Sunteți pe pagina 1din 30

TOCANDO O BARCO

FRANCISCO CNDIDO XAVIER Ditado pelo Esprito Emmanuel

INDICE TOCANDO O BARCO


Tocando O Barco Pergunta No Ar No Lastimes Procuremos Mais Luz Rejubila-Te Sempre No Nos Esqueamos Deus Sabe Elevao Nos Caminhos Da F Dificuldades O Ponto Difcil Ante O Poder Do Bem Provao Caridade Simples Dever Recados Do Caminho Perdo E Trabalho Ao Pessoal Na Hora Da Queda Corrigir Bondade Prece Por Liberdade Compaixo E Ns Isto A Lei De Deus Ante A Parbola Do Rico Dois Anjos Sustentao Ante Jesus

TOCANDO O BARCO
Emmanuel Ningum nega que todos ns, os espritos em evoluo, vinculados Terra, estamos na condio de viajores, no imenso rio da vida, na pauta da expresso popular: Tocando o Barco. H quem siga em navios confortveis, em iates de renome, em transportes a motor, em grandes canoas mantidas a remo, em pirogas e jangadas simples. A existncia, significando viagem, seguir atendendo a circunstncias da vida de cada viajor, motivo pelo qual todos os companheiros trocam impresses entre si, nas pequenas paradas de refazimento que se fazem indispensveis. Todos, porm, atravessam os mesmos riscos, varam os mesmos perigos, contemplam as belezas das mesmas regies e conhecem o rigor das ventanias e tempestades, quando se mostram desencadeadas, por fora dos climas ou do tempo que influenciam determinadas fases da viagem. Questionado por diversos irmo sobre esse ou aquele ponto mais difcil do sentimento, na rota a obedecer, escrevemos o presente livro, como quem alinha notas e idias que, servindo, para nosso uso pessoal, pode igualmente, em muitos casos, trazer algum proveito para muitos daqueles que nos partilham a marcha. Lembretes, informes, reflexes e concluses, sem qualquer propsito de parecer o dono da palavra... So estes pedaos de dilogos em viagens que te ofertamos, leitor amigo, convencidos qual nos achamos de que todos estamos interessados na tranqilidade uns dos outros. Que essas pginas simples, que somente valem pela sinceridade com que foram gravadas, possam servir por ingredientes de paz e esperana, coragem e f, no cotidiano de nossas experincias, sob as bno de Jesus, ante a meta que nos compete alcanar, so os nossos votos. Emmanuel Uberaba, 6 de janeiro de 1984 Livro "Tocando o Barco" - Psicografia Francisco Candido Xavier - Esprito Emmanuel

PERGUNTA NO AR
Emmanuel Em tempo algum, ser-nos-ia lcito subestimar a importncia da Cincia na Terra, fonte de conhecimento superior e de segurana para o reconforto e progresso da Civilizao -OEntretanto, anotemos: se a inteligncia humana estabelecesse, de inesperado, o intercmbio do Plano Terrestre com outros mundos da nossa galxia... se aproveitasse, de momento, todo o poder das foras csmicas que a rodeiam... se empregasse, de improviso, a totalidade das energias solares... se conseguisse meios para curar qualquer tipo de molstias que afligem a Humanidade... se penetrasse as complexidades da embriologia, comandando com segurana as ocorrncias mais ntimas da gnese do corpo fsico... se dominasse a velocidade, sem sacrifcios, a ponto de transportar-se, em alguns minutos, de plo plo do mundo... se recebesse repentinamente a visita de seres materializados de outros orbes... se governasse os recursos telepticos e medinicos da personalidade, criando a comunicao clara e fcil entre pessoas e naes, unicamente na base da transmisso pura e simples... se obtivesse demonstraes matemticas da sobrevivncia da alma, aps a morte, to-somente manobrando pesquisas e instrumentos de abordagem sutil da matria, em outras modalidades vibratrias... se dispusesse de todos os prodgios a que nos referimos, sem a prtica das lies que o Cristo nos legou, atravs da prpria exemplificao, ensinando-nos a viver, compreendendo-nos e auxiliando-nos uns aos outros, quem poder dizer que o problema da paz e da felicidade entre as criaturas estaria resolvido?

NO LASTIMES
Emmanuel No lamentes na vida Aquilo que perdeste. O desgosto do sofrimento Abriu-te estada nova. Segue atravs da senda Que a prova te mostrou. Renova o pensamento, Larga-te do passado. Trabalha e busca a frente, No chores, nem recues. E entenders que Deus D-nos sempre o melhor.

