Sunteți pe pagina 1din 3

REFLEXO DO 4 DOM DO TEMPO COMUM Os versculos da 1 leitura pertencem a uma unidade maior chamada CDIGO DEUTERONMIO Que tem

incio no cap.12 e vai at o cap. 26. Este cdigo apresenta o projeto de uma nova sociedade. A partir do cap: 17 temos leis referentes pessoa do Rei; em 18 so apresentadas leis que regulamentam a vida dos religiosos (os levitas) E Deus promete um profeta que cujas caractersticas principais So:No ter nenhum compromisso poltico ou religioso;e ser para todo povo o porta voz e intrprete dos projetos de Deus, que visa a construo da histria e a sociedade nova Todas essas leis foram escritas com o objetivo de fazer com que as tradies antigas ajudasse Israel a superar a poca de crise. As regies vizinhas a Israel tinham seus profetas.Mas a funo deles era sustentar o sistema que concentrava a vida na mo de poucos e sofrimento da maioria ,por isso foi proibido em Israel a existncia de adivinhos, astrlogos e magos. Essas pessoas tidas como profetas faziam tudo para agradar a classe dominante Por isso Deuteronmio pede a Israel que reaprenda a lio dada por Moises Vemos o desejo do Senhor para que ouamos o que ele quer de ns pela voz do profeta.Fica evidente tambm que a responsabilidade do profeta anunciar a verdade que lhe revelada por Deus. Deus ainda diz mais : Ai do profeta que acrescentar algo a mais do que lhe falei, este ter a morte.

Na voz do salmista ,temos o convite para que abramos o nosso corao para ouvir hoje a voz de Deus So Paulo indo alm fala da atitude ante ao chamado da voz de Deus conclamando ao servio pelo Reino de Deus.Ele sugere que, para aqueles que querem dar ateno exclusiva s coisas de Deus o melhor seria estarem livres de preocupaes do mundo,para que no ficassem divididos. O Evangelho de hoje trata do 1 ato pblico de Jesus. Marcos fala do ensinamento de Jesus na sinagoga da cidade de Cafarnaum. A firmeza de Jesus ao ensinar espanta a todos. Marcos afirma por duas vezes que Jesus ensina com autoridade Muitas vezes confundimos autoridade com autoritarismo, mas devemos ter bem clara a diferena entre essas duas atitudes, pois autoritrio quem impe o que no lhe compete, o que no de sua responsabilidade; Jesus jamais foi autoritrio, pelo contrrio sempre respeitou o outro . ..Ele realiza sinais que comprovam sua autoridade. Marcos apresenta Jesus agindo com segurana e autoridade. Aconteceu ento que um homem que l estava ( na sinagoga) sentiu-se mal e passou a ter convulses,ele se agitava e se contorcia todo e gritava contra Jesus; O que voc quer de ns? Voc veio para nos destruir? Eu sei que tu s o santo de Deus. O homem estava possudo pelo demnio, enquanto Jesus curava , ele se sentiu ameaado e gritou: Voc veio para nos destruir. Observem que ele fala no plural; nos destruir. De fato Jesus veio para destruir o poder demonaco que abate as pessoas e tira delas a dignidade. Jesus veio pescar gente e tira-la da possesso do demnio.

Jesus quem nos revela a voz do Pai ,por isso que atravs dele que sabemos o que o senhor quer de ns,S Ele o caminho que nos leva a Deus e nele que encontramos o Senhor Deus. Somos Batizados, confirmados na f e convocados pelo Senhor a professar a nossa f no mundo, como profetas de hoje. Somos a voz que Jesus quer utilizar para anunciar o amor de Deus ao mundo. Sabemos que Ele no autoritrio,j que bate porta e aguarda a nossa deciso;se decidimos por Ele, por suas propostas, mesmo preocupados com as coisas do mundo, precisamos priorizar nosso testemunho e anuncia-lo com autoridade de cristo batizado Essa nossa autoridade e nossa responsabilidade No testemunho de cada Cristo, que prioriza as coisa de Deus, fortalecemos nossa misso de sermos sal e luz do mundo, como Cristo declarou. Somos batizados,somos comunidade, no deixemos nunca de sermos missionrios !

S-ar putea să vă placă și