Sunteți pe pagina 1din 6

Reproduo nos seres vivos A continuidade da vida assegurada pela reproduo.

. Os processos de reproduo so muito variados, podendo agrupar-se em dois tipos fundamentais:

Reprodues assexuadas formam-se novos indivduos a


partir de um s progenitor, sem ocorrer fuso de gmetas, ou seja, sem fecundao. Sem interveno de clulas sexuais e sem fecundao; Descendncia a partir de um nico progenitor; Os descendentes so geneticamente idnticos entre si e o progenitor.

Reprodues sexuadas os novos indivduos so


originadas a partir de um ovo, clula que resulta da fuso de dois gmetas. Ocorre fecundao, com fuso de gmetas, geralmente provenientes de dois progenitores e formao de um ovo; Os descendentes so nicos, geneticamente diferentes entre si e entre os progenitores.

Nota: a reproduo sempre baseada na diviso celular e na capacidade de replicao do DNA, garantindo a passagem de informao gentica ao longo de sucessivas geraes.

Reproduo assexuada
Os processos de reproduo assexuada esto associados diviso celular por mitose, uma vez que um nico progenitor d origem a um conjunto de indivduos que lhe so geneticamente idnticos clones. Deste modo, a reproduo assexuada mantm a estabilidade dos caracteres nos indivduos de uma espcie, ao longo do tempo. Clonagem processo atravs do qual se obtm um clone.

Clone grupo de clulas geneticamente idnticas e descendentes de uma s clula inicial. Tambm se aplica a uma linhagem de indivduos geneticamente idnticos.

Estratgias de reproduo assexuada Processos Algumas Exemplos caractersticas Bipartio, diviso binria ou cissiparidade Seres unicelulares: Diviso de um ser Amiba, Paramcia em dois com Seres pluricelulares: idnticas Planria dimenses. Gemulao ou Formao de uma ou mais salincias, Leveduras os gomos ou Hidras de gua doce gemas, que se Anmonas-do-mar desenvolvem e separam, originando novos seres. gemiparidade Esporulao Formao de clulas reprodutoras, os esporos, cada um dos quais pode originar um novo indivduo, por germinao. Formao de Bolores como o do po ou da fruta; Fungos, algas e plantas

Batateira (tubrculo)

Multiplicao vegetativa

Fragmentao

novos seres a partir do desenvolvimento de certas estruturas vegetativas, como razes, caules, folhas. Certas estruturas vegetais pluricelulares originam, por diferenciao, novas plantas. Separao de fragmentos do corpo, originando cada fragmento um novo indivduo por regenerao (mitose assegura a estabilidade gentica ao longo das geraes; crescimento dos organismos multicelulares; Regenerao de estruturas e renovao de tecidos). Formao de novos indivduos exclusivamente a partir do desenvolvimento de gmetas femininos, ou seja, vulos que no foi fecundada. Uma clula dividese repetidamente com formao simultnea de vrios descendentes

Lrio (rizoma) Cenoura (raiz) Morangueiro estolhos

Estrela-do-mar Algas Plantas

Partenognese

Rotferos Pulges como os da roseira Zango

Diviso mltipla

Tripanossoma

Clonagem nas plantas Certas plantas reproduzem-se naturalmente por multiplicao vegetativa, que pode ser considerada como uma forma de clonagem. A estes processos vieram juntar-se tcnicas laboratoriais com base nos conhecimentos sobre a totipotncia das clulas vegetais e nos conhecimentos sobre a aco das hormonas no desenvolvimento dos indivduos. (Nos vegetais qualquer clula viva pode ser considerada
totipotente, j que tem capacidade de regenerar um novo individuo. Quanto mais indiferenciada a clula mais ela totipotente).

Produo de plantas por cultura in vitro (micropropagao) praticamente actualmente muito utilizada. A partir de um fragmento seleccionado produzem-se vrias milhes de plantas geneticamente idnticas. O rendimento muito elevado. O produto final robusto (resistente/forte) e livre de doenas. Permite a recuperao de espcies ameaadas de extino. Micropropagao Vantagens Desvantagens utilizado um s indivduo, Requer uma tcnica seleccionado pelos seus especializada caracteres. Equipamentos sofisticados Pessoal qualificado Os caracteres pretendidos Aumenta a probabilidade prevalecem em todos os de uma vasta plantao ser novos indivduos. totalmente dizimada por parasitas, uma vez que os As plantas obtidas so indivduos so robustas e saudveis geneticamente iguais. Clonagem nos animais Os gmeos verdadeiros podem resultar, por exemplo, da separao das duas clulas provenientes da primeira diviso mittica do ovo, originando embries geneticamente idnticos. Os novos indivduos deles resultantes so clones. Ocorreu uma clonagem embrionria. Na clonagem em laboratrio obtm-se, in vitro, embries geneticamente idnticos por separao das clulas de um embrio obtido por fecundao. Os embries obtidos completam o seu desenvolvimento no tero.

A possibilidade de clonar um animal, utilizando a transferncia de um ncleo de uma clula diferenciada, evidencia que o ncleo de uma clula especializada pode perder a sua especificidade, comportandose como o ncleo de um ovo a partir do qual ocorre o desenvolvimento de um ser multicelular com uma grande diversidade de tipos de clulas, a qual depende do controlo da expresso dos genes.

Reproduo sexuada
Neste tipo de reproduo, os indivduos das sucessivas geraes no apresentam uma uniformidade de informao gentica. Os descendentes possuem caracteres comuns entre si e tambm com os progenitores, de acordo com a espcie a que pertencem, mas apresentam tambm diferenas significativas em consequncia dos fenmenos de fecundao e meiose que ocorrem.

Fecundao e meiose
A reproduo sexuada implica que ocorra a fuso de dois gmetas (feminino e masculino) fecundao. A clula resultante, o ovo ou zigoto, tem um conjunto de cromossomas que provm de cada um dos gmetas, havendo cromossomas de origem materna e cromossomas de origem paterna. Cromossomas homlogos cada par de cromossomas, um de origem materna e outro de origem paterna. Estes cromossomas tm forma e estrutura semelhantes e so portadores de genes para os mesmos caracteres. Clula diplides todas as clulas, como o ovo ou zigoto, cujos ncleos possuem cromossomas homlogos e a sua constituio cromossmica representa-se por 2n. A fecundao tem como consequncia uma duplicao cromossmica. No entanto, verifica-se que a quantidade de material gentico em cada espcie se mantm constante de gerao em gerao. Clulas haplides a constncia do nmero de cromossomas ao longo das geraes implica que, em determinado momento, ocorra um processo de diviso nuclear, em que o nmero de cromossomas

seja reduzido para metade. As clulas resultantes desse tipo de diviso contm apenas um cromossoma de cada par de cromossomas homlogos e a sua constituio cromossmica pode representar-se por n.

Meiose reduo cromossmica. Os nossos gmetas so formados por meiose. A meiose garante que o nmero de cromossomas seja constante ao longo das geraes. Processo de diviso nuclear atravs do qual, a partir de uma clula com ncleo diplide, se podem formar clulas com ncleo haplide. Estes ncleos possuem metade do nmero de cromossomas do ncleo inicial, possuindo um cromossoma de cada par de homlogos. Na meiose, ocorrem 2 divises sequenciais, a a diviso II, dando origem a 4 ncleos haplides. A diviso I precedida pela Durante a interfase, no perodo S efectua-se a replicao do DNA constituinte dos cromossomas e, por isso, no diviso I e interfase.

incio da

meiose, cada cromossoma formada por 2 cromatdios.

S-ar putea să vă placă și