Sunteți pe pagina 1din 8

SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA: UMA DIDTICA A PARTIR DE PROBLEMAS, TEORIAS E ARGUMENTOS Fernando Rodrigues Montes DOca1 Elvis Francis

Furquim de Melo

Resumo: Constantes discusses sobre o ensino de filosofia tm dividido opinies no ambiente acadmico. Dois grupos de professores e estudantes com idias bastante distintas digladiamse na busca de uma didtica autenticamente filosfica que seja eficiente tanto em sala de aula como a contemplao das exigncias de um estudo srio da filosofia. H, por um lado, o grupo que defende um estudo histrico-terico e, por outro, o grupo partidrio de um estudo temtico-problemtico da disciplina filosfica. Ambas as tendncias amparam-se em slidas bases de fundamentao terica, porm, tal fato no garante a existncia de uma didtica legitimamente filosfica. Em meio a essa polarizao de concepes, surge ento uma terceira via que objetiva acabar com as divises ao propor uma sntese de idias a partir das duas tendncias antitticas. Com essa via intermediria emerge um ensino da filosofia pautado na histria, nos problemas e na argumentao, j que esta se afigura como uma competncia eminentemente filosfica. No basta ensinar filosofia no Ensino Bsico de forma apenas histrica ou temtica. preciso superar as concepes unilaterais de erudio decorrentes de um ensino pouco emptico de teorias a partir da histria e de intuio decorrentes de um ensino estaque a partir de temas e problemas a fim de se buscar um ensino de filosofia que conjugue em uma nica didtica um ensino histrico-problemtico, ou problemticohistrico, capaz de desenvolver no estudante da Educao Bsica a competncia que por execelncia filosfica, a argumentativa, haja vista que a busca de tal competncia aliada sistematicidade do estudo histrico-terico, capaz de desenvolver no estudante da Educao Bsica a competncia que por excelncia filosfica, a argumentativa, haja vista que a busca de tal competncia aliada sistematicidade do estudo histrico-terico e liberdade do estudo temtico-problemtico garante no s a reciclagem do ensino de filosofia como tambm a possibilidade de resgate de uma credibilidade perdida. Palavras-chave: Ensino. Didtica. Histria. Problemas. Argumentao.
1

Licenciado em Filosofia pela UFSM e acadmico do Curso de Letras da URCAMP/Campus Alegrete. Site (blog): http://ondevagammeuspensamentos.my1blog.com. E-mail: nandormd@bol.com.br.

Introduo Com o advento das chamadas cincias empricas, a filosofia entendida como uma disciplina, ficou relegada a uma situao de marginalidade. Considerada a me de todas as cincias e protagonista da nova ordem mundial que se instaurou a partir do processo iluminista de esclarecimento das mentes, a filosofia gradativamente com a especificizao das cincias humanas, perdeu, substancialmente um pouco do status que lhe conferia uma certa soberania em relao s outras reas do conhecimento e, em relao tambm a sua prpria rea, isto , a das humanas. Estas justificativas ajudam a compreender a situao atual do ensino da filosofia, bem como o porqu de sua marginalidade. Porm, tais justificativas no carregam consigo o problema central da filosofia como uma disciplina a ser ensinada. Se h um problema a ser discutido quanto "ensinabilidade" e "aprendizibilidade" da filosofia, como diria Silvio Gallo, este problema no decorrente to-somente de uma ordem de natureza externa. Desse modo, pautaram as justificativas, mas de um problema da filosofia que de natureza eminentemente filosfica. Ou seja, de um problema interno da filosofia, ou ainda, sendo redundante, de um problema da filosofia que de natureza eminentemente filosfica. Nesse sentido, um problema que cabe filosofia resolver de forma didtica e metodolgica. De outro modo, no atravs de pressupostos de ordem metafsica, no obstante estes em certa medida sejam teis. Eis ento um problema que a filosofia no pode se furtar de resolver, sob pena de continuar sendo relegada a uma constrangedora situao de marginalidade. Note-se que este problema da filosofia no se trata propriamente de uma questo filosfica, como as clssicas que so conhecidas, mas de um problema que por ser didticometodolgico coloca em xeque a existncia da filosofia como uma disciplina relevante cognitivamente como as demais cincias. Polarizao do Ensino da Filosofia O problema do ensino parece j ter passado por dois estgios: o da concepo de que seu ensino histrico-terico e o da concepo de que apenas temtico. As verdadeiras so travadas no ambiente acadmico em decorrncia dessa polarizao de idias, que, na verdade, no chegam a ser antagnicas, j que possvel optar por uma terceira via. Mas antes de se apont-la, cumpre entender melhor o fenmeno ambivalente da polarizao.

