Sunteți pe pagina 1din 30

Iniciao Informtica O Computador

O Computador
O computador uma mquina projetada para realizar tarefas e ajudar na resoluo de problemas que aparecem no dia a dia, seja automatizando servios seja abrindo novas possibilidades de servios. um equipamento eletrnico que necessita ser programado para efetuar determinadas tarefas. Sem dvida, o crebro humano muito mais perfeito e eficiente que qualquer mquina de calcular, por mais sofisticada que esta seja. O nico particular em que o crebro mesmo superado pela mquina na velocidade de clculo. Por si s, o computador no capaz de realizar nenhum trabalho. somente um elemento capaz de executar uma tarefa cuja execuo lhe ordenada. O conjunto de hardware e software forma o computador. No podemos pensar em software sem hardware, j que o primeiro no pode existir sem que utilize o segundo como suporte.

Software
Software a parte lgica que dota o equipamento fsico de capacidade para realizar todo tipo de trabalho. Software um conjunto de instrues eletrnicas que dizem ao computador o que fazer; voc no pode ver, nem tocar o software, mas pode ver e tocar a embalagem na qual ele vem. Voc pode usar um software (que tambm chamado de aplicativo ou programa) para escrever cartas, gerenciar suas finanas, fazer desenhos, divertir-se com jogos e muito mais.

SENAI talo Bologna

Iniciao Informtica O Computador

So divididos em dois conjuntos: bsicos e aplicativos. Bsicos: Controlam internamente o computador, controlam toda a atividade do computador e so chamados de Sistemas Operacionais. Os sistemas operacionais tm a funo de testar o equipamento e gerenciar o uso dos programas, ele tambm assegura que todos os componentes de um computador funcionem juntos com harmonia e eficincia. (sem ele a mquina no funciona). Ex: DOS, Win 95/98/2000/ME/XP/NT/ Linux, OS2.

Aplicativos: So programas com instrues de uma determinada linguagem seguindo uma organizao lgica, com o objetivo de instruir a mquina a executar determinada tarefa. So programas especficos fornecidos por empresas especializadas. Cada tipo de programa tem uma finalidade. Ex: Word, Access, Excel, Acrobat Reader, Winzip, etc.

Hardware
Representa a parte fsica de um sistema informtico, ou seja, todos os elementos materiais que o compem. Casualmente, todo aquele equipamento onde conseguimos tocar, pegar com as mos, chamamos de hardware. Ex: monitor, teclado, mouse, placas, etc.

Funcionamento do Computador
O funcionamento do computador se baseia em quatro etapas: 1) Entrada: um dispositivo de entrada permite que voc se comunique com o computador. Voc pode usar os dispositivos de entrada pra inserir informaes e enviar comandos.

SENAI talo Bologna

Iniciao Informtica O Computador

2) Processamento: A unidade central de processamento, ou CPU o principal chip de um computador. A CPU processa instrues, realiza clculos e gerencia o fluxo de informaes atravs do sistema de computador. A CPU se comunica com os dispositivos de entrada, sada e armazenamento, a fim de executar tarefas. 3) Entrada e Sada ou Armazenamento: um dispositivo de armazenamento, l e grava informaes. O computador usa essas informaes para executar tarefas. 4) Sada: um dispositivo de sada permite que o computador se comunique com voc. Esses dispositivos exibem informaes na tela, criam cpias impressas ou geram som.

Famlias dos Computadores


um critrio para se agrupar computadores de acordo com a sua arquitetura, que pode ser aberta ou fechada. Famlia de Compatveis PC (Arquitetura Aberta) a mais comercializada mundialmente. Seu desenho original foi feito pela IBM e se tornou padro pelo fato de possuir arquitetura aberta, isto , a IBM permitia que qualquer empresa os fabricasse. Com isso nasceram a Compaq, Acer, Samsung, hoje lderes de mercado e considerados os maiores competidores da prpria IBM. Essa famlia tem dois triunfos, utilizam os processadores da Intel e o sistema operacional Windows da Microsoft. Famlia Macintosh da Apple (Arquitetura Fechada) Cresceu e em pouco mais de dez anos se tornou um dos melhores computadores do mundo, mas por possuir arquitetura fechada que no permite cpia, acabou ocupando mercados menores, ficando com apenas 4% do mercado mundial. O MAC revolucionou a comunicao homem-mquina com sua interface grfica e a comunicao atravs do mouse.

Classificaes
Dentro de uma mesma famlia, podemos classificar os micros segundo: o Porte, o Processador,a Velocidade e a Capacidade.

SENAI talo Bologna

Iniciao Informtica O Computador

Classificao quanto ao Porte


Conforme o porte, classificamos os micros em quatro tipos bsicos: Desktop, Laptop, Notebook e Palmtop. Desktop ou Computador Pessoal: o mais comum de todos. Conhecidos tambm como micros de mesa. Os desktops so muito utilizados nos escritrios e em residncias.

Laptop: Os Laptops so computadores portteis, ou seja, podem ser facilmente deslocados e utilizados em qualquer lugar. Possuem um tamanho reduzido, mas limita-se na instalao de poucos perifricos.

Notebook: Os Notebooks surgiram para substituir os Laptops. So menores e mais avanados. Existem Notebooks com drive de CD/DVD e disquetes embutidos. o equipamento ideal para executivos ou pessoas que precisam apresentar projetos em viagens ou visitas a clientes. Palmtop: So os menores do mercado. Costuma-se dizer que so computadores de palma de mo. Devido ao tamanho, so muito limitados quanto a perifricos e capacidade.

