Sunteți pe pagina 1din 11

DEBATE DEBATE

551

DO GORILA AMESTRADO DE TAYLOR AO MACACO DE NICOLELIS


FROM TAYLOR'S TAMED GORILLA TO NICOLELIS' MONKEY

Laymert Garcia dos Santos1 Rafael Alves da Silva2 Pedro Peixoto Ferreira3

Resumo Partindo de uma anlise de Gramsci das transformaes pelas quais passava o trabalhador humano no capitalismo do incio do sculo XX, busca-se neste texto indicar aspectos de como tais processos de transformao vm se dando no capitalismo do incio do sculo XXI. Para isso, abordamos a transio da problemtica muscular e energtica da substituio do trabalhador humano pela mquina para a problemtica cognitiva e informacional do controle nos acoplamentos homem-mquina. Do gorila amestrado de Taylor ao macaco de Nicolelis, mudaram as formas de subsuno do trabalhador ao capital, mas no a prpria subsuno. Palavras-chave trabalho e tecnologia; industrialismo; adaptao psicofsica; neurocincia; humano-mquina.

Abstract With Gramsci's analysis of the transformations the human worker underwent in capitalism in the early 20th century as a starting point, this article seeks to point to aspects of how such transformation processes are taking place in capitalism in the early 21st century. To achieve this, we approach the transition from muscular and energetic problem of substituting human for machine labor to the cognitive and informational issue of control in the man-machine couplings. From Taylor's tamed gorilla to Nicolelis' monkey, the forms of subsumption of the worker to capital changed, but not the actual subsumption. Keywords labor and technology; industrialism; psychophysical adaptation; neuroscience; humanmachine.

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 551-561, nov.2010/fev.2011

552

Laymert Garcia dos Santos, Rafael Alves da Silva e Pedro Peixoto Ferreira

H sculos a cultura ocidental desenvolve o trabalho. H sculos a cultura ocidental desenvolve os meios de produo. H sculos a cultura ocidental desenvolve meios para controlar a sade. O que pode ocorrer se a sade for pensada em funo do trabalho e no da vida, de um trabalho entendido unicamente como produtor de valores de troca, como trabalho abstrato dentro do sistema capitalista? A discusso sobre a adaptao do homem para o trabalho no nenhuma novidade. J nos anos 1930, ao analisar as transformaes pelas quais passava a produo e a vida social com a implementao das prticas tayloristas/fordistas, Gramsci apontou para a formao de um novo homem e de uma nova sociedade:
A histria do industrialismo sempre foi (e hoje o de forma mais acentuada e rigorosa) uma luta contnua contra o elemento animalidade do homem, um processo ininterrupto, muitas vezes doloroso e sangrento, de sujeio dos instintos (naturais, isto , animalescos e primitivos) a sempre novos, complexos e rgidos hbitos e normas de ordem, exatido, preciso, que tornem possvel as formas sempre mais complexas de vida coletiva, que so a consequncia necessria do desenvolvimento do industrialismo. Esta luta imposta do exterior e at agora os resultados obtidos, embora de grande valor prtico imediato, so em grande parte puramente mecnicos, no se transformaram numa segunda natureza. Mas, todo novo modo de vida, no perodo em que se impe a luta contra o velho, no foi sempre durante certo tempo o resultado de uma compresso mecnica? Inclusive os instintos que hoje devem ser superados como ainda bastante animalescos constituram, na realidade, um progresso notvel em relao aos anteriores, ainda mais primitivos: quem poderia enumerar o custo, em vidas humanas e em dolorosas sujeies dos instintos, da passagem do nomadismo vida sedentria e agrcola? (...) At agora, todas as mudanas do modo de ser e viver se verificaram atravs da coero brutal, atravs do domnio de um grupo social sobre todas as foras produtivas da sociedade: a seleo ou educao do homem apto para os novos tipos de civilizao, para as novas formas de produo e de trabalho, foi realizada com o emprego de brutalidades inauditas, lanando no inferno das subclasses os dbeis e os refratrios, ou eliminando-os simplesmente (Gramsci, 1980, p. 391-393).