PROCUREMOS MAIS LUZ


Emmanuel Amigos A casa no se levanta sem alicerces. O rio no deslisa sem o leito. A rvore no se ergue sem razes. O compositor no chegaria obra-prima sem a iniciao do solfejo. O sbio no penetraria o templo da cultura sem, antes, acomodar-se com o impositivo do alfabeto. O mdico no conseguiria curar sem apoiar-se no estudo e na experincia. -oO milagre, em qualquer circunstncia, no mais do que labor intenso de recapitulao, de sacrifcio, de persistncia e devoo no objetivo por atingir. Se adquiris no mundo o comprimido para a dor de cabea, se pagais o ingresso casa de diverses, por que motivo havereis de obter a f sem trabalho perseverante na compreenso da vida e no burilamento da personalidade? -oNada existe sem preo. A lei da retribuio funciona em todos os caminhos. Sementeira e colheita. Ao e reao. Temos o que buscamos. Atramos, invariavelmente, o objeto de nossa procura. -oSe desejais direitos no Cu, no olvideis as obrigaes na Terra. Se ao invs de aguardardes a passagem dos milnios no tempo, que tudo transforma e tudo amadurece, vos esforardes, desde agora, na sublimao da prpria alma, atravs da renunciao s sombras do egosmo e da ignorncia, do exclusivismo e da crueldade, mais depressa formareis o alto patrimnio de luz do merecimento prprio e entrareis, de imediato, na posse dos tesouros inalienveis da Vida Imperecvel.

REJUBILA-TE SEMPRE
Emmanuel Mesmo em provas difceis, Rejubila-te e serve. A natureza em tudo um cntico de amor. Cada flor um poema, Toda fonte bondade. O Sol, cada manh, uma exploso de luz. Dor apenas estrada Para as horas felizes. A alegria na vida presena de Deus.

NO NOS ESQUEAMOS
Emmanuel Lembra-te de que tudo na vida propriedade de Deus, a fim de que o egosmo no te faa ver a ingratido onde apenas se expressa a lei natural na marcha evolutiva. -oRecorda que o lar um emprstimo precioso que nos cabe prestigiar com servio e renncia para que se transforme em templo de paz e luz; que o esposo e a esposa, o filho e o irmo, os pais e os companheiros, constituem depsitos do Senhor que nos compete valorizar sem prender e amar sem escravido, de modo a restitu-los, um dia, Infinita Bondade, enriquecidos por nosso amor; que as posses humanas so meros compromissos com o Cu que devemos mobilizar na extenso do bem, a fim de que o remorso no nos fira quando chamados a exame de Contabilidade Divina e que os dons da inteligncia ou do equilbrio fsico, do verbo fcil ou do raciocnio brilhante so concesses do todo Misericordioso que nos cabe empregar na aquisio das riquezas incorrutveis do esprito, atravs do exemplo edificante e do servio invarivel ao prximo. -oA rigor, se algum existe com direito de queixar-se, de ingratido, esse algum seria o Criador, cuja Misericrdia e Justia tudo se nos tributa, entretanto, o Pai Celeste jamais racionou o Sol que nos ilumina ou o ar que nos sustenta, porque tenhamos abraado atitudes infelizes frente de Suas Leis. -oAceita a luta que a Sabedoria da Vida te confere, sem exasperao e sem inveja, sem cime e sem mgoa, porque tudo o que te encanta os olhos e alimenta o corao, tudo o que te angaria o apreo dos outros e te consolida a prpria dignidade vem de Deus que, atravs do tempo e da experincia, nos pedir contas em momento oportuno.

DEUS SABE
Emmanuel Deus conhece, em verdade, Todos os sofrimentos. No acuses ningum Pela dor que h nas ruas. No agraves a luta Das crianas sem lar. No faas julgamento De supostos culpados. O que o Cu quer saber o que fazes no bem. No condenes, ampara. Deus acredita em ti.