H, por um lado, uma tendncia para um ensino da filosofia de forma histrica, isto , um ensino de histria da filosofia. Tal posio sem dvida bastante ortodoxa, pouco emptica e to-somente erudita. ortodoxa porque remete a uma educao de carter um tanto medieval, j que privilegia aspectos, pode-se dizer, de pouco valor filosofia em si mesma. claro que a histria de vultuosa relevncia, bem como a histria da filosofia, porm o seu ensino enquanto uma tentativa de normatizar a metodologia de aprendizagem filosfica parece ser uma alternativa um pouco infeliz, pois no encontra eco na realidade, mas to-somente na historicidade. Ademais, tal ensino da filosofia torna-se, segundo o exposto, um estudo pedante e enfadonho, o que termina significamente com sua empatia, justamente por no estabelecer uma forte relao com a realidade e por ser apenas uma tcnica repetvel de erudio. Mas este o lado sombrio do estudo da filosofia enquanto disciplina histrica. No obstante isso, a histria tem, sob outro aspecto, uma importncia substancial. Ora, o prvio conhecimento histrico da filosofia permite ao estudante uma maior capacidade e habilidade de mover-se temporalmente em seu estudo, alm disso, o estudo da histria auxilia o estudante conferindo ao seu pensamento uma certa segurana, isto , o que ele pensa decorrente de uma prvia base de estudo. Posto isso, o estudante que sabe histria sabe mais, pode-se afirmar mais, haja vista que por ser detentor desse conhecimento lhe aberto um campo muito mais amplo de estudo, bem como uma garantia de que sua produo ser efetivamente muita mais rigorosa em comparao com a de um indivduo que pouco entende de histria. O importante notar que a posio tomada pelos partidrios do ensino da filosofia como uma disciplina de natureza histrica apresenta nesse contexto polarizado uma ambivalncia interna, isto , apresenta dentro de seu prprio estudo argumentos favorveis e desfavorveis, e, diga-se de passagem, bons argumentos por parte dos dois lados no que tange discusso interna dos partidrios dessa linha. O outro grupo que existe entende que a filosofia deve ser vista como uma disciplina temtica, ou seja, uma disciplina que trabalha a partir de problemas, o que lhe confere um carter muito mais filosfico. De fato, tal argumento parece bastante bom. Mas antes cumpriria analisar o lado mais frgil dessa tendncia. O ensino apenas temtico um ensino no seqencial, estanque e desconexo, ou pelo menos aparentemente tudo isso. Ao mesmo tempo em que encontra eco na realidade, e este o principal objetivo dessa tendncia ao tratar de temas em voga, tal ensino perde substancialmente no que pode ser chamado rigor e seriedade, isto , tal posio carece de

