Sunteți pe pagina 1din 18

Por que Voc Est Doente?

POR QUE VOC EST DOENTE?


(NOTA: Por alguma razo injustificvel perdemos o nome do autor deste tema.)

1. Esta noite gostaria que me acompanhassem ao consultrio de um dos milhares de doutores que exercem medicina em nosso pas. O interrogatrio e consulta, caso que vamos escutar, repete-se uma centena de vezes cada dia como demonstrao de um feito que quisera apresentar hoje para vocs.
(O dilogo que segue poderia ser gravado e acompanhado com diapositivos sobre cenas num hospital ou no consultrio de um mdico.)

O MDICO acaba de escrever os dados pessoais no histrico clnico de seu novo paciente, homem um pouco obeso e cujo rosto reflete certa ansiedade. O que sente, senhor? Pois bem, doutor, desde algum tempo sinta dor freqente e uma estranha presso no peito. Acentua-se esta dor ao fazer algum esforo? Sim, doutor; ao subir escadas ou andar depressa, vem a dor. Dorme bem noite? A verdade que h vrios anos custo a conciliar o sono e sempre tomo algum medicamento para dormir. Tem bom apetite, no verdade? Muito bom; embora h anos tive lcera do duodeno e s vezes sinto ardor no estmago que alivia tomando bicarbonato. Voc fuma? Sim, desde jovem, mas no mais de um mao por dia. Toma caf?

Por que Voc Est Doente? 2 Fui proibido quando tinha a lcera, mas agora tomo vrias xcaras por dia, embora note que no me faz muito bem para o estmago. Usa bebidas alcolicas? Apenas vinho na mesa, e em ocasies especiais alguma bebida forte, mas sempre sem exceder-me, doutor. A Lei da Semeadura e da Colheita O resto do interrogatrio continuou revelando os hbitos vitais do paciente, que poderiam ser resumidos assim: vida sedentria, atividade fsica insuficiente, alimentao excessiva, hbitos txicos vrios e atitude mental de ansiedade e tenso constantes. O exame fsico, completado com anlises, radiografias e um eletrocardiograma, revelou no paciente um princpio de diabetes e arteriosclerose com estreitamento das artrias coronrias (que irrigam o msculo cardaco), excessiva acidez gstrica e deformao ulcerosa do duodeno. A tarefa mais difcil para o mdico, neste caso, no foi chegar ao diagnstico exato, mas fazer o paciente compreender que seus problemas no poderiam ser resolvidos simplesmente tomando alguns remdios, e que a recuperao de sua sade requeria mudanas profundas em sua forma de viver, a correo de seus hbitos txicos e alimentares, e a reorganizao de sua atitude mental frente aos problemas da vida. No organismo tambm se cumpre a lei da semeadura e da colheita, e nossos hbitos fsicos e mentais de hoje, nosso modo de trabalhar e de descansar, de comer e beber, etc., constituem a semeadura, que determinar em grande medida a colheita de sade ou enfermidade para os anos futuros. Eis aqui o fato a que antes me referia e que muitos no entendem ou no querem entender. Que a Sade?

Por que Voc Est Doente? 3 A sade o completo bem-estar que resulta do funcionamento normal e harmonioso de todas as funes biolgicas e psquicas de nosso ser.
(A parte que segue deve ser ilustrada com diapositivos, filme, luz negra ou qualquer outro meio que permita seguir a explicao.)

Os diversos rgos que formam nosso corpo possuem estruturas totalmente distintas umas das outras, adapta das s diversas funes que cada uma realiza. Assim por exemplo o crebro, centro do controle geral do organismo, est integrado de milhes de pequenos receptores, transmissores ou conectores as clulas nervosas das quais partem finssimos cabos condutores cobertos de uma delicada capa isolante. Algumas dessas fibras nervosas conduzem estmulos procedentes dos centros nervosos a todos os rgos do corpo; outras levam aos centros constante informao do que ocorre nos rgos; e as que procedem dos rgos dos sentidos transmitem ao crebro impresses recolhidas no ambiente que nos rodeia. Finalmente, outro sistema de fibras nervosas chama das de associao liga entre si os diversos centros nervosos, completando desse modo a complexa e delicada estrutura do crebro, cuja frgil consistncia acha-se perfeitamente resguardada pela resistente caixa ssea do crnio. Muito distinta a arquitetura do corao, outro rgo vital constitudo por um poderoso msculo ocorre coberto por uma dupla lmina deslizante que facilita seus movimentos. Na face interior, o corao acha-se revestido de uma suave membrana que facilita a circulao do sangue por suas quatro cavidades, as quais esto convenientemente separadas por membranas e comunicadas por vlvulas que determinam o sentido da corrente sangnea. Mas o mais admirvel deste rgo o msculo que forma suas paredes, capaz de contrair-se em forma rtmica, constante e automtica, e que para repor suas energias e continuar seu trabalho vital e incessante, basta-lhe um instante de repouso que transcorre entre duas contraes.

