Sunteți pe pagina 1din 6

DENGUE Diagnstico laboratorial Especfico - Virolgico: tem por objetivo identificar o patgeno e monitorar o sorotipo viral circulante.

. Para realizao da tcnica de isolamento viral e reao em cadeia da polimerase (PCR), a coleta do sangue deve ser realizada at o quinto dia do incio dos sintomas. - Sorolgico: a sorologia utilizada para deteco de anticorpos antidengue e deve ser solicitada a partir do sexto dia do incio dos sintomas. Inespecfico - Hemograma completo: recomendado para todos os pacientes com dengue, em especial para aqueles que se enquadrem nas seguintes situaes: lactentes (menores de 2 anos), gestantes, adultos com idade acima de 65 anos, com hipertenso arterial ou outras doenas cardiovasculares graves, diabetes mellitus, DPOC, doenas hematolgicas crnicas (principalmente anemia falciforme), doena renal crnica, doena acidopptica e doenas autoimunes; coleta no mesmo dia e resultado em at 24 horas.

Fase Crnica - Indivduo que apresenta anticorpos IgG anti-T. cruzi detectados por dois testes sorolgicos de princpios distintos, sendo a Imunofluorescncia Indireta (IFI), a Hemoaglutinao (HE) e o ELISA os mtodos recomendados. Por serem de baixa sensibilidade, os mtodos parasitolgicos so desnecessrios para o manejo clnico dos pacientes; no entanto, testes de xenodiagstico, hemocultivo ou PCR positivos podem indicar a doena crnica.

FEBRE AMARELA O diagnstico laboratorial feito por isolamento do vrus de amostras de sangue ou de tecido heptico, por deteco de antgeno em tecido (imunofluorescncia e imunoperoxidase) ou por sorologia. Esses ltimos so mtodos complementares aos primeiros e as tcnicas utilizadas so: captura de IgM (MAC-ELISA), inibio de hemaglutinao (IH), fixao do complemento (FC) e neutralizao (TN). exceo do MACELISA, todos os outros testes necessitam de duas amostras pareadas de sangue, considerando-se positivos os resultados que apresentam aumento dos ttulos de anticorpos de, no mnimo, 4 vezes, entre a amostra colhida no incio da fase aguda comparada com a da convalescena da enfermidade (intervalo entre as coletas de 14 a 21 dias). O MAC-ELISA, na maioria dos casos, permite o diagnstico presuntivo com uma nica amostra de soro, pois bastante sensvel para deteco de IgM, dispensando o pareamento do soro. Tcnicas de biologia molecular para deteco de antgenos virais e/ou cido nuclico viral (reao em cadeia de polimerase (PCR), imunofluorescncia, imunohistoqumica e hibridizao in situ), embora no utilizadas na rotina,

DOENA DE CHAGAS Diagnstico Fase aguda - Determinada pela presena de parasitos circulantes em exames parasitolgicos diretos de sangue perifrico (exame a fresco, esfregao, gota espessa). Quando houver presena de sintomas por mais de 30 dias, so recomendados mtodos de concentrao devido ao declnio da parasitemia (teste de Strout, microhematcrito, QBC); b) presena de anticorpos IgM anti-T. cruzi no sangue indica doena aguda quando associada a fatores clnicos e epidemiolgicos compatveis.

so de grande utilidade. H alteraes das aminotransferases, que podem atingir nveis acima de 2.000 unidades/mm, sendo a AST (TGO) mais elevada que a ALT (TGP). As bilirrubinas tambm se elevam nos casos graves, especialmente a frao direta, atingindo nveis acima de 10mg/mm.

HEPATITE A Diagnstico - Pode ser clnicolaboratorial, clnico-epidemiolgico e laboratorial. Apenas com os aspectos clnicos, no possvel identificar o agente etiolgico, sendo necessria a realizao de exames sorolgicos. Entretanto, pode-se confirmar clinicamente os casos secundrios em um surto, no qual o caso-ndice teve sorologia confirmada (anti- HAVIgM). Os exames laboratoriais inespecficos incluem as dosagens de aminotransferases ALT/TGP e AST/TGO que denunciam leso do parnquima heptico. O nvel de ALT pode estar 3 vezes maior que o normal, podendo atingir at mais de 2.000UI/l. As bilirrubinas so elevadas e o tempo de protrombina pode estar diminudo (TP>17s ou INR>1,5), indicando gravidade. Outros exames podem estar alterados, como a glicemia e a albumina (baixas). Os exames especficos so feitos pela identificao dos marcadores sorolgicos (conforme tabela a seguir). Na infeco aguda, o anti-HAV IgM positivo (desde o incio da sintomatologia, que, normalmente, desaparece aps 3 6 meses do quadro clnico). Na infeco passada e na vacinao, o anti- HAV/IgG positivo (detectado 1 semana aps o incio dos sintomas, que se mantm ao longo da vida). HEPATITE B

