Sunteți pe pagina 1din 32

SENDA PARA DEUS

FRANCISCO CNDIDO XAVIER Ditados por Espritos Diversos

INDICE SENDA PARA DEUS


Prefcio Ante O Alvo Assistncia Assistncia Aos Enfermos Convite Ertica Eros F Racionada Histria De Belarmino Louvor Do Natal Na Oficina Do Evangelho Natal Sempre Nosso Mundo Novo Natal O Tempo Do Senhor Obrigado, Senhor Pacincia E Caridade Pai Nosso Responsabilidade Sacrifcio De Me Saudando Uberaba Se Caste Se Fosse Senda Para Deus Somente A Grande ... Ser Feliz S.O.S. Teu Problema Transio Trova Violncia

PREFCIO
Beatriz Peixoto Galves Prezado Leitor; Esta coletnea apresenta textos, poemas, mensagens de diversos autores atravs da psicografia de Chico Xavier. Alguns destes remontam a 1953, como o Pai Nosso de Monsenhor Horta; a 1958, como o soneto de Cornlio Pires; recebido em sesso pblica dedicada a Eurpedes Barsanulfo. Outros so de data bem recente, mantendo a atualizao das publicaes do incansvel mdium de Uberaba. Dentre poemas de exaltao ao amor materno e ao Natal, destacamos os de orientao para a conduta humana face a questes importantssimas e que muito afligem a ns todos. Qual a prioridade entre teoria e prtica? Que fazer em momentos de dvida? Como ser Feliz? Como compreender a relao entre responsabilidade e a vida empresarial, dentre outras? Face s tristes e muitas manifestaes da violncia, o que est a meu alcance fazer? E os erros no amor? Muitas destas respostas e outras mais; o leitor encontrar neste livro que, como um singelo guia, nos aponta a SENDA PARA DEUS... Possamos todos ns nos encontrar ao longo deste percurso iluminado! Beatriz Peixoto Galves So Paulo, abril de 1997.

ANTE O ALVO
Emmanuel H muito que fazer. No te queixes. Trabalha. Companheiros falharam? Prossegue e tero outros. No queres certo grupo? Outras reas te esperam. Desiluso vista? No pares. Continua. Buscas a Paz de Deus? O servio o caminho. Ante o alvo, os que seguem. que podem chegar.

ASSISTNCIA
Emmanuel Assistncia a caridade em ao. No desprezes o ensejo de ir ao encontro do companheiro necessitado para auxilia-lo quanto possas. A vista no se te far intil. Doars ao irmo em penria o que poderes e, em troca, dar-te- ela essa ou aquela instruo sobre pacincia e conformidade, humildade e alegria. Ampara e recebers amparo.

De todo ato de solidariedade no apoio aos semelhantes, voltars melhor ao mundo de ti mesmo, porque a caridade opera pelo cmbio de Deus.

ASSISTNCIA AOS ENFERMOS


Nio Lcio Toda a enfermidade do corpo processo educativo para a alma. Receber, porm, a visitao benfica entre manifestaes de revolta o mesmo que recusar as vantagens da lio, rasgando o livro que no-la transmite. *** A dor fsica, pacientemente suportada, golpe de buril divino realizando o aperfeioamento espiritual. *** Tenho encontrado companheiros a irradiarem sublime luz do peito, como se guardassem lmpadas acesas, dentro do trax. Em maior partes, so irmos que aceitaram, com serenidade, as dores longas que a Providncia lhes destinou, a benefcio deles mesmos. *** Em compensao, tenho sido defrontado por grande nmero de ex-tuberculosos e ex-leprosos, em lamentvel posio de desequilbrio, afundados muitos deles em charcos de treva, porque a molstia lhes constituiu to somente motivo insubmisso. *** O doente desesperado sempre digno de piedade, porque no existe sofrimento sem finalidade de purificao e elevao. *** A enfermidade ligeira aviso. *** A queda violenta das foras advertncia. *** A doena prolongada sempre renovao de caminho para o Bem. *** A molstia incurvel no corpo reajustamento da alma eterna. *** Todos os padecimentos do corpo se convertem, com o tempo, em claridades interiores, quando o enfermo sabe manter a pacincia, aceitando o trabalho regenerativo por bno da Infinita Bondade. *** Quem sustenta a calma e a f nos dias de aflio, encontrar a paz com brevidade e segurana, porque a dor, em todas as ocasies, a serva bendita de Deus que nos procura em nome d' Ele, a fim de levar a efeito, dentro de ns, o servio da perfeio que ainda no sabemos realizar.

