdote) no usava qualquer chapu, e sim um turbante de linho bastante especfico. O segundo a total ausncia de qualquer meno a isso, mesmo como costume, na B'rit Chadash (Segundo Testamento).

Yeshua Usava Kip?


A B'rit Chadash (Segundo Testamento) no traz nenhuma meno a Yeshua ou seus talmidim (discpulos) usando qualquer tipo de cobertura de cabea, muito menos ainda por motivos religiosos. De fato, poca, nem mesmo a seita dos p'rushim (fariseus) fazia tal uso. Mesmo por sculos depois de Yeshua, as coberturas de cabea usadas pelos israelitas (em sua maioria, turbantes) eram tidas unicamente como elemento cultural. No eram usadas unanimemente, eram partilhadas por homens e mulheres, e no tinham qualquer conotao religiosa. Isso ser visto mais adiante. Sobre os tempos de Yeshua, o rabino Shmuel Safrai, professor emrito de Histria Judaica do Perodo Talmdico e Mishnaico, da Hebrew University, afirma: certo que Yeshua, um judeu residindo na terra de Israel no primeiro sculo, no usava uma kip (solidu). O costume de usar uma kip surgiu na Babilnia entre os sculos terceiro e quinto DC entre os residentes no judeus - os residentes judeus da Babilnia ainda no haviam adoptado esse costume, conforme as pinturas da [sinagoga] Dura-Europos mostram - e passaram de l para a comunidade judaica na Europa. Apesar dos sacerdotes usarem um migba'at (uma cobertura de cabea tipo um turbante - Ex. 28:4, 40; Lv. 8:13), outros judeus do perodo do Segundo Templo no usavam uma cobertura de cabea. Isto confirmado tanto pela literatura quanto por restos arqueolgicos do perodo. Por exemplo, as gravuras no Arco de Tito em Roma, que representam a procisso da vitria em Roma logo em seguida conquista de Jerusalm em 70 DC., mostram os judeus cativos de cabeas descobertas. Semelhantemente, as pinturas da sinagoga de meados do terceiro sculo DC escavados em Dura-Europos representam todos os homens judeus com as cabeas descobertas, exceto por Aaro o sacerdote. (Did Jesus Wear a Kippah?) Acima, um dos painis da Dura-Europos, representa a uno de David. Todos os homens aparecem de cabeas descobertas. O Encobrir/Ocultar a Cabea As Escrituras trazem ainda mais um elemento importante que deve ser analisado: E seguiu David pela encosta do monte das Oliveiras, subindo e chorando, e com a cabea coberta [chafui]; e caminhava com os ps descalos; e todo o povo que ia com ele cobria [chafu] cada um a sua cabea, e subiam chorando sem cessar. (Sh'muel Beit/2 Samuel 15:30) As palavras que aparecem acima traduzidas como as aes de cobrir vm da raiz chaf, que significa cobrir ou ocultar. Aqui h a ideia de que David, provavelmente com a sua prpria tnica, ocultou a sua cabea. Alguns chegam a tentar apontar essa passagem como evidncia de que se deve orar com a cabea coberta. Todavia, o que acontece aqui nessa narrativa algo bastante especfico: David estava amargurado, e humilhado. Ele sabia que, por conta de seu pecado, Avshalom (Absalo), seu prprio filho, se voltou contra ele. Tanto que, logo em seguida, Hushai se encontra com ele, com terra sobre a cabea, e roupas rasgadas. Repare que a referncia aqui no a um uso de chapu, mas sim o ocultar a cabea, em sinal de tristeza e humilhao. Pode-se ver isso com bastante clareza em outros trechos das Escrituras: E os seus mais ilustres enviam os seus pequenos a buscar gua; vo s cisternas, e no acham gua; voltam com os seus cntaros vazios; envergonham-se e confundem-se, e cobrem [chafu] as suas cabeas. Por causa da terra que se fendeu, porque no h chuva sobre a terra, os lavradores se envergonham e cobrem [chafu] as suas cabeas. (Yirmiyahu/Jeremias 14:3-4) Yirmiyahu haNavi (o profeta Jeremias) deixa bem explcito que o costume do ocultar a cabea com pano ou tnica era um ato de humilhao. Pode-se perceber que isso bem diferente do uso do turbante, que era um smbolo de status. Esse hbito, alm de no ser um hbito religioso, tambm no era hbito exclusivo dos israelitas, e sim um costume do oriente mdio. Pode-se perceber isso na narrativa de Hadassa (Ester), onde Haman tambm oculta a cabea pelo mesmo motivo:

Depois disto Mordechai voltou para a porta do rei; porm Haman se retirou correndo sua casa, triste, e de cabea coberta. (Hadassa/Ester 6:12) Como visto, no havia entre os judeus o costume de ocultar a cabea com o talit, ou com algum tipo de tnica, simplesmente para orar rotineiramente. O costume indicava, ao contrrio, um sinal de tristeza, de luto ou humilhao. Hoje em dia, todavia, esse costume existe, e bastante difundido. Como visto, tal costume no se origina nas Escrituras, nem nos tempos antigos. De onde vem, ento? Esse costume, como vimos, no mencionado nas Escrituras. Tambm no aparece na Mishn (sculo 2), nem tampouco no Talmud (sculos 3 a 6). De onde, ento, deriva? A origem desse hbito, que no condiz com a prtica bblica, incerta. Talvez a resposta esteja nos costumes romanos. Isso no seria de todo surpreendente, tal o grau de assimilao de costumes pagos por parte dos p'rushim (fariseus). Porm, no se pode afirmar categoricamente que a origem esteja a. Apesar disso, certamente essa era a origem da problemtica vivida por Sha'ul (Paulo) em Corinto. Sendo assim, importante conhecer esse costume romano. Na adorao romana, o principal lder das oraes tinha por hbito o chamado capite velato, isto , o cobrir a cabea. No em sinal de humilhao como era o costume bblico mas para realizar oraes e oficiar o servio religioso; costume esse que pode ter dado origem ao hbito posterior do chazan (o condutor das rezas) cobrir sua cabea nas sinagogas farisaicas. Sobre tal costume, o historiador e professor de tica religiosa David W.J. Gill afirma: Tal imagem no apenas visual, mas encontrada na Res Gestae de Augusto, onde sua funo como o pontifex maximus enfatizada. Essa adoo de uma funo sacerdotal foi adotada tambm por outros imperadores, e assim que Nero representado em uma esttua fragmentria em Corinto. Ele, semelhantemente, tem sua cabea parcialmente coberta pela toga. Augusto claramente tem um papel especfico em sua esttua. Ele visto quer prestes a fazer um sacrifcio ou a orar. Nem todos os presentes no sacrifcio teriam que puxar sua toga sobre sua cabea. Essa caracterstica do chamado capite velato [cabea coberta] era 'a marca iconogrfica de um sacrificante presidindo sobre um ritual especificamente romano.' (The Importance of Roman Portraiture for Head-Coverings in 1 Co. 11:2-16) Acima, uma imagem de Augusto com capite velato. Abaixo, um antigo mural representando um sacerdote romano vestido com capite velato (cabea encoberta) conduzindo um servio religioso. Ao lado desse, um chazan parush (condutor fariseu) da mesma forma. Por esta razo, associada inexistncia do costume nos tempos bblicos, supe-se que o costume romano possa ser a origem do costume farisaico.

Como se sabe Biblicamente, os israelitas jamais cobririam (ocultariam) suas cabeas de tal forma, exceto em momentos de profunda tristeza, humilhao ou vergonha. Um forte indcio de tal influncia pode ser encontrado na Cabal. Em seu artigo When is the tallit pulled over the head during prayer? o rabino Moshe Miller afirma: importante observar que, segundo a Cabal, os doutores da Tor puxam seus Talitot sobre suas cabeas, uma vez que o talit encobrindo a cabea alude luz da Tor que envolve um doutor da Tor, enquanto as pessoas leigas simplesmente colocam o talit sobre seus ombros, deixando a cabea descoberta.

No s essa ideia de que o talit encobrindo a cabea seja uma aluso luz da Tor contradiz completamente o contexto das Escrituras, que deixam claro que o cobrir a cabea com um manto era sinal de humilhao, como ainda esse costume idntico ao costume do antigo clero do imprio romano. Por esta razo, deve-se suspeitar desse tipo de costume.

