Sunteți pe pagina 1din 18

QUESTES OBJETIVAS QUESTO 01 (Descritor: identificar os animais que possuem os trs folhetos embrionrios.

) Assunto: Reino Metazorios Critrios de classificao O nmero de folhetos embrionrios um dos critrios usado para classificar os animais. correto afirmar que o folheto mdio ou mesoderma a) est ausente nos animais invertebrados. b) origina o encfalo e a medula espinhal. c) est ausente nos animais acelomados. d) est presente nos animais deuterostmios. e) est presente nos animais assimtricos. QUESTO 02 (Descritor: explicar a impossibilidade de desenvolvimento dos ovos de granja.) Assunto: Reino Metazorios Critrios de classificao Nas granjas, cada galinha criada em sistema de confinamento, vivendo isolada no seu pequeno espao, sem contato direto com nenhum outro animal da sua espcie. Ali ela se alimenta e faz diariamente a postura de um ovo que ser vendido. Os ovos das galinhas de granja a) b) c) d) e) desenvolvem-se quando colocados na chocadeira, originando pintinhos haplides. quando chocados, se desenvolvem e originam um pintinho por partenognese. independem da me para desenvolver por possurem grande quantidade de vitelo. so na realidade vulos, uma vez que nas granjas os machos esto ausentes. so ovos verdadeiros, cujo desenvolvimento impedido pela ausncia de ninhos.

QUESTO 03 (Descritor: compreender a proximidade evolutiva dos equinodermas e dos cordados.) Assunto: Reino Metazorios Critrios de classificao O estudo da evoluo dos vertebrados aponta os Equinodermas como sendo o grupo de animais invertebrados mais prximo ao grupo dos cordados. Essa proximidade evolutiva se baseia no fato dos dois grupos possurem I. simetria bilateral nos animais adultos. II. endoesqueleto calcrio de origem mesodermtica. III. nus originrio do blastporo da gstrula. IV. viviparidade na maioria dos animais. Escreveu-se corretamente em a) I e II apenas. b) II e III apenas. c) III e IV apenas. d) I, II e III apenas. e) II, III e IV apenas.

QUESTO 04 (Descritor: explicar a diferena entre os porferos e os demais metazorios.) Assunto: Reino Metazorios - Filo Porfera Os porferos constituem o primeiro grupo da escala zoolgica, sendo os animais com o menor grau de complexidade. Esses animais diferem dos demais filos pelo fato a) b) c) d) e) de eles serem animais sssies. do mesoderma estar ausente. de serem animais parazorios. de o sistema excretor ser ausente. de a respirao ser por simples difuso.

QUESTO 05 (Descritor: identificar a clula dos cnidrios responsvel pela produo de uma substncia urticante.) Assunto: Reino Metazorios Cnidrios As anmonas-do-mar so beneficiadas por sua associao com o caranguejo Pagurus que, ao se deslocar, possibilita anmona uma melhor explorao do espao em busca do alimento; esta ltima possui clulas que liberam substncias urticantes que afugentam os predadores beneficiando o Pagurus. As clulas da anmona que liberam as substncias urticantes so denominadas a) b) c) d) e) coancito. cnidoblasto. solencitos. epitlio-muscular. intersticial.

QUESTO 06 (Descritor: analisar desenho esquemtico do Schistossoma mansoni.) Assunto: Reino Metazorios Platelmintos Abaixo voc encontra um casal de determinado verme responsvel por uma das endemias brasileiras. Esse verme a) b) c) d) e) possui ventosas atravs das quais o macho segura a fmea. diico, o que incomum nos outros representantes do filo. tem dimorfismo sexual, sendo o macho mais longo que a fmea. apresenta indivduos machos com um grande rgo copulador. tem o canal ginecforo, quando uma fmea, para carregar o macho .