Classificao quanto ao Processador


Existem diversos tipos de marcas e fabricantes de Processadores no mercado, dentre eles a Intel, AMD, Power PC, Cyrix, dentre outros. Atualmente a Intel e a AMD so as principais fabricante de processadores para PC. Voc j deve ter ouvido falar de nmeros ou nomes como 8088, 286, 386, 486, Pentium, Atlhon, Duron Celeron, etc, so todos modelos de processadores j fabricados nos ltimos anos. 10 SENAI talo Bologna

Iniciao Informtica O Computador

Classificao quanto a Velocidade


Vejamos alguns exemplos: Nome PC-XT AT- 286 AT-386 AT-486 Pentium Pentium MMX Pentium Pro Pentium II Pentium II Xeon Pentium III Pentium III Xeon Celeron Pentium IV Intel Xeon AMD K6 AMD K6-2 AMD K6-3 AMD Duron AMD Athlon XP AMD Sempron Intel e AMD 64 bits Velocidade 4,77 MHz at 10 MHz 6 MHz at 20 MHz 16 MHz at 40 MHz 25 MHz at 100 MHz 60, 66, 75, 90, 100, 120, 133, 150, 166 e 200 MHz 166, 200, 233 MHz 150, 166, 180 e 200 MHz 233, 266, 300, 400 MHz 400 e 450 MHz 500 a 933 MHz 600, 667, 733, 800, 866, 933 MHz, e 1GHz 500 MHz 2,6 GHz 1.2 a 3.6 GHz 2.8 GHz 3.6 GHz 233 MHz 300, 333, 350, 400, 450, 500, 533, 550 MHz 500, 533 e 550 MHz 600 MHz 1,8 GHz 800 MHz 3.0 GHz 2.2, 2.4, 2.6, 2.8 GHz 3.0 GHz 3.6 GHz

Classificao quanto a Capacidade


Quanto capacidade, citamos dois itens essenciais, que variam de tamanhos e velocidades, que a memria RAM e o disco rgido.

SENAI talo Bologna

11

Iniciao Informtica CPU & Placa Me

CPU & Placa Me


Processador ou CPU
O crebro de um computador o que chamamos de Processador ou CPU (do ingls, Unit Central Processing). O Processador nada mais que um chip, formado de silcio, onde uma combinao de circuitos controla o fluxo de funcionamento de toda a mquina. na CPU que so feitos os clculos lgicos e aritmticos e o controle de toda a mquina. Tudo o que acontece dentro d mquina passa pelo microprocessador, e ele atua como gerente interno. Com o passar dos anos, os processadores evoluem, sem deixar de ser compatveis entre si. Normalmente, essa evoluo se resume em aumentar a velocidade de processamento, diminuir o tamanho e a maior dificuldade controlar o superaquecimento desses chips. No chip do Processador esto as instrues de como ele deve se comunicar com os programas que voc estiver usando e a quem e como ele deve enviar as instrues que voc executa no programa. O Processador fica localizado em uma placa denominada Placa-Me (ou Motherboard), que uma grande placa que fica dentro do gabinete que abriga em si vrias outras placas e os principais componentes internos do computador. Na placa me, encontramos os Slots, que so encaixes que nos permitem que se fixem ao computador outras placas para o funcionamento de partes distintas da mquina. A placa me como se fosse um grande prdio que abriga em si, vrias reparties, departamentos e escritrios em geral. A imagem abaixo mostra uma placa-me. Em A o processador encaixado. Em B, as memrias. Em C, a placa de vdeo (slot AGP). D mostra os slots PCI, onde pode-se conectar placas de som, placas de rede, etc.

SENAI talo Bologna

13

Iniciao Informtica CPU & Placa Me

Modelo de uma placa me

Gabinete
Nada mais do que uma grande pea metlica que fica geralmente ao lado do monitor do usurio, e que serve nica e exclusivamente para guardar todas as peas internas do computador. O gabinete s vezes chamado erroneamente de CPU. Gabinete no CPU! CPU o PROCESSADOR.

14

SENAI talo Bologna

Iniciao Informtica - Perifricos

Perifricos
So equipamentos eletrnicos que ficam na periferia do computador e tem como objetivo permitir a comunicao homem-mquina. Os Perifricos so classificados de acordo com sua finalidade: Entrada de Dados; Sada de Dados e Entrada-Sada de Dados.

PERIFRICOS DE ENTRADA
Todo componente que transmite alguma informao para dentro do computador ou esse componente recebe alguma informao. MOUSE um dispositivo de apontamento manual que permite selecionar e mover itens na tela. Quase todos os programas vendidos atualmente foram projetados para trabalhar com o mouse. O mouse essencial para a utilizao do programa Windows. Os mouses podem ser: mecnicos (com esfera), pticos (sem esfera substitui a esfera por sensores) e sem fio (mecnicos ou pticos). Mouse Existem dois tipos de conectores para ligar o mouse no gabinete: - Serial, geralmente instalado na porta COM1, que padro Windows; - PS2, que padro IBM. Alm desses trs modelos acima citados, podemos encontrar no mercado, outros modelos de mouse que so: TrackBall, Touch Pad, Basto Apontador e Joystick.