Diagnstico - Clnico-laboratorial e laboratorial. Apenas com os aspectos clnicos no possvel identificar o agente etiolgico, sendo necessria a realizao de exames sorolgicos. Os exames laboratoriais inespecficos incluem as dosagens de aminotransferases ALT/TGP e AST/TGO que denunciam leso do parnquima heptico. O nvel de ALT pode estar 3 vezes maior que o normal. As bilirrubinas so elevadas e o tempo de protrombina pode estar aumentada (TP>17s ou INR>1,5), indicando gravidade. Os exames especficos so feitos por meio de mtodos sorolgicos e de biologia molecular. HEPATITE C Diagnstico - Clnico-laboratorial. Apenas com os aspectos clnicos no possvel identificar o agente etiolgico, sendo necessria a realizao de exames sorolgicos. Os exames laboratoriais inespecficos incluem as dosagens de aminotransferases ALT/TGP e AST/TGO que denunciam leso do parnquima heptico. O nvel de ALT pode estar 3 vezes maior que o normal. As bilirrubinas so elevadas e o tempo de protrombina pode estar alargado (TP>17s ou INR>1,5), indicando gravidade. Na infeco crnica, o padro ondulante dos nveis sricos das aminotransferases, especialmente a ALT/TGP, diferentemente da Hepatite B, apresenta-se entre seus valores normais e valores mais altos. A definio do agente feita pelo marcador sorolgico anti-HCV, o qual indica contato prvio com o agente, entretanto no define se infeco aguda ou pregressa e curada espontaneamente, ou se houve cronificao da doena. A presena do vrus deve ser confirmada pela pesquisa qualitativa de HCV-RNA.

HEPATITE D Diagnstico - Clnico-laboratorial. Apenas com os aspectos clnicos no possvel identificar o agente etiolgico, sendo necessria a realizao de exames sorolgicos. Os exames laboratoriais inespecficos incluem as dosagens de transaminases ALT/TGP e AST /TGO que denunciam leso do parnquima heptico. O nvel de ALT pode estar 3 vezes maior que o normal, podendo atingir at mais de 2.000UI/ l. As bilirrubinas so elevadas e o tempo de protrombina pode estar diminudo (indicador de gravidade). Outros exames podem estar alterados, como a glicemia e a albumina (baixas). Os exames especficos so feitos pela identificao dos marcadores sorolgicos para HBV (HBsAg/AntiHBc IgM/Anti-HBc total) e HDV (HDAg/Anti-HDV IgM/Anti-HDV IgG).

ou 5 meses. O RNA-HEV pode ser detectado pela biologia molecular. LEPTOSPIROSE Diagnstico - A suspeita clnica deve ser confirmada por mtodos laboratoriais especficos. Na primeira semana de doena, devem ser realizadas tentativas de isolamento de leptospiras em cultura ou a deteco do DNA das mesmas pela reao da polimerase em cadeia (PCR). Os referidos exames fornecem resultados positivos, com maior freqncia, quando o material biolgico utilizado o sangue colhido nos primeiros dias da doena. Na fase imune da doena (a partir do quinto dia a contar do incio dos sintomas), os mtodos sorolgicos so mais adequados. Devem ser utilizados os testes de Elisa-IgM e de aglutinao microscpica de leptospiras (MAT). Para esclarecimento etiolgico de bitos: testes histopatolgicos convencionais e pesquisa de leptospiras por coloraes especiais ou imunohistoqumica (crebro, pulmo, rim, fgado, pncreas, corao e msculo esqueltico).