QUESTO 07 (Descritor: identificar o verme que possui fase pulmonar.) Assunto: Reino Metazorios Nematelmintos No tratamento de algumas verminoses, a dosagem do anti-helmntico deve ser repetida aps 15 dias do incio do tratamento. Essa medida permite que as larvas que parasitam o pulmo se desenvolvam, deixem esse rgo e alcancem o intestino delgado. Nesse rgo, eles evoluiro para vermes adultos, que so a nica forma suscetvel ao medicamento. O tratamento descrito acima eficaz para a verminose denominada a) ascaridiose. b) enterobiose. c) cisticercose. d) elefantase. e) tenase QUESTO 08 (Descritor: identificar as caractersticas dos equinodermas.) Assunto: Reino Metazorios Equinodermas Possuem endoesqueleto de placas calcreas mveis (articuladas) ou fixas, freqentemente com espinhos. As placas podem ser macroscpicas, distribudas pelo corpo, ou constituir uma carapaa muito resistente. Nestes animais, a locomoo lenta e feita pelos ps ambulacrrios e ainda por espinhos movidos por msculos.
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/equino/caract.htm

A descrio acima se refere ao filo de animais a) exclusivamente marinhos. b) que possuem apenas boca. c) exclusivamente parazorios. d) sempre de vida parasitria. e) onde todos se locomovem. QUESTO 09 (Descritor: identificar a verminose que pode ser evitada lavando-se as mos.) Assunto: Reino Metazorios Platelmintos A medida profiltica apresentada na figura pode evitar a reinfeco do verme causador da a) b) c) d) e) enterobiose. tenase. esquistossomose. filariose. escabiose.

QUESTO 10 (Descritor: caracterizar o animal que tem sido usado em micro-cirurgias para destruir cogulos.) Assunto: Reino Metazorios Aneldeos Determinado animal tem sido usado no ps-operatrio de algumas micro-cirurgias. Esse animal libera na pele um poderoso anticoagulante. Esse composto facilitar a remoo do cogulo, permitindo que a irrigao da regio afetada volte ao normal. O animal que realiza essa funo a) possui sistema digestrio incompleto. b) um invertebrado marinho e deuterostmio. c) triblstico e possui celoma verdadeiro. d) tem como habitat o mar, onde parasita peixes. e) injeta o anticoagulante pelas suas quelceras. QUESTO 11 (Descritor: identificar, nas aranhas, a estrutura inoculadora de veneno.) Assunto: Reino Metazorios - Os artrpodos Pequena e perigosa, a aranha- marrom ( Loxosceles intemedia) tornou-se um problema de sade pblica no Paran.[...] O envenenamento causado pelo ataque da aranha-marrom em geral apresenta coceira, dor, queimao, vermelhido, roxido, inchao, bolhas, enrijecimento e, dias depois, necrose da rea picada; a vtima costuma sentir dor de cabea, mal-estar, nusea e dores no corpo.
Revista Cincia Hoje- junho 2007

Para injetar o seu veneno, que o responsvel pelo grande problema de sade pblica causado por esses animais, a aranha-marrom usa a) b) c) d) e) as quelceras. as fiandeiras. os pedipalpos. o ovopositor. o aguilho do telso.

QUESTO 12 (Descritor: identificar os crustceos numa lista de animais.) Assunto: Critrios de classificao - Os artrpodos Rodzio de frutos do mar. Servimos camaro, ostra, caranguejo, lula, siri, polvo e lagosta. Venha experimentar!!!! Esse anncio encontra-se em determinado restaurante do litoral catarinense. Nesse restaurante, uma pessoa alrgica a crustceos poder comer apenas a) b) c) d) e) ostra, siri e polvo. lula, lagosta e ostra. caranguejo, polvo, e lula camaro, siri e ostra. ostra, polvo e lula.

QUESTO 13 (Descritor: caracterizar um artrpodo tetrcero.) Assunto: Reino Metazorios Artrpodos Um artrpodo com quatro antenas ter a) b) c) d) e) dois pares de asas. trs pares de patas. um par de pedipalpos. um par de quelceras cefalotrax e abdome.

. QUESTO 14 (Descritor: comparar um peixe cartilaginoso com um peixe sseo.) Assunto: Reino Metazorios Os peixes

Os dois peixes representados acima possuem em comum a) b) c) d) e) a tiflossole. a bexiga natatria. a boca ventral. o esqueleto sseo. as nadadeiras dorsais

QUESTO 15 (Descritor: caracterizar um mamfero prototrio.) Assunto: Reino Metazorios Os mamferos O animal da figura abaixo um exemplar caracterstico da fauna australiana. Esse animal a) possui placenta e cordo umbilical. b) possui plos e glndulas mamrias. c) cria seus filhotes no interior do marspio. d) reproduz da mesma forma que o gamb. e) possui hemcias nucleadas e hemoglobina.