Por que Voc Est Doente? 4 Igualmente assombroso resultado e a adaptao arquitetnica e funcional de todos os rgos de nosso corpo, desde a forte estrutura esqueltica que possibilita a esbeltez de porte e movimentos, at a delicada glndula endcrina, que verte no sangue que a irriga seu suco hormonal destinado a estimular as funes dos rgos distantes, adaptando-se s necessidades gerais do organismo. As diversas funes orgnicas no ocorrem independentemente; acham-se coordenadas de tal modo que todo o conjunto atua como uma nica unidade. Esta integrao do organismo mantida por mecanismos nervosos, endcrinos e humorais. Estes trs sistemas de controle, atuando simultaneamente sobre todos os rgos, logram que o conjunto se comporte como um todo. No estado de sade, todas as funes orgnicas realizam-se "silenciosamente". Nenhum rgo nos faz sentir sua presena: respiramos livremente, sem pensar nisso. No percebemos as batidas de nosso corao nem os movimentos do tubo digestivo. O fgado, os rins e todos os demais rgos cumprem sua funo sem provocar sensao alguma. Os "desejos fisiolgicos" como o sono, a fome e a sede so gerados pelo organismo apenas quando o cumprimento de uma funo biolgica requer a participao consciente do indivduo. No estado de sade, a ateno da mente no atrada a nenhum rgo. Do funcionamento normal e harmonioso de todas as funes biolgicas resulta uma agradvel sensao de bem-estar que estimula o pensamento para suas mais altas realizaes. Mas a sade integral implica mais que um mero jogo harmonioso de funes biolgicas. Por sobre seu plano fsico, tem o homem sua estrutura mental e sua responsabilidade moral. Por isso a verdadeira sade inclui a normalidade fsica, o equilbrio mental e a correo moral do indivduo. Leis da Vida

Por que Voc Est Doente? 5 A me de um rapaz chamado Joozinho surpreendido ao ver seu filho de oito anos trepando na rvore do fundo de sua casa, gritou: Joozinho, voc vai cair! No, mame, eu me agarro bem forte -- respondeu o menino, enquanto deslizava sobre um ramo um pouco curvo pelo seu peso. Desa rpido! ordenou a me, vendo o perigo. Espera um pouco; quero apenas alcanar... Neste instante o estalo do ramo interrompeu a frase do menino, ao quebrar-se sob seu peso. Ao cair Joozinho apoiou suas mos no cho e fraturou com a queda os dois ossos do antebrao direito. Em sua experincia, o menino havia tentado escapar da lei da gravidade, mas esta cumpriu-se implacavelmente, com srias conseqncias para ele. O mdico reduziu a fratura, a imobilizou com gesso, e em quatro semanas Joozinho estava curado. que a resistncia e a flexibilidade de um ramo, a fora da gravidade, o peso e a queda dos corpos, a dureza dos ossos e a consolidao das fraturas, so todos fenmenos regidos por leis naturais. De fato, as mesmas grandes leis que regulam o movimento dos tomos e os astros regem tambm as variadas manifestaes da vida. Tudo quanto existe acha-se regido por leis estabelecidas pelo supremo Artfice a fim de manter a ordem e a harmonia indispensveis para a vida no universo. O homem no escapa dessa regra, e em todos os estratos de seu ser impera tambm a lei. Como ente fsico acha-se submetido s leis fsicas, cumprindo, por exemplo, as leis da gravitao e da inrcia. (Volte a ilustrar isto com diapositivos.) O homem, como estrutura qumica, acha-se submetido s leis qumicas que regem a constante transformao de seus alimentos em matria vivente graas a uma srie de complexas e delicadas reaes. Neste aspecto da existncia o ser humano tampouco pode escapar das nefastas conseqncias de desacato s leis. Assim, a introduo de substncias txicas em seu corpo pode desencadear desequilbrios qumicos incompatveis com a vida.