ELEVAO
Emmanuel Toda elevao na terra, na paisagem exterior da vida, permanece inada de perigos e sombras. -oSobe a avareza s culminncias do ouro para descer, um dia, desiluso. -oSobe a vaidade aos galarins da exibio para cair na sombra do desencanto. -oSobe a tirania s grimpas do poder para arrojar-se s trevas do esquecimento. -oSobe a mentira ao topo da dominao indbita para despencar-se no cho da realidade. -oSobe a inteligncia sem amor aos cimos do orgulho para desfilar frente dos entraves gerados por ela mesma. -oRaros sabem buscar no mundo a legtima elevao. -oA bno do conforto e da alegria, entre os homens, quase sempre procede do esforo daqueles que se esquecem para servir. -oDesce a dor aos recessos do corao humano e arranca a alma renovada para a beleza sublime. -oDesce a simplicidade s lutas da pobreza e garante a disciplina que aperfeioa. -oDesce a humildade a pedregosa sendas de sacrifcio e estabelece padres edificantes para aqueles que a contemplam... -oDesce a f aos sorvedouros do sofrimento e acende luzes na jornada renovadora da vida. -oDesce a boa vontade ao silncio e compreenso e improvisa feitos hericos em benefcio das criaturas... -oDesce o trabalho aos rudes embates de cada dia e deixa a civilizao e o progresso, o aprimoramento e a cultura por onde passa. -oSe algum dia te dispuzeres a subir, segue na trilha do Cristo, suportando a cruz das obrigaes retamente cumpridas, para que o teu exemplo se faa lmpada a brilhar no roteiro do prximo. -oJesus, que era o nosso Divino Mestre, escolheu a suprema renncia para alcanar a ressurreio. Pensando nisso, se alguma elevao nos propomos a atingir, no procuremos outro caminho.

10

NOS CAMINHOS DA F
Emmanuel No te julgues melhor Que os teus irmos de estrada. Cada qual tem a f, Segundo pode crer. Esse v Deus no Sol, Outro, na pedra simples. E o Criador nos ama Sem qualquer distino. A escada para os Cus Tem degraus que no vemos. O Eterno Amor de Deus maior do que pensas.

11

DIFICULDADES
Emmanuel Imperioso descobrir a beleza do sofrimento por recurso educativo, para que no nos enquistemos na idia da dor como sendo fonte exclusiva de expiao. -oVejamos a natureza, para que o silencioso ensinamento da vida se nos estampe no corao. -oA poda da rvore sugere crueldade e flagelao, todavia, dos golpes que lhe so desferidos, surge o novo alento que lhe assegura energias novas. -oA labareda que retempera a argila, em pleno forno, assemelha-se a processo de atrocidade, mas da chama, aparentemente destruidora, desponta o vaso, rico de originalidade, destinado a enriquecer os quadros da vida. -oA terra, dilacerada pela charrua, afigura-se torturada e envelhecida, entretanto, do sulco aberto em que se rasga o seio nascer para o mundo a bno irresgatvel do po. -oE o metal, conduzido ao cadinho ardente, parece experimentar insulto e aniquilamento, contudo, no calor de alta tenso que se transformar em riqueza terrestre. -oNem sempre comodidade humana verdadeiro conforto e raramente a bolsa farta sinnimo de segurana e alegria. -oSaibamos aceitar o obstculo por precioso desafio superao de nossas prprias fraquezas, porquanto, dificuldade dignamente vivenciada sombra transitria de hoje para ser abenoada luz amanh.

12

O PONTO DIFCIL
Emmanuel Imperioso descobrir a beleza do sofrimento por recurso educativo, para que no nos enquistemos na idia da dor como sendo fonte exclusiva de expiao. -oVejamos a natureza, para que o silencioso ensinamento da vida se nos estampe no corao. -oA poda da rvore sugere crueldade e flagelao, todavia, dos golpes que lhe so desferidos, surge o novo alento que lhe assegura energias novas. -oA labareda que retempera a argila, em pleno forno, assemelha-se a processo de atrocidade, mas da chama, aparentemente destruidora, desponta o vaso, rico de originalidade, destinado a enriquecer os quadros da vida. -oA terra, dilacerada pela charrua, afigura-se torturada e envelhecida, entretanto, do sulco aberto em que se rasga o seio nascer para o mundo a bno irresgatvel do po. -oE o metal, conduzido ao cadinho ardente, parece experimentar insulto e aniquilamento, contudo, no calor de alta tenso que se transformar em riqueza terrestre. -oNem sempre comodidade humana verdadeiro conforto e raramente a bolsa farta sinnimo de segurana e alegria. -oSaibamos aceitar o obstculo por precioso desafio superao de nossas prprias fraquezas, porquanto, dificuldade dignamente vivenciada sombra transitria de hoje para ser abenoada luz amanh.