QUESTO 16 (Descritor: compreender a estrutura do sistema digestrio dos moluscos responsveis por ralar o alimento.) Assunto: A nutrio animal Os moluscos so encontrados em todos os ambientes. Vivendo em gua salgada h bivalvos que fazem parte do cardpio dos bons restaurantes do pas. Deve-se ter muita cautela com a procedncia desses animais, uma vez que eles se alimentam filtrando a gua e, por essa razo, podem reter grande quantidade de poluentes no corpo. A alimentao desses animais diferente do restante do grupo de moluscos porque eles NO possuem a) b) c) d) e) brnquias. sistema digestrio. rdula. estilete cristalino. glndula digestiva.

QUESTO 17(Descritor: identificar o tipo de composto que atua no combate aos radicais livres.) Assunto: A nutrio animal Radicais livres, que se originam de reaes qumicas das quais o oxignio(O2) participa, tm efeitos nocivos sobre as membranas biolgicas, mas esses radicais podem ser combatidos a) b) c) d) e) pelas vitaminas. pelas enzimas. pelos carboidratos. pelos lipdios. pelos cidos nuclicos.

QUESTO 18 (Descritor: analisar a composio de uma dieta alimentar rica em energia.) Assunto: A nutrio animal Uma dieta balanceada deve conter alimentos energticos, plsticos e reguladores, por isso, os atletas possuem uma dieta controlada por nutricionistas. Antes de uma competio importante que a refeio deles tenha preferencialmente alimentos ricos em energia. Um dos alimentos que pode fazer parte dessa refeio a) b) c) d) e) o macarro. a picanha. o torresmo. o leite. o ovo.

QUESTO 19 (Descritor: identificar o processo responsvel pela converso do alimento em nutrientes.) Assunto: A nutrio animal Os nutrientes resultantes da digesto dos alimentos so absorvidos pelo intestino delgado e, atravs do sangue, so distribudos s clulas do nosso corpo para que elas realizem suas funes. A transformao dos alimentos em nutrientes um exemplo de a) homeostase. b) catabolismo. c) secreo. d) anabolismo. e) excreo. QUESTO 20 (Descritor: analisar esquema referente circulao sangunea.) Assunto: Respirao e circulao nos animais As letras A, B e C mostram a circulao de trs diferentes animais. correto dizer que:

O animal A possui corao arterial e pode ser um anfbio. b) No animal B, a circulao simples e completa. c) No animal C, a veia est representada por 1 e a artria por 2. d) Os animais A e C possuem a circulao completa. e) O animal C pode ser um rptil no crocodiliano. a)

QUESTO 21 (Descritor: caracterizar os animais com circulao dupla e completa.) Assunto: Respirao e circulao nos animais Todo animal que possui circulao dupla e completa tambm ter a) b) c) d) e) hemcias anucleadas. circulao lacunosa. respirao pulmonar. aorta para a direita. sacos areos.

QUESTO 22 (Descritor: identificar o animal que possui circulao aberta.) Assunto: Respirao e circulao nos animais Nesse sistema circulatrio, o sangue flui por vasos e lacunas, existindo por isso mistura de sangue e fludos intersticiais. As clulas so banhadas diretamente pelo sangue, sendo que esse sistema relativamente lento. Possui esse tipo de sistema circulatrio: a) b) c) d) e) a minhoca. o polvo. a lombriga. a perereca. o caramujo.

QUESTO 23 (Descritor: explicar uma diferena entre um sapo adulto e um girino.) Assunto: Osmorregulao e excreo O anfbios constituem o grupo de vertebrados que marca a transio da gua para a terra. O sapo passa todo o seu desenvolvimento embrionrio dentro da gua, o que no acontece quando adulto. Essa diferena de habitat mostra tambm uma diferena no produto de excreo nessas duas fases, por isso, as excretas nitrogenadas de um girino e de um sapo adulto so, respectivamente, a) b) c) d) e) amnia e uria. uria e cido rico. uria e amnia. cido rico e uria. amnia e cido rico.