Sha'ul (Paulo) e Corinto


O contraste entre o costume bblico e o costume romano particularmente relevante para compreender o contexto de Curintayah Alef (1 Corntios) 11:4, onde Sha'ul (Paulo) afirma: Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabea oculta [m'kassai], desonra a sua prpria cabea. importante o leitor compreender que a expresso aramaica kassai significa literalmente algo que est oculto/encoberto. anloga raiz hebraica kass, que significa a mesma coisa. Um exemplo dessa raiz pode ser visto em Bereshit/Gnesis 24:65, com Rikvah (Rebeca) quando se aproxima de Yitschak (Isaque): Ento tomou ela o vu e cobriu-se. [tit'kas] O que fez Rivkah (Rebeca) aqui? Tomou um vu e ocultou-se, como era costume nupcial na regio do oriente mdio - alis, costume que influencia at as prticas ocidentais da atualidade. Pode-se ver ainda um outro uso do termo: Quando partir o arraial, Aron e seus filhos viro e tiraro o vu da tenda, e com ele cobriro [vechissu] a arca do testemunho; (Bamidbar/Nmeros 4:5) A arca era literalmente encoberta pelo vu, que a ocultava. H muitos outros usos do termo, como por exemplo, o das guas cobrindo o mar (Is. 11:9), a glria de Elohim cobrindo o Sinai (Ex. 24:16), Elohim cobrindo os olhos de pessoas (Is. 29:10), e assim por diante. O importante aqui percebermos que a raiz traz sempre essa idia de um encobrimento que oculta. Ou seja, pode-se entender que Sha'ul (Paulo) era contra o uso de chapus, turbantes, etc.? Pode-se, ainda, supor que essa passagem contrria ao uso da kip? A resposta no. O termo aqui no se aplica de forma alguma a qualquer desses elementos, e sim ao ato de encobrir a cabea, como quem coloca um vu. Sequer faria sentido que Sha'ul (Paulo) considerasse esse costume condenvel visto que no apenas o costume do uso de turbantes aparece nas Escrituras, como era comum tambm em meio a muitos povos da regio. No faria sentido, portanto, o escndalo com tal coisa. Sha'ul (Paulo) tambm no poderia estar se referindo kip. Por mais que essa ltima seja de origem pag, esse costume no existia naqueles tempos, conforme ser abordado mais adiante. Para entender Sha'ul (Paulo), simples: Basta relembrarmos o que a Bblia diz acerca desse ato. Como vimos, os homens encobriam suas cabeas em sinal de luto, vergonha ou humilhao. Seria, portanto, um grande choque para qualquer israelita da poca ver pessoas rezando com as cabeas encobertas. Imediatamente, um israelita pensaria que aquela congregao estava clamando por ter cometido um grande pecado, ou estaria entristecida com algo que lhe ocorrera. Vale relembrar que os israelitas dos tempos bblicos costumavam compreender que se uma catstrofe havia lhes afligido, era em razo de terem dado brecha por razo do pecado. Corinto tinha um alto nmero de convertidos no-israelitas de origem, e certamente tais pessoas teriam estado habituadas ao costume romano do capite velato. Alm de ser interpretado como um ato de humilhao, ainda poderia ser confundido com o costume das mulheres, que usavam vu regularmente nos servios religiosos. Observando este contexto, fica fcil compreender o que Sha'ul (Paulo) queria dizer. A concluso da instruo de Sha'ul (Paulo) exatamente a mesma que algum teria de ler o Tanach (Primeiro Testamento): No se deve cobrir/ocultar a cabea, exceto quando se est humilhado/entristecido. Isso inclui o uso do talit para cobrir a cabea para fazer oraes que, como visto, muito posterior aos tempos bblicos, e pode at mesmo ter sua origem no costume pago de Roma. Se formos voltar s prticas bblicas, o cobrir a cabea (que poderia ser com o talit, por exemplo), caberia em um momento de jejum ou arrependimento de pecado, numa liturgia lamuriosa como no Yom Kipur (Dia da Expiao), ao orar por razo de uma tragdia, em momento de luto, enfim, algo dentro desse contexto, e no numa prtica de orao e/ou cnticos de louvor a Elohim convencionais, do dia-a-dia.

Mesmo assim, importante que o leitor compreenda que esse era um costume bblico, e no uma obrigao. A Bblia jamais instrui que algum que esteja se sentido humilhado, triste ou envergonhado obrigado a cobrir-se com um manto. Tal prtica, sendo assim, totalmente opcional.