SENAI talo Bologna

15

Iniciao Informtica - Perifricos

TECLADO O Teclado nossa principal ferramenta de trabalho com o computador, e com ele que digitamos documentos, alm de muitas teclas servirem de comandos de operaes em programas e no Windows. Um teclado pode ter de 102 a 114 teclas, sendo divididas em 05 partes da seguinte forma: alfanumrico (a-z, smbolos e acentos), numrico (0-9), movimentao (setas), comandos (Ctrl, Shift, Alt, Esc, Enter, etc) e teclas de funo (F1 F12). Observe suas teclas com ateno, pois possuem muitas funes.
Teclas de Funes Teclas Alfanumricas, Smbolos e Acentos

Teclas de Movimentao Teclas de Comando.

Teclas Numricas

Teclado

SCANNER O Scanner um aparelho que digitaliza uma imagem. como uma mquina de fotocpia, mas ao invs de copiar, torna cada ponto de cor em uma imagem digitalizada. Atravs do Scanner podemos extrair imagens de fotos, jornais, desenhos, e coloc-las em nossos textos. uma ferramenta muito til para pessoas que trabalham com Editorao Eletrnica.

Scanner 16 SENAI talo Bologna

Iniciao Informtica - Perifricos

Scanner de mesa: colocamos uma imagem dentro dele e a imagem aparece em nosso computador. necessrio um programa de editorao de imagens para trabalharmos o objeto escaneado. Outros tipos de scanner: scanner de mo, scanner para cdigo de barra, OCR (Software para digitalizao de textos).

LEITORA PTICA E MAGNTICA Leitora de caracteres de barras ou outros caracteres pticos, muito utilizados na automao comercial e controle de estoque e mercadorias. As leitoras magnticas so utilizadas em caixas de banco para a leitura de cheques. Outros exemplos so as leitoras pticas de cartes de jogos (tipo da loto) e leitora ptica de cartes de respostas em concursos e vestibulares.

Leitora ptica e Magntica

CDROM Compact Disc - Read Only Memory (Disco Compacto - Memria Apenas de Leitura) uma unidade de armazenamento de dados, mas, como o prprio nome diz, somente possvel ler o CD. Em um CD podemos ter msica ou qualquer tipo de arquivos. O CD-ROM possui uma tecnologia de leitura ptica, onde o reflexo da vibrao de um feixe de luz no disco produz os nmeros 0 ou 1, transmitindo a informao. CD-ROM O CD-ROM e suas capacidades: 650 MB de dados gravados ou 74 minutos de msica. 700 MB de dados gravados ou 80 minutos de msica.

SENAI talo Bologna

17

Iniciao Informtica - Perifricos

DVD Digital Video Disk Read Only Memory ou Digital Versatily Disk Read Only Memory. O DVD muito parecido com o CD, mesmo em tecnologia. A sua grande diferena reside no fato da maior capacidade de armazenamento do DVD, podendo chegar a 17 GB. Isto possibilita a digitalizao de filmes de longa metragem, com som da qualidade de CD, e vrias dublagens e legendas em vrios idiomas. DVD TIPO DVD-5 DVD-9 DVD-10 DVD-14 DVD-18 FACE No de camadas Capacidade em GB 4,7 8,5 9,4 13,2 17

simples 1 2 simples dupla 1 dupla 1 em uma face e 2 na outra dupla 2

MQUINAS FOTOGRFICAS DIGITAIS conectada ao computador permitindo a digitalizao de imagens em tempo real. uma mquina fotogrfica e, portanto pode ser usada para tal. As fotos tiradas sero digitais e podem ser transferidas ao computador. Mquina Fotogrfica Digital

CMERA DIGITAL Cmera cujo funcionamento anlogo a uma cmera fotogrfica que, ao invs de sensibilizar um filme, a luz captada por um transistor foto-sensvel, e a imagem digitalizada, ponto a ponto. Permite, no computador, a entrada e captura de vdeos. Realizamos conferncias eletrnicas e comunicao com udio e vdeo. Cmera Digital

18

SENAI talo Bologna

Iniciao Informtica - Perifricos

MESA DIGITALIZADORA Muito utilizado no setor de artes grficas e engenharia, que digitaliza os movimentos de uma caneta ptica em uma superfcie especial. Na realidade existem vrios tipos de mesas digitalizadoras para os mais variados fins.

Mesa Digitalizadora

PERIFRICOS DE SADA
Todo componente que transmite alguma informao ao usurio. MONITOR O Monitor o principal meio de exibio de dados. So formados por tubos de emisso de raios catdicos, que criam feixes de eltrons que so disparados at a tela revestida de fsforo. A vibrao destes feixes que faz produzir as centenas de cores existentes em nosso monitor.

Monitor CRT O nmero de cores disponvel e a resoluo da tela para exibio em um monitor dependem da Placa de Vdeo, juntamente com o monitor. No adianta ter uma tima placa de vdeo e um monitor que no suportar tais configuraes que a placa consegue exibir e vice-versa.

