Sunteți pe pagina 1din 3

BORBA, Eloise Ferreira Faistauer de (proeloise@gmail.com); VIEIRA, Sandra Corra (cpead.sandra@gmail.com) Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Polo de Apoio Presencial do Municpio do Balnerio Pinhal, RS

Como a arte atravs dos princpios da Arteterapia pode produzir a incluso escolar de alunos com necessidades especiais?

CONSIDERAES INICIAIS
Amai a infncia; favorecei suas brincadeiras, seus prazeres, seu amvel instinto. Quem de vs no teve alguma vez saudade dessa poca em que o riso est sempre nos lbios, e a alma est sempre em paz? J.J. Rousseau

ARTETERAPIA
O uso da Arteterapia em mbito escolar teve como pioneiras duas professoras e irms Margaret Naumburg e Florence Cane, no ano de 1914. Foram elas as precursoras e as primeiras a utilizar a Arteterapia e a arte-educao como mtodo de psicoterapia e pedagogia.

O trabalho aqui apresentado tem como seu principal tema a utilizao da Arteterapia como ferramenta para a incluso escolar de alunos com necessidades especiais. Busca-se pensar sobre a utilizao de espaos que possibilitem a incluso dos educandos atravs de oficinas de criao, sendo que o foco central do trabalho visa discutir sobre essas atividades na Educao Especial.

A ARTETERAPIA E A INCLUSO
Ao utilizarmos a arte como terapia, proporcionamos as crianas e/ou adultos com necessidades especiais a possibilidade de poder criar, resgatando e aflorando o seu potencial criativo. Muitas vezes a arte a nica forma que aluno tem para expressar a sua capacidade e mostrar o seu dom artstico. Ao oferecer atividades artsticas como desenho, pintura, modelagem, dana, msica e teatro s crianas e adultos com deficincias teremos como principal objetivo, a sociabilizao com a probabilidade de integrao/incluso entre outros fins sociais.

OBJETIVOS
Analisar e descrever atividades desenvolvidas com alunos com necessidades especiais, tendo como princpio o universo arteteraputico, na busca da incluso desses sujeitos.

Objetivos especficos:
aprofundar os estudos sobre os princpios da Arteterapia como ferramenta de incluso na escola; desenvolver oficinas de criao atravs dos princpios da Arteterapia com alunos com necessidades especiais; relatar os proveitos que a Arteterapia proporciona em crianas na normalidade e crianas e adultos com necessidades especiais;

POR QUE A ARTE?


A arte facilita a criatividade. A arte til no trabalho com a imaginao e o inconsciente. Os produtos artsticos so concretos e podem ser examinados depois de prontos. A arte pode ser prazerosa e isso pode levar um grupo ao prazer compartilhado. (LIEBMANN, 1994)

REFERENCIAL TERICO
O referencial terico parte dos estudos de Pain (2009) e Andrade (2000) sobre a Arteterapia. A metodologia consistiu na realizao de oficinas de criao tendo como princpio a Arteterapia. A coleta dos dados foi realizada atravs das anotaes, em um dirio de bordo, sobre os resultados obtidos nas atividades desenvolvidas. A busca terica desta pesquisa buscou ressaltar a Arteterapia como metodologia ou ferramenta que contribui para a incluso de crianas/adultos com necessidades especiais no contexto escolar. A prtica iniciou atravs de atividades com os alunos, com nfase na Arteterapia, na Escola Antnio Francisco Nunes, no ano de dois mil e nove (2009) at os dias de hoje. As primeiras experincias em Arteterapia desenvolvidas nesta instituio aconteceram no turno inverso. A clientela era composta de crianas e adultos.