embasamento, deficiente, no obstante seja muito criativa, porm em filosofia no basta apenas criatividade como talvez baste ao literato preocupado em vender livros para ganhar dinheiro. Em filosofia, bem como em qualquer outra disciplina, o rigor fundamental, j que, do contrrio, ela pode estar se autocondenado ao fracasso total e no mais uma situao de marginalidade, mas de completa extino. claro que um currculo acadmico no um currculo de Educao Bsica, j que a um curso superior privilegia antes de qualquer aspecto o rigor. Porm, valeria fazer a seguinte pergunta: no se estaria pecando no rigor no Ensino Bsico? Em contrapartida a isso, algum poderia questionar: no estaria sobrando erudio e faltando filosofia na academia? Enfim, a discusso muito polmica, ambos os lados tm razo, isto , tem boas razes que justificam suas tomadas de posio, bem como excelentes argumentos que reforam a certeza de que a posio tomada a melhor. Porm, como preliminarmente foi citado, h uma terceira via em meio a toda essa polarizao. Uma via que busca sintetizar, o que j era de se imaginar, o que de relevante existe em ambas as tendncias. A terceira via no ensino da filosofia O estilo dialtico propem uma terceira via, uma sntese, e afirma que preciso uma didtica que trabalhe com uma histria dos problemas. Ora, nada mais bvio, o que no quer dizer que tal obviedade no seja pertinente. inegvel que ambas as posies apresentam argumentos favorveis muito bons, e inegvel tambm que a conjuno dos argumentos de ambas as posies capaz de produzir uma boa teoria. ento a partir de uma histria dos problemas que se proposta uma didtica em filosofia. Tal didtica de filosofia vai trabalhar com as chamadas competncias filosficas e vai diferenciar estas das competncias no-filosficas. Ora, a filosofia, enquanto uma disciplina amplamente transversal, perpassa muitas reas do conhecimento, se no totalmente, ao menos em parte, e se no explicitamente enquanto contribuio efetiva, ao menos implicitamente enquanto uma contribuio de competncias. Assim, tal transversalidade far com que sejam tambm trabalhadas competncias no estritamente filosficas, o que bastante bom. um tanto arriscado afirmar isso, mas se h uma competncia exclusivamente filosfica, esta outra coisa no seno a argumentativa. A capacidade de argumentao a competncia filosfica por excelncia, pois o uso competente dos instrumentos crticos fundamentais, que se traduz na troca aberta de argumentos, o que caracteriza toda e qualquer atividade filosofante. Ora, os argumentos so tudo o que o filsofo tem a seu dispor.

Contrariamente a outras atividades racionais, os filsofos no dispem de meios de prova emprico para resolver as suas disputas e responder aos problemas que se colocam. Da que a competncia filosfica por excelncia seja a competncia argumentativa. Entretanto, afirmar que tal competncia a principal em filosofia ainda algo vago. Ora, a competncia crtica e argumentativa assume diversas modalidades conforme se aplica aos diferentes contedos da filosofia (histria e problemas). Os contedos filosficos so os problemas ou temas, a histria ou teoria, e, finalmente os argumentos, que por serem uma competncia exclusivamente filosfica fazem o elo entre o abismo dantes existente entre os partidrios do ensino temtico e os do ensino histrico. Eis a terceira via, que ao resgatar uma competncia eminentemente filosfica liga o ensino histrico ao ensino temtico. O filosofar emerge de um conjunto de interrogaes cuja resposta no imediatamente dada pelo lato sensu ou pelos restantes saberes. Estas interrogaes, quando corretamente formuladas, constituem problemas ou temas filosficos. As vivncias do aluno podem e devem ser aproveitadas na identificao dos problemas da filosofia, que outra coisa no so do que uma formulao rigorosa dos perenes problemas humanos. As respostas sistematizadas, enquanto tentativas de soluo para esses problemas, constituem as teorias filosficas. O contato com a tradio ou histria encontra nas teorias o seu momento privilegiado, sem que histria ou aos contextos scio-culturais deva ser dada especial nfase, na medida em que tal se constitui como o objeto dos saberes no especificamente filosficos. Perante essas respostas sistematizadas, o trabalho filosfico orienta-se para a averiguao persistente sobre sua verdade. esta a pergunta fundamental a ser feita diante de cada teoria: ser ela verdadeira? A diferena prpria do filosofar emerge com toda a evidncia no momento em que se trabalham os argumentos filosficos e a prtica argumentativa. As faculdades crticas do aluno so agora requeridas, quer como capacidade de compreenso e de anlise dos argumentos clssicos em filosofia, quer como aptido para empreender criativamente a fundamentao de posies pessoais sobre os problemas e as solues tradicionalmente disponveis. Como a nica adeso filosoficamente aceitvel a adeso racional, a idia de argumentao que est aqui assumida afasta-se decididamente de toda a retrica que acomode a mera adeso emocional. O que se pretende que o estudante seja progressivamente capaz de defender suas prprias idias, o que envolve uma compreenso rigorosa e profunda dos problemas que

