Sunteți pe pagina 1din 8

REDUO DO DESPERDCIO NA CONSTRUO CIVIL: LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS UTILIZADAS PELAS EMPRESAS DE SANTA MARIA

Mrcia Zampieri Grohmann


Universidade Federal de Santa Maria - Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo CEP 97119-900 - Santa Maria, RS. marciazg@sma.zaz.com.br

ABSTRACT In response to an increasingly global and competitive environment, the productivity is being actively pursued by corporations, but is impossible to get high productivity levels if have too many wastes during building process. However, in many organizations, the ways to combat this problem are still inefficient. This paper proposes to discuss the importance of the management actions to reduce wastes. In a second time it presents the results of one exploratory research that was made in the building construction industry, in Santa Maria, showing what things are being madding by this organizations to solve or reduce this problem. Was observed that the majority of measures has relation with the workmanships wastes (75%) and not with the materials wastes. Is important point out that this paper hasnt the intention to emphasize the organizations mistakes but suggest ways to reduce this wastes. With this intention, was made a comparison between the measures taking against wastes and the steps proposed by SERPELL. Gerncia de Produo Key words: building construction industry, material waste, workmanship waste

1 INTRODUO A indstria da Construo Civil conhecida por suas varias peculiaridades, dentre estas destacam-se: Os operrios da Construo Civil so, em sua maioria, provenientes do meio rural e, portanto, no possuem formao tcnica anterior (MELO, 1995);

Os mtodos construtivos no acompanham o desenvolvimento tecnolgico da rea, principalmente, por haver, nos canteiros de obra, uma ntida e grande diferenciao entre o saber fazer e o saber cientfico (FARAH, 1992); De acordo com o Subcomit a Indstria da Construo Civil no Programa Brasileiro de Qualidade e produtividade, a rea de recursos humanos deste setor caracteriza-se por: insuficincia de programas de treinamento institucionalizado nas empresas, pouco investimento em formao profissional, declnio do grau de habilidade e qualificao dos trabalhadores de ofcio ao longo dos ltimos anos, elevada rotatividade da mo-de-obra e falta de programas de formao em nvel operrio (LIMA, 1997), o que denota o pouco investimento do setor na formao e manuteno de seus trabalhadores e justifica o porqu da Construo Civil ser um dos ramos de atividade mais conhecido pela precariedade da mo-de-obra.

Porm, os dois grandes dogmas que cercam este setor so: elevado nmero de acidentes de trabalho e elevado desperdcio. Quanto ao primeiro grande dogma, segundo pesquisa realizada pela Secretaria de Segurana e Sade do trabalho e divulgada na revista CIPA de fevereiro de 1997, o ramo da Construo Civil, em nosso pas, ocupa a desconfortvel posio de segundo lugar em casos de acidentes fatais e invalidez permanente e quarto lugar em casos de incapacidade parcial e permanente. Contudo, o intuito deste artigo discorrer acerca do elevado desperdcio que ocorre neste ramo de atividade. Muito tem sido escrito e debatido sobre como e o que deveria ser feito para combater tal desperdcio porm, so escassos os relatos do que realmente feito pelas empresas para tentar sanar este problema. Assim, o objetivo deste artigo demonstrar a importncia da diminuio dos nveis de perda de recursos, bem como, apresentar os dados de uma pesquisa realizada em empresas da Construo Civil, da cidade de Santa Maria - RS, que verificou quais so as principais medidas utilizadas para evitar o desperdcio.

2 O DESPERDCIO NA CONSTRUO CIVIL 2.1 Origem do Desperdcio SOUZA (1997) afirma que a falta de uma nomenclatura nica e, principalmente, de uma metodologia consistente so as principais barreiras proposio de alternativas para se combater os desperdcios existentes. Considero que o primeiro passa para romper tais barreiras identificar de onde advm tal desperdcio e que fatores influenciam na produtividade do setor. Segundo MESSEGUER (1991), o desperdcio advm, ou se origina, de todas as etapas do processo de construo covil, que so: planejamento, projeto, fabricao de materiais e componentes, execuo e uso e manuteno. A Figura 01 demonstra as etapas do processo de construo civil e seus respectivos responsveis:

Uso e Manuteno Proprietrio

Usurio

Planejamento Promotor

Execuo

Construtor

Projetista

Projeto

Fabricante Materiais e Componentes

Figura 01 Etapas do Processo da Construo Civil que Originam Desperdcio (Fonte: adaptado de MESSEGUER, 1991, p.17)

