Sunteți pe pagina 1din 3

Ficha de Avaliao de Cincias Naturais 7 ano Nome __________________________________________ N.

___ Data: / /

Enc. de Educ.___________________ Prof._________________ Classif. ________________ ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------1. Observa com ateno os esquemas da figura.

1.1. 1.2.

Qual das falhas representa uma falha normal? (Escolhe a letra correspondente). Quais as foras responsveis pela falha normal? (Representa-as na imagem).

1.3. Qual das falhas representa uma falha inversa? (Escolhe a letra correspondente).

2. O esquema representa uma zona da litosfera onde est a ocorrer um sismo.

Faz a legenda do esquema. 123-

2.1. Define hipocentro. 2.2. De que modo se propaga a energia libertada num sismo?

2.3. Relaciona a intensidade de um sismo com a distncia ao hipocentro.

3. O sismo que ocorreu em Itlia, Lquila, a 6 de Abril de 2009 provocou vrias mortes e destruio de vrios edifcios. Fizeram-se sentir rplicas. O que so rplicas?

4. A figura que se segue representa a carta de isossistas de um sismo ocorrido em 1998 nos Aores.

4.1.

Qual foi a ilha que sofreu maiores estragos? Justifica a tua resposta.

4.2. 4.3.

Indica uma localidade onde os estragos verificados foram semelhantes aos observados em Topo. Por que motivo no se desenham isossistas no mar?

4.4.

A carta de isossistas refere-se intensidade de um sismo. Este sismo tambm pode ser definido em termos de magnitude. Qual a escala mais usada para determinar a magnitude?

5. Algumas das frases que se seguem so verdadeiras e outras so falsas. Classifica-as como

verdadeiras (V) ou falsas (F). A As linhas curvas, fechadas, com forma irregular distribudas em torno do epicentro, que unem pontos de igual intensidade ssmica so denominadas isossistas. B A magnitude a energia que se liberta no epicentro. C A isossista a regio do interior da Terra onde se origina um sismo. D O risco ssmico a energia que se propaga em todas as direces, acabando por atingir a superfcie terrestre. E- A escala que avalia a intensidade de um sismo a escala de Mercalli modificada. 5.1. Corrige as afirmaes falsas da questo anterior.

6. A imagem seguinte mostra instrumentos utilizados no registo das ondas ssmicas.

B A 6.1. Qual o nome do instrumento que regista as ondas ssmicas? 6.2. Que nome se atribui ao grfico da imagem B? 6.3. Assinala no grfico (com um crculo) a zona correspondente a maiores vibraes do solo.

7. O cumprimento das medidas de preveno e de actuao podem diminuir os efeitos causados por um sismo. Das atitudes que se seguem, transcreve para a folha de prova as que se referem a medidas correctas a ter em caso de ocorrncia de um sismo.
- Utilizar

elevadores e as escadas para sair rapidamente do edifcio. afastado das chamins, candeeiros, mveis ou janelas. - Proteger-se no vo de uma porta interior, no canto, debaixo de uma mesa ou cama. - Se est na rua, enquanto durar o sismo deve regressar imediatamente a casa. - Refugiar-se numa varanda exterior da casa. - Procurar fsforos e acender uma vela. - Tirar os sapatos para correr mais depressa.
- Manter-se

BOM TRABALHO!
3

S-ar putea să vă placă și