Sunteți pe pagina 1din 8

Cognio

Percepo: a conduta psicolgica com a qual organizamos


as diversas sensaes de modo a tomarmos conhecimento da realidade. Com a percepo conhecemos o mundo que nos rodeia. Os factores de significao so: a idade; o sexo; o contexto cultural, a actividade profissional, a experincia anterior, as expectativas, o estatuto social. Estes factores, que constituem a histria pessoal do sujeito, vo subjectivar o acto perceptivo, na medida em que cada sujeito interpreta as manifestaes exteriores (significantes) atribuindo-lhes um significado; a objectividade do estmulo d lugar a interpretaes diferentes que variam de acordo com as significaes atribuidas por cada um (que so dependentes da sua histria pessoal).

Constncia perceptiva: A percepo diz-nos que a viso que


temos do mundo no uma representao mas uma interpretao. O reconhecimento envolve experincias, memrias e aprendizagens que mantm as caractersticas dos objectos, apesar das circunstncias que estes se encontram serem diversas.Verificamos Constncia de tamanho , Constncia de forma e Constncia do brilho e da cor. Alterao relativamente estvel do comportamento ou do conhecimento, devida experincia, ao treino ou ao estudo (que condicionam essa alterao).

Aprendizagem:

Condicionamento: um processo em que associamos um


estmulo condicionado a um estmulo natural, a repetio desta associao leva o indivduo a reagir ao estmulo condicionado do mesmo modo que reagiria ao estmulo natural. O condicionamento clssico assenta no binmio: estmuloresposta:

Estmulo um elemento do meio que produz um efeito sobre o organismo, levando-o a alteram o seu comportamento. Resposta a actividade do organismo que sucede captao do estmulo (movimento, pensamento, emoo, secreo)

Condicionamento operante: Caixa de Skinner - experincia do


rato. Quando o rato estabeleceu uma associao entre a resposta operante (premir a alavanca) e o reforo (alimento), concluiu a aprendizagem, ficou condicionado a premir a alavanca para comer.

Reforo: Qualquer estmulo que surge em consequncia de um


comportamento e que aumenta a sua ocorrncia.

Castigo: Qualquer estmulo que surge em consequncia de um


comportamento e que diminui a sua ocorrncia

Reforo positivo: estmulo apetecvel que aumenta a frequncia


do comportamento

Reforo negativo: o retirar do estmulo aversivo que aumenta a


frequncia do comportamento

Estmulos

Natureza Comportamen to Tipo de resposta Papel do sujeito Tipo de aprendizagem

Condicionamento Clssico Associao de estmulos neutros e incondicionados Reflexos, respostas mecnicas e automticas Involuntria

Condicionamento Operante O comportamento acompanhado de consequncias positivas Comportamento aprendidos e adquiridos Voluntria

Passivo, o comportamento mecnico A aprendizagem faz-se por associao de estmulos

Activo, o sujeito opera para obter satisfao ou evitar a dor A aprendizagem faz-se por reforo (positivo ou negativo)

Aprendizagem

Segundo Bandura este tipo de aprendizagem ocorre pela observao das condutas daqueles com quem vivemos (a maior parte dos comportamentos das crianas so aprendidos por imitao de modelos - MODELAGEM). De acordo com Bandura, as pessoas podem aprender directamente ou indirectamente: A aprendizagem directa feita atravs de aquisies por reforo ou castigo directo em que as consequncias positivas ou negativas dos actos recaem sobre o sujeito que os pratica.

social:

A aprendizagem indirecta faz-se por reforo negativo ou


castigo indirecto ou vicariante em que os modos de proceder so indicados pela observao das consequncias positivas e negativas que recaem nos outros.

Assim, o reforo vicariante consiste na aprendizagem feita pela observao das consequncias de determinados comportamentos.

Memria: Processo de recordar contedos aprendidos que


foram armazenados para serem utilizados em momentos posteriores. Aprendizagem e memria so processos indissociveis pois s se retm na memria aquilo que foi aprendido; e s se considera aprendido aquilo que se reteve na memria. Deste modo, sem memria, as aprendizagens teriam de estar constantemente a ser adquiridas, o que significa que no ter memria seria o mesmo que no ter aprendido nada.

Distoro do trao mnsico acontece quando existem alteraes


que baralham o que inicialmente foi aprendido. Deve-se a falhas que podem ocorrer na codificao, no armazenamento ou na recuperao de contedos.

Falhas na codificao: algo foi deturpado pela significao que cada um atribuiu aquilo que memorizou Falhas no armazenamento: o que possumos armazenado na memria de longo prazo est sujeito a falhas que acontecem por via do tempo. Falhas na recuperao: existe interferncia de outras informaes ou supresso de um acontecimento ou pensamento que provoca perturbao no sujeito.

