Sunteți pe pagina 1din 11

Artigo recebido em 28/03/06 e aceito em 10/05/2006.

Honorrios do Perito Judicial

Joo Luis Aguiar Itumbiara Go Contador CRC-GO 8.677/O Professor universitrio Ps-Graduao em Controladoria e Finanas, Anlise e Auditoria Contbil e Percia Judicial pela UCG/GO 1 luisaguiar@netsite.com.br Gilson Vieira Cabral Rio Verde Go Contador CRC-GO 9.723/O Professor universitrio Ps-Graduao em Percia Judicial pela UCG/GO1 gvcabra@hotmail.com Ruiter Carlos da Silva Itumbiara Go Contador CRC-GO 13.424/O Professor universitrio Ps-Graduao em Percia Judicial pela UCG/GO1 ruitergo@hotamil.com
Antnio Torquato Silva Goinia - GO

Contador CRC-GO 3.120/O Prof. Universitrio pela Universidade Catlica de Gois UCG/GO1 torquatosilva@hotmail.com

Resumo A Percia Judicial tem despertado grande interesse por parte de diversos profissionais habilitados das mais variadas reas de atuao. Evidentemente, um trabalho complexo, exige elevado grau de conhecimento e apresenta pontos cruciais, sobretudo quando se trata do planejamento para apresentar uma justa e digna proposta de honorrios. O profissional em percia depara-se com os mais variados tipos de processos, desde o mais simples at os mais complexos. Como no h uma frmula para determinar o montante dos honorrios, a
1

UCG Universidade Catlica de Gois Cep 74.085-060 Goinia GO.

experincia, aliada perspiccia e a uma leitura minuciosa dos autos pelo profissional, muito poder contribuir para a formulao de uma justa proposta honorrios, o que reduz a possibilidade de contestao pelas partes e possvel arbitramento pelo Magistrado de uma remunerao no condizente com os trabalhos a serem realizados. Definidos os honorrios, o douto Juiz determina que seja feito o depsito judicial. E, depois de concludos os trabalhos e apresentado o laudo, algumas vezes, ouvindo as partes, o Meritssimo autoriza a liberao do depsito com a devida correo monetria, por meio de Alvar Judicial. Palavras-chave: honorrios do perito judicial, proposta de honorrios periciais, a percia e os honorrios.

Abstract The Judicial Expertness has rousing great interest of several qualified professionals of the most varied areas of activity. Evidently, that is a complex work, it demands high knowledge degree and it presents crucial points, among them, when it is related to planning on presenting a dignified and fair proposal of honoraria. The expert professional comes across the most varied types of processes, from the simplest to those more complexes , as there is not a formula to determine the amount of the honoraria, the experience allied with the perspicacity and a meticulous reading in the presented documents by the professional, can contribute to the formulation of a fair proposal honoraria, what reduces the contention possibility from the involved parts and possible Magistrate arbitration to define a remuneration non suitable with the job to be realized. Defined the honoraria the learned Judge determines the judicial deposit to be done. Then, after the work conclusion and final report presentation, sometimes, hearing the involved parts, the Judge authorizes the liberation of the deposit with the due indexation, through Judicial Permit. Key words: honoraria of the judicial expert, proposal of honoraria of the judicial expert, the expertise and the honoraria.

1. Introduo A percia judicial, no cumprimento de sua funo primordial, que o de trazer tona os direitos essenciais das pessoas, tem despertado grande interesse por parte de profissionais das mais diversas reas. Esse fenmeno expande consideravelmente o campo de atuao dos profissionais habilitados para sua realizao. Segundo Magalhes et al. (1998, p.12) o conceito de percia ainda no foi objeto expresso em nossa legislao e nem em nossas escassas fontes bibliogrficas sobre o assunto. Assim, depara-se com a escassez de literatura sobre pontos especficos ligados rea. O conhecimento aprofundado de reas especficas exige dos profissionais alto grau de dedicao e preparo para solucionar problemas complexos. Evidentemente, o trabalho realizado por esses profissionais dever ser remunerado de forma condizente com sua responsabilidade. O perito oficial do juzo, conhecedor do assunto, e ainda sendo ele considerado uma extenso daquele, possuidor de todas as prerrogativas expostas acima, devendo ser remunerado condignamente com o trabalho realizado. A proposta de honorrios de um trabalho pericial, devidamente fundamentada, pode reduzir as contestaes das partes e garantir segurana ao Magistrado no arbitramento. Neste trabalho busca-se abordar um dos pontos cruciais da percia. Trata-se dos honorrios periciais. Diante da importncia do tema e da diversidade de tratamentos com

