Sunteți pe pagina 1din 7

Um Guia Seguro para a Vida

UM GUIA SEGURO PARA A VIDA


INTRODUO: 1. ILUSTRAO: Nas fbricas e em obras de construo costumase ver, colocados em forma proeminente, cartazes que ilustram a forma correta e incorreta de fazer certas coisas. Por exemplo: a forma correta e a errada de levantar uma carga pesada do solo. a) A forma errada a de procurar levant-la sobre a cintura com os joelhos eretos. b) A forma correta dobrar os joelhos enquanto se levanta o peso, aliviando assim a tenso das costas e evitando o perigo de danificar os msculos ou tendes. 2. A Santa Bblia contm a instruo adequada da parte de Deus para ensinar-nos o que devemos fazer ou no, na vida, a fim de termos uma experincia mais frutfera e venturosa. 3. Durante uns poucos minutos procuraremos conhecer algo deste livro maravilhoso. Entre outras coisas procuraremos dar resposta a vrias perguntas que geralmente so levantadas acerca da Santa Bblia. I. COMO FOI DADA A SANTA BBLIA? Naturalmente, Deus no a mandou por discos voadores, nem a enviou em pra-quedas, do cu. Que mtodo utilizou? A prpria Bblia nos diz o suficiente para respondermos a esta pergunta. 1. Deus deu Sua mensagem utilizando como instrumento de comunicao a homens santos, aos quais revelou Sua mensagem e eles a escreviam. II Pedro 1:21. 2. Como fez Deus para revelar Sua vontade aos santos profetas e aos santos apstolos? a) s vezes falou-lhes em forma direta, tal como falou a Moiss, junto sara ardente do deserto.

Um Guia Seguro para a Vida 2 b) Geralmente Se revelou por meio de sonhos e de vises. Nmeros 12:6. Naturalmente no se refere aos sonhos comuns. c) Tambm usou anjos para comunicar Suas mensagens. Apocalipse 1:1-3. 3. Estes santos homens escreveram as mensagens recebidas as quais nos chegam hoje, contidas na Bblia. 1. REVELAO Por C. Arajo
Se no houvesses falado, que seria, oh, grande Deus, desta vida miservel seno enigma cruel, impenetrvel, que a alma sem crenas odiaria? Mas falou tua eternal sabedoria prometendo uma vida perdurvel o homem que diante de Ti se v culpado e arrependido em Tua bondade confia. Da vida do homem a jornada em clica manso feliz termina, crendo Tua Palavra revelada. Com vendas pintam a f divina, mas sem razo, que a alma iluminada v por onde e aonde se encaminha.

II. QUE OPINA A IGREJA CATLICA SOBRE A BBLIA? 1. A grande quantidade de diferentes tradues, que muitas vezes conhecemos como verses (verso e traduo so usados como sinnimos na Bblia), dizamos que as muitas tradues da Bblia para o

Um Guia Seguro para a Vida 3 castelhano que a Igreja Catlica tem traduzido e difundido, so uma clara demonstrao de que o catlico tem autorizao para l-la. 2. O famoso cardeal Gibbon, em La Fe de Nuestros Padres, declarou: as Escrituras so as depositrias da Palavra de Deus. 3. O papa Benedito XV, na Encclica Spiritus Paclitus declarou: "Formulamos o voto de que todos os filhos da igreja se deixem penetrar e fortalecer pela suavidade das Sagradas Escrituras a fim de chegar a um conhecimento perfeito de Jesus Cristo." Nessa mesma encclica declarou: "Autorizamos ... a leitura piedosa e a meditao assdua das Escrituras divinas." 4. O Conclio Vaticano II, em Constituio Sobre a Sagrada Revelao, captula VI-20: "Porque nos Sagrados Livros, o Pai que est nos cus Se dirige a Seus filhos e fala com eles; e tanta a eficcia que radica na Palavra de Deus que , na verdade, apoio e vigor da Igreja e fortaleza da f de seus filhos, alimento da alma, fonte pura e perene da vida espiritual." III. A BBLIA NA ATUALIDADE 1. Normalmente todos os que conhecem a Bblia admiram, respeitam e crem nela. 2. Cada momento encontra-se algum com preconceito que a ataca, ou algum que no a conhece, mas que a ataca com muita soltura, como se soubesse do que se trata. ILUSTRAO: Em um dos parques de Santiago, Chile, uns amigos conversavam em ingls. Um jovem que estava por viajar para os EE.UU. e desejava praticar ingls pediu que o admitissem na conversao. Esta girava em torno da Bblia e o que ela diz sobre o fim do mundo, especialmente a fascinante profecia de Daniel, captulo 2. O jovem reagiu negativamente e disse: Eu no creio na Bblia. Voc j a leu? perguntou uma pessoa do grupo.

