Sunteți pe pagina 1din 3

A foice e o martelo tornaram-se smbolo do socialismo.

No mundo, existem dois tipos de sistema poltico-econmico: o capitalismo e o socialismo. O sistema capitalista vigora desde o sculo XVIII. No entanto, no sculo XIX, o capitalismo no estava agradando aos trabalhadores europeus, em razo da condio de explorao em que viviam. Tal fato fez surgir no continente um sentimento de mudana. A classe proletria pde enxergar uma soluo no socialismo, que figurava como um acervo de ideias que tinha como objetivo a implantao de um modelo de sociedade mais justa, para extinguir a sociedade de classes, na qual os capitalistas exploram os trabalhadores. A insatisfao e o desejo de mudanas foram reforados com as ideias de dois grandes pensadores alemes, Karl Marx e Friedrich Engels, que dispuseram de um conjunto de ideias necessrias para a instaurao de uma sociedade plenamente socialista. Tais ideias surgiram aps um rigoroso estudo sobre o capitalismo. A implantao do socialismo ocorreu somente no sculo XX, mais precisamente em 1917, quando o governo monarquista foi derrubado pela revoluo russa, dando origem Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS). Na segunda metade do sculo XX o socialismo ganhou outros adeptos, como os pases do Leste Europeu, alm da China, Cuba e algumas naes africanas e asiticas. No entanto, com configuraes socialistas distintas. As caractersticas do socialismo so completamente diferentes em relao ao capitalismo, a seguir veja os principais aspectos socialistas: Meios de produo socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indstrias, terras agrcolas, dentre outras, so de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos igualmente dividida entre todos. Inexistncia de sociedade dividida em classes: como os meios de produo pertencem sociedade, existe somente uma classe; a dos proletrios. Todos trabalham em conjunto e com o mesmo propsito: melhorar a sociedade. Por isso no existem empregados nem patres. Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os segmentos da economia e responsvel por regular a produo e o estoque, o valor do salrio, controle dos preos e etc. Configurao completamente diferente do sistema liberal que vigora no capitalismo, no qual o prprio mercado controla a economia. Dessa forma, no h concorrncia e variao dos preos.

Principais Diferenas Entre Capitalismo e Sociolismo

Capitalismo x Socialismo.

O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas polticoeconmicos. Antes do declnio da Unio Sovitica existia o mundo bipolar, no qual havia duas potncias mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (Unio Sovitica) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros pases que se identificavam com os respectivos sistemas.

O socialismo tem como base a socializao dos meios de produo, o bem comum a todos e a extino da sociedade dividida em classes. J o capitalismo tem como objetivo principal a acumulao de capital atravs do lucro. Diante das genricas definies sobre os sistemas apresentados, confira a seguir as principais distines entre o capitalismo e o socialismo.

Sistema que degrada a natureza e o homem

Existem dois sistemas poltico-econmicos praticados no mundo, denominados capitalismo e socialismo. Esses se diferem pelas ideias e caractersticas totalmente distintas. Atualmente, h uma predominncia significativa do capitalismo - esse possui uma srie de aspectos essencialmente ligados ao capital produtivo e sua acumulao. So caractersticas clssicas do capitalismo: Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado propriedade individual. Lucro: o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulao de capital. Economia de mercado: livre iniciativa da regulao do mercado, sem ou pouca interveno do estado. Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preos e os estoques das mercadorias. O Estado tem a responsabilidade de intervir somente em casos delicados e tambm na implantao de medidas que garantem instabilidade econmica. Diviso de classes: esse um dos pontos mais polmicos do capitalismo. De um lado est uma minoria denominada "capitalista" ou donos dos meios de produo e de capitais; e do outro lado a maioria chamada "proletrios", pessoas que vendem sua fora de trabalho em troca de um salrio que garanta sade, alimentao, transporte, lazer, etc. No entanto, nesse ponto que constitui a diviso das classes, uma vez que nem sempre o capitalista oferece uma remunerao que seja suficiente para sanar todas as necessidades bsicas da maioria dos trabalhadores. Desse processo, o capitalista adquiriu a mais-valia, que corresponde aos lucros oriundos do trabalho do proletrio.

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/algumas-caracteristicas-capitalismo.htm http://www.brasilescola.com/geografia/as-caracteristicas-socialismo.htm

S-ar putea să vă placă și