que ele recebido nos tribunais, propomo-nos a escrever sobre o assunto de forma a dar uma contribuio, principalmente, queles que esto iniciando ou que pretendem iniciar sua atuao como perito. a) Exemplificar como elaborar uma proposta de honorrios; b) Evidenciar a importncia do planejamento do trabalho pericial para elaborao de uma proposta de honorrios que seja compatvel com o trabalho a ser executado e com os resultados esperados e; c) Demonstrar a influncia do planejamento da percia sobre as contestaes das propostas de honorrios, a confiana do Juiz no arbitramento dos honorrios e, conseqentemente, a celeridade do processo. Antes de abordamos o tema em questo, cabem aqui alguns esclarecimentos com relao atuao do perito e limitao deste trabalho, pois os honorrios podem variar conforme a forma em que o perito est funcionando no processo. Na viso de ALBERTO (2002, p.153) deve-se levar em considerao:
[...](a) se o profissional est funcionando como perito em processo judicial; (b) se est funcionando em inqurito policial; (c) se est funcionando em comisso parlamentar de inqurito; (d) se est realizando percia extrajudicial e (e) se est realizando percia em juzo arbitral.

Alm disso, pode ainda o profissional atuar como perito oficial ou como assistente contratado por uma das partes. Demonstradas as diversas formas de atuao como perito, limita-se este trabalho ao exerccio da funo como perito oficial do juzo em processo judicial, especificamente na rea cvel.

2. Conceitos de Honorrios e Rotinas Aplicadas Percia Neste captulo evidenciam-se os conceitos de honorrios e as rotinas aplicadas percia, especificamente relacionadas com a elaborao da proposta de honorrios. 2.1. CONCEITOS A palavra honorrios deriva de honra e quer dizer valor ganho com honra, ou seja, o profissional assume o honroso dever de dar o mximo de si no trabalho a ser realizado. Segundo FERREIRA, honorrios significa: 1. Remunerao queles que exercem uma profisso liberal: advogado, mdico etc.; proventos. 2. P. ext.: Vencimentos, salrio, remunerao. Morais (1999) definiu assim honorrios: honorrios so remuneraes pecunirias de trabalho ou estipndios pagos por servios prestados em cargo facultativo de qualificao honrosa, em profisso liberal. Honorrios no se confunde com salrio, embora ambos sejam remuneraes pelo servio executado, pelo trabalho realizado. Honorrio est diretamente ligado ao profissional autnomo que utiliza conhecimentos especficos em uma atividade ou tarefa

de difcil mensurao, podendo ocorrer disparidade entre o resultado e a retribuio (pagamento), enquanto salrio a retribuio por atividade contnua, pr-mensurada, na qual se d vnculo empregatcio. 2.2. ROTINAS DE PROCEDIMENTOS DA PERCIA Aps a nomeao, o perito observar, primeiramente, em conformidade com o artigo 138, se no se aplicam os casos de impedimento ou suspeio previstos nos artigos 134 e 135 do Cdigo de Processo Civil CPC:
Art. 134. defeso ao juiz exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio: I - de que for parte; II - em que interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito, funcionou como rgo do Ministrio Pblico, ou prestou depoimento como testemunha; III - que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso; IV - quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cnjuge ou qualquer parente seu, consangneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral at o segundo grau; V - quando cnjuge, parente, consangneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau; VI - quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa. Pargrafo nico. No caso do no IV, o impedimento s se verifica quando o advogado j estava exercendo o patrocnio da causa; , porm, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz. Art. 135. Reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz, quando: I - amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau; III - herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes; IV - receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio; V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. Pargrafo nico. Poder ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo ntimo.

Superada essa fase, o prximo passo a definio dos honorrios periciais, sendo este o primeiro de muitos pontos cruciais no exerccio da percia, mesmo para os mais experientes profissionais. Veja-se o que disse Morais (1999) sobre os honorrios periciais:
[...] so os honorrios os primeiros entraves encontrados pelo expert, j no nascedouro do mister, pois, em princpio, eles esto diretamente vinculados a todos os itens anteriores. Outro estorvo aquele de planejar, preparar quadro oramentrio, oferecer honorrios, desvencilhar-se das armadilhas encontradas na caminhada, entrar e sair ileso do processo e, por ltimo, receber uma paga adequada pelo seu trabalho. Tudo isto fortalece o objetivo perseguido por todos os peritos - apresentar laudo suficientemente esclarecedor, para a justa deciso judicial.