Monitor LCD

SENAI talo Bologna

19

Iniciao Informtica - Perifricos

A placa de vdeo depende da quantidade de memria, para poder exibir desde 16 cores at 16,8 milhes de cores e diferentes resolues. O mesmo acontece com a resoluo grfica, ou o nmero de Pixels existente em seu monitor. Um Pixel (Picture Elements) a menor resoluo de cor ou ponto de luz que sua tela pode projetar. A depender de sua Placa de Vdeo, seu monitor pode tambm ser configurado para reduzir os pontos de emisso de luz, dando uma maior resoluo de tela. Atravs de seu Sistema Operacional possvel esta resoluo aumentar de 640 x 480 pixels, 800 x 600 e 1024 x 768 por tela. As Placas de Vdeo com alta resoluo so imprescindveis se voc deseja trabalhar com programas que lidem com cores ou desenhos, e jogos que necessitem exibir muitas telas em tempo muito rpido. Os principais tipos de placas de vdeos com suas resolues e a quantidade de cores que cada uma capaz de reproduzir so: CGA 640x200 pixels com at 16 cores EGA 640x350 pixels com at 64 cores VGA 640x480 pixels com at 256 cores VGAPLUS 800x600 pixels com at 256 cores SVGA 1.024x768 pixels com 16 cores, 256 cores, High Color (16 bits) com 65.536 cores e True Color (24 bits) com 16,7 milhes de cores UVGA (ultra VGA) 1.280x1.024 e 1.600x1.280 pixels com 24 bits de cores Placa de Vdeo 3D

CAIXA DE SOM por esse perifrico que conseguimos escutar os sons emitidos pelo computador atravs da placa de som. Caixas de Som

20

SENAI talo Bologna

Iniciao Informtica - Perifricos

IMPRESSORA A Impressora um meio fundamental de exibir seus dados, relatrios, documentos. Existem basicamente quatro tipos de impressoras comerciais hoje em dia: TIPO DE IMPRESSORA Matricial Um cabeote de impresso se move pressionando uma fita com tinta, que ao encostar no papel, o borra. Jato de Tinta COMO

Um cabeote de impresso se move pela pgina e em cada pequeno ponto de impresso formada uma bolha de calor que estoura no papel, borrando a tinta.

Laser Imprime borrando em uma matriz de calor formada a partir da imagem do documento. a de melhor qualidade de impresso. Difuso de Cera Tecnologia parecida com a jato de tinta, com a diferena que utilizado cera (lquida ou slida) no lugar da tinta.

PLOTTER So utilizados em aplicaes profissionais de sinalizao interna e externa e na engenharia. Os plotters grficos a tinta e a cera so muito parecidos com as impressoras a jato de tinta e difuso de cera. So, no entanto, muito maior, imprimem em muitos substratos diferentes (como papel, lona, pano etc.), atingem resoluo fotogrfica e suportam tanto uso interno quanto externo. So utilizados na rea de Sign Makers, Designers, Marketing, CAD etc.

Plotter SENAI talo Bologna 21

Iniciao Informtica - Perifricos

PERIFRICOS DE ENTRADA E SADA:


Todo componente que transmite alguma informao para o computador e tambm transmite alguma informao para o usurio. Ou esse componente consegue transmitir e receber alguma informao.

MEMRIAS Outro componente fundamental do Computador a Memria RAM (do ingls Random Access Memory ou Memria de Acesso Aleatrio). na RAM que o processador realiza seus trabalhos. Todas as aplicaes que executamos, o processador armazena temporariamente na memria RAM para que possam ser processadas. Memria RAM A RAM tambm chamada de memria voltil, porque os dados que so armazenados nela, no permanecem quando desligamos o computador. A RAM apenas para trabalho. Existem ainda outros tipos de memria , alm da RAM. ROM-BIOS (Read Only Memory - Basic Input-Output Services - Memria Apenas de Leitura - Servio Bsico de Entrada e Sada). um chip de Memria responsvel por armazenar os procedimentos iniciais de checagem da situao de nosso computador e de caminho do Boot (carregamento do Sistema Operacional). Memria ROM A ROM-BIOS possui ainda um pequeno chip de memria, permanentemente carregado por uma Pilha Alimentadora, guardando as caractersticas do SETUP, que onde so armazenadas as configuraes alterveis da mquina, como data, hora, seqncia de Boot, etc. Essa memria ROM no voltil, isto , os dados armazenados nela no se perdem quando o computador desligado.

22

SENAI talo Bologna

Iniciao Informtica - Perifricos

Memria CACHE de um computador a ponte de acesso entre a Memria Ram e o HD. uma memria especial de alta velocidade projetada para acelerar o processamento das instrues dadas a memria principal pela CPU. A CPU pode acessar instrues e dados localizados na memria cache muito mais rapidamente do que na memria principal.

DISCO RGIDO ou HD ou WINCHESTER Se o Processador quem executa nossas ordens, e na Memria que ele trabalha, ser no Disco Rgido ou HD (Hard Disk) onde ele armazenar as informaes de modo permanente. no Disco Rgido onde o computador l as informaes que sero processadas. Essas informaes so guardadas sob a forma de Arquivos, que so a unidade de armazenamento de informao em discos. A evoluo dos discos rgidos faz com que sua capacidade venha sendo aumentada a cada ano. Existem winchesters de 20 Mb at alguns terabytes. HD Hard Disk - Winchester Os mais comuns so os de 10, 20, 30, 40, 80, 120, 160, 200, 250, 300 Giga Bytes. Nossos Arquivos podem ser de programas, textos, banco de dados, documentos, etc. E seu tamanho tambm varia. Quando o processador l um arquivo, o armazenando na memria, ele apenas o copia para l, permanecendo o arquivo sem modificao no HD, a no ser que voc queira alter-lo. A operao de inserir um arquivo no HD chama-se Gravar, e a de retirar um arquivo chama-se Excluir ou Deletar. Quando trabalhamos com o HD gravando arquivos, nosso Disco gira centenas de vezes por minuto, onde uma cabea magntica de gravao insere os dados binrios na estrutura do disco, sem sequer toc-lo. Para que um Disco possa estar til preciso que esteja Formatado, ou seja, tenhamos criado no Disco os lugares para o armazenamento magntico de nossos dados. SENAI talo Bologna 23

Iniciao Informtica - Perifricos

UNIDADES DE DISQUETES Assim como no HD, o computador possui duas outras unidades de gravao de dados em formato flexvel, e onde podemos transportar os dados gravados. Chama-se Unidade de Discos Flexveis, e os discos chamam-se Disquetes, ou Floppy Disk. Essas unidades so de dois tamanhos: 5 : 360 KB (baixa densidade) e 1,2 MB (alta densidade) e 3 : 720 KB e 1,44 MB . Da mesma forma que o HD, esses disquetes, para serem teis, precisam ser formatados. Atualmente a unidade 5 j no mais vendida com os computadores, pois caiu em desuso, mas ainda existem muitos computadores e disquetes com este formato.