13

ANTE O PODER DO BEM


Emmanuel A vida amor divino a estender-se incansvel. -oManifesta-se o Sol em raios fecundantes e a Terra toda vibra em alegria e

beleza.

-o Correm fontes singelas, exaltando a bondade, e surge o grande rio que assegura o progresso. -o Suspensa, a nuvem lana o orvalho que socorre e eis que o prprio deserto cultiva por si mesmo a verdura do osis. -o Cresce a rvore humilde, em galhos frutescentes, e o homem recolhe o po que lhe ampara o celeiro. -oAqui se eleva a flor a entregar-se em perfume, ali desfere o ninho suave cantiga por sublime orao. -oTudo no santurio da natureza o imprio de Deus na exaltao do bem. Estende os braos e associa-te agora caridade excelsa. -o No te atenhas extenso do suprfluo. D de ti mesmo vida, em bnos de esperana, dissipando as sombras, para que o Lar Terrestre se transfigure, um dia, em Templo nos Cus. -o No retenhas inutilmente os talentos que o mundo te confia e, agindo e servindo, ajuntars, alm, os tesouros da paz que a ferrugem no ataca e a traa no consome, para que os teus caminhos no porvir se faam

14

PROVAO
Emmanuel Conta as bnos da vida Que te guardam as horas. Consegues discernir O bem perante o mal. Trazes o que precisas Para servir aos outros. Que seria de ti, Se no sofresses algo? Sem que a dor te visite, Estarias na sombra. A provao o guia Que te conduz a Deus.

15

CARIDADE SIMPLES
Emmanuel Quando o mal te visite o caminho, golpeando-te o corao ou assoprando-te alma sugestes infelizes, lembra-te daquela caridade simples ao alcance de todos. -o maneira de um anjo mudo, no somente cicatriza as chagas abertas em nossos melhores sonhos pelas farpas da realidade, mas consegue tambm refazer-nos a esperana e devolver-nos a alegria. -oNo apenas apaga o incndio da rebeldia comeante, como igualmente improvisa recursos para que a tranqilidade retorne ao governo das conscincias. -oNo s atende ventura e beleza do lar em que estagias no mundo, como tambm te assegura harmonia e consolo permanentes, ainda mesmo quando tragas os prprios ps enrodilhados no espinheiro das provaes. -oDela depende o nosso triunfo nas lides a que nos empenhamos, na reconstruo do futuro melhor. -oNela jazem consubstanciadas a segurana dos pais e a bno dos filhos. -oAtravs dela perpetua-se a amizade, cresce a paz em torno de nossos dias, ergue-se-nos a prece nobre e viva, purificam-se-nos os sentimentos, eleva-se-nos o padro de servio e estabiliza-se ao redor de nossa experincia com a responsabilidade de que no podemos prescindir na execuo de nossas mnimas tarefas. -oPor ela, toda a nossa vida, a cada minuto, se faz mais digna e preciosa. -oCultivemo-la, sem repouso, com o devotamento e a confiana de quem encontrou um guia imperturbvel, porque essa caridade ao alcance de todas as criaturas, caridade do perdo, a nica fora capaz de encaminhar-nos vitria do Bem.

16

DEVER
Emmanuel Dever a srie de lies a que fomos chamados pela Eterna Sabedoria no livro da vida, de cujo aprendizado depender sempre o nosso avano para a Infinita Luz. Superficialmente, por vezes, uma coleo de servios menos agradveis, induzindo-nos a pequeninas renncias, contudo, esses servios so vnculos espirituais que nos sustentam a ligao com a Paternidade de Deus de Deus, que atravs da Lei que nos rege no-los traa como obrigaes benemritas e providenciais ao nosso prprio aperfeioamento. -oMedita e aceita-os com amor para que no te lastimes, mais tarde. -oAqui, o lar convertido em ninho de inquietao... Ali, a casa de trabalho, onde ordenaes determinadas nos aguardam cada dia... Alm, o esposo difcil, maneira do diamante no cascalho agressivo, confiado pelo Cu aos nossos cuidados... Acol, a companheira incompreensiva, qual fonte poluda por reclamaes sistemticas, que a Bondade do Senhor nos concede para as tarefas da nossa prpria sublimao... Mais alm, o filho que nos esquece as melhores esperanas... Mais adiante, o amigo que nos complica o trabalho, valendo por negao de nossos sonhos e ideais... Hoje, a humilhao que nos compete suportar com denodo e pacincia, amanh o fel da incompreenso alheia que nos cabe sorver... -oE, com Jesus, o dever de auxiliar e perdoar, de servir e aprender sempre nosso. -oO cristo uma conscincia na luminosa cruz dos deveres de cada dia, entretanto, por esse madeiro disciplinar que desferir o vo de elevao para a alegria imperecvel. -oAmemos as obrigaes edificantes que o mundo nos designa, por mais contundentes que sejam, porque, por trs delas, vive a mo amorosa do Senhor a guiarnos das sombras do mundo para os domnio da Luz Espiritual.