Um Guia Seguro para a Vida 4 Sim, foi a resposta. Naturalmente que sim! Leu insistiu o livro do profeta Isaas? Claro que sim respondeu j lhe disse que li toda a Bblia. Leu tambm na Bblia o livro de So Bartolomeu? voltou a perguntar ao jovem. Sim, eu o li na Bblia porque a conheo muito bem. Tudo o que fez foi colocar em evidncia sua ignorncia acerca da Bblia, porque no existe nela um livro tal de So Bartolomeu. 3. Toda pessoa culta, o menos que poderia fazer ler a Bblia, uma vez que o livro de maior difuso no mundo e que tem exercido a mais poderosa. influncia sobre a humanidade. 4. Ademais, a mensagem da Bblia, tal como a necessidade do oxignio para a vida, mantm plena vigncia e atualidade no sculo XX. Isaas 40:8. IV. COMO DEVERAMOS ESTUD-LA? 1. ILUSTRAO: Alguns vm a Bblia como um jardim vedado no qual no podem andar e cortar vontade as flores e os frutos do den de Deus. Eu a vejo como uma mina que se deve explorar e trabalhar, pois as riquezas que h nela no se podem obter sem trabalho; uma mina rica em ouro e em pedras preciosas, onde se deve trabalhar dia e noite para encontr-los. 2. Nosso Senhor Jesus Cristo quis, sem dvida, dizer algo semelhante em S. Joo 5:39. a) Esquadrinhar significa mais que ler e recordar. Significa examinar, inquirir cuidadosa mente. b) E vale a pena faz-lo. No ser aborrecido, pois contm um caudal inesgotvel de verdades a nosso alcance.

Um Guia Seguro para a Vida 5 ILUSTRAO: Os que estiverem dispostos a pesquisar o que a Bblia diz sobre o tema, faro um descobrimento aps outro. Onde lhes parecer que no h mais que desertos, encontraro riquezas, como os exploradores que atravessam o Saara e tm quase diariamente essa experincia. Aqui descobrem considerveis reservas de petrleo; mas ali uma corrente subterrnea de gua suficiente para abastecer uma cidade de cem mil habitantes. No faz muito, prximo de Touggourt, descobriuse uma reserva subterrnea de onze milhes de toneladas de gua, o que constituiu um recorde mundial. E tudo isso no corao do Saara. Assim, a herana de Deus reserva surpresas inimaginveis. Vai de uma maravilha a outra medida que se aprende a conhec-la. 3. Eu diria que convm ter um plano para estud-la. Nesse sentido, poderamos conhecer vrias formas: a) L-la correntemente para ter uma noo geral. Para tornar mais fcil a leitura, aconselho-os, a ler o Novo Testamento primeiro, que contm mais coisas conhecidas pela maioria. Depois comear com o Antigo Testamento. b) Estud-las por temas. Assim sugere a prpria Bblia. Isaas 28:10. c) Se voc desejar, tenho uma ajuda muito boa para estudar a Santa Bblia, como diz neste versculo: "Um pouco aqui, um pouco ali." Ou seja, ver o que diz a Santa Bblia sobre certo tema aqui, ali, etc. (Nota: Promover o Curso de Cultura Crist no local de reunies e, se achar prudente, o Curso Bblico do Lar, talvez na forma que se sugere a seguir). (1) Tenho uma srie de esboos nos quais cada folhinha se encarrega de um importante tema e faz umas 10 a 12 perguntas vitais; as mais importantes sobre esse te ma. Alm disto, mostra em que versculos a Bblia tem resposta a essa pergunta importante. (2) Por exemplo: Um esboo est dedicado ao tema da dor Por que as pessoas sofrem? Outro, do fim do mundo ser

Um Guia Seguro para a Vida 6 certo? Se realmente vir um fim do mundo, quando ser e que se h de fazer para se salvar? Outro: Que ensina Deus que deveramos fazer para ter boa sade? Outro: Que h alm da morte? (3) Tenho algumas poucas colees destes esboos e poderia oferec-las a quem se interessar e tambm ajud-los a aprender us-los para a bno do lar. (4) Quantos se interessariam em receber de presente essas folhas guias para o estudo da Bblia? (Tomar as nomes e endereos dos que quiserem.) 4. Sempre que estudarmos a santa Bblia seria bom fazer uma orao a Deus pedindo-Lhe que nos ajude a entend-la, mediante o Esprito Santo. a) Porque no deveramos esquecer que foi Ele que a revelou. Portanto Ele ser o melhor professor. 2 Pedro 1: 20,21. b) Porque nosso Senhor Jesus Cristo prometeu que nos enviaria o Esprito Santo para que fosse nosso professor infalvel. S. Joo 14:13,14; S. Mateus 7:26-27. V. VALE A PENA ESTUD-LA? 1. Sim, porque o Senhor no poderia aceitar a ignorncia voluntria a respeito de Sua santa vontade. a) ILUSTRAO: No ptio de uma fazenda havia um letreiro que dizia: "Cuidado com o cachorro." Um visitante descuidado leu o letreiro e no lhe fez caso. De repente apareceu o cachorro, e o visitante, assustado, subiu na rvore mais prxima. Ao chegar em cima viu outro letreiro o qual dizia: "J o havia advertido." b) No dia do juzo, muitos que rejeitaram estudar a Bblia e que pretendero inutilmente ser inocentes, escutaro dos lbios do Senhor: "J lhe havia dito l embaixo."

Um Guia Seguro para a Vida 7 2. Outra razo poderosa pela qual vale a pena estudar a Santa Bblia porque d muito bom resultado. a) H poder divino na Santa Bblia. Romanos 1:16. b) um poder para o bem. c) Transforma a vida: - Pecadores a santos. - Viciados a pessoas sem vcios. - Lares desfeitos, que se reconciliam. - Pessoas de pssimo carter, que mudam para melhor. - Angustiados, que chegar a ter paz interior. Porque o poder de Deus para salvao (Pode dar seu testemunho pessoal a respeito). CONCLUSO: 1. A Bblia a Palavra de Deus. 2. Devemos estud-la. 3. Tem poder divino para abenoar-nos e transformar-nos para o bem. 4. H uma bno para aquele que a estuda e lhe obedece. Apocalipse 1:3.

S-ar putea să vă placă și