Assim, ao contrrio do que a maioria dos leigos acredita, os desperdcios da Construo Civil no ocorrem apenas no momento da execuo de uma obra. So decorrncia de um processo formado de vrias etapas e composto de diferentes empresas e pessoas. Abordar todo este processo seria muito difcil, portanto, este trabalho restringe-se somente etapa de Execuo. Na Execuo das obras da Construo Civil, os fatores que influenciam produtividade e que, conseqentemente, acarretam desperdcios, so identificados por SERPELL (1993) como: a) Deficincias de projeto e planejamento que dificultam a construtibilidade da obra e que, normalmente, so causados pela falta de detalhamento no projeto; b) Ineficincia da gesto administrativa que enfatiza a correo dos problemas ao invs da preveno dos mesmos. Isto ocorre devido ao pouco envolvimento dos administradores com o processo produtivo; c) Mtodos ultrapassados e/ou inadequados de trabalho que no observam as experincias advindas de projetos anteriores, o que ocasiona a repetio dos erros; d) Pouca vinculao da obra com as atividades denominadas de apoio, como: compras, estoques e manuteno; e) Problemas com os recursos humanos decorrentes da pouca especializao da mo-de-obra e alta taxa de turnouver do setor; f) Problemas com a segurana dos trabalhadores gerados, principalmente, pelo no fornecimento e/ou uso dos equipamentos de proteo individual ou coletivo; g) Deficincias dos mtodos utilizados para o controle de custos projetados e executados. SERPELL conclui, de maneira bvia, que atacando de forma permanente e contnua os sete pontos anteriores, os ndices de perdas na execuo das obras ser reduzido. Posteriormente ser realizada comparao entre as medidas tomadas pelas empresas pesquisadas e os pressupostos acima. Assim, pretende-se identificar quais, destes sete itens encontram-se mais deficitrios.

2.2 Alguns Nmeros do Desperdcio da Construo Civil Ao contrrio do que ocorre com o nmero de acidentes, no que tange ao desperdcio no existem dados confiveis para efetuar a comparao entre o setor da Construo Civil e os demais setores. Sabe-se que a Construo Civil destaca-se por ser um dos setores onde o desperdcio maior. Chega-se a afirmar que com a quantidade de materiais e mo-de-obra desperdiados em trs obras, possvel a construo de outra idntica, ou seja, o desperdcio atingiria um ndice de 33%. Tal afirmao no possui comprovao cientfica mas, pesquisas demonstram que este ndice no encontra-se to fora da realidade. Apesar dos progressos oriundos dos investimentos feitos nos ltimos anos, o setor da Construo Civil ainda possu ndices de desperdcios considerveis, como demonstram pesquisas recentes. PINTO (1995) identifica que os acrscimos nos custos da construo, advindos do desperdcio, so de 6% e os acrscimos na massa de materiais atingem os 20%.

O mesmo autor afirma que: na Blgica, o acrscimo nos custos advindos do desperdcio de 17%; na Frana de 12%; e, no Brasil, de cerca de 30% (dado que comprova, em parte, a afirmao anterior de que com o desperdcio de trs obras, constroise outra). KOSKELA e SCARDOELLI (apud, VARGAS et ali, 1997) apresentam outros dados alarmantes: o tempo de perda da mo-de-obra dos serventes pode atingir 50% do tempo total, 100% da argamassa perdida; e, 30% dos tijolos e elementos de vedao se transformam em entulho. Estes dados demonstram e reforam a gravidade do problema em questo.

2.3 Formas de Desperdcio na Execuo de Obras A maioria dos autores, como FORMOSO (1996), destacam as perdas que ocorrem na Construo Civil, classificando-as quanto ao seu controle, sua natureza e origem. Porm, este artigo utiliza uma abordagem simplificada que serviu de base para o levantamento dos dados. Assim, as formas de desperdcio utilizadas na pesquisa dividem-se em: - Desperdcio de materiais - Desperdcio de mo-de-obra 2.3.1 Desperdcio de Materiais Englobam os entulhos e os materiais incorporados obra. TACLA (1984) define entulho em uma obra de Construo Civil como sendo todo o volume de materiais que sai da obra, sem nenhuma perspectiva de utilizao futura. Englobam as sobras de concreto, argamassa, ferro, blocos de cermica, etc. O desperdcio de materiais incorporados obra refere-se ao excesso de materiais utilizados que, ao final do obra, no so percebidos ou pouco se percebe. 2.3.2 Desperdcio de Mo-de-Obra Refere-se ao tempo empregado pelos trabalhadores em atividades que no incorporam valor ao produto final e que podem, facilmente, ser reduzidos ou eliminados sem causar nenhum prejuzo. Englobam: tempo de espera, de retrabalho, de transporte, etc.