Por que Voc Est Doente? 6 Como ser vivo, o homem acha-se submetido tambm s leis biolgicas que regulam toda sua fisiologia. A circulao, a respirao, a digesto, a secreo glandular, o metabolismo e a atividade muscular so regidas por leis cuja observncia influi decisivamente na sade corporal. A mente do homem tem assim suas prprias leis, existem grandes princpios de higiene do pensamento, de cujo acatamento dependem em grande medida o equilbrio da personalidade e a sade mental. Alm e acima das estruturas mencionadas, o homem tem sua natureza moral, que rege toda sua conduta e afeta o comportamento do indivduo em sua relao com a sociedade e em sua relao com os planos psquicos e fsicos de seu prprio ser. O mesmo grande Autor das leis do tomo, da molcula e da clula, como legislador moral do Universo, tem estabelecido sua lei para reger a conduta de Suas criaturas inteligentes. Da obedincia a esta lei depende a sade espiritual do homem, fator decisivo de seu bem estar fsico e mental, e a chave de sua felicidade mais genuna. Por tudo isso, dever de cada pessoa, para seu prprio bem e para o bem da humanidade, inteirar-se das leis da vida e obedecer a elas com toda conscincia. Oito Remdios Verdadeiros O desacato s leis da vida, durante os sculos da histria humana, tem trazido como conseqncia o acmulo de enfermidades e doenas que hoje agravam a nossa espcie. Todos estamos expostos ao sofrimento ou j padecemos, em maior ou menor escala, da enfermidade, e portanto necessitamos de remdios. Existem medicamentos cujo uso oportuno pode resultar em benefcio em diversas enfermidades. Tais produtos podem adquirir-se nas farmcias, sendo seu custo proporcional complexidade de seu mtodo de elaborao. Temos entre eles os hormnios, as vitaminas, os calmantes, os estimulantes, os antibiticos, etc. (Mostrem-se recipientes especficos.) Mas de muito mais valor que estes

Por que Voc Est Doente? 7 produtos que consideramos "remdios de emergncia", so os verdadeiros remdios que se encontram sempre nossa disposio sem custo algum, e de cujo uso constante e inteligente dependem fundamentalmente a conservao e a recuperao da sade. "O ar puro, o sol, a abstinncia, o descanso, o exerccio, o regime alimentar conveniente, o uso da gua e a confiana no poder divino, estes so os verdadeiros remdios." Analisemos brevemente cada um deles. O Ar Puro A constante proviso de ar puro aos pulmes essencial para a carreta oxigenao do sangue. Os glbulos vermelhos transportam o oxignio do pulmo at as clulas mais distantes na intimidade dos tecidos, e a vida das clulas e com ela a do organismo dependem desta constante proviso de oxignio. Qualquer perturbao dos mecanismos destinados a fazer chegar o oxignio desde o ar que respiramos at a clula que o utiliza, atenta seriamente contra a sade e a vida. Por isso necessrio evitar a respirao do ar viciado, como o de lugares mal ventilados onde permanecem numerosas pessoas que vo consumindo o oxignio e carregando o ambiente com anidrido carbnico, vapor d'gua e outras emanaes que o tornam insalubre. Igualmente perigosa a respirao de ar contaminado por fumaa de tabaco, escape de automotores, perda de gs, emanaes de fossas ou chamins industriais. Vrios destes fatores combinados tornam francamente insalubre o ar de algumas cidades. Ademais, toda roupa que oprima o trax ou impea sua livre expanso respiratria deve ser evitada. A ginstica respiratria praticada em breves minutos ao levantar-se pela manh e antes de deitar-se noite, aumenta a capacidade vital do indivduo.
(Nesse momento deve aparecer sobre o estrado o primeiro monitor ou monitora. Pode ser um menino ou uma menina, um rapaz ou uma moa. Escolham pessoas

Por que Voc Est Doente?

engraadas e bem habilitadas. Enquanto o pregador explica, o monitor praticar uns exerccios de ginstica respiratria. Dever ir, de preferncia, em traje de ginstica. Quando comear a explicar o seguinte remdio, o monitor se retira.)