17

RECADOS DO CAMINHO
Emmanuel No te lastime. Age. Tens o tempo ao dispor. No reproves. Destaca O melhor do que vejas. No grites. Baixa a voz, Se queres que te escutem. No desprezes. Socorre, Caso intentes ser til. No te irrites. Aguarda O alheio entendimento. No desanimes. Ama, Se pretendes vencer.

18

PERDO E TRABALHO
Emmanuel No te despreocupes do trabalho no bem, se desejas alcanar a prpria tranqilidade em nvel superior. -oRealmente, o Pai Misericordioso perdoa as nossas faltas, todavia, no maneira de um ditador terrestre que espalha favores e privilgios, segundo os prprios caprichos, mas sim oferecendo-nos recursos substanciais de restaurao, imprescindvel ao reajuste. por isso que a reencarnao significando retorno do passado obscuro ou delituoso tambm imposio de trabalho reconstrutivo. -oO amor a luz da vida, no entanto, nunca brilhar para as criaturas sem o pedestal da justia. -oSe feriste algum, procura o blsamo que cicatrize as chagas do teu irmo, enquanto te encontras a caminho com ele, na Terra. -oSe perturbaste a paz do prximo, diligencia a corrigenda precisa, enquanto a possibilidade de reparao te felicita os prprios passos. -oSempre mais difcil encontrar Alm da Morte os dons menosprezados pelo prprio relaxamento. A vida fsica a escola onde somos situados, transitoriamente, uns frente dos outros, nos alicerces das Leis Divinas. -oO perdo sem trabalho expiatrio ou sem sacrifcio regenerador pura utopia. -oErgue-te para a vida, busca a privilegiada posio de quem compreende e auxilia e elege o trabalho no bem por diretriz incessante. Pela prestao de servio ao prximo, em bases de renncia e boa vontade, adquirirs a riqueza da simpatia e, pelas sendas da simpatia, atingirs a grande fraternidade que, um dia, aureolar-te- de luz a fronte, ento redimida no Grande Amanh.

19

AO PESSOAL
Emmanuel Cumprindo o meu dever: Fazer sempre algo mais. No exame de mim mesmo: Aceitar-me e servir Quanto aos outros: Dar auxlio e respeito. Nas lutas dia-a-dia: Trabalhar e esquecer-me. Ante o mal que aparea: Calar, buscando o bem. Fazer perante Deus: O melhor que eu puder.

20

NA HORA DA QUEDA
Emmanuel Quando a mquina apresentou desajustes, o operrio no lhe derriou o

martelo.

Consertou-a. -oQuando a embarcao mostrou brecha perigosa, o timoneiro no se lembrou de afund-la. Socorreu-a. -oQuando a plantao foi invadida de praga, o cultivador no a largou em abandono. Ofereceu-lhe recursos defensiva. -oQuando o fogo lavrou o aposento, o chefe do lar no espalhou gasolina para que se completasse a destruio do edifcio. Mobilizou extintores de incndio. -oSe o aprendiz tropea no estudo, o professor no o expulsa da escola. Desdobra-se, nos processos de emenda. -oSe o acidentado exibe mutilaes, o mdico no lhe sacrifica o resto do corpo. D-lhe o apoio possvel. -oIsso acontece na esfera das aes comuns. Recorda a importncia de nossa atitude no campo do esprito. Se te reconheces por irmo do prximo, ao sab-lo cado em falta, no lhe agraves o sofrimento atirando-lhe golpes de sarcasmo ou farpas de censura. Amparemo-lo para que se levante, qual se o erro nos pertencesse. Isso porque precisamos considerar que, numa casa de devedores, qual a Terra, em que respiramos e agimos procura de libertao e melhoria, burilamento e evoluo, todos temos, encarnados e desencarnados, contas a solver e compromissos a resgatar. Em matria de auxlio, se hoje para ns o dia de dar, amanh, provavelmente, se nos far o dia de receber.

