Sunteți pe pagina 1din 7

PLANO DE AULA

REA: Teoria do Conhecimento TEMA: Introduo ao Empirismo HISTRIA DA FILOSOFIA: Moderna INTERDISCIPLINARIDADE: Artes (Imagens) DURAO: 2 aulas de 50 cada AUTORA: Luiza Vitria Cristina dos Reis e Rocha Ferreira de Oliveira

OBJETIVO: Apresentar os principais conceitos do pensamento de David Hume.

METODOLOGIA: Exposio dialogada a partir da atividade com uma pequena mensagem (a lio da mosca) utilizando imagens expostas pelos slides.

PROGRAMAO: Aula 01: Apresentar os principais conceitos do pensamento de David Hume. Aula 02: Atravs da histria da lio da mosca, pretendo introduzir os principais conceitos do filsofo David Hume de modo a facilitar e tornar acessvel o seu pensamento. Com o resumo que pode ser apresentando em transparncia e colocar de fato os principais pontos como vida, obra e conceitos do filsofo. O slide que ser apresentado demonstrara aos alunos, claramente, como importante buscar conhecer atravs do vnculo razo e experincia.

CONTEDO: Ser solicitada uma pequena redao de cinco a dez linhas na qual o aluno discorra sobre o conhecimento na teoria exposta.

A Lio da Mosca. Certa vez, duas moscas caram num copo de leite... A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou at a borda do copo. Como a superfcie era muito lisa e suas asas estavam molhadas, no conseguiu escapar. Acreditando que no havia sada, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou. Sua companheira de infortnio, apesar de no ser to forte, era tenaz e, por isso, continuou a se debater e a lutar. Aos poucos com tanta agitao, o leite ao seu redor formou um pequeno ndulo de manteiga no qual ela subiu. Dali conseguiu levantar vo e sair do copo. Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido, novamente caiu num copo, desta vez cheio de gua. Como pensou que j conhecia a soluo daquele problema, comeou a se debater na esperana de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflio da companheira de espcie, pousou na beira do copo e gritou: A mosca tenaz respondeu: "Pode deixar que eu sei como resolver este problema." E continuou a se debater mais e mais at que, exausta, afundou na gua.

Questionamento com a sala de aula:

Quantos de ns, baseados em experincias anteriores, deixamos de observar as mudanas ao redor e ficamos lutando inutilmente at afundar em nossa prpria falta de viso! Criamos uma confiana equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experincias. Ficamos presos a velhos hbitos que nos levaram ao sucesso no passado e perdemos a oportunidade de evoluir. Para vocs o que significam as palavras: experincia e hbito?

Agora vamos tratar a respeito de um filsofo que tem muito a nos dizer sobre essas palavras to importantes.

David Hume ( 1711/1776)

VIDA E OBRA Nasceu e cresceu prximo a cidade de Edimburgo, Esccia. Com apenas 11 anos entrou para Universidade de Edimburgo onde estudou: latim, grego, matemtica, fsica e filosofia. Em 1739 mudou-se para a Frana e publicou seu primeiro livro: Tratado da Natureza Em 1745, tentou ingressar como professor na Universidade de Edimburgo, mas no foi aceito o que o decepcionou muito. Em 1748, reeditou o Tratado como Ttulo de Ensaios Filosficos sobre o entendimento humano. Publicou tambm uma obra sobre a histria da Inglaterra o que foi considerado por muitos uma obra profunda. Viveu cinco anos na Embaixada britnica em Paris, retornou Inglaterra em 1766 acompanhado do filsofo Rousseau. Aps se aposentar em 1769, voltou para Edimburgo e faleceu em 1776. HUME, O EMPIRISTA. Visava esclarecer todos os conceitos e raciocnios confusos inventados pelos filsofos. Props o retorno experincia espontnea do mundo CONCEITOS IMPORTANTES: Impresses Percepes Hbito ou Crena Idealismo Transcendental

HUME estabelece que o homem possui duas formas distintas de percepo:

1. 2. 3.

Impresses: So conhecidos adquiridos imediatamente pela experincia e so bem vivas. Ex: Tomar caf extremamente quente. Percepo: um tipo de sensao menos viva, menos clara que a impresso. Hbito ou Crena: a repetio de experincias sensveis, estabelecendo uma relao de causa e efeito.

4.

Idealismo Transcendental: buscar conhecer atravs da vinculao entre razo e da experincia.

3- Fragmentos (slides da Lio da Mosca) Ser passado o slide em power point da lio da mosca, no final da aula. Aps isso, os alunos faro uma redao como mtodo avaliativo do contedo tratado.

Certa vez, duas moscas caram num copo de leite...

A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou at a borda do copo. Como a superfcie era muito lisa e suas asas estavam molhadas, no conseguiu escapar. Acreditando que no havia sada, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou.

Sua companheira de infortnio, apesar de no ser to forte, era tenaz e, por isso, continuou a se debater e a lutar. Aos poucos com tanta agitao, o leite ao seu redor formou um pequeno ndulo de manteiga no qual ela subiu. Dali, conseguiu levantar vo e sair do copo.

Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido, novamente caiu num copo, desta vez cheio de gua. Como pensou que j conhecia a soluo daquele problema, comeou a se debater na esperana de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflio da companheira de espcie, pousou na beira do copo e gritou:

"Tem um canudo ali, nade at l e suba".

A mosca tenaz respondeu: "Pode deixar que eu sei como resolver este problema." E continuou a se debater mais e mais at que, exausta, afundou na gua.

SOLUES DO PASSADO, EM CONTEXTOS DIFERENTES, PODEM TRANSFORMAR-SE EM PROBLEMAS. SE A SITUAO SE MODIFICOU, D UM JEITO DE MUDAR.

Quantos de ns, baseados em experincias anteriores, deixamos de observar as mudanas ao redor e ficamos lutando inutilmente at afundar em nossa prpria falta de viso! Criamos uma confiana equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experincias. Ficamos presos a velhos hbitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir.
por isso que os japoneses dizem que na garupa do sucesso vem sempre o fracasso. Os dois esto to prximos que a arrogncia pelo sucesso pode levar displicncia que conduz ao fracasso. Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformaes e fazer as mudanas necessrias para acompanhar a nova situao.
(De: Os Donos do Futuro-Roberto Shinyashiki)

Se a nica ferramenta que voc conhece o martelo, todo problema que aparece voc pensa que prego.

ATIVIDADE: No final da aula os alunos respondero o seguinte questionrio.

1) De acordo com o empirismo de Hume marque (V) ou (F)

a) ( ) O conhecimento para Hume se d pelo hbito, que possvel a partir de uma relao entre causa e efeito, que tem origem na natureza humana. b) ( ) Quando temos a possibilidade e realizar observaes de casos semelhantes atingimos o hbito. c) ( ) Ao realizarmos uma experincia de aquecer a gua a 100 C deduzimos que ela ferver e sempre afirmamos pela seqncia de eventos ou pela fora do hbito. d) ( ) Toda causa produz o mesmo efeito desejado. Isto porque a relao se d entre os objetos e no na nossa natureza de conhecer.

GABARITO: A) V, B) V, C) V, D) F

AVALIAO: A avaliao se realizar mediante a anlise de um texto de aproximadamente 15 linhas feito pelos alunos o qual ser entregue no final do mdulo. BIBLIOGRAFIA CHAUI, Marilena. Convite Filosofia. 7 ed. 2 imp. editora tica, 2000. ARANHA, M. L de A. & MARTINS, M. H. P. Filosofando. So Paulo, Moderna, 1986.

S-ar putea să vă placă și