Realiza-se ao ar livre ou em frente de uma janela aberta. Consiste em inspirar profundamente pelo nariz tom a cabea erguida e as mos apoiadas ao lado do trax sobre as ltimas costelas. Deste modo podem encher-se os pulmes o mximo, porque entram em ao todos os msculos respiratrios. Depois solta o ar pela boca, procurando esvaziar totalmente os pulmes enquanto as mos comprimem a parte inferior do trax. Estes movimentos respiratrios devem ser repetidos vrias vezes, calmamente, procurando sempre encher e esvaziar os pulmes totalmente. O hbito de manter-se erguido tanto ao andar como ao estar sentado, facilita em grande medida a funo respiratria. Deve cuidar da ventilao adequada dos cmodos, locais de trabalho e particularmente dos quartos cujas janelas, durante as horas de sono, deveriam estar sempre abertas em maior ou menor grau segundo as condies do clima. A vida ao ar livre , sem dvida, o mtodo ideal de aproveitar os benefcios do ar puro sobre a sade. Deve ser favorecida a permanncia das crianas ao ar livre todo o tempo possvel. O Sol A vida sobre a terra mantida mediante os raios do sol. Por um lado, os raios calorficos aquecem a atmosfera e produzem a temperatura necessria para os processos vitais; por outro lado, os raios actnicos promovem o fenmeno da fotossntese, consistente na formao de substncias orgnicas a partir das inorgnicas (anidrido carbnico e gua) nas folhas dos vegetais, que constituem a base da alimentao humana. A frao ultravioleta do espectro solar, ao incidir sobre a pele, modifica a estrutura molecular de certas substncias procedentes da alimentao chamadas provitaninas, transformando-as em vitamina D, fator essencial para a absoro intestinal e a fixao ssea do clcio. Por

Por que Voc Est Doente? 9 isso importante deixar as crianas em contato com o sol desde os primeiros meses de vida, a fim de favorecer o desenvolvimento normal de seus ossos.
(Ilustrar o que segue com dispositivos ou desenhos.)

A luz do sol exerce um efeito destrutivo sobre numerosos germes patognicos. Da a convenincia de permitir sua entrada nas habitaes para evitar inmeras enfermidades contagiosas. Os que levam a vida sedentria ou trabalham em locais fechados deveriam aproveitar toda oportunidade para submeter-se aos benficos raios do sol que, ao atuar sobre o corpo humano, produzem efeitos tnicos e estimulantes, melhorando as defesas do organismo. Os banhos de sol praticados racionalmente constituem a forma mais completa de helioterapia (tratamento pelo sol). A hora mais apropriada, dependendo do clima e da estao. No inverno, prximo ao meio-dia; no vero, de manh ou tarde. possvel acondicionar facilmente um lugar adequado, de modo que seja reservada e se possa expor ao sol a totalidade do corpo, com a cabea sempre bem protegida e sombra. A exposio ao sol deve ser progressiva. Podem expor-se em forma sucessiva e por tempos crescentes nas diferentes regies anatmicas, comeando dos ps para cima, ou pode expor-se de incio todo o corpo de frente ou de costas durante tempos progressivamente crescentes. Geralmente, recomenda-se dois minutos e meio de exposio de frente e outros tantos por trs cada dia at chegar a uma hora de cada lado, como mximo. Nas crianas menores de um ano deve comear com meio minuto por lado e por dia at chegar a trinta minutos. A helioterapia assim praticada, um excelente preventivo do raquitismo e um estimulante da sade geral do beb. A temperana A complacncia desordenada dos apetites naturais (excessos) ou dos apetites artificiais (vcios) a causa frutfera de enfermidade fsica e degradao moral; por isso inclumos a temperana entre os verdadeiros