No texto acima, Morais (1999) destacou outro ponto relevante no que diz respeito aos honorrios: o planejamento. Este assunto ser abordado no captulo seguinte.

Vendrame (2005) tambm enfatiza as dificuldades do perito com relao proposta de honorrios, conforme se especifica a seguir:
Outro ponto controvertido na vida do Perito, ainda a questo dos honorrios periciais. De um lado o Perito, como qualquer outro profissional, deve receber uma justa paga pelo seu trabalho; de outro lado, no existe qualquer dispositivo legal regulando o quantum destes honorrios, exceto algumas tabelas propostas por associaes, que ainda no se enquadram a todos os tipos de percia. Problema ainda maior ocorre no frum trabalhista, onde o Perito somente recebe seus honorrios aps a liquidao da sentena, o que em alguns casos chega a uma dcada, fazendo com que o Perito, nos primeiros anos de trabalho, trabalhe com dficit de caixa. [...] Ainda quanto aos honorrios, o pagamento destes cabe ao sucumbente; no entanto, como comum na Justia do Trabalho, o reclamante raramente arca com os honorrios, sempre alegando pobreza, quando no, pleiteia justia gratuita, colocando o Perito em situao desconfortvel, pois se o reclamante no tiver razo, o Perito no receber seus honorrios. Vrias propostas em encontros de Peritos j foram sugeridas, como a criao de uma caixa ou fundo, constituda dos prprios honorrios, com funo exclusiva de ressarcir, pelo menos, um honorrio mnimo ao Perito em caso de sucumbncia do reclamante. Outra proposta, ainda pouco difundida em nosso meio, a assuno espontnea da responsabilidade dos honorrios periciais pela reclamada, independente do resultado.

Na atuao como perito, depara-se com os mais variados tipos de processos, desde os mais simples at os mais complexos; processos com quesitos mal formulados, impertinentes, tendenciosos, e, ainda, carncia, inexistncia ou excesso de quesitos. Alis, o excesso de quesitos um dos artifcios comumente utilizados pela parte contrria realizao do trabalho pericial, com o intuito de tumultuar o processo, ou confundir o perito. O excesso de quesitos pode, tambm, fazer com que seja elevado o valor dos honorrios de forma a inibir a obteno da prova pericial. Vendrame (2005) enfatiza ainda que:
A rigor, todos os quesitos deveriam passar pelo crivo do Juiz, que pode indeferir os impertinentes e ainda formular outros que julgar necessrio; no entanto, a realidade de nosso Judicirio no permite que o magistrado dispenda parte de seu tempo lendo e indeferindo quesitos. O perito, por sua vez, no possui a faculdade de, ao responder um quesito, decret-lo impertinente; apenas pode julgar o quesito prejudicado.

2.3. METODOLOGIA PARA FIXAO DOS HONORRIOS Desconhece-se uma receita ou frmula para determinar o montante dos honorrios, pois cada processo tem sua particularidade. Mesmo que haja grandes semelhanas entre um processo e outro, dificilmente poder haver honorrios idnticos, devido a diversos fatores, como: se os documentos e dados necessrios busca da prova pericial esto ou no anexados aos autos; necessidade ou no de diligncias e respectivos locais; quantidade de quesitos apresentados; volume de informaes a serem trabalhadas etc. Um dos poucos parmetros que se pode dizer que se aplica a grande parte dos processos a tabela de valores por hora que vem sendo sugerida pelas vrias associaes de peritos existentes atualmente pelo Pas, como a ASPECON Associao dos Peritos Contadores de Gois, que sugere o valor da hora de trabalho pericial em R$ 100,00 (cem reais). No caso especfico dos peritos-contadores, o Conselho Federal de Contabilidade CFC, atravs da