CONVITE
Jsus Gonalves Irmos; soou a hora e j chegada, De se vencer ao lado de JESUS, Mesmo supliciados pela cruz, Seja a Boa-Nova por ns, proclamada.

Constantemente, se ouve a Sua Chamada: "Vinde a Mim, que do mundo Eu Sou a Luz, Tereis consolao, pois, fazeis jus, Tendo a alma pelas dores trespassada "". A nova aurora j surge radiosa, Num convite esplndido e fraternal: "Amai-vos", esta a Lei pura e grandiosa; Vencereis, ento, todo o grande mal, Que depois de renhida luta, ser rosa, A perfumar a alma que imortal.

ERTICA
Emmanuel A Ertica est na alma, Assim como a sede e a fome. Tem o nome de Amor Em cada criatura. No intuito de educa-la, Temos ns muitas vidas. O povo que a distorce Sofre grandes problemas. Nos santos e nos anjos, Ela est sublimada. Se algum erra no Amor Compadece-te e ampara. Uberaba, 18 de fevereiro de 1995.

EROS
Emmanuel Se algum erra no amor, Nada reproves. Ora. Necessidade, s vezes, o motivo da queda. s vezes, natureza; a exigncia oculta. Basta pessoa errada, O prprio sofrimento. No condenes, No sabes O que ser de ti. Se algum erra no amor, Entrega o assunto a Deus. Uberaba, 20 de fevereiro de 1995.

F RACIONADA
Emmanuel A tua f ser racionada, mas no fria. Guarda-la-s por luz na inteligncia no para identificar os males que infelicitam a vida, mas tambm para remedia-la tanto quanto possas. *** Ouvirs discusses apaixonadas e por vezes estreis, em nome da dvida e da experimentao, da filosofia e da cincia, no arrazoado daqueles que continuam perguntando e eles prprios existem e, de outros, colhers o estranho argumento de que tua f nada tem a ver com burilamento moral. *** Efetivamente, no desprezars a indagao digna, reconhecendo que o estudo imperativo de nossa marcha em rumo certo, no entanto, conservars; no teu ntimo a certeza da prpria imortalidade, qual facho inapagvel de sol e, conquanto no desconheas que sublimao no servio de apenas um dia, honrars os teus compromissos, guardando lealdade reta conscincia na disciplina da palavra empenhada. *** Crers na Vida Maior, aprimorando a vida menor em que encontras. Amars a Deus, conchegando-te ao prximo, a fim de repartir com ele os dons de que o Senhor te enriqueceu. Far de tua f energia dinmica a desentranhar-se da orao e da teoria, na forma de servio ao prximo. *** Aceitars a mensagem da sobrevivncia a falar-te do amanh, por bendita orientao destinada vivncia de hoje, de modo a que faas melhor, atravs da convivncia com teus irmos. *** vista disso, a tua confiana na Divina Providncia revelar-se- consubstanciada no verbo com que esculpes a doutrina do amor e da verdade, na pgina iluminativa com que elevas o pensamento alheio, no auxlio providencial aos que sofrem, no perdo das ofensas, no esquecimento dos ultrajes ou no po que divides com os ltimos viajantes nas retaguardas da aflio. Ser-te-; ela o arado precioso para arrotear a gleba do mundo, onde a vida te aguarda as sementes de progresso e renovao, no poder do trabalho e na fora do bem. ***

Tua f racionada constituir, por fim, a lmpada que Allan Kardec te colocou nas mos, para que a chama da caridade nela flameja constantemente. Caminhars com ela e por ela atingirs a compreenso real dos ensinamentos do Cristo, aprendendo a servir com Ele, nosso Mestre e Senhor, para que o Reino de Deus se levante no corao dos homens, construindo a felicidade dos homens para sempre.