QUESTO 24 (Descritor: explicar a manuteno do equilbrio hidrossalino pelos peixes de gua doce.) Assunto: Osmorregulao e excreo Os seres vivos esto bem adaptados ao ambiente onde vivem. Para manter o equilbrio hidrossalino, os peixes de gua doce a) absorvem muita gua por osmose e a eliminam atravs da urina abundante e pouco concentrada. b) eliminam pelas brnquias grandes quantidades de gua e o excesso de sais contido na gua onde vivem. c) absorvem gua pelas brnquias e eliminam o excesso de sais por essas mesmas estruturas, s que ativamente. d) acumulam altas taxas de uria no sangue e a eliminam gradativamente pelas brnquias por transporte passivo. e) eliminam pequenas quantidades de gua pela urina e o excesso de sais passivamente pelas brnquias.

QUESTES ABERTAS QUESTO 25 (Descritor: caracterizar animais apresentados em uma figura.) Assunto: Reino Metazorios - Critrios de classificao Responda as questes propostas levando em considerao a classificao dos animais representados.

a) Cite o tipo de simetria corporal de cada um dos animais. b) Quanto evoluo do blastporo, os trs animais podem ser classificados como protostmios? Justifique sua resposta. QUESTO 26 (Descritor: analisar a alta mortalidade dos animais esbranquiados.) Assunto: Reino Metazorios Cnidrios A morte dos corais O branqueamento dos corais ocorre quando a densidade de zooxantelas presentes no tecido do coral diminui, ou quando a densidade de clorofila das zooxantelas diminui. Quando a perda de pigmentos fotossintticos atinge 60% dizemos que o coral branqueou. A cor plida apresentada pelo coral devido a visualizao de seu esqueleto de carbonato de clcio atravs de seu corpo, que fica transparente na ausncia das zooxantelas. O branqueamento dos corais tem sido responsvel pela morte de inmeros organismos dessa espcie. a) Relacione a mortalidade dos corais com o branqueamento apresentado por eles. b) Cite o nome do filo ao qual esses animais pertencem, e uma conseqncia da reduo da populao desses animais.

QUESTO 27 (Descritor: identificar o filo ausente em determinada filogenia.) Assunto: Reino Metazorios Critrios de classificao A figura abaixo mostra a filogenia do Reino Metazoa.

http://www.estudantes.com.br/simulado/sim_11_7.asp?mat=BIOLOGIA acesso 16-06-07 a) Nessa filogenia falta a representao de um filo. Cite o seu nome. b) Onde deve ser includo o filo que est faltando? Justifique sua resposta. INSTRUES Utilize o desenho esquemtico para responder as questes 28 e 29.

http://www.biologie.uni-erlangen.de/parasit/contents/research/images/schistlc.jpg

QUESTO 28 (Descritor: analisar figura representativa do ciclo evolutivo de um verme.) Assunto: Reino Metazorios Platelmintos. Responda essa questo baseando-se no ciclo evolutivo do verme representado. a) O verme representado responsvel por uma das endemias brasileiras. Cite o nome dessa endemia e o filo do animal responsvel por ela. b) o verme representado heteroxeno. Indique qual a letra que representa o hospedeiro intermedirio e qual representa o hospedeiro definitivo e justifique sua resposta. QUESTO 29 (Descritor: explicar as formas de um parasita representado em uma figura esquemtica e as medidas profilticas relacionadas aos seus hospedeiros.) Assunto: Reino Metazorios Platelmintos Esta questo refere-se doena causada pelo parasita representado na figura. Utilize-a para responder os itens propostos. a) Denomine as formas 1, 2, 3 e 4 e explicite qual delas a responsvel pela contaminao do homem. b) Cite uma medida profiltica relacionada ao indivduo A e outra relacionada ao indivduo B. QUESTO 30 (Descritor: explicar o hbito da geofagia.) Assunto: Reino Metazorios Nematelmintos. comum, em pequenas cidades prximas ao meio rural, a venda de tijolinhos de barro semelhantes a barras de chocolate. Os pais compram esses tijolinhos e do para os filhos comerem, assim evita-se que eles tentem destruir as paredes da casa. a) Os tijolinhos comidos, ou simplesmente o hbito de comer terra (geofagia), um sintoma de uma verminos que comum no s em crianas. Cite o nome dessa verminose. b) Explique o porqu das pessoas parasitadas adquirem o hbito de comer terra. QUESTO 31 (Descritor: explicar como um peixe surdo e cego consegue sobreviver no seu habitat.) Assunto: Reino Metazorios Cordados Um peixe lambari habitante de uma lagoa, nasceu cego e surdo, no entanto, mesmo assim conseguiu sobreviver. a) Qual a estrutura presente no seu corpo permitiu sua sobrevivncia? Justifique sua resposta. b) Esse peixe capaz de ajustar seu peso corporal especfico ao da gua em diferentes profundidades? Justifique sua resposta.

