Sunteți pe pagina 1din 2

TCC 1 Professora: Vivian Marchezini Cunha Orientadora: Maria Letcia de Castro Bessa

Projeto de TCC sobre a imagem real do corpo e a concepo corporal idealizada pelo sujeito tomando como base de pesquisa a escola de psicanlise francesa, principalmente as obras de Franoise Dolto.

TEMA: RELAO ENTRE CONCEPO DA AUTO-IMAGEM CORPORAL E PERCEPO DO CORPO REAL: UM OLHAR PSICANALTICO.

APRESENTAO: O corpo registra e assimila vivncias, bem como sofre as marcas do tempo. Muitas vezes a representao interna de nosso corpo, nossa imagem corporal, e a imagem fornecida pelo espelho no coincidem, bem como a imagem nossa falada pelo outro. O corpo para se tornar um eu e depois sujeito precisa ser desejado: primeiro pela me depois por si mesmo e pelo outro. Mas sempre objeto de desejo de si mesmo narcsico porm marcado pelo Outro inconsciente. A diviso do psquico em o que consciente e o que inconsciente constitui a premissa fundamental da psicanlise, e somente ela torna possvel a esta compreender os processos patolgicos da vida mental, que so to comuns quanto importantes, e encontrar lugar para eles na estrutura da cincia. Para diz-lo mais uma vez, de modo diferente: a psicanlise no pode situar a essncia do psquico na conscincia, mas obrigada a encarar esta como uma qualidade do psquico, que pode achar-se presente em acrscimo a outras qualidades, ou estar ausente. (FREUD, S. O ego e o id (1923), v.19, p.27) Para Dolto (1984, p.14) O esquema corporal resulta da imagem do corpo - a imagem do corpo a sntese de nossas experincias emocionais. A imagem do corpo a inconscincia com sua memria dos vividos relacionais. A construo do esquema corporal e a relao com a imagem do corpo construda de um corpo em contato com a realidade externa, atravs do processo de aceitao ou de rejeio diante, tambm, das pessoas que nos rodeiam, pois o indivduo e o social se constroem mutuamente. O desenvolvimento satisfatrio da imagem corporal possibilita ao ser humano, uma vivncia de seus movimentos, e um direcionamento de suas aes no mundo externo de tal forma que auxilia na concepo de suas sensaes corporais, se tornando consciente dos aspectos afetivos, sociais e fisiolgicos referentes ao seu corpo, portanto ao ser reconhecendo suas limitaes e suas mltiplas possibilidades. Ao corpo que manipula, se modela, se treina, que obedece, responde, se torna hbil ou cujas foras se multiplicam. (FOUCAULT, M. Microfsica do Poder (2005), p. 117) Qualquer smbolo que voc possa conceber uma imagem, e pode haver pouco resduo mental que no se componha de imagens. At mesmo os sentimentos que constituem o pano de fundo de 1

cada instante mental so imagens, quelas que sinalizam o aspecto do estado do corpo (Damsio, 2000 p. 403). Assim as imagens se formam, na constituio da elaborao do ser, atravs das experincias mais remotas com as vivncias nicas iniciadas no tero materno, nos contatos com a me e com o pai, como tambm nos encontros e desencontros da existncia humana. As rupturas neste processo contnuo da vida tm sua grande pertinncia na relao simblica. Franoise Dolto, a partir de sua obra sobre a imagem do corpo (2002), apresenta como as rupturas podem ser entendidas. Para Dolto (2002) a funo simblica ocupa a posio central em sua teoria. O smbolo, sua funo, suas relaes especificaria os seres humanos (Nasio, 1995:232). Essas relaes existem atravs da estrutura, como seres de linguagem. Pela diferenciao dos um mitos em particular. A funo simblica, da qual todo ser humano dotado no nascimento, permite ao recmnascido diferenciar-se, como sujeito desejante e previamente nomeado, de um representante annimo da espcie humana (Dolto, 2002 p.82). Os estudos relacionados a Dolto demontram como a simbolizao est ligada ao processo de castrao, e como essa castrao sofre um remanejamento dinmico, atravs da perda ou do proibido, visando a sublimao, a realizao por novos meios, em um processo que no havia no objeto desejado inicialmente (Dolto, 2002). As castraes so experincias estruturantes que possuem o efeito simblico, propiciando ao indivduo novas formas de ser. Essa nomenclatura utilizada em psicanlise para uma proibio do desejo em relao a certas modalidades de obteno de prazer, uma proibio com um efeito harmonizador e promovedor, tanto do desejante, assim integrado na lei que o harmoniza, quanto do desejo, com respeito ao qual essa proibio abre caminho para gozos maiores (Nasio, 1995 p. 230). A concepo da auto-imagem corporal e a percepo do corpo real do individuo podem ser analisadas em conjunto no trabalho constante do ser humano, ou seja, no desenvolvimento psquico de qualquer um que queira obter um crescimento constante em seu viver. Esse desenvolvimento estabelece a resignificncia das experincias vividas, fazendo valer os encontros e desencontros, das rupturas s unies - proporcionando o processo de desenvolvimento da imagem corporal e facilitando o processo de individuao. O tornar-se o que voc exige um processo de diferenciao - a manifestao das especificidades conscientes diante das potencialidades e das limitaes singulares. Processo esse que envolve a aceitao de si mesmo - estarmos abertos para as mudanas que experimentamos; isso inclui as prprias imagens, as imagens do outro, atravs do corpo, e dos smbolos que esto inseridos em nossos seres. Alcanando, enfim, nossa identidade corporal.

S-ar putea să vă placă și