A Literatura Judaica e a Evoluo do Costume


E o que revela a literatura judaica sobre a questo do cobrir a cabea? Abaixo, uma investigao detalhada da Mishn e do Talmud. Na Mishn: Costume Cultural Unissex Na Mishn, que foi compilada no sculo 2 DC, no h qualquer registro de cobertura de cabea para o povo com fins religiosos. Pelo contrrio, a Mishn faz relatos de tais coisas como se fossem unicamente objetos de vestimenta comum. Alis, vestimenta essa que era utilizada por homens e mulheres, indiscriminadamente: As franjas de um lenol, um cachecol, um xale de cabea, um chapu de feltro as franjas de uma capa grossa, um vu, uma camisa, ou uma capa as franjas de um xale de cabea de uma mulher idosa, ou os xales de rosto dos rabes, as vestes de pelo de bode dos cilcios, ou de um cinto de dinheiro, ou de um turbante ou de uma cortina so considerados conectivos independentemente de seu comprimento. (m. Kelim 29:1) Isso confirma a nossa observao de que, pelo menos at o sculo 2 DC (e portanto igualmente nos tempos de Yeshua), no havia entre o povo sequer o conhecimento do uso de cobertura de cabea para fins religiosos, nem mesmo entre os p'rushim (fariseus.) Costume Cultural, e No-Unnime. Praticamente no h meno no Talmud, que foi compilado entre os sculos 3 e 6 DC, do hbito de cobrir a cabea, que no seja apenas um hbito cultural. O Talmud chega a relatar, por exemplo, que os homens cobriam ou no a cabea, culturalmente: Os homens s vezes cobrem suas cabeas, s vezes no; mas o cabelo das mulheres est sempre coberto, e as crianas esto sempre com a cabea descoberta. (b. Nedarim 30b) O hbito de usar turbantes ou xales enrolados sobre a cabea era to comuns, que o Talmud chega a questionar se o contato deles com coisas tidas pelos p'rushim (fariseus) como sagradas seria um problema. Abaixo h dois exemplos disso: Um [Baraita] ensinou: Um homem pode atar tefilin usando seu aparkesut [uma cobertura de cabea que ia at o corpo] junto com seu dinheiro, enquanto outro ensina: Ele no deve amarr-los! (b. Berachot 23b) Eles so confiveis [apenas] acerca de pequenos vasos de barro para coisas sagradas mesmo se a cobertura de cabea [do oleiro] cair neles. (b. Chaguig 26a) Uma situao curiosa o apelido de um dos sbios do Talmud, que chamado de cabea careca, o que mais um indcio de que o hbito de cobrir a cabea no era unnime na poca: No foi ensinado: Ben Azzai diz: Todos os sbios de Israel so, em comparao comigo, finos como a casca do alho, exceto pelo cabea careca? (b. Bechorot 58a) Em alguns casos: Hbito para Casados Outro hbito cultural citado pelo Talmud era o de que homens casados andassem com uma espcie de sudrio (conforme o rabino Dr. I. Epstein, editor da edio Soncino do Talmud, explica em nota de rodap para b. Kidushin 29b). Ou seja, um pano que era amarrado cabea, provavelmente semelhante a algum tipo de turbante. Mesmo esse hbito entre homens casados sequer era unnime, conforme o prprio Talmud deixa claro. Vejamos as citaes: R. Hisda louvou R. Hamnuna perante R. Huna como um grande homem. Ele lhe disse: 'Quando ele te visitar, traga-o a mim.' Quando ele chegou, ele viu que ele no usava cobertura [de cabea]. Por que voc no est usando cobertura de cabea?' perguntou ele. 'Porque eu no sou casado', foi a resposta. (b. Kidushin 29b) Rabina se sentava perante R. Jeremiah de Difti quando um certo homem passou sem usar sua cobertura de cabea. Que despudorado aquele homem! - ele exclamou. Ele lhe disse: Talvez ele seja da cidade de Mehasia, onde os acadmicos so muito comuns. (b. Kidushin 33a) Percebe-se ainda, pelo relato acima, que o uso era apenas uma questo de pudor, provavelmente influenciada por alguma cultura adjacente, uma vez que nem a Bblia, nem mesmo a Mishn, mencionam esse hbito em meio ao povo de Israel. E, como pode ser visto, a revolta de R. Jeremiah, e o comentrio de Rabina, indicam que o hbito no era comum a todo o povo. O Costume do Luto