Gramsci contempla as transformaes de seu tempo como uma etapa dentro de um processo que deve continuar. Aponta a adaptao dos trabalhadores, necessria para atender s mudanas na produo adaptao esta que no se limita s questes fsicas ou psicolgicas, mas tambm envolve os costumes e todo um modo de vida que deve se expandir pela sociedade, eliminando aqueles que no se adaptarem. E continua:

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 551-561, nov.2010/fev.2011

Do gorila amestrado de Taylor ao macaco de Nicolelis

553

[O fenmeno americano] tambm o maior esforo coletivo realizado at agora para criar, com rapidez incrvel e com uma conscincia do fim jamais vista na Histria, um tipo novo de trabalhador e de homem. (...) Efetivamente [com a frase sobre o gorila amestrado], Taylor exprime com cinismo brutal o objetivo da sociedade americana; desenvolver ao mximo, no trabalhador, as atitudes maquinais e automticas, romper o velho nexo psicofsico do trabalho profissional qualificado, que exigia uma determinada participao ativa da inteligncia, da fantasia, da iniciativa do trabalhador, e reduzir as operaes produtivas apenas ao aspecto fsico maquinal. Mas, na realidade, no se trata de novidades originais, trata-se de um longo processo que comeou com o prprio nascimento do industrialismo, fase que apenas mais intensa que as precedentes e manifesta-se sob formas mais brutais, mas que tambm ser superada com a criao de um novo nexo psicofsico de um tipo diferente dos precedentes e, indubitavelmente, superior. Verificar-se-, inevitavelmente, uma seleo forada, parte da velha classe trabalhadora ser impiedosamente eliminada do mundo do trabalho e talvez do mundo tout court (Gramsci, 1980, p. 396-397, grifos do autor).

Se o quadro descrito por Gramsci na dcada de 1930 era a fase mais intensa desse processo de adaptao do homem ao trabalho dentro do industrialismo, o que dizer da fase atual?

Da substituio ao acoplamento

Sempre que se pensa sobre como as novas tecnologias interferem no mundo do trabalho, o tema da substituio do trabalhador pela mquina aparece com veemncia. Sabe-se que o ponto de inflexo no processo histrico de mecanizao do trabalho humano (reproduo mecnica de capacidades humanas) foi quando os inventores deixaram de tentar simular, na forma de androides, toda a complexidade de um s indivduo humano, e passaram a buscar reproduzir, na forma de mecanismos no-antropomrficos, movimentos simples de uma multido.4 De fato, se considerarmos o atual estgio de desenvolvimento das foras produtivas no final da primeira dcada do sculo XXI, constataremos que, se por um lado as mquinas ainda no so capazes de substituir um ser humano em sua complexidade, por outro elas j substituem facilmente aes simples de uma multido de seres humanos. Assim, poderamos dizer que o primeiro passo para se tornar substituvel por uma mquina , como o gorila amestrado de Taylor, agir como uma, eliminando ao mximo qualquer singularidade de sua ao. Mas seria o problema da substituio do trabalhador pela mquina realmente o mais importante hoje em dia? Afinal, quando uma empresa de call center sugere que suas funcionrias utilizem fralda para no haver gasto de