Por que Voc Est Doente? 10 remdios. O consumo habitual de substncias txicas praticado por milhares de pessoas afeioadas ao tabaco, ao lcool e a diversos alcalides (morfina, cocana, maconha e cafena) causam prejuzos inexplicveis raa humana (mostrar cigarros, bebidas alcolicas e para o sexo um desenho muito esquematizado em vermelho vivo). A prtica de tais vcios incompatvel com a sade; da que a abstinncia completa de toda prtica prejudicial e de todo hbito txico seja um fator imprescindvel na conservao da sade, tal como veremos detidamente na segunda parte deste livro. O Descanso A reposio das energias fsicas e psquicas gastas durante um dia de vida ativa s pode ser conseguida mediante o repouso do sono. No existe droga nem procedimento que possa substituir esta desconexo da conscincia com a meio exterior, durante a qual as clulas nervosas recuperam sua capacidade funcional e devolvem o vigor fsico e psquico ao indivduo. Tanto como o repouso noturno, o descanso semanal tambm imprescindvel na conservao das energias psquicas do ser. A manuteno das faculdades fsicas e espirituais ao mais alto nvel de produtividade e percepo requer esse parntese semanal, o dia em que se abandonam as tarefas e preocupaes cotidianas e se canalizam os pensamentos e atividades com sentido espiritual para a contemplao da natureza, a prtica do altrusmo, a meditao e a adorao. Muito antes que as leis do trabalho regulassem o descanso semanal nos pases civilizados, o Declogo bblico ordenou: "Lembra-te do dia de sbado, para o santificar". Cristo ensinou: "O sbado foi feito para o benefcio do homem". Outra forma de descanso essencial, para os que levam uma vida ativa cheia de responsabilidades, so as frias anuais. O aproveitamento inteligente desta ocasio, de modo que redunde na sade da famlia, demanda considerao especial. As verdadeiras frias colocaro os que

Por que Voc Est Doente? 11 as desfrutam, em timas condies fsicas e psquicas para empreender com renovado nimo e eficcia suas responsabilidades e tarefas. Melhor que a congestionada urbe ou o bulioso centro turstico, prestam-se para este fim a praia, o campo ou a montanha, onde o contato com a natureza seja direto e possa desfrutar de abundante ar puro, gua, sol, uma alimentao simples e um sono noturno reparador. Poderamos comparar o sistema nervoso com um banco no qual constantemente depositamos ou do qual retiramos somas de dinheiro de nossa conta pessoal. Os depsitos representam as horas de sono, o dia de repouso semanal e as frias anuais; e a extrao de fundos representa a atividade das horas de viglia. A fim de manter aberta nossa conta bancria devemos repor mediante o repouso necessrio as energias gastas durante nossas atividades. Os que se atrevem a liberar cheques sem fundos isto , a consumir suas reservas nervosas sem efetuar as reposies indispensveis, trabalhando sem trgua dia aps dia e ms aps ms, sem o sono noturno necessrio logo sua conta vem cancelada por tempo indefinido. A estafa fsica e psquica acaba por obrig-los a deter-se e so requeridos meses de repouso e tratamento adequado para recuperar o vigor perdido. Por tudo isso, o descanso inteligentemente praticado um dos verdadeiros remdios cujas virtudes preventivas e teraputicas so essenciais para a boa sade. O Exerccio A atividade muscular que to importantes funes desempenha em toda a fisiologia, tem-se visto reduzida na vida moderna a um mnimo perigoso, a tal ponto que certas pesquisadores afirmam que 50% das mortes devem-se hoje em dia, em ltima instncia, insuficincia muscular. O exerccio muscular um dos estmulos fisiolgicos das funes circulatria e respiratria. A circulao de retorno, principalmente a