HEPATITE E Diagnstico - Clnico-laboratorial. Apenas com os aspectos clnicos no possvel identificar o agente etiolgico, sendo necessria a realizao de exames sorolgicos, (ver tabela mais adiante). Os exames laboratoriais inespecficos incluem as dosagens de transaminases ALT/TGP e AST/TGO que denunciam leso do parnquima heptico. O nvel de ALT pode estar 3 vezes maior que o normal. As bilirrubinas so elevadas e o tempo de protrombina pode estar diminudo (TP>17s ou INR>1,5), indicando gravidade. Os exames especficos so para deteco do marcador sorolgico anti-HEV IgM, sendo Elisa a tcnica mais utilizada. Esse marcador tem sido detectado em 95% dos pacientes com infeco recente, cerca de 4 dias aps o incio dos sintomas, e desaparece aps 4

MALARIA Diagnstico - O diagnstico de certeza da infeco malrica s possvel pela demonstrao do parasito ou de antgenos relacionados, no sangue perifrico do paciente, por meio dos mtodos diagnsticos especificados a seguir: Gota espessa - o mtodo oficialmente adotado no Brasil para o diagnstico da Malria. Mesmo aps o avano de tcnicas diagnsticas, esse exame continua sendo um mtodo simples, eficaz, de baixo custo, de fcil realizao. Tem sido utilizado em todo o mundo para o diagnstico especfico da Malria. Sua tcnica baseia-se na

visualizao do parasito por meio da microscopia ptica, aps colorao com corante vital (azul de metileno e Giemsa), permitindo a diferenciao especfica dos parasitos a partir da anlise da sua morfologia e da presena dos diferentes estgios de desenvolvimento do parasito encontrados no sangue perifrico. A determinao da densidade parasitria, til para a avaliao prognstica, deve ser realizada em todo paciente com Malria, especialmente nos portadores de P. falciparum. Esfregao delgado - Possui baixa sensibilidade (estima-se que a gota espessa seja cerca de 30 vezes mais eficiente na deteco da infeco malrica). Porm, esse mtodo permite, com mais facilidade e segurana, a diferenciao especfica dos parasitos, a partir da anlise de sua morfologia e das alteraes provocadas no eritrcito infectado. Testes rpidos para a deteco de componentes antignicos de plasmdio Os testes imunocromatogrficos representam um mtodo de diagnstico rpido de Malria. So realizados em fitas de nitrocelulose contendo anticorpos monoclonais e policlonais, dirigidos a protenas presentes no plasmdio. Atualmente, os testes disponveis possuem capacidade de diagnosticar a presena do P. falciparum, P. vivax, outros plasmdios (P. malriae + P. ovale) e Malria mista. Apresentam sensibilidade superior a 95% quando comparados gota espessa, com parasitemia superior a 100 parasitos/L. Por sua praticidade e facilidade de realizao, so teis para a triagem e mesmo para a confirmao diagnstica, principalmente em situaes onde o processamento do exame da gota espessa complicado, como em reas longnquas e de difcil acesso aos servios de sade, assim como em reas de baixa incidncia da doena.

RAIVA Diagnstico laboratorial A confirmao laboratorial em vida, dos casos de Raiva Humana, pode ser realizada pelo mtodo de imunofluorescncia direta em impresso de crnea, raspado de mucosa lingual (swab), tecido bulbar de folculos pilosos, obtidos por bipsia de pele da regio cervical. A sensibilidade dessas provas limitada e, quando negativas, no se pode excluir a possibilidade de infeco. A realizao de necropsia de extrema importncia para a confirmao diagnstica. A tcnica de imunofluorescncia direta se constitui mtodo rpido, sensvel e especfico. A prova se baseia no exame microscpico de impresses de tecido nervoso (crebro, cerebelo e medula). A prova biolgica uma tcnica para isolamento do vrus em camundongo. A tcnica de tipificao viral serve para a identificao de anticorpos monoclonais e, quando fornece resultados inesperados, deve ser realizado o seqenciamento gentico. A tcnica de avaliao sorolgica para Raiva utilizada em indivduos previamente imunizados e expostos ao risco de contrarem a doena. Todos os indivduos pertencentes aos grupos de risco devem ser avaliados a cada 6 meses. SIFILIS Diagnstico - Clnico, epidemiolgico e laboratorial. A identificao do T. pallidum confirma o diagnstico. A microscopia de campo escuro a maneira mais rpida e eficaz para a observao do treponema, que se apresenta mvel, porm a pesquisa direta se aplica somente a material retirado das leses. O diagnstico sorolgico baseia-se fundamentalmente em reaes no-treponmicas ou cardiolipnicas e reaes treponmicas.