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 551-561, nov.2010/fev.2011

554

Laymert Garcia dos Santos, Rafael Alves da Silva e Pedro Peixoto Ferreira

tempo com ida ao banheiro,5 ou quando os funcionrios de uma empresa de telemarketing ficam impossibilitados, at mesmo, de irem ao banheiro atender s suas necessidades fisiolgicas (Santos, 2007, p. 161), talvez o empregado com necessidades fisiolgicas j no sirva mais h muito tempo. Estamos efetivamente numa fase bem mais intensa do que aquela apontada por Gramsci, e o desenvolvimento e a disseminao das tecnologias da informao ao longo da segunda metade do sculo XX esto intimamente ligados a essa intensificao. Nesse novo cenrio, a explorao do trabalho vivo continua sendo a base do sistema, colocando em movimento os meios de produo e, assim, gerando valor econmico para o capitalista. No entanto, essa explorao vem se dando cada vez menos nas atividades repetitivas da produo (agricultura e indstria) em que as mquinas (trabalho morto que no gera valor econmico) vm sistematicamente substituindo milhes de trabalhadores desde o sculo XVIII e mais em atividades complexas de circulao e consumo (servios, indstrias culturais, indstrias criativas etc.) em que trabalhadores precarizados, mas ainda insubstituveis por mquinas, se digladiam numa espcie de competio tecnocientfica pelo melhor valor no mercado. Na competio entre si e com as mquinas, remdios estimulantes so utilizados largamente pelas pessoas para melhorar o desempenho, desde o rebite do caminhoneiro para ficar acordado at a cocana aspirada pelo executivo do mercado financeiro, passando pelo uso de drogas como extenso natural da educao (Laurence, 2009). Alguns medicamentos pesquisados pela indstria farmacutica, como o modafinil ou a ritalina, vm sendo utilizados para driblar o sono, e outros como a ampaquina esto sendo estudados para estimular a memria. Vale frisar que no se trata de um estmulo do tipo biotnico Fontoura. No caso da ampaquina, por exemplo, a preocupao dos pesquisadores que no se consiga esquecer mais nada, e para o modafinil h quem diga ser possvel ficar acordado por 60 horas sem nem piscar os olhos (Clemente e Veiga, 2005, p. 77). Steven Hyman, professor de neurobiologia da Faculdade de Medicina de Harvard, manifestou sua preocupao diante de tais pesquisas:
Como ficam aquelas pessoas com menos recursos, que no podero comprar essas drogas? Vamos criar mais um gap entre ricos e pobres. (...) Se vrias pessoas comearem a tomar drogas para no dormir e funcionar 24 horas por dia, todo mundo vai se sentir coagido a fazer o mesmo. Caso contrrio, no poder competir no ambiente de trabalho (Hyman, apud Clemente e Veiga, 2005, p. 77-78).

Uma das grandes estrelas do ExpoManagement de 2007 foi Ray Kurzweil, inventor, empresrio e propagador da Singularidade conceito que defende que em poucas dcadas, com os avanos exponenciais da nano-

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 551-561, nov.2010/fev.2011

Do gorila amestrado de Taylor ao macaco de Nicolelis

555

tecnologia, da robtica e da biotecnologia, a humanidade ir deparar-se com o advento de uma superinteligncia (Bercito, 2007). O inventor conhecido por prever que em breve teremos disposio microcomputadores do tamanho de uma ervilha que poderemos implantar no crebro para, entre outras coisas, otimizar nossas funes cognitivas. Qualquer estranhamento no fato de um pesquisador da inteligncia artificial ser palestrante para profissionais da rea de recursos humanos deveria se dissipar luz das implicaes, nos problemas da qualificao profissional e da competitividade no mercado de trabalho, dos cenrios por ele apresentados. Em um texto curto, mas preciso, Lev Manovich (1995) discutiu as transformaes no trabalho humano por ocasio da transferncia da nfase industrial nas atividades fsicas para a nfase ps-industrial nas atividades mentais: trabalho de processamento de informao, de controle, de concepo. Segundo Manovich, a questo no se o trabalho fsico foi substitudo pelo trabalho mental (isto difere de indstria para indstria e entre os pases), mas sim como a obsesso pela racionalizao da atividade mecnica no trabalho (e.g. taylorismo) foi substituda, a partir da Segunda Guerra Mundial, pela racionalizao dos processos mentais pelas cincias cognitivas e pela inteligncia artificial. Enquanto a primeira obsesso levava substituio do trabalhador humano pela mquina, a segunda vem levando a um acoplamento cada vez mais ntimo e completo entre eles.

Otimizao e registro

Em um experimento famoso (Nicolelis, 2001; Nicolelis e Chapin, 2002; Lebedev et al., 2005; Lobo, 2006), o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis fixou eletrodos mais precisamente, uma Brain-Machine-Interface (BMI) no crebro de um macaco preso diante de uma TV. Com uma espcie de joystick, o macaco comandou durante algum tempo formas que se moviam na TV e que, quando coordenadas adequadamente, liberavam uma certa dose de suco para o animal. Oculto do macaco estava um brao mecnico, que ele comandava com seu joystick e que tinha sua posio indicada por uma das formas que ele via na TV. medida que o macaco dobrava o joystick repetidamente para todos os lados, a BMI registrava os padres de atividade de seu crebro. Cruzando as informaes registradas no crebro com aquelas registradas no joystick (cruzando, poderamos dizer, o crebro com a mo), a BMI pde elaborar um modelo preditivo capaz de traduzir um no outro. Quando o modelo alcanou um grau de predio aceitvel, Nicolelis transferiu o controle para o crebro e desligou o joystick. O macaco logo deixou de dobrar o joystick para mover as formas na TV ou melhor, para mover o brao mecnico cuja