Por que Voc Est Doente? 12 nvel dos membros inferiores, realiza-se com base na dinmica muscular que comprime as veias, cujas vlvulas orientam o sentido da corrente sangnea para o corao. Durante o exerccio fsico produz-se um aumento do caudal de sangue que o corao se pe em movimento; as artrias e os capilares se dilatam para facilitar a passagem, ao aumentado fluxo sangneo; e o incremento circulatrio a nvel das artrias, conjuntamente com as mudanas dinmicas que o exerccio impe s provas destes vasos, contribui para prevenir a arteriosclerose. O exerccio muscular , alm disso a via natural de descarga para a tenso nervosa. O trabalhador intelectual que altera seu esforo mental com algum tipo de atividade muscular, obtm o maior rendimento de suas faculdades. Todos podemos beneficiar-nos da prtica diria do exerccio fsico. Como natural, cada idade e cada condio fsica requer um tipo diferente de exerccio. Desde a criana que corre vrias horas por dia sem sentir, at o ancio que caminha lentamente apoiado em seu basto, todos necessitamos dos efeitos saudveis do exerccio. Os que realizam trabalhos fsicos tm por isso mesmo o problema resolvido de sua atividade muscular. Os que mais necessitam empreender com vontade a prtica sistemtica do exerccio so os intelectuais e as pessoas de vida sedentria. Existem diversas formas de ginstica que podem ser praticadas cientificamente sob a direo de um cinesiologista ou com a ajuda de um bom livro. A ginstica tem a vantagem de pr em ao, em forma gradual e ordenada, todos os grupos musculares do corpo, e bastam poucos minutos dirios para sua realizao. Todo exerccio deste tipo deve incluir imprescindivelmente a ginstica abdominal, a ginstica da coluna e a ginstica respiratria.
(Novamente aparece um monitor ou monitora. Se antes foi usado um menino agora deve sair uma moa. Se antes atuou uma moa deve faz-lo agora um rapaz. No parece correto que estes exerccios sejam feitos por crianas. Os monitores devem atuar num estrada separado do pregador e um pouco elevado para que seja visvel por todos.)

Por que Voc Est Doente? 13 Um excelente hbito que vale a pena cultivar, o de praticar ginstica uns minutos ao levantar-se pela manh. Comear uma corrida lenta com durao de trs a dez minutos, segundo as possibilidades e o treinamento de cada um. Isto pe em movimento a maior parte dos msculos, acelera a circulao e aprofunda a respirao. Deve realizar-se uma srie de respiraes profundas na forma indicada anteriormente, mtodo que tem a virtude de eliminar rapidamente a fatiga do organismo. Iniciam-se os exerccios para a coluna vertebral, que mobilizam uma srie de msculos no usados habitualmente na vida sedentria e aumentam a flexibilidade geral do corpo. Para isso, estando em posio de p com as pernas separadas, elevam-se os braos para cima da cabea e curva as costas para trs, fazendo descer em seguida os braos para frente at o solo. Flexiona a cintura sem dobrar os joelhos. Estes movimentos amplos de flexo e extenso devem ser repetidos alternadamente vrias vezes com suavidade sem forar a flexibilidade prpria da coluna. Depois, na mesma posio, com as pernas separadas e os braos estendidos horizontalmente aos lados do corpo, realizam-se movimentos de toro girando todo o tronco para um lado e para o outro vrias vezes sem levantar os ps. Finalmente, desde a mesma posio j mencionada, faz-se um giro e flexiona-se procurando aproximar a mo direita ao p esquerdo enquanto se mantm ambos os braos estendidos e sem dobrar os joelhos. Volta-se posio inicial e repete-se o movimento em sentido contrrio, aproximando a mo esquerda ao p direito. Terminado estes exerccios para a coluna vertebral, inicia-se a ginstica abdominal. Para isso, estando deitado de costas no cho com os braos estendidos para cima da cabea, inicia-se um movimento de flexo com todo o corpo que leva as mos para os ps para procurar toclos. Depois volta-se lentamente posio inicial. Aps realizar vrias vezes este movimento ensaiar o seguinte que a princpio pode ser fcil: Estando sempre de costas com os braos

Por que Voc Est Doente? 14 estendidos, elevam-se ambas as pernas sem dobrar os joelhos e abaixamse lentamente para voltar a levant-las antes de que os calcanhares toquem no solo. Este movimento deve ser repetido vrias vezes. Antes de terminar esta sesso de ginstica, respirem vrias vezes profundamente e estaro prontos para tomar um banho de chuveiro. Os quinze a trinta minutos gastos em tudo isto constituem, junto com um bom desjejum, a melhor preparao fsica para um dia pleno de atividades e xito. Outro tipo de atividade fsica que pode ser saudvel, se for devidamente encarada, o esporte. Exclumos desta designao todo tipo de competio brutal que implique dar ou receber golpes capazes de causar leses ao corpo humano. Esclarecemos tambm que presenciar uma competio com as escadarias repletas, em meio da tenso e o amontoamento, poder ser emocionante, mas no esporte. Existem, contudo, numerosos esportes verdadeiros entre os quais possvel escolher o que mais saudvel segundo a idade e a condio de cada um.
(Aqui pode ilustrar esta parte alusiva ao esporte com diapositivos dos desenhos publicados pela campanha de televiso para promoo do esporte, terminando com o famoso Contamos Contigo! Ser uma nota simptica).