21

CORRIGIR
Emmanuel Acreditamos sinceramente no poder da corrigenda, todavia, supomos que o reajuste somente se consolida quando estruturado no verdadeiro amor fraterno, que procura o bem acima de todas as circunstncias da vida. -oSe a desculpa amiga consegue levar a efeito a regenerao do homem ou do ambiente, devemos us-la quantas vezes se fizer necessria; mas, e se depois de inmeros gestos de tolerncia, o mal o perdura, ameaando a estabilidade da harmonia comum? E se o erro sistemtico, transformado em maldade cresce incessantemente, encarnecendo das nossas melhores demonstraes de confiana e carinho? Supomos que em casos semelhantes reviso da higiene dentro de casa sempre a medida conveniente. Ningum recorreria indiscriminada difuso de focos infecciosos, com graves prejuzos para os vizinhos, a pretexto de exaltar a limpeza. O fogo do altar domstico ou o cesto de esquecimento so instrumentalidade de circunscrio da imundcie. Finda a simples operao de asseio isolado, a atmosfera se refaz induzindo-nos tranqilidade e alegria. Admitimos, assim, que, no domiclio de nosso ideal ou de nossa f, a recuperao do equilbrio no deve eleger outras normas. Que tenhamos bastante coragem e suficiente valor para regenerar as situaes, mas que exemplifiquemos tambm a caridade herica de no propagar o mal, abstendonos de conferir-lhe injustificvel destaque em nossas atitudes e manifestaes. -oO pntano socorrido pode converter-se em celeiro de po, no entanto, canalizado na direo da comunidade, veculo de agentes enfermios. -oCorrijamos, corrigindo-nos. Eduquemos, educando-nos. E a luta ensinar-nos- a compreender os divinos ensinamentos do Mestre Crucificado que, no silncio do amor e da justia, nos conduz prpria regenerao atravs da pacincia e do servio, da fraternidade e do perdo.

22

BONDADE
Emmanuel Ao apelo do Divino Mestre, recomendando-nos sede perfeitos, evitemos a indesejvel resposta da aflio. Ningum pode trair os princpios de seqncia que governam a natureza e o tempo ser sempre o patrimnio divino, em cujas bnos alcanaremos as realizaes que a vida nos reclama. -oAnte de cogitar a colheita atendamos sementeira. -oAntecipando a construo do teto de nossa casa espiritual, no aprimoramento que nos cabe atingir, edifiquemos os alicerces no cho de nossas possibilidades humildes, erguendo sobre eles as paredes de nossa renovao, a fim de no nos perdermos em movimento vazio. -oIniciemos a perfeio de amanh com a bondade de hoje. Ningum to deserdado no mundo que no possa comear com o xito necessrio. -oNo intentes curar o enfermo de momento para outro. Cede-lhe algumas gotas de remdio salutar. No busques regenerar o delinqente a rudes golpes verbais. Auxilia-o, de algum modo, oferecendo-lhe algumas frases de fraternidade e compreenso. No procures estabelecer a realidade num gesto impetuoso e de esclarecimento espetacular, acreditando desfazer as iluses de muito tempo, em um s dia. Enceta a obra do reajuste espiritual com os teus pequeninos gestos de sinceridade frente de todos. -oNo suponhas seja possvel a milagrosa transformao de algum, no caminho empedrado da crueldade ou da ignorncia. Faze algo que possa servir por plantao inicial de luz no esprito que te propes reformar. -oE, ainda, em se tratando de ns, no julgues seja fcil converter nossa prpria alma para Jesus, num instante rpido. Trazemos conosco vasto acervo de sombras e precisamos serenidade e diligncia para desintegr-las, pouco a pouco, ao preo de nossa prpria submisso Lei do Senhor que nos rege os destinos. -oSe realmente nos dispomos aceitao do ensinamento do Divino Mestre, usemos a bondade, em todos os momentos da vida. Bondade para com o prximo, bondade para com os ausentes, bondade para com os nossos opositores, bondade para com todas as criaturas que nos cercam. -oA bondade a chave da simpatia e do conhecimento com que descerraremos a passagem para as Esferas Superiores. Com ela, seremos mais humanos, mais amigos e mais irmos. -oAvancemos com a bondade por norma de ao, retificando em nossa estrada os aspectos e experincias que nos desagradam na estrada dos outros e, desse modo, estejamos convencidos de que o sonho de nosso aperfeioamento encontrar, em breve futuro, plena concretizao na Vida Maior.