A prova de escolha na rotina a reao de VDRL, uma microaglutinao que utiliza a cardiolipina. O resultado dado em diluies e esse o mtodo para seguimento da resposta teraputica, pois nota-se reduo progressiva dos ttulos. Sua desvantagem a baixa especificidade, havendo reaes falsopositivas, devido a outras patologias. Para confirmao diagnstica, utiliza-se um teste treponmico como o FTA-abs, que tem alta sensibilidade e especificidade, sendo o primeiro a positivar na infeco, porm no til para seguimento. O comprometimento do sistema nervoso comprovado pelo exame do lquor, podendo ser encontradas pleocitose, hiperproteinorraquia e positividade das reaes sorolgicas. O exame radiolgico de ossos longos til como apoio ao diagnstico da Sfilis congnita.

nova sorologia para descarte, com 8 a 10 dias aps a primeira. TUBERCULOSE Diagnstico - So fundamentais os seguintes mtodos: Exame clnico - Baseado nos sintomas e histria epidemiolgica. Exame bacteriolgico - Baciloscopia de escarro dever ser indicada para todos os sintomticos respiratrios (indivduos com tosse e expectorao por 3 semanas ou mais), pacientes que apresentem alteraes pulmonares na radiografia de trax e contatos de Tuberculose pulmonar bacilferos, quando sintomtico respiratrio. Recomenda-se, para o diagnstico, a coleta de 2 amostras de escarro: a primeira coletada quando o sintomtico respiratrio procura o atendimento na unidade de sade, para aproveitar a sua presena e garantir a realizao do exame (no necessrio estar em jejum), e a segunda coletada na manh do dia seguinte, logo que o paciente despertar. Tambm utilizada para acompanhar, mensalmente, a evoluo bacteriolgica do paciente pulmonar bacilfero. Para isso, indispensvel que seja realizada, pelo menos, ao final dos 2, 4 e 6 meses de tratamento. Cultura - Indicada para suspeitos de Tuberculose pulmonar com baciloscopia repetidamente negativa, diagnstico de formas extrapulmonares, como menngea, renal, pleural, ssea e ganglionar, e para o diagnstico de todas as formas de Tuberculose em paciente HIV positivo. Tambm est indicada para os casos de Tuberculose com suspeita de falncia de tratamento e casos de retratamento para verificao da farmacorresistncia nos testes de sensibilidade. Exame radiolgico de trax Auxiliar no diagnstico. Permite medir a extenso das leses e avaliar a

TOXOPLASMOSE Diagnstico - Baseia-se na associao das manifestaes clnicas com a confirmao por meio de estudos sorolgicos, ou da demonstrao ou deteco do agente em tecidos ou lquidos corporais, em lminas coradas por Wright-Giemsa ou imunohistoqumica, a partir de bipsia ou necropsia, testes biomoleculares ou pela identificao em ensaios experimentais em animais ou cultivos celulares. O aumento dos nveis de anticorpos da classe IgG acima de 1:2048 indica a presena de infeco ativa, sendo extremamente importante ser acompanhada da testagem para anticorpos da classe IgM em sorologias pareadas. Nveis de anticorpos IgG baixos e estveis (1:2 a 1:500) podem representar infeces crnicas, passadas ou persistentes. Um teste negativo praticamente descarta uma condio clnica suspeita, fazendo-se necessria

evoluo clnica do paciente ou de patologias concomitantes. Prova tuberculnica (PPD) - Auxiliar no diagnstico. Indica apenas a presena da infeco e no suficiente para o diagnstico da doena. Exame anatomopatolgico (histolgico e citolgico) Indicado nas formas extrapulmonares, por meio da realizao de bipsia. Exames bioqumicos - Mais utilizados nas formas extrapulmonares, em derrame pleural, derrame pericrdico e lquido cefalorraquidiano (meningoencefalite tuberculosa). Outros - Os exames sorolgicos e de biologia molecular so teis, mas seus altos custos e complexidade os inviabilizam como exames de rotina. FONTES: Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Doenas infecciosas e parasitrias: guia de bolso / Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade, Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. 7. ed. rev. Braslia : Ministrio da Sade, 2008. 372 p.: Il. (Srie B. Textos Bsicos de Sade)

S-ar putea să vă placă și