Vrias atividades fsicas, coma as caminhadas ou passeios a p, os trabalhos realizadas como distrao como a carpintaria, a jardinagem, horticultura, etc. oferecem a homens e mulheres de toda idade os benefcios deste verdadeiro remdio que o exerccio. O Regime Alimentar Conveniente O objetivo da alimentao oferecer todas as substncias qumicas necessrias para o desenvolvimento, conservao e a funo normal do organismo. Graves conseqncias sucedem ao desprezo destes princpios e prtica de hbitos alimentcios que s buscam a gratificao de gostos e apetites mas desconhecem as necessidades reais do organismo.

Por que Voc Est Doente? 15 Consideremos em forma sucinta alguns aspectos do regime alimentar conveniente. Basicamente, os alimentos podem dividir-se nos seguintes grupos: gua, sais minerais, vitaminas, protenas, acar ou glicoses, gorduras ou lderes. Nas frutas frescas (mostrem os alimentos
indicados e outras semelhantes para ilustrar esta parte e produzir o apetite dos ouvintes. Podem ser naturais ou de plsticos. Indique com uma etiqueta visvel o elemento principal que cada alimento contm. Laranja, ma, etc. e secas: oleaginosas, nozes, etc.); nas verduras, os legumes e os cereais, encontram-

se todos os elementos de nutrio que necessitamos. O leite o alimento insubstituvel para a criana. Quanto carne, sua incluso na dieta optativa, mas de nenhum modo essencial para um regime completo. O nmero de refeies dirias varia segundo a idade: seis para o recm-nascido e quatro para a criana desde os seis meses at os trs anos. Da em diante bastam trs refeies dirias. O intervalo entre uma refeio e outra deve permitir a completa digesto de uma comida antes de ingerir a seguinte. O intervalo mnimo entre as refeies de trs horas para o latente e de cinco horas para o adulto. O hbito de comer em qualquer momento, fora das refeies, prejudicial para a sade. Uma pequena ingesto fora de hora uma guloseima, uma fruta ou um pedao de po quebra novamente todo o processo da digesto, e perturba o repouso que o tubo digestivo necessita entre uma refeio e outra. O comer fora de hora na maioria dos casos meramente um mau hbito, o qual com vontade pode ser conseguido. Para as crianas, o comer fura de hora diminui o apetite durante as principais refeies, e como estes bocados fora de hora no interrompem seus brinquedos, as mos sujas que levam boca os expem a diversas parasitoses ou infeces gastrointestinais, Cabe aos pais corrigir este mau hbito em seus filhos, o que alm dos benefcios digestivos lhes oferece a oportunidade de formar nas crianas hbitos de abstinncia e domnio prprio.

Por que Voc Est Doente? 16 Tomar lquidos em abundncia durante as comidas induz a uma escassa mastigao dos alimentos, os quais so engolidos umedecidos somente com o lquido de bebida e insuficientemente salivados. Isto dificulta a digesto dos amidos ingeridos. Alm disso, a ingesto abundante de lquidos durante as refeies dilui os sucos digestivos e enfraquece seu poder transformador sobre os alimentos; de modo que quanto mais lquido se toma nas refeies mais difcil se torna a digesto do alimento. A alimentao saudvel requer uma cuidadosa preparao dos alimentos. Devem lavar-se prolixamente os que sero comidos crus para evitar parasitose, e devem ser cozidos em forma correta os demais a fim de facilitar sua digesto. A sade de toda famlia ser beneficiada com uma alimentao simples, sem condimentos fortes nem frituras com gorduras, apresentada com bom gosto e servida num ambiente de afeto e sadio contentamento. A gua Aproximadamente 70% do peso total do corpo humano est constitudo por gua, a qual ademais o veculo de todos os intercmbios qumicos que correm no organismo, e o elemento imprescindvel das funes circulatria, digestiva, urinria e de regulao da temperatura corporal. (Ilustrar com diapositivos.) A gua potvel, isto , apta para ser tomada, deve ser fria, transparente, inodora, de sabor agradvel, desprovida de sais txicos e de germes patognicos. Deve ser tomada em abundncia fora das refeies. Tomar pouca gua obriga os rins a concentrar os resduos que expelem em um pequeno volume de urina, o qual pode produzir a precipitao de cristais que formam clculos renais capazes de originar graves conseqncias. A gua , alm disso, o instrumento insubstituvel da higiene corporal. O banho higinico de preferncia deve ser de chuveiro, morno se possvel e com sabonete. Deve ser praticado com tanta freqncia

