Sunteți pe pagina 1din 5

Aprenda Lgica Para No Ser Enrolado

Posted by Marcos on August 9, 2009 in Blog, Cultura 0 Comment

Hoje temos uma verdadeira enxurrada de comunicao em nossa vida: emails, discusses em grupo, fruns, etc. A internet colocou disposio de todos a possibilidade de se expressar ao pblico, de uma forma que no passado apenas grandes autores e jornalistas tinham. Com essa nova situao, percebe-se tambm o despreparo do pblico para entender e interpretar textos e sentenas, e para contra-argumentar mentiras e falsos silogismos presentes na comunicao de polticos, jornalistas e blogueiros. s vezes sentimos no fundo do estmago que um argumento falso, mas no sabemos como desmascar-lo. Isso uma pena, porque a arte da retrica e da lgica ainda to importante para a vida humana como o foi no tempo de Ccero. Infelizmente, no se ensina mais esse pilar do conhecimento nas escolas. Aproveite, ento, e leia atentamente o texto abaixo. Vale a pena perder uma meia hora para entend-lo e guard-lo como referncia. Os Sarney, os Lulas, os Malufs da vida esperam que a gente no tenha capacidade para contra-argumentar, e esse fato tem impacto em nosso bolso e nossa vida. Isso no precisa ser assim.

Origem: Wikipdia. Citado como Fair Use com fins educacionais


Uma falcia um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, invlido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam persuaso podem parecer

convincentes para grande parte do pblico apesar de conterem falcias, mas no deixam de ser falsos por causa disso. Reconhecer as falcias por vezes difcil. Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional, ntima, psicolgica ou emotiva, mas no validade lgica. importante conhecer os tipos de falcia para evitar armadilhas lgicas na prpria argumentao e para analisar a argumentao alheia.

Tipologia das falcias com exemplos


(Alguns dos nomes usados esto em latim, com a traduo ao lado.)

Argumentum ad antiquitatem (Argumento de antiguidade ou tradio): Afirmar que algo verdadeiro ou bom porque antigo ou sempre foi assim. Ex: Se o meu av diz que Garrincha foi melhor que Pel, deve ser verdade.

Argumentum ad hominem (Ataque ao argumentador): Em vez de o argumentador provar a falsidade do enunciado, ele ataca a pessoa que fez o enunciado.[1] [2] Ex: Se foi um burgus quem disse isso, certamente engodo.

Argumentum ad ignorantiam (Argumento da Ignorncia): Ocorre quando algo considerado verdadeiro simplesmente porque no foi provado que falso (ou provar que algo falso por no haver provas de que seja verdade). Note que diferente do princpio cientfico de se considerar falso at que seja provado que verdadeiro. Ex: Existe vida em outro planeta, pois nunca provaram o contrrio

Non sequitur (No segue): Tipo de falcia na qual a concluso no se sustenta nas premissas. H uma violao da coerncia textual. Ex: Que nome complicado tem este futebolista. Deve jogar muita bola!

Argumentum ad Baculum (Apelo Fora): Utilizao de algum tipo de privilgio, fora, poder ou ameaa para impor a concluso. Ex: Acredite em Deus, seno queimar eternamente no Inferno. Acredite no que eu digo; no se esquea de quem que paga o seu salrio

Argumentum ad populum (Apelo ao Povo): a tentativa de ganhar a causa por apelar a uma grande quantidade de pessoas. Ex: A maioria das pessoas acredita em aliengenas, portanto eles existem. Inmeras pessoas usam essa marca de roupa; portanto, ela possui um tecido de melhor qualidade.

Argumentum ad Verecundiam (Apelo autoridade) ou Magister Dixit (Meu mestre disse): Argumentao baseada no apelo a alguma autoridade reconhecida para comprovar a premissa. Ex: Se Aristteles disse isto, ento verdade.

Dicto Simpliciter (Regra geral): Ocorre quando uma regra geral aplicada a um caso particular onde a regra no deveria ser aplicada. Ex: Se voc matou algum, deve ir para a cadeia. (no se aplica a certos casos de profissionais de segurana)

Generalizao Apressada (Falsa induo): o oposto do Dicto Simpliciter. Ocorre quando uma regra especfica atribuda ao caso genrico. Ex: Minha namorada me traiu. Logo, as mulheres tendem traio.

Falcia de Composio (Tomar o todo pela parte): o fato de concluir que uma propriedade das partes deve ser aplicada ao todo. Ex: Todas as peas deste caminho so leves; logo, o caminho leve.

Falcia da Diviso (Tomar a parte pelo todo): Oposto da falcia de composio. Assume que uma propriedade do todo aplicada a cada parte. Ex: 1) Voc deve ser rico, pois estuda em um colgio de ricos.

2) A ONU afirmou que o Brasil um pas com muita violncia e injustia; logo, a ONU chamou-nos a todos ns brasileiros de violentos e injustos.

Falcia do homem de palha: Consiste em criar idias reprovveis ou fracas, atribuindo-as posio oposta. Ex: Deveramos abolir todas as armas do mundo. S assim haveria paz verdadeira. Ou ainda, Meu adversrio, por ser de um partido de esquerda, a favor do comunismo radical, e quer retirar todas as suas posses, alm de ocupar as suas casas com pessoas que voc no conhece.

Cum hoc ergo propter hoc : (falsa causa) Afirma que apenas porque dois eventos ocorreram juntos eles esto relacionados. Ex: O Guarani vai ganhar o jogo de hoje porque hoje quinta-feira e at agora ele ganhou em todas as quintas-feiras em que jogou.