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 551-561, nov.2010/fev.2011

556

Laymert Garcia dos Santos, Rafael Alves da Silva e Pedro Peixoto Ferreira

posio era indicada pelas formas na TV. Bastava pensar em mov-las (ou seja, produzir em seu crebro os mesmos padres de atividade de quando ele movia o joystick com a mo em determinada direo) e o sistema se encarregava de transferir a ordem diretamente ao brao mecnico e este s formas. No custa enfatizar que no foi o macaco que aprendeu a mover objetos sem mexer um msculo, mas sim a BMI que aprendeu a extrair os movimentos do brao do macaco diretamente de sua atividade cerebral, sem depender dos movimentos do prprio brao. A mdia tem anunciado os avanos ciborguianos de Nicolelis com otimismo e apoio (e.g. Lobo, 2006). Seja louvando as aplicaes mdicas na rea da prottica inteligente (envolvendo inclusive sensibilidade e telecomando; Nicolelis, 2001), seja sonhando com dispositivos domsticos comandados pelo pensamento (cortar a grama sem sair do sof etc.), predomina um discurso celebratrio. Evidentemente, o cientista no precisa objetivar melhorias nos processos de trabalho, substituio de mais trabalho vivo por mquinas. Mas, assim como acontece de os remdios destinados inicialmente a quem tem algum desvio da curva considerada saudvel passarem a ser utilizados para melhorar o desempenho de pessoas consideradas normais dentro da competio do mercado, o que impediria que descobertas oriundas das pesquisas de Nicolelis viessem a ser aplicadas na otimizao da atividade cerebral? O leitor atento e no conservador poder perguntar: Qual o problema em otimizar a atividade cerebral? E aqui est toda a questo. Particularmente, no temos uma viso conservadora quanto tecnologia, mas consideramos necessrio chamar a ateno para os processos, ou os sistemas e discursos, dentro e por meio dos quais as opes tecnolgicas esto sendo feitas. O que importa na discusso aqui a inteno de decifrar a mente. Assim como os corpos foram medidos e escalonados, os experimentos atuais com as funes cerebrais visam entender o funcionamento da mente humana nas palavras de Nicolelis, entender a alma. Mas o que acontece quando o pensamento ou, se no quisermos recorrer metfora problemtica de Nicolelis, o impulso motor acionado pela percepo se torna, em sua prpria manifestao cerebral desvinculada de qualquer ao muscular, um registro legvel por uma mquina? Tudo gira em torno da operao de registro. o registro que permite a mensurao, o arquivamento, a comparao e, no caso que nos interessa, a produo de valor econmico exproprivel. A relao do registro com o registrado o campo de batalha o registro sendo a arma e o registrado o alvo. Mas o que est sendo registrado no experimento de Nicolelis? Por um lado, no importa o que o macaco pensa sobre as formas que v na TV, sobre o jogo, sobre o suco etc. No limite, se entendermos bergsonianamente por pensamento aquela parte da atividade cerebral que reflete

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 551-561, nov.2010/fev.2011

Do gorila amestrado de Taylor ao macaco de Nicolelis

557

uma sensao (input) sem efetuar uma ao (output),6 ento notaremos que o registro na verdade no tem nada a ver com o pensamento, pois ele se limita ao cruzamento de padres cerebrais com padres motores. Por outro lado, nota-se que o macaco como indivduo coeso e coerente no importa, apenas aquela parte dele acoplada mquina e dividida por ela. O indivduo macaco permanece em grande parte excludo do registro, bebendo seu suco de acordo com seu desempenho no jogo. Mas o divduo crebro-brao, que em ltima anlise nem precisa ser um macaco (sendo o objetivo justamente acoplar seres humanos s mquinas), est totalmente aberto ao registro e, consequentemente, mensurao e ao controle. Com efeito, ao assistir gravao em vdeo de um dos experimentos de Nicolelis, somos levados a uma exaltao quando a macaca, sugestivamente chamada Aurora, larga o joystick. Admiramos o animal que aprendeu a manipular o brao mecnico apenas com a fora mental. A reflexo a respeito do experimento, porm, nos mostra que quem aprendeu a realizar algo foi a mquina, somente ela ganhou uma atribuio nova, foi ela que aprendeu a decodificar a atividade cerebral da macaca.