O Talmud tambm reconhece o hbito, mencionado na Bblia, de se cobrir a cabea (como quem se cobre com um manto) em caso de luto, e faz meno ao mesmo costume: Raba disse: Um pranteador pode andar em sua cobertura [rasgada] dentro de casa [no Shabat.] Abaye encontrou R. Joseph entrando e saindo de sua casa, com sua cabea coberta com um pano [no Shabat.]. (b. Mo'ed Katan 24a) Quando o Templo foi destrudo, acadmicos e nobres se envergonharam e cobriram suas cabeas. (b. Sot 49a) E Mordechai retornou ao porto do rei. R. Sheshet disse: Isto indica que ele retornou ao seu pano de saco e jejum. E Haman se apressou para sua casa, pranteando e cobrindo sua cabea; pranteando por sua filha, e com sua cabea coberta em razo do que lhe acontecera. (b. Meguil 16a) Conforme j visto, o costume de cobrir a cabea (como quem se cobre com um manto) era tambm um elemento cultural, extensvel a outros povos do oriente mdio. Seriam os Cohanim a fonte? O Talmud traz algumas discusses e relatos sobre a cobertura de cabea dos cohanim (sacerdotes), porm so unicamente relatos descritivos, sem nenhuma colocao de que o hbito deveria ser estendido ao povo, ou mesmo a rabinos. Enfim, nada que sirva para elucidar o tema em voga. Mas, e quanto a outras menes de cobertura de cabea para fins religiosos? Existem apenas quatro citaes de cobertura de cabea, com finalidade religiosa. Duas delas referem-se a um mesmo caso, o de R. Huna, que viveu no sculo 3 DC, o primeiro personagem que aparece no Talmud como sendo algum que cobria a cabea regularmente, por motivos religiosos. R. Huna Ben R. Joshua no andava quatro cbitos com a cabea descoberta, dizendo: A Shechin est sobre a minha cabea. (b. Kidushin 31a). R. Huna esperava, inclusive, uma recompensa celestial para esse fato: R. Huna Ben R. Joshua disse: Que eu possa ser recompensado por nunca andar quatro cbitos com a cabea descoberta. (b. Shabat 118b) S que existe um detalhe importante sobre R. Huna. Ele era um cohen (sacerdote), conforme o prprio Talmud afirma em b. Arachin 23a. Considerando que nenhum outro acadmico do Talmud aparece defendendo cobertura da cabea por razes religiosas, no difcil perceber que R. Huna se sentia obrigado a cobrir sua cabea por ser um cohen (sacerdote). A Tor determinava, conforme vimos que os cohanim (sacerdotes) usassem turbantes de linho. Todavia, a recomendao era unicamente para o servio no Mikdash (Santurio), e no algo para o dia-a-dia. Provavelmente, R. Huna levou essa recomendao ao extremo. A Influncia Pag Admitida As outras duas citaes do Talmud que mencionam uso religioso de cobertura de cabea no so muito animadoras. A primeira delas se encontra em b. Shabat 156a. importante que o leitor compreenda que este flio do Talmud se inicia debatendo o costume pago de atribuir o destino aos astros. Depois de algumas discusses sobre isso, o Talmud narra: De R. Nachman b. Isaac tambm [aprendemos que] Israel est livre de influncia planetria. Pois a me de R. Nachman b. Isaac foi alertada por astrlogos: Seu filho ser um ladro. [Ento] ela no o deixava [ficar] com a cabea descoberta, dizendo-lhe: 'Cobre tua cabea para que o temor dos cus esteja sobre ti, e ora [por misericrdia.]' Agora, ele no sabia o porqu ela dizia isso a ele. Um dia ele estava sentando e estudando sob uma palmeira; a tentao o sobrepujou e ele subiu e mordeu um cacho com seus dentes. (b. Shabat 156b) V-se aqui a influncia da astrologia em meio ao povo. Essa influncia j foi discutida em alguns de nossos materiais, em especial em nosso primeiro artigo sobre a origem pag da Cabal. Perceba que, ao ser alertada por astrlogos, a me do rabino Nachman, por ato de superstio, cobre a cabea de seu filho, tentando assim proteg-lo da influncia dos astros. Essa exatamente a razo pela qual os babilnios, que viviam em constante temor da influncia dos seus deuses-astros, cobriam suas cabeas! E justamente aqui, v-se que quando sua cobertura de cabea caiu, ele ento foi vencido pela influncia dos astros - algo que completamente estranho s Escrituras, mas que est profundamente arraigado na cultura babilnia. A outra praticamente chega a admitir o sincretismo religioso: Trazei as vestimentas para os adoradores de Ba'al. O que meltaha? R. Abba b. Jacob disse em nome de R. Johanan: Algo que delineado fino pela unha (ie. linho fino). Quando R. Dimi veio, ele disse em nome de R. Johanan: Bonias Ben Nonias enviou ao Rabi um sibni e um homes e salsela e malmela. O sibni e homes [dobravam] ao tamanho de uma noz e meia, e a salsela e a malmela ao tamanho de uma noz de pistache e meia. O que malmela? Algo que a unha mede como fino. (b. Guitin 59a) Aqui o Talmud menciona que um rabino recebeu de presente de uma pessoa uma vestimenta de um adorador de Ba'al!