23

PRECE POR LIBERDADE


Emmanuel Deus da Eterna Bondade Sei que me queres livre. No me deixes, porm, To livre quanto o lobo. Nem consintas que eu viva Qual um barco matroca. Faze-me independente Para seguir-te as Leis. Quero agir livremente, A fim de obedecer-te. Ensina-me, Senhor, O que queres que eu seja.

24

COMPAIXO E NS
Emmanuel Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcanaro misericrdia. Jesus Mateus, 5 : 7. Comumente referimo-nos compaixo em termos que se reportem semelhante bno de ns para com os outros, entretanto, a fim de que o orgulho no se nos infiltre no corao sob o nome de virtude, vale recordar a compaixo que tantas vezes procede dos outros em socorro de ns. -oDe quando em quando, pelo menos, rememoremos as demonstraes de pacincia e bondade dos irmo que nos suportam sem queixa a teimosia e a inconseqncia nos dias de imaturidade ou irritao; o apoio das criaturas que prosseguiram trabalhando em nosso favor, mesmo cientes de que as combatamos sem apreender-lhes os elevados intuitos; o amparo de benfeitores que continuaram a servirnos ainda quando depois de se conscientizarem quanto aos gestos de frieza ou ingratido com que lhe ferimos o esprito; a tolerncia dos companheiros que, mesmo em nos sabendo desequilibrados nos dias de erro, no nos sonegaram a bno da amizade e da confiana, aguardando-nos os reajustes espirituais; e o auxlio dos irmos que nos perdoaram ofensas e agravos, auxiliando-nos sem pausa, alm das dificuldades e empeos com que lhes espancamos o carinho e a abnegao para conosco. -oReflitamos a imensido da piedade que nos sustenta a vida at agora e observaremos que sem isso provavelmente a maioria de ns outros teria mergulhado indefinidamente nas correntes da prova criadas por ns mesmos, com a nossa prpria negligncia. Meditemos nisso e saibamos exercer a compaixo para com todos, particularmente para com aqueles que nos firam e reconheceremos resgatar os nossos dbitos de amor para com o prximo, a perceber, por fim, que todos ns para viver, conviver e sobreviver, precisamos, em qualquer parte e em qualquer circunstncia, da bondade e da compaixo de Deus.

25

ISTO A LEI DE DEUS


Emmanuel Tolera, construindo Todo o bem que puderes. No exijas dos outros Dons que ainda te faltam. Erros nos companheiros Poderiam ser nossos. Aceita as provaes Por exames de f. Trars contigo a paz Que fizeres nos outros. Temos sempre o que damos. Isso da Lei de Deus.

26

ANTE A PARBOLA DO RICO


Emmanuel No suponhas que o rico da parbola seja a nica espcie de mordomo infeliz na vida espiritual. Ainda hoje h quem se banqueteia nos festim da sade fsica, menosprezando os enfermos que lhe batem porta. -oPor toda parte, verificamos a luzida assemblia dos que se fartam mesa da inteligncia, olvidando os irmos de caminho que lhes pedem socorro, mergulhados nas correntes da ignorncia. Em todos os lugares, possvel observar a caravana dos que passam, hipertrofiados de conforto, fugindo aos filhos da angstia que lhes imploram uma rstea de alegria. -oNas variadas sendas do mundo, somos defrontados pelos que se mostram supernutridos de f, a menoscabar aqueles que lhes suplicam leve migalha de esperana. -oTodos somos surpreendidos pelos lzaros da necessidade e da aflio em provas mais rspidas que as nossas. Todos identificamos, junto do prprio corao, bafejado de conhecimento superior, companheiros infortunados que se enriqueceriam com mnimos gestos nossos, no setor da bondade e do estmulo, do entendimento e do perdo. -oNo te detenhas, to-somente, na contemplao do quadro evanglico, em que um pobre sovina encontrou, ao fim da estrada, apenas o azinhavre a que se lhe reduziu o perecvel tesouro. -oRecordemos nossas oportunidades de semear o bem, reconhecendo no prximo o degrau vivo que nos conferir o desejado acesso comunho com a Providncia Divina. -oAbracemos os penitentes da necessidade e do desnimo, da expiao e do sofrimento, que nos anotam os passos, em todos os ngulos da estrada evolutiva e, oferecendo-lhes o prprio corao, em forma de servio fraterno, estejamos convencidos de que marcharemos com eles na direo da vida imperecvel, para a incorporao definitiva de nossa herana espiritual.