Por que Voc Est Doente? 17 como for necessrio segundo o tipo de atividades de cada um, mas nunca menos de uma ou duas vezes por semana. A ducha fresca matinal constitui um excelente hbito que exerce uma ao estimulante sobre o sistema nervoso e uma ao sobre todo o organismo. Por seus efeitos sedativos, o banho de imerso quente ou neutro tomado antes de deitar-se, muito proveitoso para os que tm insnia. O emprego da gua como tratamento recebe o nome de hidroterapia, a qual, corretamente aplicada, de benefcio positivo em muitas enfermidades. A brevidade do espao s permite mencionar algumas formas de hidroterapia: (1) Compressas frias e aquecedoras, (2) Fomentos, (3) Abluo, (4) Frices, (5) Pedilvios, (6) Banhos de assento e banhos locais, quentes e frios e alternados. Concluindo: A gua pura a bebida provida pela natureza para saciar a sede dos animais e do homem. Aplicada exteriormente, um dos meios mais simples e eficazes para regularizar a circulao do sangue. Bebida em abundncia, supre as necessidades do organismo e o ajuda a enfrentar as diversas enfermidades que o ameaam continuamente. CONCLUSO: Eis aqui o remdio mais eficaz para a enfermidade. Nestes sete remdios est o segredo de uma boa sade. Porm, havamos falado de oito remdios, qual o que falta? Anteriormente definimos a sade com o funcionamento harmonioso de todas as funes biolgicas e psquicas de nosso ser e dentro das funes psquicas o equilbrio mental e a correo mural. O oitavo remdio com e qual concluiremos nossa palestra de hoje, precisamente de dimenso psquica, espiritual: A Confiana no Poder Divino. No fundo da personalidade humana existe um desejo natural que nenhum bem material, nenhuma conquista intelectual nem nenhum

Por que Voc Est Doente? 18 contato humano podem saciar. Freqentemente confundido com uma paixo dominante sentimental, intelectual ou artstica ou com a nsia natural de superao, aquele profundo desejo permanece insacivel apesar de todas as realizaes, e somente se satisfaz mediante o contato ou comunho do homem com a Divindade. Assim se explica o fenmeno histrico de que todos os povos da Terra em todos os tempos tiveram sempre alguma forma de vida religiosa. A maior porcentagem de irreligiosos pode ser encontrada, sem dvida, entre os homens modernos, e a profunda insatisfao e ansiedade que isto implica traz aparelhado o alto ndice de desequilbrio e transtornas mentais que vemos hoje em dia. Por outro lado, so vrios os psiquiatras modernos que reconhecem a estreita vinculao existente entre a religio e a sade mental. Naturalmente, devemos admitir que nem toda religio um fator positivo de sade mental. As que fundamentam seu poder sobre a alma humana no temor e no mistrio so causa frutfera de enfermidade mental. Mas a religio que se baseia no poder do amor e esclarece com a luz da verdade as grandes incgnitas do corao humano, leva consigo o antdoto eficaz para os grandes txicos mentais. Uma religio tal substitui a incerteza pela segurana, a solido pelo sentimento de comunho, o temor em todas suas formas pela implcita confiana em Deus, a ambio insacivel pelo sadio contentamento, e o sentimento de culpa pela paz do perdo. A religio que rene essas caractersticas um verdadeiro remdio e um fator decisiva de estabilidade mental. Procurar descobri-la nos meios que Deus colocou ao nosso alcance ser nosso propsito nas palestras posteriores.

S-ar putea să vă placă și