Pesquisar, decifrar, controlar

O primeiro passo para controlar decifrar. Entender, traduzir, padronizar, controlar. Um sistema de gesto da qualidade baseado, por exemplo, na norma ISO 9000 primeiro precisa entender o trabalho do operador, depois transcrev-lo em procedimentos documentados, para que todos sigam as mesmas condutas, para que tudo possa ser medido. Esse tambm o primeiro passo para que a tarefa desse operador seja dividida em vrias partes e distribuda aos demais, ou transcrita em um software ou rob de modo a eliminar esse posto de trabalho. No podemos acusar o estudo de Nicolelis de pretender o controle sobre a mente, mas tambm no podemos ignorar que as pesquisas contemporneas em biotecnologia e neurocincia se enquadram na lgica da racionalidade cientfica ocidental de entender a natureza pretendendo control-la. Estando tal racionalidade cientfica ocidental por sua vez enquadrada num sistema capitalista de produo, logicamente os avanos no conhecimento da natureza/controle da natureza privilegiaro sempre a valorizao do valor em detrimento da realizao de qualquer potencial humano. fcil verificar que, mesmo para Marx, o desenvolvimento das foras produtivas era desejvel. Evidentemente, era necessrio produzir para melhorar as condies de vida, era necessrio liberar o homem do trabalho rduo e insalubre. Mas, na medida em que todo avano informado pela lgica capitalista, aqueles que so liberados do processo de trabalho se tornam

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 551-561, nov.2010/fev.2011

558

Laymert Garcia dos Santos, Rafael Alves da Silva e Pedro Peixoto Ferreira

indigentes, mnadas monetrias sem dinheiro, na classificao de Robert Kurz (1996), eliminados do mundo do trabalho e possivelmente do mundo em si, como ponderou Gramsci (1980). Apenas como outro exemplo, o cineasta Harun Farocki nos mostra, num filme de 1991,7 diversas experincias voltadas medio da atividade cerebral. No que tal tecnologia est sendo usada nas filmagens que Farocki realiza? Na anlise, atravs da atividade cerebral, de quais propagandas surtem maior efeito, de quais cenas publicitrias funcionam melhor, de quais informes so vistos primeiro etc. Ou seja, o nvel de eficcia alcanado por toda pea publicitria visa diretamente produo futura de peas mais eficazes. Pesquisar, decifrar, controlar. No se trata de condenar determinada tecnologia ou estudo. Alis, como o filsofo Gnther Anders escreveu aps a Segunda Guerra Mundial, tudo aquilo que podemos produzir no apenas no podemos no produzir, como no podemos no utilizar (Anders, 2003). O que necessrio urgente e permanentemente a politizao das novas tecnologias (Garcia dos Santos, 2003), que inclusive ficam velhas numa velocidade impressionante. Nem bem discutimos os remdios, temos o advento de prteses, inclusive cerebrais, e j temos essa discusso posta mesmo no plano da gentica, com promessas de melhoramento da espcie.

A fome e a vontade de comer

O termo capital humano, hoje to corrente e assimilado, teve um longo, embora rpido, percurso at os dias de hoje. Longo por ter causado verdadeira abjeo inicialmente e hoje ser foco das mais diversas polticas pblicas, ou termo de propaganda de escolas de educao infantil; rpido pois a formulao do conceito, tal como conhecemos hoje, ocorre no incio da dcada de 1960 por economistas ligados Escola de Chicago. O socilogo Osvaldo Lpez-Ruiz, num estudo que resgata o desenvolvimento desse conceito e de teorias do neoliberalismo, comenta:
A cincia econmica, nesse caso, no cria s uma teoria sobre a economia; cria um repertrio de interpretao que nos permite pensar e pensar-nos de maneira tal que no nos resulte repulsiva a imagem do humano como riqueza como o havia sido em tempos de J. S. Mill. A partir de seus postulados cientificamente verificveis, o humano passa a ser entendido como uma forma de capital e, portanto, o capital humano e tudo o que se faa para increment-lo investido de um valor positivo: cada pessoa deve porque economicamente conveniente, mas tambm porque moralmente bom aumentar suas habilidades (...) a partir de investimentos constantes (Lpez-Ruiz, 2007, p. 62, grifos nossos).