QUESTO 32 (Descritor: explicar o tipo de crescimento dos animais a partir de um grfico.) Assunto: Reino Metazorios Artropdos No grfico, as curvas representam o padro de crescimento de dois grupos distintos de animais. Responda as questes propostas baseando-se neste grfico. a) Explique o que determina as diferenas observadas nas curvas A e B. b) D dois exemplos de animais que se incluem na curva A e dois que se incluem na curva B.

QUESTO 33 (Descritor: caracterizar os animais que possuem hemoglobina como pigmento respiratrio.) Assunto: Respirao e circulao nos animais. A hemoglobina um dos pigmentos respiratrios presente nos animais. a) Cite o nome do filo que apresenta a hemoglobina no interior das hemcias e o que apresenta a hemoglobina dissolvida no plasma. b) os animais do item anterior possuem circulao aberta ou fechada? Justifique sua resposta. QUESTO 34 (Descritor: especificar os tipos de digesto e de sistema digestrio.) Assunto: A nutrio animal O alimento a matria-prima para a obteno de energia pelos seres vivos, mas para que esse alimento esteja disponvel para as clulas, primeiro ele dever ser digerido e transformado em nutrientes. a) Explique as duas maneiras atravs das quais os animais podem realizar a digesto e especifique quais os filos realizam cada uma delas. b) O sistema digestrio dos animais pode ser completo ou incompleto. Especifique cada um desses tipos e cite o primeiro filo a possuir o sistema digestrio completo.

QUESTO 35 (Descritor: caracterizar a reproduo e a respirao do sapo.) Assunto Reino Metazorios Cordados O desenho esquemtico mostra a reproduo e o desenvolvimento do sapo.

a) A fecundao e o desenvolvimento desses animais ocorrem em meio aqutico. Os peixes que reproduzem dessa forma tm uma perda muito maior de gametas. Justifique porque isso ocorre. b) Durante o desenvolvimento, alm da formao das patas, ocorre uma modificao da respirao desses animais. Quais so os tipos de respirao que esses animais podem apresentar na fase larvria e na vida adulta?

QUESTO 36 (Descritor: avaliar o sistema respiratrio traqueal.) Assunto: Respirao e circulao nos animais. O desenho esquemtico mostra o sistema respiratrio de determinado animal. a) Cite o nome desse sistema e o nome de uma classe animal que o possui. b) Cite uma vantagem desse tipo de sistema respiratrio.

Instrues: utilize o desenho esquemtico para responder as questes 37 e 38.

QUESTO 37 (Descritor: caracterizar o corao de um anfbio representado em um desenho esquemtico.) Assunto: Respirao e circulao nos animais. Responda as questes propostas relacionadas ao desenho esquemtico. a) O corao representado pode ser de um rptil crocodiliano?Justifique sua resposta. b) Denomine as estruturas 1, 2 e 4. QUESTO 38 (Descritor: caracterizar as artrias e veias dos anfbios a partir de um desenho esquemtico.) Assunto: Respirao e circulao nos animais. Responda as questes propostas relacionadas ao desenho esquemtico. a) As estruturas 3 e 5 so artrias ou veias? Justifique sua resposta. b) A estrutura 6 conduz sangue venoso ou arterial? Justifique sua resposta.