Disquetes de 5

Disquetes de 3 .

Modelos de Disquetes 5 e 3 . Apesar do Disquete de 5 ter um tamanho maior, o de 3 que tem maior capacidade de armazenamento. As Unidades de Disco Flexvel localizam-se na frente do gabinete, possuindo um tipo de entrada para cada Disquete, e chamam-se Drive A.

Drive A Drive de Disquetes 3 . Os disquetes que voc estar usando requer cuidados especiais no seu manuseio. Sem os cuidados adequados, voc correr o risco de perder todas as informaes neles gravados.

24

SENAI talo Bologna

Iniciao Informtica - Perifricos

Siga sempre estas regras: Guarde-os nas suas protees quando no estiver usando. Insira-os nas unidades de disco cuidadosamente. No os exponham a extremos de temperatura, ou objetos magnetizados. Aguarde o drive terminar a leitura, isto , apagar o led de leitura, para depois remover o disquete.

PEN DRIVES Os Pen-Drives so dispositivos de armazenamento com tamanho muito reduzido e com capacidade de 2, 8, 16, 128, 256, 512 MB e de 1, 2, 4 GB. plugado na entrada USB da mquina e reconhecido automaticamente pelo Windows XP. Pen Drives

FITA DAT As Fitas Dat so utilizadas normalmente para efetuar backup em dados importantes. necessrio um drive especfico conectado ao computador para poder ler ou gravar as informaes nas fitas dat. Seus tamanhos so variados: 2, 4, 8, 12, 20, 24, 40, 80 GB. Fita Dat

ZIP DRIVE O Zip Drive um disquete de alta capacidade que necessita de um drive externo para ler ou gravar suas informaes. O disquete do Zip Drive tem tamanho maior que os disquetes normais e suas capacidades tambm so maiores: 25, 50, 100, 250 MB at 1 GB.

Zip Drive

SENAI talo Bologna

25

Iniciao Informtica - Perifricos

MODEM E FAX O Modem um acessrio responsvel por realizar a comunicao de dados entre seu computador e a Internet atravs da linha telefnica. Para se comunicar com outros computadores atravs do telefone, o modem transforma os sinais digitais de seu computador em sinais de pulso, capazes de trafegar em uma linha telefnica e chegar at outro modem. Modem e Fax Graas ao Modem possvel nos conectarmos a Internet. O modem antigamente era um aparelho separado do computador. Hoje em dia, a indstria de informtica simplificou o modem e ele apenas uma placa somada Placa-me.

CDRW CD-RW, e seu drive, so conhecidos como regravveis. Consegue-se gravar, apagar e regravar um mesmo CD. Note que este drive utiliza um tipo especial de CD (diferente dos CD virgens), e que as regravaes no so ilimitadas (como potencialmente o caso de um HD). Possuem os mesmos tamanhos do CD-ROM (650 e 700 MB). CDRW

26

SENAI talo Bologna

Iniciao Informtica - Perifricos

PLACA DE SOM A placa de som, que geralmente faz parte de um Kit Multimdia (kit multimdia um pacote que contm: drive de CD, caixas de som e placa de som), possibilita a execuo de som no computador. responsvel pela sada e entrada de som no computador. Tudo o que ligado a som, passa por essa placa.

Placa de Som

PLACA DE REDE Quando voc ver algum computador ligado a outro em uma empresa, saiba que isto uma rede. As redes so vrias mquinas interligadas para que todas elas tenham, geralmente, o mesmo contedo. Muito utilizado em grandes empresas esse recurso de rede; e somente atravs desta placa, isto possvel. Ela tem a finalidade de interligar um computador a outro, e assim sucessivamente.

Placa de Rede

DRIVE X DRIVER Drive o perifrico responsvel por receber os disquetes ou CDs para que possa ser feita a leitura dos mesmos no computador. Driver o software para instalao de algum hardware para que o sistema operacional reconhea e faa funcionar corretamente esse hardware. Por exemplo: driver da impressora e driver da placa de vdeo.

SENAI talo Bologna

27

Iniciao Informtica Elementos de Informao

Elementos de Informao
A forma como a arquitetura de um Processador foi elaborada faz com que ele se comunique apenas atravs de chaves positivas e negativas, assumindo valores 0 (zero) e 1 (um). Isso significa que para cada ordem que mandamos o Processador executar, ele realiza milhares de operaes apenas usando as chaves 0 e 1. A menor unidade de informao que um computador pode armazenar ento, este binmio 0 (zero) ou 1 (um). este tipo de informao chamamos Cdigo Binrio ou Bit (do ingls Binary Digit), que a Linguagem de Mquina usada pelos computadores. Para cada informao, o computador utiliza diversos 0 e 1 seguidos: 0011010101001011. Entretanto, utilizar o Bit como padro para uma medida de tamanho de informao seria um tanto cansativo, pois as informaes seriam medidas em milhares de bits. Por isso, a unidade padro de medida na informtica o Byte (Bynary Term, ou Termo Binrio), que o conjunto de 8 (oito) Bits. O byte representa um caractere, uma letra digitada. O byte equivale a oito (8) bits Exemplo:

01011101

1 BYTE

Essa arquitetura no parou a, pois medida que os dados iam ficando maiores, era necessrio aumentar os padres de medida. Utilizou-se, ento, a base 2 (as possibilidades 0 ou 1) e o expoente 10 para os prximos padres mtricos de dados no computador. Assim, as grandezas variam sempre a cada 210 ou 1024 bytes:

SENAI talo Bologna

29

Iniciao Informtica Elementos de Informao

MEDIDA Bit Byte Kilobyte (Kb) Megabyte (Mb) Gigabyte (Gb) Terabyte (Tb)

REPRESENTA O MESMO QUE 0 ou 1 - menor unidade de informao Conjunto de 8 bits ou 1 caractere 210 ou 1024 bytes 210 ou 1024 Kilobyte 210 ou 1024 Megabyte 210 ou 1024 Gigabyte

TABELA DE CONVERSO DAS UNIDADES (O valor correto 1024, conforme tabela acima, mas para facilitar as contas usaremos o valor 1000).

1000

1000

1000

bit

bytes

Kbytes

Mbytes

Gbytes

1000

1000

1000

30

SENAI talo Bologna

Introduo Informtica - Vrus

Vrus
O que so vrus de computador?
So programas desenvolvidos para alterar nociva e clandestinamente softwares instalados em um computador. Eles tm comportamento semelhante ao do vrus biolgico: multiplicam-se, precisam de um hospedeiro, esperam o momento certo para o ataque e tentam se esconder para no serem exterminados. Esto agrupados em famlias (boot, arquivo, programa, parties, etc), com milhares de variantes.

Como ocorre a contaminao?


O vrus chega ao computador por meio de arquivos (baixados da internet, anexados a e-mails, links ou gravados em CDs e disquetes). Quando o usurio abre um arquivo contaminado, o vrus comea a se espalhar pelo computador. Em determinado momento, a praga entra em ao, produzindo conseqncias nocivas ao micro.

Como os vrus so ativados?


Para ativar um vrus, preciso rodar (executar) o programa infectado. Quando voc executa o cdigo do programa infectado, o cdigo do vrus tambm executado e tentar infectar outros programas no mesmo computador e em outros computadores conectados a ele por rede.

Que tipos de arquivo podem espalhar vrus?


Todos os arquivos que contm cdigos executveis podem espalhar vrus (.exe, .sys, .dat, .doc, .xls etc.). Os vrus podem infectar qualquer tipo de cdigo executvel. Por exemplo: alguns vrus infectam cdigos executveis no setor de boot de disquetes ou na rea de sistema dos discos rgidos. SENAI talo Bologna 31

Introduo Informtica - Vrus

Outros tipos de vrus, conhecidos como "vrus de macro", podem infectar documentos que usam macros, como o processador de textos Word e a planilha de clculos Excel. Macros so cdigos utilizados para automatizar tarefas repetitivas dentro de um programa.

TIPOS DE VRUS 1. Vrus de BOOT


Os vrus de BOOT contaminam o setor de boot de disquetes e/ou discos rgidos (HD) (local que contm informaes especficas relativas formatao do disco e aos dados nele contidos) anexando-se a esta diviso dos discos e entrando em atividade quando o disco inicializado. A forma mais comum de propagao de um vrus de BOOT atravs de disquetes, podendo ocorrer tambm outras. Os vrus de boot j foram os mais disseminados, porm hoje com a menor utilizao de disquetes so mais raros. Alguns exemplos so Form e Michelangelo, Chernobyl.

2. Vrus de Executveis ou Parasitrios


Este tipo de vrus age contaminando programas, toda vez que um programa contaminado solicitado para execuo. Quando eles so executados, transferem-se para a memria do computador, de onde mais tarde contaminam as outras partes do micro e outros programas que so executados a partir da. Sua maioria criada em linguagem Assembly e tambm linguagem C, e possuem extenses: .com, .exe, .ovl, .dll, dvr, .sys, .bin.

3. Vrus de Macros
Os aplicativos Word, Excel, Power Point e Access possuem uma ferramenta que lhes possibilita agrupar a execuo de vrias tarefas simultaneamente, esta ferramenta chamada de macro. Um vrus de macro se utiliza deste recurso disponvel nestes programas para infectar o computador. Lembrar que um vrus de macro se utiliza dos modelos pr-existentes nos aplicativos para ser executado. Por exemplo, citamos o modelo de novo documento do Word.

