Sunteți pe pagina 1din 5

Direito administrativo

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Esta pgina ou seo est redigida sob uma perspectiva principalmente brasileira e pode no representar uma viso mundial do assunto.
Por favor aperfeioe este artigo ou discuta este caso na pgina de discusso.

Direito administrativo um ramo autnomo do direito pblico interno que se concentra no estudo do ncleo da Administrao Pblica e da atividade de seus integrantes. Tal disciplina tem por objeto os rgos, entidades, agentes e atividades pblicos, e a sua meta a sistematizao dos fins desejados pelo Estado, ou seja, o interesse pblico. Para Maria Di Pietro, Direito Administrativo o ramo do Direito Pblico que tem por objeto os rgos, agentes e pessoas jurdicas administrativas que integram a Administrao Pblica, a atividade jurdica no contenciosa que exerce e os bens de que se utiliza para a consecuo de seus fins, de natureza pblica[1] Dentro do direito administrativo h dois tipos possveis de sistemas:

contencioso administrativo tambm conhecido como modelo francs, onde h dualidade de jurisdies: a comum (tribunal judicirio), e a administrativa (tribunal administrativo); controle judicial ou de jurisdio nica conhecido como modelo ingls, onde todos os litgios, sejam administrativos ou de interesse particular so encaminhados a um tribunal judicirio.

ndice
[esconder]

1 No Brasil 2 Fontes do direito administrativo 3 Fontes 4 Referncias 5 Ver tambm 6 Ligaes externas

[editar] No Brasil
A matria de direito administrativo no Brasil encontra-se fragmentada em uma srie de leis, sendo que grande parte de seus dispositivos est relacionada na Constituio brasileira e nas leis 8429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), 8112/90 (Regime Jurdico dos Servidores

Pblicos Civis da Unio), 9784/99 (Processo Administrativo) e 8666/93 (Contratos Administrativos). O sistema administrativo adotado no pas o de controle judicial ou jurisdio nica, inspirado no Sistema Ingls. O efeito de tal escolha que os rgos administrativos no promovem decises com efeito de coisa julgada, permanecendo subordinados ao controle do Poder judicirio. Isso decorre do princpio da inafastabilidade do controle jurisdicional (Art. 5, XXXV da CF/88), segundo o qual "a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito".

[editar] Fontes do direito administrativo


Fonte primria:

a Lei, que no Brasil est listada/citada na Constituio e em uma srie de leis avulsas; STF: smula vinculante como tambem uma fonte primaria.

Fontes secundrias:

a Doutrina, de uso frequente na hermenutica jurdica; a Jurisprudncia, decises reiteradas de julgamento em um mesmo sentido; o Costume, reiterao uniforme de um comportamento social; os Princpios gerais do direito, pressupostos dos quais derivam as normas jurdicas.

[editar] Fontes
Jos dos Santos Carvalho Filho in "Manual de Direito Administrativo". Editora Lumen Juris. 14 edio. Lenildo Thrler e Carmem Becker - Lei 8.112/1990 - Srie Questes - 1. edio. Rio de Janeiro, Ed.Campus, 2010 - 9788535239560 - http://www.livrodalei8112.com.br

Referncias
1. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 17. ed. So Paulo: Atlas,

2004, p. 52

[editar] Ver tambm


Estado brasileiro Administrao pblica Ato administrativo Direito do estado

[editar] Ligaes externas

Portal dos Servidores do Governo Federal Instituto Brasileiro de Direito Administrativo

[Expandir]
ve

Direito
Categoria:

Direito administrativo Entrar / criar conta Artigo Discusso Ler Editar Ver histrico

Pgina principal Contedo destacado Eventos atuais Esplanada Pgina aleatria Portais Informar um erro

Colaborao

Boas-vindas Ajuda Pgina de testes Portal comunitrio Mudanas recentes Estaleiro Criar pgina Pginas novas Contato Donativos

Imprimir/exportar Ferramentas

Noutras lnguas

Afrikaans Brezhoneg Catal esky Dansk Deutsch English Esperanto Espaol Eesti Suomi Franais Galego Hrvatski Italiano Lietuvi Latvieu Nederlands Norsk (nynorsk) Norsk (bokml) Occitan Polski Romn Srpskohrvatski / Slovenina / Srpski Svenska Trke Vneto Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 11h04min de 17 de fevereiro de 2012.

Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes. Poltica de privacidade Sobre a Wikipdia Avisos gerais Verso mvel

S-ar putea să vă placă și