Sunteți pe pagina 1din 4

I

L o texto que se segue.

As frias do Menino Nicolau


No sabia o que havia de fazer at chegar hora da partida, minha me no ea ficou nada satisfeita quando eu esvaziei a mala para tirar os berlindes que estavam no fundo. O mido no para quieto disse a minha me ao meu pai. Afinal, talvez fosse 5 prefervel irmos j. Mas ainda falta uma hora e meia para a partida respondeu o meu pai. Ora! Se chegarmoscom antecednciaapanhamoso cais vazio e evitam-seos encontres e toda aquela confuso. () Metemo-nos no carro e partimos. Por duas vezes, porque da primeira esquece mo10 -nos da mala em casa . Na estao,toda a gente tinha chegado com antecedncia Havia pessoas por toda . a parte, a gritar e a fazer barulho. No foi fcil arranjar um lugar para estacionar o carro, que acabou por ficar muito longe da estao. Espermospelo meu pai, que entretanto teve de voltar ao carro para ir buscar a mala, pois julgava que a minha 15 me ficara com ela. Na estao,o meu pai recomendou-nos que no nos afastssemos uns dos outros para no nos perdermos Entretanto, dirigiu-se a um senhor far. dado, que era muito engraado porque tinha a cara toda vermelha e o bon banda. Podia indicar-me onde fica o cais nmero 11, por favor? perguntou o meu pai. Fica entre o cais nmero dez e o nmero doze respondeu o senhor. Pelo 20 menos fica va, da ltima vez que l passei.
SEMP e GOSCINNY, 2006. As Frias do Menino Nicolau . Lisboa: Teorema (texto adaptado e com supresses)

1. Identifica o intruso nos conjuntos de palavras seguintes, tendo em conta as classes de palavras:
a. hora, partid a, me, ficou, berlind es; b. satisfeita, quieto, p refervel , pai, vazio; 1.1. Justifica as tuas opes. c. sabia, chegar, no, esvaziei, chegarmos; d. a, um, meu, cara, minha.

2. Atenta nas palavras seguintes e colo ca-as no respetivo lugar no quad ro:
em engraado
Nome

vermelha meu onze


Adjetiv o

com aquela

cais fardado

ao para uns

na senhor nmero

dez doze

Preposi o Simples Contrada

Determinant e Quantificado r

2.1. Refere as subclasses dos determinantes e dos nomes presentes na lista de palavras.

3. Indica um nome coletivo que designe o conjunto de pessoas que se encontrava na estao.

4. Rel a frase que se segue: Espermos pelo meu pai, que entretanto teve de voltar ao carro para ir buscar a mala, pois julgava que a minha m e ficara com ela. (ll . 13-15)
4.1. Sublinha todas as formas verbais e identifica o tempo, o modo e a pessoa de cada

uma delas (se possvel).

4.2. Reescreve a frase no futuro.

5. Atenta na fr ase seguinte: O mido no para quieto ( ). (l. 4)


5.1. Escreve uma frase em que utilizes uma palavra homgrafa da sublinhada.

6. Identifica a funo sin ttica de todos os ele mentos que con stituem a frase: A minha me disse muitas coisas ao meu pai.

6.1. Reescreve a frase substituindo as expresses sublinhadas por pronomes.

6.2. Reescreve a frase iniciando-a por Eu e a minha me.

6.2.1. Classifica o sujeito desta ltima frase.

II
1. Completa o excerto que se segue com os graus dos adjetivos indicados entre parnteses. No te esqueas de ter em ateno a conc ordncia de gnero e nmero dos adjetivos com os nomes que caracterizam. Era uma vez um comerciante (rico no superlativo absoluto analtico). Tinha seis filhos, trs rapazes e trs raparigas; e, como era um homem inteligente, nada poupou na educao das crianas, tendo-lhes dado (bom no superlativo relativo de superioridade professores. ) As filhas eram (bonito no superlativo absoluto analtico) ; mas (novo no superlativo relativo de superioridade) , em especial, despertava a admirao de todos e, quando era pequena, s lhe chamavam a bela menina, de tal modo que o nome lhe ficou, o que causava muita inveja s irms. Alm de (bonito no comparativode superioridade)as irms, esta menina era tambm (bom no comparativo de superioridade) elas. As duas mais velhas eram (orgulhoso no superlativo absoluto analtico) por serem ricas: armavam-seem grandes damas e no queriam , receber as visitas das outras filhas de comerciantes; s desejavam para sua companhia gente importante. Iam todos os dias passear ao baile e ao teatro e troavam da mais nova, que passava (grande no superlativo relativo de superioridade) parte do tempo a ler bons livros. Como se sabia que estas meninas eram muito ricas, vrios foram os grandes comerciantes que as pediram em casamento; mas as duas mais velhas respondiam que nunca se casariam, a menos que encontrassem um duque ou, pelo menos, um conde. Bela que, como lhes disse, era o nome da mais nova agradeceu muito sinceramenteaos que queriam c asar com ela, mas disse-lhes que e ra (novo no superlativo abso luto analtico) e que queria fazer companhia ao pai durante mais alguns anos.
Jeanne-Marie Leprince de BEAUMONT, 2005. A Bela e o Monstro . Col. Oficina dos Sonhos. Porto: Porto Editora (texto adaptado e com supresses)

10

15

20

1.1. Escreve os adjetivos seguintes no grau superlativo absoluto sinttico.


Superlativo absoluto sinttico Superlativo absoluto sint tico

rico nova orgulhosas

inteligente pequena grandes

2. L as frases seguintes: Esta menina era tambm melhor do que elas. No queriam receber visitas das outras filhas mas apenas da sua menina preferida.
2.1. Refere a classe e a subclasse das palavras sublinhadas.

2.1.1. Reescreve as frases substituindo o grupo nominal a que pertencem por pronomes.

3. Observa, agora, a frase transcrita do excerto. Como se sabia que estas meninas eram muito ricas, vrios foram os grandes comerciantes que as pediram em casamento () (ll. 15-16)
3.1. Refere a classe e a subclasse a que pertence a palavra sublinhada.

3.1.1. Identifica a expr esso a que ela se refere.

4. Atenta na palavr a casamento.


4.1. Identifica os elementos que a formam.

4.2. Classifica a palavra, tendo em conta o seu processo de formao.

4.3. Refere outras palavras da famlia de casa.

5. Assinala como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmaes seguintes.


Afirmae s V F

a. A frase Era uma vez um comerciante muito rico. (l. 1) uma frase comp lexa. b. A frase As filhas eram muito bonitas; mas amais nova, em espec despertava a ial, admirao de todos () (ll. 5-7) uma frasesimples. c. e () s lhe chamavam a bela menina (l. 7) uma orao coordenad copulativa. a d. A frase Iam todos os dias ao baile e ao teatro e troavam da mais nova (). (l. 13) contm uma orao coordenada copulativa. 5.1. Corrige as afirmaes falsas.

6. L a frase que se segue.


Tinha seis filhos, trs rapazes e trs raparigas () e nada poupou na educao das crianas.
(ll. 2-3)

6.1. Circunda as formas verbais que so o ncl eo do predicado. 6.2. Refere a classe e a subclasse a que pertence a palavra sublinhada.

6.3. Classifica a orao introduzida por esta palavra.

S-ar putea să vă placă și