Post hoc ergo propter hoc : Consiste em dizer que, pelo simples fato de um evento ter ocorrido logo aps o outro, eles tm uma relao de causa e efeito. Ex: O Japo rendeu-se logo aps a utilizao das bombas atmicas por parte dos EUA. Portanto, a paz foi alcanada devido utilizao das armas nucleares.

Petitio Principii : Ocorre quando as premissas so to questionveis quanto a concluso alcanada. Ex: Scrates tentou corromper a juventude da Grcia, logo foi justo conden-lo morte.

Circulus in Demonstrando : Ocorre quando algum assume como premissa a concluso a que se quer chegar. Ex: Sabemos que Joozinho diz a verdade pois muitas pessoas dizem isso. E sabemos que Joozinho diz a verdade pois ns o conhecemos.

Falcia da Pressuposio : Consiste na incluso de uma pressuposio que no foi previamente esclarecida como verdadeira, ou seja, na falta de uma premissa. Ex: Voc j parou de bater na sua esposa?

Ignoratio Elenchi (Concluso sofismtica): Ou Falcia da Concluso Irrelevante. Consiste em utilizar argumentos vlidos para chegar a uma concluso que no tem relao alguma com os argumentos utilizados. Ex: Os astronautas do Projeto Apollo eram bem preparados, todos eram excelentes aviadores e tinham boa formao acadmica e intelectual, alm de apresentar boas condies fsicas. Logo, foi um processo natural os EUA ganharem a corrida espacial contra a Unio Sovitica pois o povo americano superior ao povo russo.

Anfibologia ou Ambigidade: Ocorre quando as premissas usadas no argumento so ambguas devido m elaborao sinttica. Ex: Venceu o Brasil a Argentina. Ele levou o pai ao mdico em seu carro.

Acentuao : uma forma de falcia devido mudana de significado pela entonao. O significado mudado dependendo da nfase das palavras. Ex: compare: No devemos falar MAL dos nossos amigos. com: No devemos falar mal dos nossos AMIGOS.

Acidente: Quando considera-se essencial o que apenas acidental. Ex: A maior parte dos polticos so corruptos. Ento a poltica corrupta.

Falcias tipo A baseado em B (Outro tipo de Concluso Sofismtica) : Ocorrem dois fatos. So colocados como similares por serem derivados ou similares a um terceiro fato. Ex:

1. 2. 3.

O Islamismo baseado na f. O Cristianismo baseado na f. Logo o islamismo similar ao cristianismo.

Falcia da afirmao do consequente : Esta falcia ocorre quando se tenta construir um argumento condicional que no est nem do Modus ponens(afirmao do antecedente) nem no Modus Tollens (negao do conseqente). A sua forma categrica :

Se A ento B.

<u>B

</u>

Ento A. Ex: Se h carros ento h poluio. H poluio. Logo, h carros.

Falcia da negao do antecedente : Esta falcia ocorre quando se tenta construir um argumento condicional que no est nem do Modus ponens(afirmao do antecedente) nem no Modus Tollens (negao do consequente). A sua forma categrica :

Se A ento B.

<u>No A

</u>

Ento no B. Ex: Se h carros ento h poluio. No h carros. Logo, no h poluio.

Falsa dicotomia (bifurcao): Tambm conhecida como falcia do branco e preto. Ocorre quando algum apresenta uma situao com apenas duas alternativas, quando de fato outras alternativas existem ou podem existir. Ex: Se voc no est a favor de de mim ento est contra mim.

Argumentum ad Crumenam : Esta falcia a de acreditar que dinheiro fator de estar correto. Aqueles mais ricos so os que provavelmente esto certos. Ex: O Baro um homem vivido e conhece como as coisas funcionam. Se ele diz que bom, h de ser.

Argumentum ad Lazarum : Oposto ao ad Crumenam. Esta a falcia de assumir que apenas porque algum mais pobre, ento mais virtuoso e verdadeiro. Ex: Joozinho pobre e deve ter sofrido muito na vida. Se ele diz que isso uma cilada, eu acredito.

Argumentum ad Nauseam : a aplicao da repetio constante e a crena incorreta de que quanto mais se diz algo, mais correto est. Ex: Se Joozinho diz tanto que sua ex-namorada uma mentirosa, ento ela .

Plurium Interrogationum : Ocorre quando se exige uma resposta simples a uma questo complexa. Ex: O que faremos com esse criminoso? Matar ou prender?

Red Herring : Falcia cometida quando material irrelevante introduzido no assunto discutido para desviar a ateno e chegar a uma concluso diferente. Ex: Ser que o palhao o assassino? No ano passado um palhao matou uma criana.

Retificao : Ocorre quando um conceito abstrato tratado como coisa concreta. Ex: A tristeza de Joozinho a culpada por tudo.

Tu quoque (Voc Tambm): Falcia do mas voc tambm. Ocorre quando uma ao se torna aceitvel pois outra pessoa tambm a cometeu.[3] Ex: 1. 2. Voc est sendo abusivo. E da? Voc tambm est.

Inverso do nus da Prova : Quando o argumentador transfere ao seu opositor a responsabilidade de comprovar o argumento contrrio, eximindo-se de provar a base do seu argumento. Ex: A Fada-do-Dente existe, pois ningum nunca conseguiu provar que ela no existe. http://pt.wikipedia.org/wiki/Falcia Technorati Tags: cultura

S-ar putea să vă placă și