QUESTO 39 (Descritor: identificar diferentes tipos de rins dos vertebrados, sua localizao e de onde eles recolhem as excretas.) Assunto: Osmorregulao e excreo. Responda as questes propostas sobre os dois tipos de rins dos vertebrados mostrados abaixo.

a) Qual a principal diferena entre esses dois tipos de rins em relao ao recolhimento das excretas nitrogenadas? b) D a localizao dos rins de nmeros 1 e 2 e um exemplo de animal que possua cada um deles. QUESTO 40 (Descritor: explicar como as tartarugas marinhas eliminam o excesso de sal que ingerem.) Assunto: Osmorregulao e excreo. O principal problema encontrado pelos rpteis marinhos a salinidade da gua. Os rins destes animais no pode suportar uma alta salinidade e a vida no mar s possvel para alguns rpteis se se adaptarem ao meio. a) Explique como as tartarugas marinhas resolveram o problema da alta salinidade do meio onde vivem. b) Qual o tipo de rim desses animais?

GABARITO DAS QUESTES OBJETIVAS

QUESTO 01: QUESTO 02: QUESTO 03: QUESTO 04: QUESTO 05: QUESTO 06: QUESTO 07: QUESTO 08: QUESTO 09: QUESTO 10: QUESTO 11: QUESTO 12:

D D B C B B A A A C A E

QUESTO 13: QUESTO 14: QUESTO 15: QUESTO 16: QUESTO 17: QUESTO 18: QUESTO 19: QUESTO 20: QUESTO 21: QUESTO 22: QUESTO 23: QUESTO 24:

E E B C A A B D C E A A

QUESTO 25 a) o animal 1 apresenta simetria bilateral, o animal 2 possui simetria radial e o animal 3 no tem simetria, sendo conhecido como assimtrico. b) No, devido ao animal 3. Os animais 1 e 2 so protostmios, pois o blastporo da gstrula deu origem a boca. O animal 3 uma esponja e por no possuir nem boca nem nus, no pode ser classificado nem como protostmio nem como deuterostmio. QUESTO 26 a) O branqueamento dos corais est relacionado reduo das algas zooxantelas que vivem associadas a eles. Essas algas fornecem um alimento adicional a esses animais uma vez que elas realizam fotossntese e dividem com eles o produto dessa reao. medida que essas algas, que so coloridas, vo desaparecendo, os nutrientes para os corais vo diminuindo, o que pode lev-los morte. Branquear significa perder as algas a eles associadas, e conseqentemente perder nutrientes. b) Os corais pertencem ao filo cnidria. A reduo da populao de corais implica em uma perda de outros seres vivos devido destruio do seu habitat, pois os corais formam um verdadeiro ecossistema no ambiente marinho. QUESTO 27 a) Falta, nessa filogenia, o filo cordata. b) Os cordados devem ser includos junto com os aneldeos e artrpodos por apresentar o corpo com segmentao interna. QUESTO 28 a) A endemia a esquistossomose e o filo do Schistossoma mansoni (agente etiolgico) o dos platelmintos. b) A letra A representa o homem, que o hospedeiro definitivo. Em seu organismo ocorre a reproduo sexuada(fecundao) do parasita. A letra B o caramujo - o hospedeiro intermedirio. Nele ocorre a reproduo assexuada (pedognese) do parasita.