Resoluo n. 857/99 reformulou a NBC P 2 Normas Profissionais do Perito, e, especificamente, em seu item 2.5, estabeleceu as diretrizes a serem seguidas na determinao dos honorrios periciais. Outra questo importante que o profissional no deve utilizar-se da percia como uma oportunidade fcil de ganho extraordinrio. Segundo Lopes (2004, p. 21), Alguns profissionais acreditam que a percia uma mina de ouro, pensam que o trabalho pericial gera muito dinheiro e que todos esto dispostos a pagar. No esta a funo da percia. O profissional com esta conduta est fadado ao fracasso, alm de prejudicar moralmente toda uma classe profissional. Na sua atuao como perito, o profissional deve sempre se pautar pela tica, honrar sua nomeao, ser imparcial e no se deixar envolver pelo processo. A complexidade do trabalho do perito no , proporcionalmente, equivalente ao tamanho ou ao valor da causa. Muitas vezes a causa pequena, mas, dependendo do escopo do trabalho, dos quesitos apresentados, do volume de informaes a serem trabalhadas etc., os honorrios do perito podem ser superiores ao valor principal da causa. Neste caso, a menos que envolva uma questo de honra, no vivel a realizao do trabalho pericial.

3. O Planejamento dos Trabalhos Periciais e a Proposta de Honorrios O passo fundamental que poder determinar o sucesso ou o fracasso da realizao do trabalho pericial um planejamento de honorrios bem elaborado, com embasamentos jurdicos, com clareza nos procedimentos a serem adotados pelo especialista na busca da prova. Procedendo-se assim, diminuir-se-o sobremaneira as possveis contestaes das partes, alm de transmitir-se confiana no perito por parte do juzo. Segundo Lopes de S (2004, p.71), a proposta de honorrios deve, pois, ser bem feita. [...] Portanto: fazer a proposta e pleitear o depsito so coisas que o perito pode realizar concomitantemente, mas com zelo suficiente para no cometer erros contra si, nem contra a parte. 3.1. O PLANEJAMENTO DOS TRABALHOS PERICIAIS O planejamento tem como objetivo principal identificar o objeto da percia e traar o escopo e os procedimentos do trabalho a ser executado na busca da prova pericial, servindo de base para fundamentao da proposta de honorrios, para demonstrar, com clareza, ao Juiz a complexidade, o tempo necessrio, as diligncias, a equipe tcnica etc., justificando-se, assim, o quanto e o porqu dos custos, desde a leitura dos autos e coleta das informaes iniciais at a produo do Laudo Pericial. Um planejamento bem elaborado evita que o Juiz, por falta de legitimidade, acabe arbitrando um valor que no seja suficiente para cobrir os custos direto e indireto do trabalho pericial. Para se planejarem com eficincia os honorrios, fundamental que o perito conhea com profundidade o objeto da percia. Esse conhecimento, somado experincia do especialista, a uma leitura minuciosa dos autos e, principalmente, dos quesitos, possibilitar prever com preciso os procedimentos que devero ser adotados para obteno da prova pericial e, conseqentemente, apresentar uma proposta de honorrios que contemple todos os gastos futuros. O Planejamento da percia to importante quanto o prprio trabalho em si, devendo cada profissional observar as normas profissionais que lhe so aplicveis. Nesse sentido, o Conselho Federal de Contabilidade CFC, reconhecendo esta importncia,

aprovou no ms de maro do ano corrente, por meio da Resoluo 1021/2005, a NBC T 13.2 Planejamento da Percia. Desta forma, para a realizao do planejamento de um trabalho pericial contbil, devero ser observados os parmetros desta norma. Mesmo antes da edio da NBC T 13.2, a prtica j exigia do perito o desenvolvimento de um planejamento para a execuo do trabalho pericial e a determinao dos custos deste. Sugere-se o conhecimento de Morais e Frana (2004, p. 103) [...] na quantificao do tempo, o perito deve segregar o trabalho por fases ou etapas, consignando, a cada uma delas, a carga horria que entender suficiente e descrever, na petio de honorrios, a metodologia que utilizar. 3.2. A PROPOSTA DE HONORRIOS A justificao do valor dos honorrios, embora no exigvel no rito processual, constitui um mecanismo que permite ao perito expor os custos para a realizao da percia, bem como servir de fundamentao para o arbitramento por parte do juiz. Apresenta-se abaixo um quadro resumo demonstrando as horas de cada uma das fases ou etapas necessrias execuo de um trabalho pericial, que se recomenda seja inserido na proposta de honorrios:
PROCEDIMENTO PERICIAL Leitura, anlise e levantamento de dados Diligncias Pesquisas Contbeis Pesquisas Fiscais Pesquisas Financeiras Clculos Financeiros Planilhas e Grficos - elaborao Anlises documentais Laudo Interprofissional Elaborao, conferncia e reviso do Laudo Pericial TOTAL NMERO DE HORAS 10,0 24,0 61,0 20,0 15,0 18,0 15,0 12,0 5,0 20,0 200,0