3 RESULTADOS DA PESQUISA A pesquisa foi realizada em 17 empresas de pequeno e mdio porte da Construo Civil, na cidade de Santa Maria RS. Utilizei como instrumento de coleta de dados questionrios aplicados, atravs de entrevistas, com os responsveis pela empresa, sendo que, na maioria dos caso, o prprio dono foi o entrevistado. Foram realizadas perguntas abertas com o intuito de no influenciar as repostas, sendo que os entrevistados poderiam fornecer um nmero ilimitado de respostas. Tais perguntas resumem-se a: - Quais medidas utilizadas pela empresa para evitar o desperdcio de mo-de-obra? - Quais medidas utilizadas pela empresa para evitar o desperdcio de materiais? Conforme salientado anteriormente, esta pesquisa teve como intuito identificar quais as medidas tomadas pelas empresas para evitar o desperdcio de mo-de-obra e de materiais. Neste sentido, as principais informaes obtidas foram:

3.1.1 Medidas para Evitar o Desperdcio de Mo-de-Obra Dentre as principais medidas apontadas pelo empresariado para evitar o desperdcio de mo-de-obra, as mais freqentes foram: a inspeo dos funcionrios (88,24%), o treinamento de pessoal (70,60%) e o aperfeioamento tcnico (64,71%). A inspeo dos funcionrios refere-se a constante observao do mestre de obra com o intuito de evitar corpo mole, conforme palavras de um dos entrevistados. O primeiro lugar obtido por este item demonstra aspectos negativos como: a falta de confiana nos operrios e a utilizao de medidas corretivas ao invs de preventivas. Destaca-se, tambm, a pequena porcentagem de empresas (17,65%) que visualizam a relao existente segurana no trabalho e a diminuio dos desperdcios. Porm, os dois outros itens mais citados (treinamento de pessoal e aperfeioamento tcnico) demonstram a preocupao do setor com o aperfeioamento da mo-de-obra e destacam-se como medidas importantes para que os desperdcios sejam reduzidos. Outro aspecto altamente positivo utilizado por algumas empresas o da preocupao com a manuteno da equipe de operrios (29,41%) pois, de nada adianta treinar e aperfeioar a mo-de-obra se, aps a concluso de uma obra, os operrios so demitidos. Salienta-se que, das 17 empresas pesquisadas, duas (11,76%) no utilizam nenhuma medida para evitar o desperdcio da mo-de-obra. Todos os dados obtidos esto detalhados na Tabela 01 e na Figura 02.
MEDIDAS FREQNCIA PORCENTAGEM

Treinamento de pessoal Aperfeioamento tcnico Participao no Programa de QT Manuteno da equipe Fornecimento de segurana no trabalho Inspecionar os funcionrios Outras Nenhuma

12 11 05 05 03 15 04 02

70,60 % 64,71 % 29,41 % 29,41 % 17,65 % 88,24 % 23,53 % 11,76 %

TABELA 01 Medidas para Evitar o Desperdcio de Mo-de-Obra

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Treinamento Aperfeioamento Partcicopao no PQT Manuteno da Equipe Segurana no Trabalho Inspeo Outras Nenhuma

FIGURA 2 - Grfico da Medidas para Evitar Desperdcio de Mo-de-Obra

3.1.2 Medidas para Evitar o Desperdcio de Materiais Pude constatar, analisando os dados obtidos (Tabela 02 e Figura 03) que, ao contrrio do que ocorreu com as medidas utilizadas para evitar o desperdcio de mo-deobra onde a inspeo dos funcionrios destacou-se como a medida mais utilizada, nenhuma medida de reduo de perdas com materiais teve percentual to expressivo. As medidas que apresentam maior freqncia de utilizao so: aperfeioamento tcnico (52,29%), treinamento (41,18%) e, apenas em terceiro lugar encontra-se a fiscalizao constante (35,29%). Observa-se que a maioria das medidas utilizadas referem-se a aspectos ligados com a mo-de-obra (75%) e no aos aspectos diretamente relacionados com o desperdcio de materiais (25%). Os itens mencionados que referem-se especificamente ao desperdcio de materiais so: reaproveitamento de materiais (41,18%), alterao de layout (5,88%) e melhor acondicionamento de materiais (5,88%). Salienta-se que as duas empresas que no utilizam medidas para evitar o desperdcio da mo-de-obra (11,76%), tambm no o fazem para evitar o desperdcio de materiais.