O mais interessante o comentrio do rabino Dr. I. Epstein, que aparece ao rodap desse texto na edio Soncino: Coberturas de cabea feitas de linho. [O Aruch l: subni e homes subni. Para subni cf.grego ** (sabanum) uma 'cobertura de cabea'; homes derivado do grego ** (metade). Segundo essa leitura, ele lhe enviou um sabanum de tamanho cheio, e um sabanum de metade do tamanho. V. Krauss, TA I, p. 521.] Veja que interessante: O texto fala de cobertura de cabea, e usa o termo homes. Esse termo vem do grego hemi, que significa literalmente metade, e usada em termos como hemisfrio. Porm, a aplica cobertura de cabea, alm de associ-la aos adoradores de Ba'al, ou seja, a sacerdotes pagos. Isso se encaixa totalmente com a descrio da cobertura de cabea associada aos deuses gregos, que, como visto anteriormente, tem exatamente o mesmo formato da kip, isto , um formato de um hemisfrio, ou seja, de metade de uma esfera! O leitor atento perceber que, at o momento, no havia nenhuma meno nem no Talmud nem na Mishn sobre qualquer tipo de cobertura de cabea semelhante kip. A nica que existe, e que se pode deduzir uma semelhana esttica com a kip, indicada pelo Talmud como pertinente a sacerdotes pagos! O costume de cobrir a cabea de forma litrgica, especialmente com uma kip, s comeou a se expandir pelo Judasmo por volta do final do sculo 7 ou incio do sculo 8, mesma poca o que marcou a expanso da Cabala, cuja origem, como vimos, tambm remonta aos mistrios de Mitra. A importao do costume da kip a partir do paganismo admitida abertamente pelos p'rushim (fariseus). O rabino ortodoxo Rudolph Brash, em sua obra The Star of David, afirma: O paradoxo reside no fato de que essa prtica (de cobrir a cabea), considerada fundamentalmente judaica e santa pela tradio antiga, na realidade pag, e em termos de cronologia judaica, comparativamente moderna. A verdade que a prtica de cobrir a cabea foi copiada do seu ambiente pelos judeus babilnios. Esses judeus babilnios levaram o seu costume para os litorais da Espanha no sculo 8 AD, quando ele se tornou firmemente estabelecido. Contudo, ao mesmo tempo em outros cantos da Europa, era desconhecido. A histria registra que, na mesma poca, jovens [judeus] alemes eram chamados para a leitura da Tor com a cabea descoberta. A cobertura da cabea, apesar de naquele momento ser praticada na Espanha e em Portugal, no tinha tomado raiz no leste ou norte da Europa. Um famoso rabino do sculo dezesseis, o rabino Moses Isserles, cuja obra est inclusa no livro 'O Cdigo da Lei Judaica - o Shulchan Aruch', ensinava que 'a cobertura da cabea no poderia ser considerada um princpio religioso.' Ainda mais recentemente, no sculo dezoito, a eminente autoridade judaica, rabino Eliyah Gaon de Vilna, afirmava: 'De acordo com a Lei Judaica, permitido entrar numa sinagoga sem cobrir a cabea.' De fato, a histria confirma que os primeiros a adotarem o costume da kip, no sculo 8, foram os judeus sefaradim, na Pennsula Ibrica. Na poca, o costume era completamente estranho prtica dos judeus ashkenazim, que continuavam a rezar com suas cabeas descobertas. Pouco a pouco, o costume foi ganhando fora no meio judaico, at se tornar bastante presente em todas as comunidades. Contanto, o costume s ganhou status definitivo de obrigatoriedade religiosa com o Shulchan Aruch, no sculo 16, quando, baseado na prtica que vimos de R. Huna no Talmud, afirmou que um homem no pode andar mais do que quatro cbitos com a cabea descoberta (Orach Chayim 2:6.)