32

SENAI talo Bologna

Introduo Informtica - Vrus

Exemplos de Vrus
W32.Nimda.A@mm - um worm que envia e-mails em grande quantidade. W32. Blaster.Worm - O worm tenta executar um DoS no servidor do Windows Update (www.windowsupdate.com). Esta tentativa evita que voc instale a correo da vulnerabilidade explorada por ele em seu computador. I Love You e Happy99: vem por e-mail com arquivo anexado. O happy99 quando era executado, fazia um festival de fogos de artifcio em seu micro, enquanto ficava mandando uma cpia de si prprio para todos os e-mails cadastrados em sua lista de endereos, igualzinho ao que acontece quando voc tem o vrus I Love You em seu micro. A diferena que o Happy99 no bagunava os dados de seu micro. Anna Kounikova: O invasor chega anexado a uma mensagem e finge trazer uma foto da tenista (AnnaKournikova.jpg.vbs). Como o texto da mensagem diz, em ingls, "Ol, veja isto!", o destinatrio levado a acreditar que se trata de uma foto da estrela internacional do tnis. Clica no link e a contaminao acontece. O vrus se instala e se autoenvia para toda a lista de contatos do Outlook. CIH Chernobvl (Vrus de boot): Este vrus foi criado na China em meados de Junho/98 e aps uma semana j havia se difundido pelo mundo. Ele infecta somente arquivos executveis. Quando um arquivo infectado executado, o vrus fica residente na memria infectando outros arquivos do mesmo tipo que forem sendo executados. um vrus difcil de ser detectado, pois o arquivo infectado fica exatamente com o mesmo tamanho do original. Este perigoso vrus pode causar dois tipos de danos no seu computador: 1 - Ele pode sobrescrever ou deletar informaes no seu HD escrevendo no setor de boot ou MBR. Se isso acontecer, voc perder todos os seus dados e ser obrigado a reparticionar o seu HD e comear instalar tudo de novo. A importncia dos backups. 2 - Ele pode danificar a sua BIOS.

CAVALOS DE TRIA OU TROJANS


So programas aparentemente saudveis que carregam escondido o cdigo de um vrus. Por exemplo: voc faz um download do que pensa ser um joguinho legal, mas quando executa o programa, ele apaga arquivos de seu disco rgido ou captura a sua senha da Internet. SENAI talo Bologna 33

Introduo Informtica - Vrus

Como os Trojans so transmitidos


As formas mais comuns de receber trojans so atravs de e-mails (com executveis ou arquivos camuflados "anexados") e atravs de outros programas, geralmente jogos. claro que isto ocorre sem o seu conhecimento: voc pensa que est apenas jogando ou, quando aparentemente nada acontece, que o arquivo anexado est com problemas.

O perigo que os Trojans representam


Caso seu micro seja contaminado, as conseqncias podem ser catastrficas: roubo de senhas (cuidado com seu netbanking e carto de crdito), cpia ou destruio de arquivos, formatao do HD, criao de pastas e documentos, etc.

Como se defender dos Trojans


Existem algumas "regras de ouro" para no ficar merc de crackers inescrupulosos. Na verdade, so procedimentos preventivos bsicos, fceis de serem seguidos, basta que voc NUNCA se esquea das regras: No instale programas que no sejam de origem absolutamente confivel. Cuidado com os programinhas dos amigos e, por incrvel que parea, hoje em dia at com programas freeware (gratuitos) baixados de sites aparentemente srios. No rode executveis que voc recebeu por e-mail. Use programas de deteco de trojans periodicamente (no so os programas anti-vrus), deixe-os ativos toda vez que for instalar um novo programa. TROQUE SUAS SENHAS assim que for invadido ou suspeitar de uma invaso. DESABILITE A OPO "SALVAR SENHA" onde for possvel.

HOAX
So boatos espalhados por mensagens de correio eletrnico, que servem para assustar o usurio de computador. Uma mensagem no e-mail alerta para um novo vrus totalmente destrutivo que est circulando na rede e que infectar o micro do destinatrio enquanto a mensagem estiver sendo lida ou quando o usurio clicar em determinada tecla ou link. Quem cria a mensagem hoax normalmente costuma dizer que a informao partiu de uma empresa confivel, como IBM e Microsoft, e que tal vrus poder danificar a mquina do usurio. Desconsidere a mensagem. 34 SENAI talo Bologna

Introduo Informtica - Vrus

Veja dois exemplos:


SULFNBK.EXE
Gente, isso srio. No deletem antes de ler. Quem me passou essa mensagem foi um amigo e o vrus SULFNBK.EXE estava escondido nos nossos computadores. Leiam com ateno, t? verdade !!!! Eu verifiquei e tinha o vrus nos computadores aqui da empresa que possuem acesso internet. No piadinha nem pegadinha (juro!) "Alerta Vermelho!" Pessoal, procedimentos que deveriam ser tomados para a possvel deteco do maledeto SULFNBK.EXE. e eu fui conferir s por desencargo de conscincia. Pois , o bichinho estava l, escondido at do Norton, talvez esperando algum gatilho pr comear a trabalhar...... A vo as orientaes que eu segui risca e que me levaram ao tal coisinha ruim: 1 - Iniciar/Localizar Pastas. Digite o nome do animal: SULFNBK.EXE 2 - Se for encontrado, abra o Windows Explorer, v at a pasta onde ele foi encontrado e no abra o arquivo nem em caso de incndio, ok? 3 - Apenas delete o cara de l. 4 - O meu estava em Windows/Command. Sim, o Norton no detectou. Sim, o Viruscan da Mcafee no detectou. No sabemos se ele faz algum estrago na mquina, mas acho que ningum aqui vai querer testar para saber!!!! Eu nem imaginava que tivesse hspedes no meu PC. Meu Norton est atualizado e o Scandisk da MCafee tambm!