Magalhes (2004, p. 82) segue um modelo de planejamento parecido. Deve-se observar, no modelo de petio de estimativa dos honorrios periciais apresentado abaixo, o item 4, onde menciona demonstrativo anexo contendo as horas profissionais estimadas nas vrias fases do trabalho pericial:
EXMO. SR JUIZ DE DIREITOS DA (...) VARA CVEL DA COMARCA DE (...). (...), Bacharel em Cincias Contbeis, CRC/... n. (...), Perito nomeado nos autos n. (...) em que so partes: (..) S.A requerente e (...) requerido, vem, mui respeitosamente, submeter apreciao de V. exa., em atendimento ao determinado s fls. (...), a estimativa dos honorrios periciais do Laudo Pericial Contbil que elaborar. O valor estimado, para arbitramento provisrio, $______(...). Para a oferta da estimativa de verba honorria, foram levados em considerao os procedimentos e condies a seguir enumerados:

1. procedeu-se leitura dos autos e ao exame da documentao juntada, no sentido de buscar elementos que permitissem identificar o que demandam as partes; 2. os trabalhos periciais, como emana do que consta nos autos, abrange o perodo de (...), envolvendo aspectos tcnicos contbeis relativos a (..); 3. portanto, para cumprir o honroso mandato do Perito Judicial, consubstanciado em Laudo Pericial Contbil a ser oferecido, ser necessrio realizar diligncias sede (..), onde sero compulsados os livros mercantis e respectivo suporte documental e demais procedimentos periciais inerentes ao desenvolvimento do trabalho pericial contbil; 4. as horas profissionais estimadas nas vrias fases do trabalho pericial, como demonstrado em anexo, que redundou na presente proposta de honorrios periciais provisrios, foram valorizadas levando-se em considerao os padres da Associao dos Peritos Judiciais do Estado de (...) homologados pelo CRC/(...). Finalmente, se aguardar o depsito, em conta judicial, da verba honorria estimada, para ento se dar inicio aos trabalhos periciais. Termos em que P. juntada e deferimento. (...), ___de_____de 19xx Perito Judicial nomeado

Para alguns profissionais, o planejamento da percia uma perda de tempo; para outros, apenas mais uma fase do processo. Observa-se que essencial, pois certo que qualquer trabalho previamente bem planejado executado de forma mais ordenada e rpida, produzindo, assim, um resultado final de melhor qualidade. 3.3. CONTESTAO DOS HONORRIOS PERICIAIS As propostas de honorrios, principalmente aquelas que no forem devidamente planejadas, podem ser contestadas. E neste momento que o profissional que elaborou sua proposta sem embasamentos slidos no ter argumentao convincente para sustentar sua proposta e ficar merc do juzo. Alm disso, poder estabelecer um descrdito junto ao Magistrado. Contudo, h de se ressaltar que a proposta de honorrios cumpridora de todos os requisitos citados anteriormente tambm poder ser contestada. E, via de regra, normalmente ser contestada. Esta contestao mais um artifcio utilizado pelas partes com o intuito de atrasar o processo e prolongar a deciso judicial. Nessa situao caber ao prprio perito manter ou rever sua proposta. Ressalte-se que, no aspecto da valorizao do profissional, entende-se que o perito deve evitar aviltar ou supervalorizar sua proposta, buscando sempre enfatizar a complexidade do trabalho pericial e a responsabilidade ancorada sobre seus ombros. Ocasionalmente o valor dos honorrios pode superar o valor da lide. Contudo, se o profissional realizou sua proposta de forma criteriosa e chegou ao valor proposto para seus honorrios, porque a lide o requer. Desta forma dever o perito manter sua proposta at mesmo sob pena de destituio do trabalho. Entende-se que a proposta apresentada poder ser revista apenas em casos excepcionais no intuito de preservar o valor dos honorrios anteriormente fixados. Uma alternativa que pode ser bastante vivel para todos, quando a contestao se d

efetivamente pela falta de disponibilidade de recursos da parte responsvel, a faculdade, por parte do perito, para que os honorrios possam ser depositados de forma parcelada. Porm deve-se tomar o cuidado de no alongar por mais de duas ou trs parcelas a fim de no acarretar comprometimento da celeridade do processo ou a entrega do laudo final antes do trmino dos depsitos. Lembra-se ainda que esse um posicionamento que no tem a inteno de estabelecer paradigmas a serem seguidos pelo profissional perito. Porm mais uma vez se refora, agora, pelas palavras de Morais e Frana (2004, p.110-111):
No pode o perito aviltar honorrios, nem valoriz-los excessivamente. [...] Deve o perito aplicar as sugestes de valores divulgadas pelas entidades de classe, os quais se encontram estipulados por hora trabalhada [...] e nunca condicionar sua verba honorria a percentual sobre a causa.