MEDIDAS

FREQNCIA

PORCENTAGEM

Remanejamento de funcionrios Reaproveitamento de materiais Aperfeioamento tcnico Treinamento para conscientizao Alterao de layout Fiscalizao constante Melhor acondicionamento dos materiais Manuteno da equipe Nenhuma

01 07 09 07 01 06 01 01 02

05,88 % 41,18 % 52,29 % 41,18 % 05,88 % 35,29% 05,88 % 05,88 % 11,76%

TABELA 02 Medidas para Evitar o Desperdcio de Materiais

100 80 60 40 20 0

Remanejamento de funcionrios Reaproveitamento de materiais Aperfeioamento Treinamento Segurana no Trabalho Alterao de layout Fiscalizaao Constante Acondicionamento Manter equipe Nenhuma

FIGURA 3 Grfico de Medidas para Evitar Desperdcio de Materiais

4 CONCLUSO Para finalizar este artigo ser realizada uma comparao entre os dados obtidos, referentes s medidas utilizadas pelas empresas para reduzir desperdcios e os sete pressupostos propostos por SERPELL. Identificou-se que as empresas utilizam medidas visando atacar, de forma incipiente, apenas trs, dos sete, pressupostos de SERPELL, que so: Problemas com os recursos humanos decorrentes da pouca especializao da mo-deobra e a alta taxa de turnouver. Tal concluso decorre da menso aos seguintes itens: treinamento de pessoal, aperfeioamento tcnico, manuteno da equipe e treinamento para conscientizao;

Problemas com a segurana dos trabalhadores, apontado com o item fornecimento de segurana no trabalho; Pouca vinculao da obra com as atividades consideradas de apoio com a menso das seguintes medidas: melhor acondicionamento dos materiais e alterao de layout. Neste sentido, segundo SERPELL, os tens mais deficientes e que merecem ateno

so: deficincias de projetos e planejamento; enfoque na prevenso e no correo de problemas; aprender com os erros cometidos; utilizar mtodos de controle de custos para quantificar os prejuzosadvindos do desperdcio.

Enfatiza-se que esta comparao no visa criticar as medidas tomadas e nem apontar as falhas das empresas e sim, mostrar caminhos que no esto sendo utilizados e que podem facilitar a reduo dos desperdcios.

5 BIBLIOGRAFIA FARAH, Marta. Tecnologia, processo de trabalho e contruo habitacional. Tese de Doutorado. So Paulo: USP, 1992. FORMOSO, Carlos et all. Perdas na construo civil. Tchne. So Paulo, n.23, p.30-33, jul-ago 1996. LIMA, Luciana & MAIA, Maria. Formao de trabalhadores para a competitividade o caso Osis. Anais do 17o Encontro Nacional de Engenharia de Produo. Gramado, 1997. MELO, Maria Bernadete, et al. Nvel de conheciemnto dos operrios da construo civil de Jo Pessoa sobre segurana no trabalho. Anais do 15o Encontro Nacional de Engenharia de Produo. So Carlos, 1995, p.262-264. MESSEGUER, Alvro. Controle e garantia da qualidade na construo. So Paulo: SINDUSCON, 1991. Os acidentes de trabalho nas atividades econmica. Revista CIPA. So Paulo, ano xviii, n.207, p.48-72, 1997. PINTO, Tarcsio. De volta questo do desperdcio. Construo. So Paulo, n.271, p.3435, dez. 1995.

SERPELL, Alfredo. Administracin de operaciones de construccin. Santiago: Universidad Catolica, 1993. SOUZA, Ubiraci. Reduo do desperdcio de materiais atravs do controle do consumo em obra. Anais do 17o Encontro Nacional de Engenharia de Produo. Gramado, 1997. TACLA, Zake. O livro da arte de construir. So Paulo: Unipress, 1984. VARGAS, Carlos et al. Avaliao de perdas em obras aplicao de metodologia expedita. Anais do 17o Encontro Nacional de Engenharia de Produo. Gramado, 1997.

S-ar putea să vă placă și