10

HISTRIA DE BELARMINO
Irmo X Belarmino Fontes se fez funcionrio do escritrio de uma grande indstria. Tinha que atender ao chefe e empresrio, o engenheiro Dr. Claudiano, moo distinto, recm-casado, com vinte e seis de idade. Dr. Claudiano estava atento s mnimas situaes de servio. Inteligncia viva. Correo e diligncia. Belarmino, porm, estava habituado, h quase dez anos, filosofia do "palet na cadeira". Com frequncia dava uma fugida aos arredores para tomar um cafezinho ou tirar uma fumaa. O chefe no concordava. E Belarmino estava longe de aceitar semelhante regime. E em casa era sempre o choro: -Dr. Claudiano um desatino... -No posso admitir as exigncias do chefe... -Ganho pouco e passo o dia no aperto... -Dr. Claudiano mo de ferro... De outras vezes, falava com mais destempero: -Dr. Claudiano um cnico... Dona Sofia, a esposa, intervinha: -Belarmino, no faa isso com seu chefe... Ele humano, no estamos ricos, mas temos o necessrio... Vinte janeiros correram nessa lenga-lenga. A morte buscou Belarmino aos sessenta. Ele foi recolhido a um hospital de refazimento. Se ele reclamava no Mundo Fsico, piorou na Vida Espiritual. Debalde o seu mentor, o Irmo Lino, lhe solicitava pacincia e aceitao. Belarmino aprendeu a visitar a famlia, pedindo caf e outras distraes. Aps vinte e dois anos, na condio de desencarnado ele foi conduzido pelo Mentor a um Conselho de Renovao. Muito desapontado, escutou o dirigente da instituio que o informou: -Belarmino; temos aqui todas as notas alusivas ao seu comportamento e desejamos comunicar-lhe que voc tomar novo corpo na Terra, nos prximos dois meses... -Voltarei para minha famlia? Indagou o ex-funcionrio. -No, Belarmino. Voc ser um dos bisnetos do seu antigo chefe... -Dr. Claudiano? -Sim. -Para qu? Rogou ele, assustadio. E o dirigente daquela casa de orientao respondeu simplesmente: -Para ser empresrio.

Uberaba, 27 de janeiro de 1995.

11

LOUVOR DO NATAL
Maria Dolores Enquanto o mundo atrita, sofre, luta e avana Na histeria da posse, no ouro que o domina, Enquanto a guerra espalha o pranto, a morte, a runa, No dio milenar que a cria e no descansa; Enquanto o homem te esquece a voz que ampara e ensina, Nos exemplos de praz de renncia e esperana, Enquanto a Terra olvida o socorro criana, Deixando o idoso ao lu que o fere e desatina; Enquanto a dor estende mltiplos recados Para os nossos irmos - tristes desventurados, No fel da provao, da alma combalida; A Estrela de Belm, nos Cus, brilha de novo, E estamos ns ouvindo as oraes do povo,

Cantando o teu Natal de f, amor e vida.

12

NA OFICINA DO EVANGELHO
Casimiro Cunha Na oficina do Evangelho, No apostolado cristo, Tudo trabalho divino luz da renovao. * A DOR que vergasta, rude, Que pune, lacera e humilha, blsamo generoso De sublime maravilha. * A ENFERMIDADE amargosa Que atormenta e mortifica, lio transformadora, bno formosa e rica. * O ESPINHO que dilacera Os sonhos do corao, recurso luminoso, De paz e iluminao. * A PEDRA que despedaa O nosso castelo em flor, Ajuda na construo Do santurio interior. * A INGRATIDO que golpeia, Imitando o ferro em brasa, Auxilia no retorno nossa Divina Casa. * O FRACASSO inesperado, Estranho, desolador, um desafio do cu A nosso prprio valor. * A LUTA que denuncia O dio, a revolta, o mal, Revela portas de acesso Luz Espiritual. *

13

Quem se dedica a Jesus De alma firme e decidida, N' Ele encontra cada hora Caminho, Verdade e Vida.

14

NATAL SEMPRE
Maria Dolores Grande ESTRELA no Oriente aparece... "Jesus nasceu!..." Diz o povo em surdina. Era a confirmao da palavra Divina, No existe em Belm quem no a reconhece. Maria ouve a cano, entrando em prece... Outras vozes recordam cavatinas... Tudo esperana e paz... E Jesus cresce. Perdo e amor so altas diretrizes Nos quais abraa e ampara Aos pobres e infelizes, Incluindo seus prprios detratores... Mas no sangue da Cruz nobre e fecundo, Nascem novas cidades para o Mundo. E o caminho do mestre abre-se em flores.