Onde est a verdadeira identidade?


no mnimo bastante curioso observar que at mesmo em congregaes de seguidores de Yeshua que restauram as razes judaicas da f, obrigam-se os homens a fazerem uso da kip, algo que no s apenas se tornou obrigatrio no meio judaico a partir do sculo 16, como ainda de origem pag. Essa obrigao anacrnica (nenhum judeu do primeiro sculo usava tal coisa), abominvel (por ter sua origem na prtica babilnia), alm de ser uma exigncia que a Bblia jamais imps a ningum. triste tambm observar que muitos usam a kip, considerando-a um smbolo de judaicidade - embora no seja, pois outros grupos religiosos com costumes que tambm derivam do Mitrasmo tambm faam uso dela, tal qual os padres romanos, e os zoroastristas. Em contrapartida, existe um nmero muito menor de pessoas que faz uso regular dos tsitsiyot, as franjas que a Tor determina em Bamidbar (Nmeros) 15 e em Devarim (Deuteronmio) 22. Essas sim so um smbolo do povo de Israel, determinado por Elohim.

E agora, o que fazer?


Talvez alguns leitores, aps tomarem contato com este material, sintam-se em situao delicada, por terem que ir a um local que exija que a cabea esteja coberta. Se algum, por exemplo, for convidado a assistir a um casamento judaico, ou a falar sobre Yeshua e/ou a Tor em uma sinagoga que tenha esse hbito. O que fazer, nesse caso?

importante que o leitor compreenda que, embora a kip e o hbito de cobrir a cabea por temor aos cus sejam de origem pag, as Escrituras no so contra o uso de chapus e outros adornos de cabea. Sendo assim, a recomendao que se d a de que a pessoa opte por algum outro tipo de adorno de cabea, tal como um chapu convencional, uma boina ou bon, enfim, algo que seja destitudo de significao religiosa. Normalmente, esse tipo de cobertura de cabea aceito mesmo nas sinagogas ortodoxas. Em sua prtica pessoal, ou em sua comunidade, o israelita do caminho, todavia, no deve utilizar cobertura de cabea, nem cobrir sua cabea com talit, salvo em caso de luto, tristeza ou humilhao, como o costume bblico, e com era o costume judaico nos tempos de Yeshua.

Concluses
Abaixo, um resumo do que foi abordado neste estudo: A kip, ou solidu, no um smbolo judaico, mas tem sido usada por vrios grupos tnicos de diversas religies pags. A kip, ou solidu, no se originou em meio a Israel, e sim na cobertura das tonsuras, na regio da Mesopotmia, em conexo adorao ao deus-sol. A kip, ou solidu, foi importada por diversas religies, a partir de seu contato com a cultura babilnia, especialmente com os mistrios do Mitrasmo. Nos tempos bblicos, os israelitas comuns no tinham por hbito cobrir a cabea para fins religiosos. A cobertura de cabea que aparece nas Escrituras era fundamentalmente um turbante. Elohim ordenou que os cohanim (sacerdotes) usassem turbantes de linho simplesmente porque isso indicava status social na regio do Oriente Mdio, e com isso o povo os identificaria como lderes escolhidos. No h, nas Escrituras, a idia de que tal coisa significasse temor dos cus. Nem Yeshua, nem seus seguidores, usavam kip ou qualquer cobertura de cabea para fins religiosos. Essa prtica s surge no Judasmo entre os sculos 3 e 6. A prtica s tomou volume no final do sculo 7, ou incio do sculo 8, entre os judeus sefaradim. Ainda assim, a prtica era desconhecida pelos ashkenazim. A Bblia ressalta que o cobrir a cabea com um manto era sinal de vergonha, humilhao ou tristeza. O costume de cobrir-se com o talit (especialmente no caso do chazan) para oraes convencionais vai contra o costume bblico, e era desconhecido no Judasmo antigo. Esse costume pode ter se originado no costume romano, pois a marca do antigo sacerdcio romano. Pelas razes acima citadas, alm de no se usar kip, deve-se tambm evitar cobrir a cabea com talit nas oraes, salvo opcionalmente nos casos de vergonha, humilhao ou tristeza, conforme o costume das Escrituras.

S-ar putea să vă placă și