procura resolver, bem como uma capacidade para articular uma teoria original e para defender essa teoria com argumentos slidos. Para tanto, necessria criatividade e criticidade. Posto isso, os problemas ou temas, as teorias ou tradio histrica e os argumentos da filosofia existem e so propriamente os seus contedos. A interrogao crtica e racional, tecnicamente rigorosa e criativa, constitui o seu mtodo. No h filosofia sem problemas, embora haja problemas que no so filosficos. A filosofia ocupa-se to-somente de certo tipo de problemas. Identificar um problema filosfico e distinguir um problema filosfico de um no-filosfico so competncias fundamentais em filosofia, assim como importante distinguir um genuno problema filosfico de um pseudoproblema. Isso implica a capacidade de compreender corretamente o problema em causa. Por sua vez, a correta compreenso de um problema manifesta-se na clareza e na maneira como ele formulado, pois formular clara e corretamente os problemas filosficos outra das competncias fulcrais que um professor de filosofia deve ajudar a desenvolver em seus alunos. preciso ter presente que muitas das grandes discusses filosficas comeam pela prpria formulao dos problemas. Em uma didtica que visa trabalhar a partir dos problemas, o estudante deve ser capaz de identificar problemas filosficos; mostrar por que razo esses problemas so importantes, e em quais vale a pena pensar; distinguir problemas autenticamente filosficos de problemas no-filosficos ou de pseudoproblemas; e formular de forma clara e correta problemas filosficos. Eis algumas competncias genunas da filosofia que esto em jogo na didtica que trabalha com a conjuno problema-histria a partir do resgate da competncia fundamental da argumentao. Contudo, os filsofos no se limitam a colocar problemas, mas procuram tambm resolv-los, e para tanto avanam com pressupostos que buscam arcabouo terico na tradio filosfica. Ora, a primeira coisa que o estudante deve ser capaz de fazer em relao a uma teoria saber a que problema ela pretende resolver e, depois disso, tem que saber avaliar se a teoria resolve o problema a que se propunha. Finalmente, tem de procurar ver se no existem outras teorias que resolvam melhor a determinado problema. O estudante de filosofia deve ento ser capaz de identificar o(s) problema(s) que uma teoria procura resolver; verificar se esta consistente, isto , se as suas afirmaes podem ser todas verdadeiras; e avaliar criticamente a teoria. Tais competncias, que se somam as j apresentadas, implicam que o estudante seja capaz de mostrar se o problema chega ou no a ser resolvido pela teoria; mostrar se esta, mesmo resolvendo o problema inicial, no acaba