15

NOSSO MUNDO
Emmanuel A Terra no exlio, Nem mundo inferior. Pensa na perfeio Da vida que nos cerca; O sereno esplendor De cada amanhecer; O ouro da luz solar E a prata das estrelas; As plantas generosas E as fontes de gua pura; Se algum erro aparece, Devemos isso a ns. Uberaba, 01 de maro de 1995.

16

NOVO NATAL
Maria Dolores Natal!... Um tempo novo se inicia... Entre belos clares renovadores, Nasce Jesus, em meio dos pastores, Que cantam inflamados de alegria. O Enviado de Deus s nossas dores!... Ei-lo que nos instrui, consola e guia, Indiferente s tramas e rancores, Nas agresses da treva que o vigia... Carrega sem protestos os lamentos A cruz de dor dos ltimos momentos Sob o rigor da lei, sem que a degrade... Natal!... Por ns, Jesus est de volta, Sem pompa, sem trofu e sem escolta,

Prometendo a unio da Humanidade.

17

OBRIGADO, SENHOR
Emmanuel H um sculo, convidaste Allan Kardec, o apstolo de teus princpios, reviso dos ensinamentos e das promessas que dirigiste ao povo, no Sermo da Montanha, e deste-nos "O Evangelho segundo o Espiritismo". *** Desejavas que o teu verbo, como outrora, se convertesse em po de alegria para os filhos da Terra e chamaste-nos caridade e f, para que se nos purificassem as esperanas nas fontes vivas do sentimento! *** Mensagens de paz e renovao clarearam o mundo. *** Diante das tuas verdades, que se desentranharam da letra, abandonamos os redutos da sombra a que nos recolhamos, magnetizados por nossas prprias iluses, e ouvimos-te de novo, a palavra solar de Vida Eterna!... *** Agradecemos-te esse livro, em que nos induzes fraternidade e ao trabalho, compreenso e tolerncia, arrebatando-nos influncia das trevas, pela certeza de tuas perenes consolaes... *** Obrigado, Senhor, no somente por ns, que devemos a essas pginas as mais belas aspiraes nas tarefas do Cristianismo Redivivo, mas tambm por aqueles que as transfiguram em bssola salvadora, nos labirintos da obsesso e da delinquncia; pelos que as abraaram, quais ncoras de apoio, em caliginosas noites de tentao e desespero; por aqueles que as consultaram, nos dias de aflio e desalento, aceitandolhes as diretrizes seguras nas veredas da provao regenerativa; pelos que as transformaram em blsamo de conforto e pacincia, nos momentos de angstia; pelos que ouviram, junto delas, o teu pedido de orao e de amor a bem dos inimigos, esquecendo as afrontas que lhes retalharam os coraes; pelos que as apertaram, de encontro ao peito, para no tombarem asfixiados pelo pranto da saudade e da desolao, frente da morte; e por todos aqueles outros que aprenderam com elas a viver e confiar, servir e desencarnar, bendizendo-te o nome!... *** Oh! Jesus! No luminoso centenrio de "O Evangelho segundo o Espiritismo", em vo tentamos articular, diante de ti, a nossa gratido jubilosa!... Permite, pois, agradeamos em prece a tia abnegao tutelar e, enlevados ante o Livro Sublime; que te revive a presena entre ns, deixa que te possamos repetir, humildes e reverente: -Obrigado, Senhor!...

18

PACINCIA E CARIDADE
Emmanuel Caridade sem pacincia pode converter-se em agressividade destruidora. Pacincia sem caridade pode transformar-se em clculo egosta. *** O prato de po entregue ao necessitado com frases de reprimenda semelhante a uma fatia de bolo misturado de fel. *** O gesto de calma sem amor assemelha-se, muitas vezes, atitude atenciosa de um felino, aguardando o momento oportuno de saltar sobre a presa. *** O lavrador que conta com a bondade da terra aprende a esperar pela colheita. *** O mdico que provoca a reao benfica do organismo em tratamento no prescinde do concurso das horas, para alcanar os objetivos da cura. *** No ajuntes o veneno da irritao ou o txico da desconfiana ao clice luminoso de tua ddiva. *** No vistas o teu pensamento de dvidas e nem condiciones tuas palavras em lminas de violncia, se desejas conduzir algum corao amigo ao templo da felicidade ou do caminho reto. *** A caridade , acima de tudo, filha dileta da pacincia nascida da boa vontade e da compreenso. *** Muitos jardineiros perdem flores que seriam de milagrosas belezas simplesmente porque no sabem tolerar os sacrifcios reclamados pela planta em embrio. *** Conquistemos a serenidade em ns, para ns mesmos, a fim de construirmos novos destinos, pela simpatia e pela fraternidade que o Senhor nos auxiliar a cultivar. *** Semeias o bem e a luz, sem as ameaas da pressa, e, com a passagem dos dias, atingireis a messe bendita do amor e da sabedoria em vosso renovado caminho. *** Jamais nos esqueamos de que o tempo a caridade de Deus em nosso favor porque, atravs das horas e dos sculos, sabe, pacientemente, esperar.