JDBGMGR.EXE
Informaes e ajuda para identificar o VIRUS que causou tanta confuso nas provedoras de internet em BH e em vrios grupos de endereo como o do Jerimum no ltimo dia 18 de abril. Este vrus automaticamente retransmitido a todos os endereos armazenados em nossas listas de contatos. Infelizmente no podemos evit-lo pois ele no detectado por Mcafee ou o Norton e permanece oculto por 14 dias antes de agir. Portanto, peo a todos, mesmo os que no sentiram nada de diferente em suas mquinas, que faa o teste a seguir para ver se realmente esse vrus no est escondido no seu computador. Contando com a compreenso de todos, sinto-me na obrigao de alert-los, j que pela primeira vez isso ocorreu com o nosso mailing. Portanto, siga atentamente os passos a seguir : 1) Clique em "Iniciar" depois "localizar" (ou buscar); 2) Em "localizar" clique em "Pastas e arquivos" - escrever o nome do arquivo "virtico": jdbgmgr.exe; 3) Assegure-se de que est procurando-o no drive C; 4) Localizar agora; 5) O vrus possui um cone em forma de ursinho (cinza); 6) Caso voc o encontre, no abra de maneira alguma, delete-o imediatamente, 7) No esquea de retir-lo da Lixeira, pois seno nada adiantar. 8) Caso voc encontre este vrus no seu computador, envie esta mensagem a todas as pessoas que estejam na sua agenda de endereos antes que este cause algum dano maior.

SENAI talo Bologna

35

Introduo Informtica - Vrus

O arquivo sulfnbk.exe um programa do Windows 98 e verses subseqentes. Esse programa ou aplicativo possibilita a manipulao de arquivos com nomes compridos, isto , arquivos cujos nomes tenham mais de 8 caracteres. O arquivo jdbgmgr.exe, caso voc tenha seguido as instrues contidas no e-mail e apagado esse arquivo, no necessrio recuper-lo a menos que voc use o Microsoft Visual J++ 1.1 para criar programas em Java no Windows XP / NT 4.0 / 98SE, 98 / 95. Portanto, se voc no cria programas em Java ento no h necessidade de recuperar o jdbgmgr.exe. Se voc usa Java, ento ter que recuper-lo.

O que fazer para evitar os vrus?


Existem vacinas para os vrus de computador. So os softwares antivrus, que podem ser usados tambm como um antdoto em mquinas j infectadas. Existem vrios programas no mercado, que so atualizados constantemente. Dicas: No usar programas piratas, principalmente jogos; Evite o uso de disquetes proveniente de outros computadores Evite baixar programas por meio da internet; Acostume-se a fazer backup de seu sistema ou arquivos importantes; Remova imediatamente o vrus assim que ele for encontrado; Use sempre um programa antivrus.

Programas de Proteo
Antivirus Norton Antivrus, Mcaffe Viruscan, Panda Antrus, Avast (http://www.avast.com), AVG (http://www.grisoft.com). Spywares SpyBot Search and Destroy (gratuito), Ad-Aware SE Personal. Firewall Norton Personal Firewall, Zone Alarm (gratuito) Windows Update e Office Update http://www.windowsupdate.microsoft.com/ http://office.microsoft.com/pt-pt/officeupdate/default.aspx 36 SENAI talo Bologna

Iniciao Informtica - Malwares

Malwares
Muitos usurios do Windows esto com os computadores infectados por malwares e s sabem disso quando o Windows comea a se comportar de maneira estranha. Os sintomas incluem: Janelas do Internet Explorer abrindo sozinhas; Sites desconhecidos aparecem quando se quer fazer uma busca; O Internet Explorer tem uma nova pgina inicial sem que voc tivesse configurado-o para isso; Programas anti-spywares deixam de funcionar (ao serem abertos, fecham-se automaticamente); O acesso internet torna-se lento sem motivo; O Windows est mais lento do que de costume;

Os malwares mais conhecidos so:

Spywares
Ele reside no disco rgido de seu computador e normalmente tem um conjunto prtico e atrativo de funes primrias. A funcionalidade principal no tem nada a ver com espionagem. Ela pode ser um utilitrio, um tocador de MP3 ou algum tipo de jogo e normalmente oferecido gratuitamente, um freeware. O problema que, alm de suas funes primrias, o Spywares tambm tem um segundo componente que recolhe informaes sobre os seus hbitos computacionais e envia essa informao para o editor do software pela Internet. Como essa ao secundria geralmente ocorre sem o seu conhecimento, um software com esse tipo de funcionalidade dual passa a ser chamado de Spywares.

SENAI talo Bologna

37

Iniciao Informtica - Malwares

Adwares
Este tipo de praga similar ao Spywares - mas ao invs de enviar dados pessoais do usurio ele transmite informaes sobre o uso da mquina alm de exibir publicidade direcionada a voc. Se o seu sistema operacional costuma abrir pop-ups sem motivo algum ou pede acesso Internet a todo momento, sem que voc esteja fazendo nada que necessite de uma conexo, muito provvel que o seu computador tenha algum adware instalado.

Hijackers
So programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet, principalmente o Internet Explorer. Quando isso ocorre, o hijacker altera a pgina inicial do browser e impede o usurio de mud-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivrus, por exemplo).

Worms
Similares aos vrus, com a diferena de que conseguem realizar cpias de si mesmos ou de algumas de suas partes (e alguns apenas fazem isso). Os worms no necessitam infectar outros arquivos para se multiplicar e normalmente se espalham usando recursos da rede (o e-mail o seu principal canal de distribuio atualmente).

Keyloggers
So pequenos aplicativos que podem vir embutidos em vrus, spywares ou softwares suspeitos, destinados a capturar tudo o que digitado no teclado. O objetivo principal, nestes casos, capturar senhas.

Spam
Spam so mensagens enviadas a muitos destinatrios sem a solicitao ou necessidade dos usurios de e-mail.

38

SENAI talo Bologna

S-ar putea să vă placă și