Sunteți pe pagina 1din 9

Esquemas

. Sntese da Matria

Teorias Filosficas sobre o Conhecimento


1. Teorias sobre o conhecimento
As teorias filosficas do conhecimento, apesar da sua enorme diversidade, polarizam-se em grandes problemas: Qual a natureza do conhecimento ? Qual o seu valor ou possibilidade? Qual a sua origem?

2. Natureza do conhecimento
O que que conhecemos? Os prprios objectos, ou as representaes, em ns, dos mesmos? Algumas respostas filosoficas: - Realismo: Conhecer apreender a realidade existente na experincia interna (actos da conscincia) ou na experincia externa (objectos do mundo sensvel).Os objectos existem independentemente dos sujeitos. - Idealismo: Nega a existncia do real. A realidade reduzida a ideias: o mundo sensvel um mero produto do pensamento. Os objectos s existem enquanto representaes, no tm uma existncia independente.

3. Possibilidade do conhecimento
Pode o sujeito apreender o objecto? Atingir a verdade, a essncia das coisas, ou est condenado s suas mltiplas aparncias? Algumas respostas filosficas : - O dogmatismo (dogmatiks, em grego significa que se funda em prncpios ou relativo a uma doutrina) defende a apreenso absoluta da realidade pelo sujeito. Esta posio assenta numa total confiana na razo humana.

- O cepticismo (skeptiks, em grego signifca "que observa", que considera") defende a impossibilidade do sujeito apreender a realidade. Esta posio desconfia na razo humana. O cepticismo na sua foram mais radical, foi defendido pela primeira vez por Pirrn (c.270 a.C). Este filsofo afirmava que de nada podemos afirmar ser verdadeiro ou falso, belo ou feio, bom ou mau.Apenas nos resta suspender todos os juzos. Na Idade Moderna Montaigne e Hume manifestaram igualmente posies cpticas. - O criticismo defende a possibilidade de se aceder verdade, mas no aceita sem crtica as afirmaes da razo. - O pragmatismo ao subordinar o conhecimento a uma finalidade prtica, afirma que a verdade tudo aquilo que til e eficaz para a vida humana. Desta forma aproxima-se do cepticismo, na medida que relativiza o conhecimento. O pragmatismo surgiu nos EUA com Willian James Charles Pierce e John Dewey.

4. Origem do Conhecimento
Qual a origem do conhecimento: a razo ou a experincia?

Algumas respostas filosficas:

4.1. Racionalismo
Para o racionalismo a razo a fonte principal do conhecimento. O conhecimento sensvel considerado enganador. Por isso, as representaes da razo so as mais certas, e as nicas que podem conduzir ao conhecimento logicamente necessrio e universalmente vlido. Os racionalistas partem do princpio que o sujeito cognoscente activo e, ao criar uma representao de qualquer objecto real, est a submete-lo s suas estruturas ideias. Entre os filosfos que assumiram uma perspectiva racionalista do conhecimento, destacam-se Plato, Ren Descartes (1596-1650) e Leibniz, partem do princpio que possumos ideias inatas e que a realidade uma construo da razo. Descartes considerado o fundador do racionalismo moderno. Aps ter suspendido a validade de todos o conhecimentos, porque susceptveis de serem postos em causa, descobre que a nica coisa que resiste prpria duvida a razo. Esta seria a primeira verdade absoluta da filosofia. Descobre ainda que possumos ideias que se impem razo como verdadeiras mas que no derivam da experincia (as ideias inatas). S com base nestas ideias claras e distintas, segundo Descartes, se poderia construir por deduo um conhecimento universal e necessrio.

4.2. Empirismo
Para o empirismo a experincia a fonte de todo o conhecimento, mas tambm o seu limite. Os empiristas negam a existncia de ideias inatas, como defendiam Plato e Descartes. A mente est vazia antes de receber qualquer tipo de informao proveniente dos sentidos. Todo o conhecimento sobre as coisas, mesmo aquele em que se elabora leis universais, provm da experincia, por isso mesmo, s vlido dentro dos limites do observvel. Os empiristas reservam para a razo a funo de uma mera organizao de dados da experincia sensvel, sendo as ideias ou conceitos da razo simples cpias ou combinaes de dados provenientes da experincia. Entre os filosfos que assumiram uma perspectiva empirista destacam-se John Locke (1632 -1704) e David. Hume (1711-1776). a ) Locke afirma que o conhecimento comea do particular para o geral, da impresses sensoriais para a razo. O esprito humano uma espcie de "tbua rasa" , onde se iro gravar as impresses provenientes do mundo exterior. No h ideias nem