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 551-561, nov.2010/fev.2011

Do gorila amestrado de Taylor ao macaco de Nicolelis

559

Em 1979, 25 anos antes de Lpez-Ruiz, Michel Foucault percebe que algo est surgindo, que poderia ser, como quiserem, interessante ou inquietante (Foucault, 2004, p. 233). J que o capital humano s tem interesse para os economistas na medida em que se constitui de recursos raros utilizados para determinado fim, o filsofo afirma: ora, evidente que no temos que pagar pelo corpo que temos, ou que no temos que pagar para ter o equipamento gentico que nosso. Isso no custa nada. Sim, no custa nada enfim, vai saber... (Foucault, 2004, p. 233). E avaliando como o equipamento gentico pode perfeitamente entrar nos clculos econmicos: o mecanismo de produo dos indivduos, a produo dos filhos, pode desembocar em toda uma problemtica econmica e social a partir da raridade dos bons equipamentos genticos (Foucault, 2004, p. 234). E lembremos que Foucault est fazendo tais consideraes em sala de aula em 1979. O que queremos destacar nesse ponto a juno entre um pensamento social que legitima, estimula e exige o incremento ou desenvolvimento de capacidades que devem poder ser aproveitadas pelo mercado com um patamar tecnolgico que permite incrementos nunca vistos, a no ser na fico cientfica. Os autores da Escola de Chicago pensaram na educao e condicionaram esta ao mercado, tratando-a como investimento. Foucault apenas levou a lgica s ltimas consequncias. Nesse sentido, a reduo da vida ao clculo econmico adquire aqui a sua mxima expresso, ao mesmo tempo que se torna inteligvel a matriz de uma forma indita de eugenia, que j no passa mais por polticas de Estado, mas que se formula democraticamente na incorporao das leis de mercado pelos indivduos, incorporao que, acima de tudo, passa a reger o prprio processo de individuao. Com efeito, se mediante critrios definidos por regras do mercado passo a considerar minhas habilidades, capacidades e potencialidades como recursos passveis de valorizao, isto , como ativos de meu capital humano, tendo naturalmente a identificar e a buscar desenvolver, ou melhor, a selecionar tudo aquilo que deve me favorecer na competio. Mas ao fazer tal escolha, reitero a cada vez, em meu prprio processo de individuao, no o que penso escolher como melhor para mim, mas o que o capital programou para que eu escolhesse como melhor para ele. Assim, a seleo natural se transmuta em seleo naturalsocial, para usar o termo la Donna Haraway, seleo que prenuncia e prepara o advento de uma segunda natureza humana, como foi to bem intudo por Gramsci (1980). Devemos, portanto, procurar a razo das novas prticas eugnicas emergentes, e suas condies de possibilidade, na prpria lgica do capitalismo contemporneo, e no nas fraquezas institucionais, na inconscincia ou inconsequncia dos indivduos, ou na incapacidade da biotica de enfrentar os argumentos dos cientistas ou resistir s presses das corporaes da indstria da vida.

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 551-561, nov.2010/fev.2011

560

Laymert Garcia dos Santos, Rafael Alves da Silva e Pedro Peixoto Ferreira

Enfim, no devemos condenar a pesquisa temendo que o homem tornese servo da mquina. O prprio termo servir deveria ser combatido na medida em que oculta, em benefcio da manuteno de certas relaes de produo, o devir elementar envolvido na relao humano-mquina. Devemos estar atentos para que a obsesso explicativa, que encontramos no s no processo de substituio do humano pela mquina, mas tambm no de sua hibridizao cada vez mais completa, no coloque impunemente o homem a servio da mquina, mas sim contribua para o desenvolvimento das potencialidades positivas da prpria relao humano-mquina.

