Sunteți pe pagina 1din 2

FICHA 1

A GEOGRAFIA E A PAISAGEM

1. Descobre, para as afirmaes que se seguem, a frase que as completa correctamente. 1.1 A Geografia a cincia que estuda... a) ... a actividade do Homem sobre a superfcie da Terra. b) ... as origens, caractersticas e evoluo das paisagens. c) ... as paisagens humanizadas da Terra. 1.2 As paisagens contm... a) ... um certo nmero de elementos. b) ... um certo nmero de factores. c) ... um certo nmero de elementos e de factores. 1.3 Faz-se uma observao directa de uma paisagem quando... a) ... vemos um filme. b) ... estamos no prprio local. c) ... observamos um local atravs de imagens de satlite. 2. Observa com ateno as Figs. 1 e 2.

Fig. 1

Fig. 2

2.1 Identifica os elementos naturais e humanos de cada uma das figuras. 2.2 Classifica as paisagens representadas nas Figs. 1 e 2. 2.3 Das frases que se seguem, selecciona as verdadeiras. a) As paisagens transformam-se mesmo sem a interveno do Homem. b) A paisagem da Fig. 2 est muito humanizada, no apresentando elementos naturais. c) A paisagem da Fig. 2 uma paisagem rural. d) A paisagem representada na Fig. 1 est localizada numa regio de clima desrtico, o que contribui para a inexistncia de elementos humanos.
2006

COORDENADAS CLUBE DO EXPLORADOR GEOGRAFIA 7. o ANO

FICHA 1 PG. 1

3. L com ateno as frases que se seguem e completa-as, procurando na chave a palavra certa para cada espao.
Palavras-chave: elementos; rurais; naturais; frteis; amenos; actividade; urbanas; oceanos; rios.

a) As paisagens mais humanizadas encontram-se em regies de climas mais _______________ , geralmente prximas dos _______________________ ou ao longo das margens dos grandes _______________ , onde os solos so mais _______________ . b) As paisagens _______________ caracterizam-se por resultarem de um processo de humanizao onde predomina a _______________ agrcola. c) Por sua vez, as paisagens ____________________________ apresentam poucos ou nenhuns _______________ , pois estes foram transformados ou substitudos pelo Homem. 4. Observa a Fig. 3 e l a frase que se segue: As paisagens naturais tendem a diminuir e as paisagens humanizadas, por seu lado, tendem a expandir-se cada vez mais. 4.1 A frase transcrita ser verdadeira? 4.2 Justifica a tua resposta.

Fig. 3

2006

COORDENADAS CLUBE DO EXPLORADOR GEOGRAFIA 7. o ANO

FICHA 1 PG. 2

S-ar putea să vă placă și