Outro fator primordial que o perito nunca dever esquecer de que ele no faz parte da lide. Sua participao se restringe ao auxlio que ele presta ao Juiz, por meio do laudo pericial. Desta forma, por mais descabida que seja a contestao de sua oferta de honorrios, ele nunca poder se envolver pelos termos que lhe forem dirigidos, evitando entrar em conflito. Cabe-lhe to somente defender, de forma tica, a proposta apresentada. E isto poder ser feito utilizando-se do planejamento elaborado, do qual, conforme Morais e Frana (2004, p.119), o perito dever [...] transcrever os mais importantes, difceis e trabalhosos quesitos da lavra do juiz e das partes. 3.4. ARBITRAMENTO Sendo o perito nomeado pelo Magistrado, e portanto na funo judicial, compete quele fixar sua remunerao. Na definio de Ornelas (1995, p.), [...] este ato processual praticado pelo magistrado conhecido por arbitramento. Pela definio acima se pode observar que a fixao dos honorrios periciais uma prerrogativa do juzo. Isso no impede que o perito subsidie a deciso do Magistrado via petio de requerimento de arbitramento de honorrios nos moldes descritos anteriormente nesse trabalho. A referida petio receber despacho do Juiz deferindo a fixao definitiva da verba rescisria. Embora no haja determinao processual, antes de tal fixao, comum que o juzo determine que as partes declinem do pleito do perito no intuito de evitar eventuais impugnaes futuras. Veja-se o que diz Ornelas (1995, p. 92):
[...] fixados os honorrios, de plano ou aps terem sido ouvidas as partes, podero acontecer alguns eventos que passamos a abordar [...]. A parte insatisfeita com o valor arbitrado poder requerer ao magistrado que reconsidere sua deciso e, no insucesso do pleito, agravar da deciso para o tribunal, formando-se, assim, um processo denominado Agravo de Instrumento a ser enfrentado pela Segunda Instncia, agravando a deciso do magistrado [...]. Independentemente de concordncia, de impugnao, ou de agravo, a quantia fixada deve ser depositada ordem do magistrado em instituio bancria autorizada a receber depsitos judiciais no prazo por este determinado.

3.5. DEPSITO PRVIO E COMPLEMENTAR

O Magistrado poder fixar que determinada quantia seja depositada a favor do perito a ttulo de honorrios provisrios. O depsito efetuado sobre essas circunstncias denominado depsito prvio, j que efetivado antes do incio dos trabalhos periciais. Definidos os honorrios definitivos, o magistrado determinar que seja feito depsito judicial complementar referente diferena entre os honorrios fixados e os depsitos prvios j depositados. 3.6. LEVANTAMENTO DOS HONORRIOS Entende-se por levantamento dos honorrios o recebimento pelo perito do valor depositado. feito por intermdio de guia de levantamento expedida pelo cartrio ou ofcio. Todo ato jurdico ser acompanhado de petio dirigida ao Juiz do feito; portanto, no momento de requerer os honorrios, no seria diferente. Este documento, no entanto, ter como base de sustentao o pargrafo nico do art. 33, do CPC:
Art. 33 [...] Pargrafo nico [...] O numerrio recolhido em depsito bancrio ordem do juiz e com correo monetria ser entregue ao perito aps a apresentao do laudo, facultada a sua liberao parcial quando necessria.

A efetivao e movimentao dos valores depositados somente podem ser realizadas mediante prvia determinao ou autorizao judicial. Ornelas (1995, p. 95) diz que, [...] o depsito prvio e o complementar, ou o depsito integral dos honorrios periciais so sempre realizados em estabelecimentos bancrios autorizados, ordem do magistrado, conseqentemente, s este poder autorizar sua movimentao. Nem sempre, na entrega do laudo pericial, o perito assegura o recebimento dos honorrios que, porventura, estejam depositados em conta judicial. Alguns Magistrados preferem ouvir as partes sobre o contedo do laudo pericial. Sendo necessria a feitura de nova percia por outro profissional, evidentemente que os honorrios ali depositados sero repatriados para o novo perito.