19

PAI NOSSO
Jos Silvrio Horta Pai nosso que ests nos Cus Na luz dos sis infinitos Pai de todos os aflitos, Neste mundo de escarcus. Santificado, Senhor, Seja Teu nome sublime Que em todo universo exprime Ternura, concrdia e amor. Venha ao nosso corao O Teu Reino de bondade, De paz e de claridade, Na estrada da redeno. Cumpra-se o Teu mandamento Que no vacila, nem erra Nos Cus, como em toda Terra De luta e de sofrimento. Evita-nos todo o mal, D-nos o po no caminho Feito de Luz no carinho Do Po Espiritual. Perdoa-nos, Senhor, Os dbitos tenebrosos De passados escabrosos, De iniqidade e de dor. Auxilia-nos tambm Nos sentimentos cristos, A amar aos nossos irmos Que vivem distantes do Bem. Com a proteo de Jesus Livra nossa alma do erro Neste mundo de desterro Distante da Tua luz. Que nossa ideal igreja Seja o altar da caridade, Onde se faa a Vontade De Teu amor... Assim seja.

20

RESPONSABILIDADE
Emmanuel Deus emprestou-te filhos Para que os eduques. Deus confiou-te terras Para que as cultives. Deus mandou-te o dinheiro Para servir ao Bem. Deus te envia a sade, A fim de que trabalhes. Deus o fez livre, forte, E tambm responsvel. A vida luz em todos, Mas o mundo de Deus. Uberaba, 16 de maro de 1995.

21

SACRIFCIO DE ME
Maria Barreto Guardo-te, Me, a voz suave e mansa: "Fala o nome de Deus, minha querida!". Repete: "Deus a luz de nossa vida!...". Como choro ao rever-te na lembrana! Beijavas-me, depondo-me na rede... Depois corrias ao fogo de brasa. Sopa era o po de sempre em nossa casa E eu te olhava a chorar, com febre e sede.

Mandaste-me ao estudo com mesada, Pedias mais servio aos teus clientes E nunca vi teus braos doentes De tanto costurar na madrugada. Entrei no clima da cidade grande... Quanta humildade no que m e escrevias, Narrando-me tristezas e agonias, Entretanto, a secura se me expande. Vieste ver-me e comentando a viagem, Reprovei-te o roupo de seriguilha... Eu vestida de sede - tua filha Corrigia-te os erros de linguagem. Ficaste triste, andando a passo lento, E regressaste logo ao teu recanto, Notando que saas, vi-me em pranto, Alma ralada no arrependimento... Hoje, Me; quero ouvir o teu perdo!... E por mais que te chame, chore e brade, S vejo em mim a sombra da saudade Que me oprime e retalha o corao!...

22

SAUDANDO UBERABA
Arlindo Costa Uberaba querida, o tempo avana... E enquanto o tempo a vida nos revela, Surges na vida cada vez mais bela, Por cidade da luz e da esperana. De teu povo conservo na lembrana A bondade sem par que te modela A excelsa vocao de sentinela Do trabalho, da paz e da abastana!... Quem contigo algum dia se conforte, Inda mesmo seguindo, alm da morte, Jamais te esquece os lcidos cadilhos... Deus te guarde, Uberaba, altiva e ardente, Desde as estrelas do teu cu ridente Ao corao formoso de teus filhos!...

23

SE CASTE
Emmanuel Se cares; ergue-te e anda. Caminha para frente. Regressa aos teus deveres E esfora-te a cumpri-los. Ora, pedindo a Deus; Mais fora para a marcha. Muitas vezes, a queda; uma lio de vida. Quem cai sente o valor Do perdo aos cados. O futuro te espera... Segue e confia em Deus.