levantando novos problemas; confront-la com as crticas de outros filsofos; e, por fim, compar-la com as teorias contrrias. Vale ressaltar que ser capaz de repetir acriticamente teorias filosficas no implica o uso de qualquer competncia filosfica. O que filosoficamente importante que o aluno seja capaz de assumir uma posio crtica e fundamentada acerca das teorias, de forma a responder se uma teoria pertinente ou no. claro que para se responder a essa pergunta o estudante antes precisa ter conhecimento prvio das mais importantes crticas feitas teoria, e ainda, ser capaz de compar-la em outras teorias. Ao faz-lo, est inserindo a teoria em seu contexto histrico-filosfico. Finalmente, aps se ter analisado os problemas e as teorias que remetem tradio, preciso ter presente que, dada a natureza conceitual dos problemas filosficos, as teorias e os filsofos apiam-se de forma decisiva em argumentos. Portanto, da qualidade dos seus argumentos depende o valor de uma teoria. , ento, necessrio identificar os argumentos em que as teorias se apiam so fundamentados ou no. Se vlidos, cumpre saber se so slidos ou se, pelo contrrio, partem de premissas falsas ou irrelevantes concluso. Depois disso, ainda preciso pensar em contra-exemplos e contra-argumentos. Posto isso, o estudante deve ser capaz de identificar argumentos, avali-los e inseri-los em seu contexto filosfico, confrontando-os com os argumentos de outros filsofos, ou seja, com a tradio, acerca do mesmo problema. Eis as principais competncias filosficas que constituem o que deve ser objeto privilegiado de avaliao dos estudantes de filosofia. Tais competncias devem estar presentes nos alunos, pois a avaliao no pode ser feita com base na simples intuio do docente. Da que a aquisio dessas competncias tenha de se traduzir num comportamento observvel, que tanto pode ser a resposta numa avaliao escrita, o resultado de uma produo textual, ou desempenho do estudante num debate ou numa exposio oral. Cabe ao professor de filosofia escolher os melhores meios para apreciar tais competncias. , portanto, a partir de uma didtica que contempla, como uma terceira via, uma conjuno entre problemas e tradio a partir de idia de que a competncia filosfica primeira seja a capacidade de argumentar que se torna ento possvel o desenvolvimento em classe de um ensino de filosofia que verdadeiramente atende e contempla as competncias que lhe so prprias, sem reduzir-se a outras disciplinas e, conseqentemente, sem julgar o filosfico pelo no-filosfico.

Referncias Bibliogrficas ARANHA, Maria L. de A. Filosofia da educao. So Paulo: Moderna, 1989. ARISTTELES. Potica. Lisboa: Imprensa Nacional, 1986. ARONDEL-ROHAUT, Madeleine. Exerccios filosficos. So Paulo: Martins Fontes, 2000. CERLETTI, Alejandro A.; KOHAN, Walter. O. A filosofia no ensino mdio: caminhos para se pensar seu sentido. Braslia: UNB, 1998. CHAU, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: Brasiliense, 1994. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Flix. O que filosofia? Traduo de Bento Prado Jr. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. FAVARETTO, Celso. Filosofia ajuda o aluno a pensar. Discutindo filosofia. So Paulo, n. 01, p.26-29, 2006. Entrevista concedida a Marta Vitria Alencar e Homero Santiago. FILOSOFIA. O ensino de filosofia. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Filosofia. v.2. n.1-2, 1988. FOLSCHEID, Dominique. Metodologia filosfica. So Paulo: Martins fontes, 1997. GALLO, Slvio. A especificidade do ensino de filosofia: em torno dos conceitos. In:____.KOAN, Walter (Org.). Ensino de filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autntica, 2002. KANT, Immanuel. Doutrina transcendental do mtodo. In: _____.Crtica da razo pura. Traduo de Valrio Rohden. So Paulo: Abril Cultural, 1980. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educao. So Paulo: Cortez, 1994. PORTA, Mrio Ariel Gonzles. A filosofia a partir de seus problemas. So Paulo: Edies Loyola, 2003. RUSSEL, Bertrand. Os problemas da filosofia. Traduo de Antnio Srgio. So Paulo: Saraiva, 1939. SANCHEZ, Liliane. Sobre filosofia para crianas. Discutindo filosofia. So Paulo, n.3, p.2227, 2006. TELES, Maria Luiza Silveira. Filosofia para crianas e adolescentes. Petrpolis: Vozes, 1999. ______. Filosofia para jovens: uma iniciao filosofia. 2.ed. Petrpolis: Vozes, 1997. TOULMIN, Sthephen. Os usos dos argumentos. So Paulo: Martins Fontes, 2001. WARNOCK, Mary. Os usos da filosofia. Traduo de Luiza A. de Arajo. So Paulo: Papirus, 1994. WILSON, John. Pensar com conceitos. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

S-ar putea să vă placă și