Sunteți pe pagina 1din 3

Porque o hooponopono funciona.

O que h, simbolicamente, por trs do Hooponopono.

Por Patricia Kenney

Voc o PAI e o FILHO. Voc o Ser Divino e a Criatura. Voc Deus e a Criao, simultaneamente. Afinal, s h Deus, no mesmo?

Ou agimos como Deus, ou como a Criao. Ou agimos como Ser Divino, ou como Ego: a personalidade construda segundos crenas adquiridas e herdadas de seus pais, professores, amigos, escola, trabalho, televiso, ancestrais, heranas culturais, etc. com tudo de bom e de ruim.

Em cada situao, a mente estar sob o comando do Ser Divino ou da Criatura, nunca os dois ao mesmo tempo. Voc ambos, mas a manifestao, tudo aquilo que sai de voc, a criao de um pensamento, a produo de uma emoo, de uma ao, uma viso, um julgamento, sempre ter um pai, um criador, que pode ser o Ser Divino ou o Ego.

E o livre arbtrio justamente essa escolha primria que voc sempre faz para cada situao. Voc escolhe se vai agir com base no grande repertrio que a criao, o ego, ou se vai agir segundo o ser divino que voc , inteiro, completo.

E por isso que Deus no pode interferir... Ele no pode interferir no livre arbtrio porque interferir matar o filho. Lembre-se: voc o Pai e o Filho. Se voc agir como Pai, vai haver o Pai, se agir como Filho, ser isso que voc vai manifestar. Assim, se Deus agir, interferir, s vai poder reproduzir a Si mesmo. O livre arbtrio , portanto, a conseqncia lgica do ato de criar. Tudo que sai, ou criado, tem intrinsecamente a separao como decorrncia, e o retrato do seu criador.

Quando Ele criou a filiao Ele se dividiu e deu ao seu filho tudo o que Ele tem e . Ele criou seu filho imagem e semelhana de Si mesmo. Assim , Deus no pode interferir porque quando ele criou a filiao ele quis se dividir e a separao um sub-produto natural desse ato de criar, e com ela vem o livre arbtrio da criao de fazer aquela escolha primria

continuamente. Voc cria um filho e aceita que ele vai ter uma existncia e agir e pensar por si mesmo. tudo o que voc cria tem vida prpria.

Se ns somos Deus e criatura simultaneamente esse processo to interno, quanto externo. E esse processo se repete infinitamente - como no grande no pequeno.

Quando voc cria algo, voc cria a imagem e semelhana daquilo que voc ... por isso voc o que voc pensa, e o mundo a sua volta reflete sempre aquilo que voc . Cada coisa ruim que lhe acontece, cada coisa que voc v e percebe como um erro, em dissonncia com o que voc acha belo, harmnico, divino, um reflexo daquela parte de voc que representa a criao, no porque mal, imperfeito, mas porque, antes de tudo, apresenta um oposto. Cada coisa que voc entende como belo, pleno, perfeito, harmnico, abundante, representa aquela parte de voc que representa o Ser Divino.

No hooponopono, quando dizemos Eu sinto muito, estamos assumindo que somos 100% responsveis pela nossa criao. Se no gostamos do que vemos, s nos resta lamentar e reconhecer que criamos algo a partir daquela parte equivocada. Lamentamos o que produzimos porque reconhecemos t-lo feito sem querer. Brotou de ns a partir do Ego, que age impulsivamente (enquanto no atingirmos a compreenso, a iluminao), e apenas reproduz esse compndio de crenas da humanidade que herdamos. automtico e vem sempre antes daquela parte de ns, que a conscincia, fazer a avaliao sensata do fato. Assim, o Eu sinto muito o lamento real do ser consciente que identifica que a ao ainda brota da daquela parte de voc que a CRIAO, no daquela parte de voc que o Divino.

No ato da criao, seja no pequeno ou no grande, surge a dualidade, a multiplicao, os opostos, o rosa e o azul, e o julgamento equivocado a partir de um nico ponto de viso que no mais global, o rosa julgando o azul, notando as diferenas e dizendo a si mesmo: - eu no gosto do azul. Da brota o certo e o errado e o mundo segundo suas convices, suas interpretaes. A viso correta s possvel a partir do todo.

E, a nica forma de acabar com isso pedindo a Deus, ou parte de voc que o Divino, que Ele apague o que nunca existiu, as vises equivocadas, as lembranas da CRIAO. Pois voc no sabe de onde vem, qual a fonte da sua distoro, mas Ele sabe. Lembre-se, a criao, o filho, o ego, um repertrio de crenas herdadas coisas das quais a gente nem tem conscincia. Se tivssemos conscincia no nos surpreenderamos com o resultado.

A doena, a falta do que quer que seja, a limitao, o medo, as desavenas, a dor, o mal so reprodues sistemticas da criao, daquela parte de voc que um caldeiro de crenas equivocadas, do universo dual. No raro, a pessoa que est tentando evoluir fica surpreso, lamenta, e se entristece consigo mesmo por reproduzir um mundo do qual ela no quer mais pertencer. A dor real. O lamento idem. Assim, o Eu sinto muito tudo o que sobra, mas tambm tudo e unicamente o que preciso fazer.

Veja, ainda, que ao dizer EU sinto muito, esse EU pode ser a voz do ser nico, do EU, do Ser Divino, que simbolicamente pede desculpas criao... Voc pode no entender o que isso significa no nvel mental, mas sua alma sabe o que isso significa no mago do seu ser.

E nessa hora que voc pede desculpas sinceras, sabe que faz sem querer, reconhece que o responsvel, e que no quer mais que isso se repita. nessa hora que voc diz que quer ser e pensar como Deus, no como Filho, que quer ser UM com Deus.

Nesse processo acontece a to conhecida e mal compreendida expiao, quando voc entrega a Deus os seus pecados. DEUS assume aquilo que ELE sabe que nunca existiu, Ele carrega a sua cruz e libera voc. Expiao significa reconciliar. Ele apaga o passado, as lembranas, as crenas, a separao. Ele regenera a ferida e volta a ser UM. Sendo Um com voc, Ele passa a existir na sua existncia, no seu mundo e o milagre acontece. O mundo de Deus se faz presente. Surge o belo, o harmnico, porque princpio tudo o que existe. Se no h separao, no h opostos, no h o certo e o errado, o belo e o feio e assim por diante. S h o que sempre existiu, to somente DEUS.

No hooponopono, alm do Eu sinto muito, ainda se diz, me perdoe, eu te amo, eu sou grato. voc e Deus sentindo muito pela separao. voc e Deus pedindo desculpas mtuas. voc e Deus dizendo um ao outro que se amam. voc e Deus sendo gratos pela reconciliao. Gratos pelos espelhos, pelo ruim que mostrou os opostos, que alertou existncia da separao e que promoveu o desejo da reconciliao.

por isso que o hooponopono funciona. um ritual, feito com amor, que cura as feridas, apaga o que nunca existiu e faz o mundo de Deus surgir bem diante dos seus olhos.

S-ar putea să vă placă și