24

SE FOSSE
Manoel Monteiro Perante algum a condenar algum, Destacando algum mal que aconteceu, Se te inclinas ao fogo da censura, Dize contigo assim: "Se fosse eu...". Passa a criana entregue noite e ao vento, Amargura, nudez, olhar sem brilho... Se vais recrimina-la, indaga simplesmente: "E se fosse meu filho?...". Desditoso detento vem no longe... Vozes clamam: "Perdo!... Apedrejai!...". Ao ver-lhe a humilhao, interroga a ti mesmo: "E se fosse meu pai?...". Diante do acusado escarnecido, Atento ao cerco de infeliz reclamo, Fita-lhe a dor e pensa: "E se este pobre Estivesse entre aqueles que mais amo...?"". Quanta lgrima nunca surgiria, Quanta fora da treva, agindo em vo, Se em cada corao, luz da vida, Houvesse mais amor e compaixo!... Nosso irmo delinquente!... Junto dele, Reflete antes de erguer a prpria voz: "Como seria tudo diferente, Se ele fosse um de ns!..."".

25

SENDA PARA DEUS


Emmanuel Dificuldade frente? Mais servio no bem. Famlia em descontrole? Age na paz do bem. Injrias e agresses? Olvida e faze o bem. Confidncias amargas? Mostra a face do bem. Molstia e sofrimento? Aceita e atende ao bem. A prtica do bem a senda para Deus. Uberaba, 07 de fevereiro de 1995.

26

SOMENTE A GRANDE VIDA MERECE A GRANDE MORTE


Nio Lcio A transposio de plano, para a nossa mente, muito morosa, considerando-se as necessidades da preparao que nos cabe, em face Vida Superior. Somente a grande vida merece a grande morte. *** Alm do corpo, no h libertao para quem no se liberta. O trabalho desconhecido, para quem no trabalha, A vida abundante, em relao qual to claro foi Jesus nas lies da Boa-Nova, apenas se revela ao corao que se devotou vida interna, na prtica do bem desde a. *** A unio espiritual uma luz somente para aquele que, ainda no corpo, a procura. A nossa esfera aqui , sobretudo, de continuao ao que teve comeo a. *** No crculo fsico, as possibilidades de iniciar ou reiniciar so imensas. Aqui, porm, pelo menos nas atividades vizinhas crosta planetria, a lembrana, a memria, e a ligao mental, impem prosseguimento. *** Assim sendo, tudo aqui sono ou semi-inconscincia para quem no despertou pelo trabalho ativo, na matria densa; desagrado, para quem somente tratou de se agradar, no campo emocional menos construtivo, do corpo; angstia, para quem no exercitou a pacincia, atenuando as prprias aflies; e desnimo ou perturbao, para quem no aceitou os benefcios da luta ou entravou a marcha dos que buscavam lidar e lutar com nobreza. *** Tudo lgico, vivo, natural. Nem poderia ser de outro modo. Se vocs no criaram interesses de elevao espiritual para a "Terra Prxima", o domiclio do Alm ser menos interessante do que a "Terra de Agora" para vocs. necessrio reconhecer que se encontram armados, na arena corporal, para muitas e valiosas conquistas. *** Quem mais realiza com o bem, mais aquinhoado de dons divinos ser fatalmente, pelas foras que o representam. *** No se esqueam de que pensamento e ao simbolizam sementeira e crescimento. Os dias se encarregam de amadurecer os frutos, de acordo com a nossa plantao.

27

SER FELIZ
Emmanuel Podeis, sim, ser feliz. Mas isso tem um preo. Aceita-te como s, Sem esperar destaque. Conserva a disciplina De teus prprios impulsos. No faas compra alguma Que no possa pagar. Em matria de afeto, Vive em teus compromissos. Deus ajuda, porm, A quem busca ajudar-se. Uberaba, 14 de fevereiro de 1995.

