Sunteți pe pagina 1din 2

Boletim de Factos 2

A publication from the DESIRE project - funded by the European Unions 6th Framework Program Global Change and Ecosystems

2011-01

Com base na experincia das reas de estudo do DESIRE

Pesquisa sobre a Desertificao: As discusses entre os investigadores e os decisores podem fazer toda a diferena

Beneficirios do DESIRE na China

Porque que os investigadores precisam falar com os decisores?


O combate degradao do solo e desertificao um trabalho complexo e muitos factores devem ser levados em considerao. Podemos ter como alvo a gesto sustentvel do solo, mas s vezes, o que sustentvel para o ambiente natural, difcil de traduzir em utilizao sustentvel do solo para os que queiram viver e trabalhar no terreno. Os decisores precisam de formas de serem informados sobre as ltimas estratgias e tecnologias pelos investigadores. Assim eles sero capazes de compreender os riscos da desertificao e tomar decises sobre os planos de gesto do solo. A investigao feita em colaborao com um vasto leque de beneficirios, desde os decisores at os alunos da primria, ter um maior potencial de eficcia. Se novas ideias baseadas em investigao cientfica puder ser compartilhada e compreendida, podero ser postas em aco para atingir o alvo comum.

Benefcios para os decisores


Existem muitas oportunidades para os decisores colaborarem com os cientistas, e acessarem e compararem as informaes e conhecimentos. Os decisores frequentemente desejam uma avaliao concisa do nvel e da natureza da degradao do solo nas suas localidades, que no sejam prejudicadas por interesses de nenhum grupo particular. Os cientistas so capazes de fazer isso, e podem fornecer factos fiveis mais a avaliao da importncia desses factos. Contudo, os detalhes na literatura cientfica podem frequentemente ser muito tcnico, ou relacionados apenas s pequenas ou mesmo s hipotticas reas. A traduo para uma linguagem no cientfica pode ser necessria. Os decisores podem ajudar ao colaborarem com projectos de investigao para definir quer as questes de investigao quer as formas como a investigao deve ser relatada.

Benefcios para os investigadores


Os investigadores precisam saber que barreiras, associadas s polticas e regulamentos, podem estar no caminho da sustentabilidade ambiental. Os decisores podem explicar como as polticas foram seleccionadas e utilizadas. Os decisores podem tambm ajudar ao identificarem os diferentes interesses que determinam as vrias opes de utilizao do solo.

Em Boteti, Botsuana, o nmero de pessoas em emprego casual sem uma forte participao no futuro do seu ambiente, a

Formas como os decisores tm sido envolvidos na investigao do DESIRE

Portugal

University of Aveiro

ESAC

Em Mao e em Gis, Portugal, os investigadores e os beneficirios esto a encontrar formas de restringir o aumento de fogos florestais e reduzir a eroso do solo e outros impactos. Os decisores foram envolvidos na organizao dos ateliers dos beneficirios, a identificarem onde as leis de proteco ambiental podero ser implementadas com mais efeitos. Os decisores tambm visitaram as reas de estudos para discutirem assuntos sobre a desertificao com os beneficirios. O municpio de Mao est agora a colaborar no desenvolvimento de tcnicas de implementao, por exemplo o Sistema de Rede de Faixas Principais para a gesto do combustvel.

Creta

Agricultural University of Athens

Em Creta, os cientistas levaram os seus colegas de investigao de todo o mundo para um encontro com o Presidente da Cmara de Agia Varvara, e juntos discutiram como resolver os Runoff and sediment problemas locais de eroso nos olivais e pomares de citrinos. A collector on a plot investigaocornconduzida em estreita colaborao com OADYK, with emerging a Organizao para o desenvolvimento da Ilha de Creta Ocidental.
IRD

J. De Vente, EEZA-CSIC

Botsuana

University of Botswana Em Boteti, Botsuana, o nmero de pessoas em emprego

casual sem uma forte participao no futuro do seu ambiente, aumentou desde 1989. Os investigadores do DESIRE sugeriram formas de combate pobreza atravs de Runoff and sediment collector in a ideias para empregos mais plot with emergingTal proposta tem diversificados. corn. IRD sido a criao de uma fbrica de produo de biogs, para gerar energia a partir de esterco de gado. O Departamento de Energia est a promover o projecto-piloto de biogs em Boteti e em outras reas de Botswana. Os responsveis do Departamento Florestal planeiam empenhar-se em conjunto num projecto de reflorestao em Boteti para complementar o projecto de biogs. Assim, atravs da discusso entre os responsveis polticos e os investigadores, o campo de investigao foi aberto para reas socioeconmicas e energias alternativas.

Compilado por Nichola Geeson , Maude Gentit e Marie Jose Van der Werff ten Bosch, Dezembro 2010 Traduzido por: Eduardo Amarildo Reis

Para mais informaes, ver:


O projecto DESIRE (2007-2012) financiado pela Comisso Europeia, VI Framework Program, Mudanas Globais e Ecossistemas, e congrega a experincia de 26 institutos de investigao internacionais e organizaes no-governamentais (ONGs). Este projecto implementado pela ALTERRA Instituto de investigao para o ambiente vivo e verde nos Pases Baixos. Copyright and Disclaimer: www.desire-project.eu/disclaimer

Sistema Harmonizada de Informao do DESIRE: www.desire-his.eu e website do DESIRE : www.desire-project.eu


Contacto DESIRE coordenador: Coen.Ritsema@wur.nl Contact o DESIRE Comunicaes: ngprojects3@googlemail.com

As opinies expressas neste boletim informativo e no website pertencem ao consrcio do projecto DESIRE e no reflectem necessariamente a viso da Comisso Europeia.

S-ar putea să vă placă și