Sunteți pe pagina 1din 3

INTRODUO ADMINISTRAO 1 Bimestre O PODER DA (IN) DIFERENA Autor: Fbio Violin Quem no vive o esprito de seu tempo, vive

e suas mazelas. O poeta diz que o contrrio do amor no o dio e sim a indiferena. Quantas vezes j fomos vtimas de pessoas mal humoradas, rancorosas e sem a menor pretenso de ajudar ou aceitar ajuda? Quem no conhece aquele sujeito que sabe tudo, que para ele nada presta, ningum serve, nada d certo, e que sempre diz eu no avisei?. Quantas vezes j fomos vtimas do(a) atendente de telemarketing da grande empresa, que se apresenta como anjo de candura para nos oferecer algo, mas que no momento de solucionar um problema tudo fica to difcil, complicado e estressante? Quem nunca se irritou com o garom que demora em atender ou ignora nosso chamado como se no tivesse visto, com a recepcionista que compreende nosso problema, mas diz que regras so regras, com o gerente que se faz de ocupado e nos deixa aguardando infindveis minutos ao telefone ou em ps na frente de sua mesa, com a telefonista que nos deixa na espera ao som torturante daquele musica irritante? Isso para citar apenas alguns exemplos do praticamente infindvel poder da indiferena. Constantemente ouo empresrios e dirigentes reclamando dos seus funcionrios, alegam que no se encontra mais gente de qualidade, dizem serem vtimas de pessoas que tem vcios de trabalho, fazem corpo mole, e principalmente no se envolvem com nada. Nada suficiente para elas (as pessoas indiferentes), nada as contenta, nada faz com que se movam de forma genuna. Em muitas situaes o que se v so pessoas que passam oito, nove, dez, doze horas trabalhando, porm loucas para no precisarem mais colocar seus ps naquele local. Essas pessoas so aquelas que vivem reclamando, achando tudo difcil, colocando defeito em tudo e todos a sua volta, e o pior, contagiam com desnimo aqueles que chegam com todo o gs para produzirem algo. Um senhor se aposentou, quase 63 anos de idade, 32 deles dedicados a uma nica instituio bancria. Passou mais da metade de sua vida l, e pouco antes de se aposentar revelou a alguns colegas que agora sim, iria se dedicar a algo que realmente gostava. Passou mais da metade de sua vida fazendo algo que no gostava, por puro comodismo, falta de diferenciao ou sabe-se l qual motivo. Mas o fato que desperdiou mais de 11.680 dias de sua vida. E a pergunta que no quer calar: para que? Imagine esse senhor levantando todos os dias, semana aps semana, ms aps ms, ano aps ano e se dirigindo ao mesmo local, para fazer as mesmas coisas que odiava, convivendo com pessoas que possivelmente no gostava, aturando e sendo aturado todos os dias de sua vida para no final dizer que odiava o que fazia.

INTRODUO ADMINISTRAO 1 Bimestre inconcebvel que um ser humano dedique sua vida a algo que odeia fazer. A quantidade de pessoas que esto no lugar errado nos faz entender a indiferena da qual somos vtimas constantemente quando precisamos nos relacionar com algum em uma empresa. A apatia e o desinteresse so tamanhos, e atinge a tantos que nem o melhor profissional de motivao ou o melhor dos programas de melhoria conseguiria manter uma criatura dessas ligada por mais que vinte dias. Tenho uma sria restrio as pessoas que se dizem desmotivadas, que querem que algum massageie seu ego ou diga o quanto elas so queridinhas com palavras de incentivo. Posso estar sendo um tanto o quanto radical, mas creio que cabe a cada um de ns buscar seu espao, cabe a cada um decidir como ser o seu dia, sua semana, seu ms sua vida. Cabe a cada um definir como quer passar os prximos dez anos, e ningum pode fazer isso pelo outro. Argumentos como no fcil, j estou velho demais para isso, tenho muito a perder so as muletas mais comuns. Porm, aquele que por indiferena e desrespeito a sua vida e carreira se deixam levar pelo comodismo, apatia e indiferena frente aos desafios no pode se queixar, afinal foi ele quem decidiu estar nessa situao. Exatamente, decidiu sim. Isso porque as chances existem para todos, as possibilidades esto em toda parte, aproveita quem quer e fundamentalmente quem as enxerga ou deseja enxerga-las. E quando no se tem uma oportunidade, se cria. E se isso fosse to difcil no teramos as grandes evolues, inventos, mudanas de rumo na vida pessoal e profissional que sempre lemos nas revistas, jornais, telejornais e na prpria internet. O problema que voc e eu podemos encontrar um desses sujeitos como colega de trabalho, parceiro comercial ou qualquer outra situao que nos prenda a ele. E o pior, parece que existe uma espcie de vrus que contagia aqueles que esto a volta de um sujeito indiferente. Milhares de pessoas compareceram ou viram pela televiso grande piloto Ayrton Senna, lembra dele? Quem no se lembra. compareceram ao enterro do bandido da luz vermelha. Mas qual o comparao? Simples: cada um herda exatamente aquilo que proporcionou aos que estavam a sua volta. o enterro do Duas pessoas motivo de tal propagou ou

Vivemos do passado, usufrumos hoje daquilo que construmos, pregamos e fizemos antes. E a jornada continua, pois vamos colher para a prxima semana, ano ou dcada em um ciclo que vai at o fim de nossas vidas, aquilo que estamos realizando nesse momento. Segundo a Bblia o ser humano dotado do livre arbtrio, cada um pode decidir o que ser e como ser sua vida. Sendo assim, todos tm o direito a serem medocres, a realizarem menos do que desejavam ou poderiam, no h problema. O problema que a maioria dessas pessoas so amargas e o pior amargam a vida alheia e isso inconcebvel.

INTRODUO ADMINISTRAO 1 Bimestre Muitos se ressentem por no progredirem o quanto gostaria e a maioria no faz por onde progredir - e tornam a vida daqueles a sua volta um suplcio. A convivncia difcil, cansativa, literalmente um sacrifcio conviver com algum indiferente. Cabe a cada um de ns decidir se quer ser mal atendido, se quer conviver com pessoas medocres, azedas ou me perdoem a expresso literalmente fracassadas.Nada o impede de aceitar, como nada o impede de no aceitar ser ou conviver com pessoas indiferentes as mudanas da vida. Ainda existem aquelas pessoas que reclamam que antigamente era melhor, que no seu tempo as coisas eram diferentes. Essas pessoas esto presas a um passado que j no existe mais. Como diz a frase no epitfio de Voltaire quem no vive o esprito de seu tempo, vive suas mazelas. Pode parecer lugar comum ou at piegas, mas o importante no caminho que se trilhou ou o ponto a que se chegou. O importante o que se fez durante o caminho, como a jornada foi aproveitada, e principalmente como ficou o caminho depois que voc passou. No peque pela indiferena, nem consigo, nem com o prximo. No faa menos apenas por ser mais fcil. Grandes avanos exigem grande dedicao. Grandes resultados exigem grande empenho. Ningum grande por acaso, ningum pequeno por acaso. Pense nisso antes de aceitar ser ou conviver com algum indiferente. Se tiver que fazer, faa bem feito, afinal voc esta trocando um dia de sua vida por isso e, portanto no final tem que valer a pena.

S-ar putea să vă placă și