27

DOIS ANJOS
Emmanuel A f ilumina. A caridade Socorre. A f clareia o caminho. A caridade auxilia a percorr-lo. No basta confiar. indispensvel servir. -oNo vale contemplar apaixonadamente o Cu. preciso habilitar-se a criatura a fim de alcan-lo. A f ardente, sem obras que lhe revelem a grandeza, pode gerar o fanatismo que separa e destri, ao invs de enlaar e construir. A caridade, sem esperana que lhe assegure persistncia de ao, pode cair em plena sombra, entre o cansao e a indiferena. -oQuem reconhece a paternidade do Criador, sente-se na posio de hspede do mundo, mobilizando os recursos de que dispe, em benefcio daqueles que o cercam, aprendendo que tudo na vida emprstimo da Providncia Misericordiosa, a cujo infinito amor devolveremos, hoje ou amanh, os patrimnios que usufrumos. Por isso mesmo, o corao que realmente confia em Deus espalha os dons que retm, guardando na caridade e na f as margens da senda que lhe cabe seguir procura das riquezas reais da vida. -oNo cultives a f sem obras e nem te apegues s obras sem f, na complementao do Cristianismo de que te fizeste seguidor. Deixa que a f ensine atravs de tuas palavras e exemplos e que a caridade se manifeste atravs de tua mente e de tuas mos. -oConfiando na Divina Sabedoria, sublimars o crebro, inflamando-o de idealismo superior e, prestando servio aos outros, em obedincia Divina Bondade, iluminars o corao, transfigurando-o em sinal radioso sobre a noite do mundo. Esclarece e auxilia. -oConta com o amparo do Senhor, sem desamparar aos irmos de jornada. -oConserva o tesouro de tua confiana na vitria do Bem, convertendo-o em bnos de fraternidade por onde transites. -oA f o anjo que conduz as almas enobrecidas da Terra para o Cu. A caridade o anjo que desce do Cu para a Terra, ensinando os homens a transformar o mundo em Paraso.

28

SUSTENTAO
Emmanuel Por maior que seja a prova, No te afastes de Deus. Pode a estrada ser fria, No entanto, Deus te aquece. Sentes que h sombra em torno, Deus, porm, te ilumina. Se te notas sem fora, Eis que Deus te sustenta. Nos piores conflitos, Deus se te faz descanso. No desista do bem. Deus no te faltar.

29

ANTE JESUS
Emmanuel No compareas frente do Cristo, presumindo-te iniciando na soluo dos problemas do mundo. possvel que a tua experincia seja uma rede escura tecida com fragmentos de iluso. No procures o Divino Mestre, julgando-te forte entre os poderosos do dia. provvel que a tua segurana no resista ao mais leve sopro de sofrimento. No busques Jesus como quem alcanou autoridade infalvel entre os homens. provvel que o teu mandato de orientao s criaturas termine, ainda hoje, por determinao das foras superiores que regem a vida. No te aproximes do Evangelho, impondo ttulos, mesmo respeitveis, que a Terra te conferiu personalidade em trnsito no Plano Fsico. Os ttulos, por vezes, so meros enganos no jogo educativo das convenes sociais. -oProcuremos o Mestre, na posio de aprendizes. Conduzamos at Ele a receptividade da criana que, em se consagrando simplicidade, pode acolher, sem aflio e sem mgoa, a diretriz regeneradora. -oA mente infantil permanece abenoada com o selo da renovao. Desconhece o mal, no v inimigos, ignora a culpa, no comunga com a iniqidade e no v obstculos para desculpar as ofensas, tantas vezes quantas se fizerem necessrias. Desfruta a paz, confia com sinceridade, aprende com presteza, sorri para a existncia e, sobretudo, caminha com o esprito de surpresa, com que devemos agradecer, cada dia, as bnos do Criador da Vida Universal. No te encarceres nas conceituaes exclusivamente humanas. A vida ascenso. Se procuras o Cristo, na feio do homem apenas raciocina, no abordars com facilidade as lies do Evangelho, mas se buscares o Senhor, na condio da criatura que ama, tudo entenders, caminhando feliz, ao encontro do Grande Futuro.

Assume contigo mesmo o compromisso de evitar a irritao. Emmanuel

30

S-ar putea să vă placă și