Esquecimento

por

inibio

proactiva: h

esquecimento

provocado pelas interferncia de recordaes passadas

Esquecimento por inibio retroactiva: h esquecimento pela


interferncia de novas informaes Segundo Freud ns esquecemos o que inconscientemente nos convm temos uma motivao inconsciente para o esquecimento, evitamos assim os acontecimentos penosos e as situaes angustiantes, este processo designa-se por recalcamento, as memrias objecto de recalcamento no so recuperadas por um acto

de vontade. O recalcamento funciona como um mecanismo de defesa afasta determinadas recordaes de modo a evitar os conflitos internos.

Emoo
Caractersticas das emoes:

Tm um TEMPO Variam de INTENSIDADE Reflectem ALTERAES CORPORAIS, expresses faciais, acelerao do ritmo cardaco. Tm CAUSAS OU OBJECTOS a que se dirigem, acontecem a propsito de algo So VERSTEIS - aparecem e desaparecem rapidamente. Tm uma POLARIDADE: so positivas ou negativas No so determinadas pelos factos, mas sim pela INTERPRETAO desses factos Estados psicolgicos elementares que determinam sensaes agradveis ou desagradveis no indivduo, em funo dos sentimentos que nutre em relao a pessoas ou outros seres. Reaces curtas e intensas do organismo a um acontecimento inesperado, que so acompanhadas de uma tonalidade afectiva agradvel ou desagradvel. intensidade e com papel moderador nas relaes que o sujeito estabelece com a realidade.

Afectos:

Emoes:

Sentimentos: Estados afectivos relativamente estveis de mdia

Para

apresentam natureza diferente: as emoes implicam alteraes fisiolgicas (acelerao do ritmo cardaco e respiratrio, entre outras); enquanto que o sentimento a tomada de conscincia dessas alteraes fisiolgicas, o ritmo a que se vo sucedendo e a sua evoluo.

Damsio as emoes

sentimentos

Emoes primrias: inatas, revelam-se teis porque permitem


reaces automticas que facilitam que o individuo fuja do perigo, estas so promovidas pelo sistema lmbico (amigdala, talamo, hipotalamo, hipocampo)

Emoes secundrias: implicam uma avaliao cognitiva dos


acontecimentos, esta avaliao necessita de fazer associaes com aprendizagens j feitas. Estas emoes ocorrem no crtex pr-frontal.

Componentes da emoo:
1. Reaces Biolgicas 2. Reaces expressivas 3. Experincias conscientes

Alteraes fisiolgicas da emoo:


Respirao ofegante Tremuras musculares Rubor facial Acelerao do ritmpo cardaco Decrscimo da secreo salivar

Prespectivas sobre as emoes:

Evolucionista: existem emoes que so universais, so


independentes dos processos de aprendizagem ou da cultura em que se observam.

Fisiolgica: as emoes resultam das percepes do estado do


corpo, considera as alteraes orgnicas como a causa e no como consequncia das emoes.

Cognitivista: defende uma relao estreita entre os processos


cognitivos e as emoes, o modo como interpreto um acontecimento que me causa a emoo e no o acontecimento per si, a emoo determinada pelo modo como avaliamos e representamos a situao.

Culturalista: as emoes so uma construo social, so


aprendidas no processo de socializao, as expresses variam no tempo e no espao em funo de uma cultura.

Aps pesquisas feitas a vrios casos de doentes com danos cerebrais, no cortex pr-frontal, Antnio Damsio concluiu que as emoes e os sentimentos no so um obstculo ao funcionamento da razo, esto at envolvidas no processo de deciso. Damsio afirma que a tomada de decises faz-se por 2 vias: O raciocnio faz uma representao das consequncias: avaliao da situao, opes possveis, comparaes lgicas, etc. A percepo da situao provoca a activao de experincias emocionais sucedidas anteriormente em situaes semelhantes. Damsio diz que a forma como decimos est assente na hiptese marcador somtico um mecanismo automatizado que suporta as nossas decises, contribui para limitar o tempo de deciso, sem marcador somtico a lgica precisaria de operar sobre demasiadas opes e por isso levaria imenso tempo a emitir uma deciso, com o marcador somtico h sempre uma emoo associada deciso tomada, por mais simples que ela seja. Quando queremos tomar uma deciso fazemos uma avaliao das consequncias, tentando sentir o que vai resultar de agradvel ou desagradvel, por exemplo hesitamos na aceitao de um emprego numa empresa poluidora do ambiente, aqui o marcador somtico actua e provoca uma espcie de repulsa.

Conao

Intencionalidade: Relao entre a mente ou conscincia e o

objecto para que est orientada. A aco intencional sendo que a inteno diz respeito ao que o ser humano se prope a realizar e explicitada por aquilo que cada um quer concretizar, atingir ou obter.

S-ar putea să vă placă și