UM EXEMPLO DETALHADO
MEU JARDIM Diz Rubem Alves que segundo as Escrituras Sagradas, Deus estava infeliz. Por isso teve um sonho. Sonhou em construir um jardim. Dedicou-se, assim, a plantar um jardim para ficar alegre. Colocou nesse jardim estrelas, sol, lua e foi afunilando at chegar a um lugar bem pequeno que chamou de Paraso. (ALVES, 2004. P.17) Meu jardim foi o primeiro processo arteteraputico realizado na escola. O primeiro grupo era composto por dez crianas, do 3 ao 5 ano. Nesta turma tnhamos um menino cadeirante e um menino com deficincia auditiva. O projeto Meu Jardim ocorreu em cinco encontros. O objetivo era levar o aluno a vivenciar os cinco sentidos: olfato, paladar, tato, viso e audio. Esses sentidos no seriam provocados de forma simples. Os alunos seriam levados a percorrer um caminho que fizesse aflorar de dentro de cada um deles os verdadeiros sentidos. Sabemos que os sentidos funcionam o tempo todo como verdadeiros informantes do mundo exterior.

CONSIDERAES FINAIS
A primeira oficina de criao relatada nesse artigo foi escolhida por sua caracterstica de oferecer facilidade operacional, no era preciso ser um artista plstico, entender de arte, o que facilitou e no agravou as j naturais defesas e resistncias apresentadas em qualquer processo teraputico. Com isso abriram-se portas para as novas oficinas de criao. Os benefcios notados:

REFERNCIAS
ALVES, Rubem. Educao dos sentidos e mais... Campinas, SP: Verus Editora, 2005. ANDRADE, Liomar Quinto de. Terapias Expressivas. So Paulo: Vector, 2000. ANTUNES, Celso. A prtica dos quatro pilares da Educao na sala de aula. Petrpolis, RJ: Vozes, 2010. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Marcos Poltico- Legais da Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva/ Secretaria de Educao especial. Braslia: Secretaria de Educao Especial, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. Fundao Victor Civita. Nova Escola. As leis sobre diversidade. So Paulo, SP. Encontrado em http://revistaescola.abril.com.br/inclusao - visto em 08/01/2012. LIEBMANN, Maria. Exerccios de arte para grupos: um manual de temas, jogos e exerccios. Traduo de Rogrio Migliorini. So Paulo: Summus, 2000. PAN, Sara. Os fundamentos da Arteterapia. Traduo de Giselle Unti. Petrpolis, RJ: Vozes, 2009. PAIN, Sara e JARREAU, Gladys . Teoria e Tcnica da Arteterapia A compreenso s sujeito Traduo de Rosana Severino Di Lecone Artes Medicas - Porto Alegre 1996. PHILIPPINI, Angela. Mas o que mesmo Arteterapia? Volume V da Coleo de Revistas de Arteterapia Imagens da Transformao Pomar 1998. Encontrado em http://www.arteterapia.org.br visto em 17/01/2012 PRECIOSA, Rosane. Produo esttica: notas sobre roupas, sujeitos e modo sde vida. So Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.

As crianas levavam seus trabalhos para casa como um trofu e isso satisfez os pais. A incluso ocorreu de forma simples e natural. O fato de proporcionar momentos de integrao entre os alunos refletiu na sala de aula. O ajudar aquele que necessita passou a ser uma atividade comum entre educandos. A arte auxilia na incluso. Quando utilizamos oficinas de criao que no possuem cunho esttico fica evidente que menos sofrido incluir. A arte em si, no precisa ser perfeita. Qualquer manifestao aceita. No preciso pensar no correto, no preciso pensar no resultado.
Pensava-se que aos alunos com necessidades especiais precisavam se adaptar a escola. Hoje se acredita que, o conceito de incluso prev que as escolas se adaptem para atender a necessidade de todos. A grande mudana que o nmero de matriculas em escolas regulares em dois mil e oito (2008) j ultrapassou o das escolas especiais. E o melhor de tudo isso que h muito mais professores engajados em fazer da incluso uma realidade e com isso preparar o aluno de hoje para no futuro ser o profissional que ir conviver de forma harmoniosa e sem preconceito com a diferena.

S-ar putea să vă placă și