Notas

1 Professor titular do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do grupo Conhecimento, Tecnologia e Mercado (CTeMe). Doutor em Sciences de l'Information pela Universite de Paris VII Universite Denis Diderot. Ps-doutorado pela cole des Hautes tudes en Sciences Sociales. <laymert@gmail.com> Correspondncia: Deptartamento de Sociologia, IFCH-Unicamp, Rua Cora Coralina, s/n, CEP 13081-970, Cidade Universitria, Campinas, SP, Brasil. 2 Doutorando em Cincias Sociais do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e integrante do grupo Conhecimento, Tecnologia e Mercado (CTeMe). <rafaelcotuca@yahoo.com.br>

adjunto do Departamento de Cincias Sociais (DCSo) do Centro de Educao e Cincias Humanas (CECH) da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar) e integrante do grupo Conhecimento, Tecnologia e Mercado (CteMe). Doutor em Cincias Sociais pelo Programa de Doutorado em Cincias Sociais do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). <pedroferreira@ufscar.br> transio foi apontada por Hermann von Helmholtz ainda em 1854: Hoje, j no tentamos construir mquinas que realizem as mil diferentes aes de um nico homem; ao contrrio, exigimos que a mquina realize uma nica ao, mas substituindo mil homens (apud Losano, 1992, p. 114, grifos no original).
5 Comunicao 4 Essa

3 Professor

informal de pesquisadora do tema.

6 Sobre a concepo bergsoniana do crebro como mediador sensrio-motor, ver Bergson (1999). 7 Farocki,

Harun. O que h? Alemanha Ocidental, 1991, 16 mm, cor, 60.

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 551-561, nov.2010/fev.2011

Do gorila amestrado de Taylor ao macaco de Nicolelis

561

Referncias

ANDERS, Gnther. Luomo antiquato. 1. Considerazioni sullanima nellepoca della seconda rivoluzione industriale. Torino: Bollati Boringhieri, 2003. BERCITO, Diogo. Impulso tecnolgico deve ser analisado (entrevista com Ray Kurzweil). Folha de S.Paulo, 4 nov. 2007, caderno Negcios. BERGSON, Henri. Matria e memria: ensaio sobre a relao do corpo com o esprito. Traduo de Paulo Neves. So Paulo: Martins Fontes, 1999 [1897]. CLEMENTE, Ana T.; VEIGA, Aida. Receitas para a inteligncia: a cincia descobre como alimentos, exerccios e remdios podem estimular o crebro e melhorar seu desempenho. poca, n. 389, p. 77-78, 2005. FOUCAULT, Michel. Naissance de la biopolitique. Paris: Galimard/Seuil, 2004 [1979]. (Coll. Hautes tudes). GARCIA DOS SANTOS, Laymert. Politizar as novas tecnologias: o impacto scio-tcnico da informao digital e gentica. So Paulo: Editora 34, 2003. GRAMSCI, Antonio. Americanismo e fordismo. In: ______. Maquiavel, a poltica e o Estado moderno. Traduo de Luiz M. Gazzaneo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1980 [1934]. p. 375-413. KURZ, Robert. O colapso da modernizao: da derrocada do socialismo de caserna crise da economia mundial. Trad. Karen E. Barbosa. So Paulo: Paz e Terra, 1996 [1991].

LAURENCE, Jeremy. Crebro turbinado: bioeticista pede liberao de drogas para doping mental, como a Ritalina, dizendo que elas so uma extenso natural da educao. Folha de S.Paulo, 21 jun. 2009, caderno Cincia. LEBEDEV, Mikhail A. et al. Cortical ensemble adaptation to represent velocity of an artificial actuator controlled by a BrainMachine Interface. The Journal of Neuroscience, v. 25, n. 19, p. 4681-4693, 2005. LOBO, Flavio. Brasileiro voador. Carta Capital, 18 jan. 2006, p. 8-16. LPEZ-RUIZ, Osvaldo. Os executivos das transnacionais e o esprito do capitalismo: capital humano e empreendedorismo como valores sociais. Rio de Janeiro: Azougue, 2007. LOSANO, Mario G. Histrias de autmatos: da Grcia Antiga Belle poque. Traduo de Bernardo Joffily. So Paulo: Companhia das Letras, 1992 [1990]. MANOVICH, Lev. The labor of perception. 1995. Disponvel em: <www.manovich.net /TEXT/labor.html>. Acesso em: 31 out. 2010. NICOLELIS, Miguel A. L. Actions from thoughts. Nature, n. 409, p. 403-407, 2001. NICOLELIS, Miguel A. L.; CHAPIN, John K. Controlling robots with the mind. Scientific American, v. 287, n. 40, p. 46-53, 2002. SANTOS, Wagner L. S. Telemarketing e produtividade. Cientefico, v. 7, n. 2, p. 156165, 2007.

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 551-561, nov.2010/fev.2011

S-ar putea să vă placă și