4. Concluso Os objetivos deste trabalho revelam uma breve anlise sobre o planejamento e a proposta de honorrios periciais com o objetivo de oferecer, principalmente queles que esto iniciando ou que pretendam iniciar na rea, informaes e procedimentos teis para sua elaborao. Apesar de no existir uma lei especfica sobre o assunto, acredita-se que, medida que entidades representativas dos profissionais, como, por exemplo, a ASPECON Associao de Peritos Contadores, que tm se espalhado pelo Pas, passem a adotar procedimentos tcnicos para a determinao dos honorrios, conseguir-se- acabar com a diversidade de decises que vm sendo tomadas pelos Juizes. Na elaborao de sua proposta, o perito deve ter em mente que o valor dos honorrios deve ser, para o perito, condigno com seu trabalho; para o Juiz, a justa remunerao do trabalho pericial; e, para as partes, condizente com a qualidade do trabalho realizado. E, com as palavras de Morais e Frana (2004, p.110) conclui-se que o sucesso de uma percia pode iniciar-se por ocasio da oferta da petio de honorrios.

5. Recomendaes Recomenda-se que, na petio de honorrios, o perito sempre procure demonstrar claramente a justificativa para o valor sugerido, deixando os detalhes mais minuciosos para o caso de uma possvel contestao de sua proposta. Procure esclarecer tambm que o respectivo montante no cobre os trabalhos necessrios para responder aos quesitos suplementares, caso os mesmos venham a ser apresentados pelas partes, e outros fatores como a correo monetria at a data do efetivo depsito. Deve, ainda, requerer ao juiz a determinao do depsito prvio, na forma dos art. 19 e 33 do Cdigo de Processo Civil. Vale ressaltar o que diz Lopes de S (2004, p. 71):
Tal fixao prvia pode, todavia, ser reajustada se o prazo da percia assim o exigir e nos casos de inflao (habitual em nosso pas). Em casos de aumento da carga horria de trabalho do perito, mesmo ele tendo fixado previamente seus honorrios, se teve a cautela de precaver-se contra aumento de tal carga, pode pedir reajuste.

Outra recomendao a continuao do presente estudo ou novas pesquisas sobre o tema.

Bibliografia ALBERTO, Valder Luiz Palombo. Remunerao do trabalho pericial. Caractersticas. Modelos de estimativa. Arbitramento e recursos. In:_____Percia Contbil. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2002. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resoluo CFC n. 857/99 NBC P 2 Normas Profissionais do Perito. Disponvel em: http://www.cfc.org.br. Acesso em: 15 ago. 2005. ________. Resoluo CFC 1021/2005 NBC T 13.2 Planejamento da Percia. Disponvel em: http://www.cfc.org.br. Acesso em: 15 ago. 2005. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio Aurlio Eletrnico Sculo XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Desenvolvimento MGB Informtica Ltda., 1999. LOPES, Jos Livino Pinheiro. O perito contador. In:_____Manual do perito contador. 2. ed. Fortaleza: Editora Fortes, 2004. MAGALHES, Antonio de Deus Farias; et al. Percia contbil: Uma Abordagem Terica, tica, Legal, Processual e Operacional Casos Prticos. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2004. MORAIS, Antonio Carlos. Honorrios periciais. Disponvel em: <http://www. ibracpericias.com.br/skins/flash_br/artigo001.htm>. Acesso em:14 jul. 2005. MORAIS, Antonio Carlos FRANA, Jos Antonio de. Honorrios periciais. In Percia judicial e extrajudicial: uma abordagem conceitual e prtica, teoria e prtica processual. 2. ed. Braslia: A.C. Morais, J.A. de Frana, 2004. ORNELAS, Martinho Maurcio Gomes. Percia contbil. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1995. S, Antonio Lopes. Percia contbil. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2004. VENDRAME, Antonio Carlos. A tica do perito judicial. Disponvel em: <http://www.vendrame.com.br/artigos/artigos_ant10.htm>. Acesso em: 25 jul. 2005. _______. Elaborar quesitos ou no? Eis a Questo. Disponvel em: <http://www.vendrame.com.br/artigos/artigos_ant07.htm>. Acesso em: 01 ago. 2005.

S-ar putea să vă placă și