QUESTO 29 a) A forma 1 o verme adulto, a 2 representa o ovo, a 3 o miracdio e o esporocisto e a 4 representa a cercria. A forma 4 a que penetra ativamente na pele do homem, contaminando-o. b) Indivduo A: tratamento dos doentes, no nadar em lagoas cuja qualidade da gua seja duvidosa. Indivduo B: combate ao caramujo, tanto pelo uso de moluscocida, como pelo controle biolgico. QUESTO 30 a) A verminose o amarelo, tambm chamado de necatorose ou ancilostomase. b) O amarelo provoca anemia e conseqentemente uma carncia de ferro no organismo. O hbito de ingerir terra uma tentativa do organismo suprir a falta desse mineral . QUESTO 31 a) Esse peixe possui linha lateral atravs da qual ele percebe as vibraes da gua, e assim capta os estmulos do meio. b) Sim. Esse peixe nasceu surdo e cego, isso no o impede de manter o equilbrio hidrosttico, uma vez que sua bexiga natatria no foi lesada. QUESTO 32 a) As diferenas observadas no crescimento esto relacionadas ao tipo de esqueleto. Em A o esqueleto interno ou ausente, e em B, o esqueleto externo, o que faz com que o animal cresa por mudas ou ecdises. b) Curva A: moluscos e cordados. Curva B. insetos, crustceos ou qualquer outro artpodo. QUESTO 33 a) Os aneldeos apresentam a hemoglobina dissolvida no plasma, enquanto nos cordados essa hemoglobina est no interior das hemcias. b) Os aneldeos e cordados possuem circulao fechada, pois nesses grupos o sangue circula o tempo todo no interior de vasos. QUESTO 34 a) Os animais podem realizar a digesto intracelular ou extracelular. A digesto intracelular um processo mais simples, sendo necessrio que o alimento entre na clula para ser digerido, o que limita o tamanho do alimento. Esse tipo de digesto o nico realizado pelos porferos e tambm ocorre em cnidrios. A digesto extracelular ocorre no interior de uma cavidade digestiva onde so lanadas as enzimas que atuaro sobre o alimento. Todos os filos, com exceo dos porferos, apresentam esse tipo de digesto. b) O animal com sistema digestrio incompleto s apresenta a boca, j o que possui sistema digestrio completo apresenta tambm o nus. O primeiro filo a apresentar o sistema digestrio completo foi o dos nematelmintos. QUESTO 35 a) Embora os dois animais possuam a fecundao externa, os sapos acasalam como mostrado na figura, logo, os gametas so colocados juntos em um mesmo lugar. Os peixes liberam os gametas na gua, sem que haja acasalamento, logo, esses gametas dispersam no meio aqutico, sendo a probabilidade de fecundao muito menor do que nos anfbios. b) As larvas apresentam respirao branquial e os adultos tm respirao cutnea, pulmonar e bucofaringeana. QUESTO 36 a) Este o sistema respiratrio traqueal presente na classe Insecta. b) A vantagem do sistema traqueal que o oxignio transportado diretamente do ambiente para os tecidos, no passando pelo sangue. Isso torna o transporte desse gs mais rpido, facilitando a obteno de energia pelo animal que o possui.

QUESTO 37 a) No, pois os rpteis crocodilianos possuem o corao tetracavitrio (4 cavidades), sendo 2 trios e 2 ventrculos. O corao representado na figura tricavitrio (3 cavidades), sendo 2 trios e um ventrculo. b) A estrutura de nmero 1 denominada trio direito, a estrutura de nmero 2 denominada trio esquerdo e a estrutura de nmero 4 denominada ventrculo . QUESTO 38 a) As estruturas 3 e 5 so veias, pois atravs delas o sangue est chegando aos trios. b) A estrutura 6 a artria aorta e conduz sangue misturado, uma vez que os anfbios possuem um nico ventrculo. QUESTO 39 a) A principal diferena que os rins de nmero 1 recolhem as excretas nitrogenadas exclusivamente do sangue, e os rins de nmero 2 recolhem excretos do sangue e do celoma. b) Os rins de nmero 1 localizam-se no abdome, estando presente em rpteis, aves e mamferos. O rim de nmero 2 localiza-se no trax, estando presente nos peixes e anfbios adultos. QUESTO 40 a) As tartarugas marinhas apresentam, como adaptao a esse meio de alta salinidade, (ambiente marinho) uma glndula localizada prximo aos olhos chamada glndula de sal. A glndula de sal, como o prprio nome indica, ir liberar o excesso de sal que foi absorvido pelo animal no meio de alta salinidade onde ele vive. Essa a maneira pela qual as tartarugas marinhas conseguem manter o equilibro hidrossalino (gua e sais) do corpo. b) Os rins das tartarugas marinhas, como das demais tartarugas, so denominados rins metanfricos.

S-ar putea să vă placă și