28

S. O. S.
Andr Luiz A existncia comparvel ao firmamento que nem sempre surge anilado. Dias sobrevm nos quais as nuvens da prova se entrechocam de improviso, estabelecendo o aguaceiro das lgrimas. Raios de angstia varrem o cu da esperana, granizos de sofrimento apedrejam os sonhos, rajadas de calnia aoitam a alma, enxurrada carreando maledicncia invade o caminho anunciando subverso. *** Multiplicam-se os problemas, traando os testes do destino em que nos verificar o aproveitamento dos valores que o mundo nos oferece. Entretanto, a facilitao de cada problema solicita trs atitudes essencialmente distintas, tendendo ao mesmo fim. Silncio diante do caos. Orao frente do desafio. Servio perante o mal. Se a discrdia ameaa, faamos silncio. Se a tentao aparece, entenebrecendo a estrada, recorramos orao. Se a ofensa nos injuria, refugiemo-nos no servio. *** Toda perturbao por ser limitada pelo silncio at que se lhe extinga o ncleo de sombra. Toda impropriedade mental desaparece se lhe antepomos a luz da orao. Todo desequilbrio engenhado pelas foras das trevas suscetvel de se regenerar pela energia benfica do servio. *** O trnsito da vida possui tambm sinalizao peculiar. Silncio - previne contra o perigo. Orao - prepara a passagem livre. Servio - garante a marcha correta. Em qualquer obstculo, valer-se desse trio de paz, discernimento e realizao, so assegurar a prpria felicidade. *** S O S hoje o sinal de todas as naes para configurar as splicas de socorro e, na esfera de todas as criaturas, existe outro S O S, irmanando silncio, orao e servio, como sendo a sntese de todas as respostas.

29

TEU PROBLEMA
Emmanuel Realmente o problema que te aflige parece insolvel. Disseram amigos: "todos os recursos se esgotaram". Outros repetiram: "no tentes o impossvel". Entretanto, ora e age, serve e confia. O pessimismo nunca dispe de ltima palavra. Espera por Deus e conserva a certeza de que Deus faz sempre o melhor.

30

TRANSIO
Cornlio Pires A palavra morrera na garganta. Algum me estende o suco de uma pra. Busco em vo engolir... Anoitecera... E cresce a angstia imensa que me espanta. Horas passam... A dor se me agiganta. No mais posso agitar as mos de cera. Recordo, em pranto, o tempo que perdera, Arrimando-me f serena e santa. Mas surge doce estrela refulgindo, E vejo o nosso Eurpedes sorrindo... Surpresa enorme o corao me invade... Descansa agora o corpo em paz segura... E, chorando de dor e de ventura, Vi-me, de novo, em plena liberdade... (Soneto recebido em sesso pblica dedicada a Eurpedes Barsanulfo, na noite de 1 de novembro de 1958, na cidade de Sacramento, Estado de Minas Gerais). Cornlio Pires Das provas que tenho visto, Esta o pior desconforto: Estar morto sendo vivo, E estar vivo sendo morto. (Trova ditada pelo esprito de Cornlio Pires, na manh do dia 18 de julho de 1995, em Uberaba, Minas).

31

VIOLNCIA
Meimei Violncia no est unicamente nos processos da vida fsica. Acha-se igualmente ocultada nos recessos de nossa vida ntima. Sabemos que quase todas as ocorrncias comeam nas fontes do pensamento. Reflete nisso e auxilia a ti mesmo, auxiliando aos outros. Faamos o propsito de nos fixarmos to -somente no bem. Se algum errou, abstenhamo-nos de dramatizar o episdio, mentalizando males satlites em torno do acontecido. Seja a compaixo o incio do nosso conhecimento em torno do assunto, elegendo no silncio a prioridade de nossa atitude. Se a falta grave, no nos desloquemos do silencio para o comentrio desairoso ou infeliz. Se j dispomos da felicidade de orar, busquemos envolver as vtimas do caso no benefcio da prece e aguardemos da Providncia Divina o socorro que se lhe faa necessrio. Fantasiar minudncias, em derredor do problema; criar dificuldades em nosso prejuzo, de vez que a fraqueza inerente ao nosso prprio modo de ser; e favorecendo aberturas para o mal, estaremos ameaados de cair nas tentaes em que se arremessaram aqueles mesmos companheiros que pretendemos julgar precipitadamente. A indulgncia; com o servio fraterno em prol de quem errou, um dos mais importantes caminhos para a sustentao da paz. Compadeamo-nos uns dos outros. Solicitou-nos o Cristo: "No julgueis". Neste apelo do Divino Mestre, saibamos incluir a violncia mental. Uberaba, 23 de janeiro de 1995.

32

S-ar putea să vă placă și