princpios inatos. Nenhum ser humano por mais genial que seja capaz de de construir ou inventar ideias, e nem sequer capaz de destruir as que existem. As ideias, quer sejam provenientes das sensaes, quer provenham da reflexo, tm sempre na experincia a sua origem. As ideias complexas no so mais do que combinaes realizadas pelo entendimento de ideias simples formadas a partir da recepo dos dados empricos. A experincia no apenas a origem de todas as ideias, mas tambm o seu limite. b) Hume rejeita, como Locke o inatismo carteseano. As ideias so o resultado de uma reflexo das impresses (sensaes) recebidas das experincias sensveis. A imaginao permite-nos associar ideias simples entre si para formar ideias complexas. Exemplo de ideias simples decorrentes das impresses: vermelho, tomates, macio. Exemplo da formao de ideias complexas a partir de ideias simples: os tomates so vermelhos e macios. Qualquer ideia tem assim origem em impresses sensoriais. As impresses no nos do a realidade, mas so a prpria realidade. Por isso podemos dizer que as mesmas so verdadeiras ou falsas. As ideias s so verdadeiras se procederam de impresses. Neste sentido, todas aquelas que no correspondam a impresses sensveis so falsas ou meras fices, como o caso das ideias de "substncia esprito", "causalidade", pois no correspondem a algo que exista. Tipos de Conhecimento segundo Hume: Distingue dois tipos de conhecimento: 1. Conhecimento resultante das relaes entre ideias. Nesta categoria inclui a aritmtica, a algebra e geometria. Estamos perante raciocnios demonstrativos, cujas concluses so independentes da realidade e se apresentam como necessrias. 2. Conhecimento resultante da relao entre factos. Estes raciocnios so indutivos, logo apenas provveis. Correspondem em geral a relaes de causa-efeito. A Questo da Causalidade Introduz um dado novo nas teses empiristas quando afirma que a identidade entre a ordem das coisas e a ordem das ideias resulta de hbitos mentais ou na crena que existe uma ligao necessria entre os fenmenos. A ligao causal entre os fenmenos no algo que possa ser observado. O que observamos uma sucesso cronolgica de fenmenos, em que uns so anteriores a outros. Esta sucesso leva-nos a concluir que o acontecimento A foi causado pelo acontecimento B, mas o que efectivamente observamos foi que o primeiro se seguiu ao segundo. No observmos a relao causal entre os fenmenos. A ligao que estabelecemos, segundo Hume, resulta de um hbito. Acreditamos que a natureza regida por leis invariveis de causa-efeito, mas tal no passa de uma iluso. Embora no passado uma dada sucesso de acontecimentos se possa ter verificado, nada nos garante que no futuro tal venha a acontecer. Apesar disso continuamos a afirm-lo como se fosse uma certeza absoluta. O nosso conhecimento est alicerado em crenas. Os fundamentos da cincia so deste modo de natureza psicolgica. Esta critica ao conceito da causalidade ir ter profundas repercusses em filsofos posteriores, como I.Kant (1724-1804). Cepticismo

Hume acaba por cair numa posio cptica sobre o conhecimento. ( 1 ) Estamos limitados pela experincia, e por consequncia tudo aquilo que no possa ser observado, no existe. O conhecimento da natureza deve fundar-se exclusivamente em impresses que dela temos. Desta premissa decorre o seu cepticismo: o homem no pode conhecer ou saber nada do universo. S conhece as suas prprias impresses ou ideias e as relaes que estabelece entre elas por hbito. Tudo o que o homem sabe, por discurso racional, acerca do universo se deve nica e exclusivamente crena, que um sentimento no racional. A razo est limitada no seu poder. ( 2 ) Questiona o princpio da causalidade em que se baseiam as cincias da natureza, pois no passa de uma crena. (3 ) Questiona tambm os fundamentos lgicos da induo, ao afirmar que pelo facto de algo ter acontecido muitas vezes no passado, no significa que venha a acontecer no futuro. O futuro no existe e como tal no do domnio do conhecimento. O debate histrico entre racionalistas e empiristas, em final do sculo XVIII, conduziu ao criticismo que procurou superar as limitaes de ambas as correntes filosficas.

Esquemas
.

Sntese da Matria

Conhecimento
1.Conhecer, em sentido lato, adquirir e organizar informaes sobre o meio envolvente de modo a permitir a constante adaptao do organismo ao meio, possibilitando assim a sua sobrevivncia. Cada espcie de acordo com a sua herana biolgica, tem neste sentido o seu tipo de conhecimento. Nos animais prepondera a informao inata (biolgica). Nos seres humanos predomina a informao adquirida em sociedade. 2. Conhecer, em sentido restrito, apenas aplicvel aos seres humanos, pode ser entendido como a construo de representaes mentais que o sujeito organiza ao longo da vida na sua relao com os objectos. esta a perspectiva que seguiremos nestas pginas. 3. Nesta perspectiva restrita, alguns conceitos foram sendo consagrados para descrever a estrutura envolvida na actividade cognitiva. Numa perspectiva fenomenolgica so centrais os seguintes conceitos: - Sujeito (aquele que conhece). Falar do sujeito falar de algo que nico, com interesses, perspectivas prprias.

- Objecto (o que conhecido). Aquilo que se apresenta aos sujeitos, e como tal apreendido sempre de modo diverso. O objecto est fora do sujeito, transcende-o. - Representaes. Da relao entre o sujeito e o objecto, produz-se na conscincia do sujeito uma representao do objecto, que o permite evocar na sua ausncia. A representao sempre contaminada por factores de natureza subjectiva. Numa perspectiva sensitiva temos que ter em conta os seguintes: - Sensao (apreenso imediata do objecto pelo sujeito).As sensaes so processos fisiolgicos de ligao do organismo ao meio, atravs dos orgos sensoriais. Estes processos consistem na transmisso de um influxo nervoso (corrente elctrica que percorre os nossos nervos) desde os orgos sensoriais at aos centros de descodificao. A sensao realiza-se pela aco de um estmulo especfico sobre o receptor que apropriado para o receber. Os ouvidos recebem os estmulos sonoros, os olhos os luminosos, etc. - Percepo (configurao ou construo individual dos dados sensoriais, em funo dos mecanismos receptores, experincias anteriores, interesses, etc). A palavra percepo deriva do latim "perceptio"que significa aco de recolher, e por extenso "conhecimento" como apreenso. Tambm provm de "percipere" que significa apoderar-se de algo, perceber. Neste ltimo sentido a percepo distinguese da sensao, pois a prpria conscincia da sensao (ou conhecimento). O que caracteriza a percepo a apreenso da realidade, no como impresses sensoriais isoladas, mas um conjunto organizado, ou uma totalidade portadora de sentido. - Razo (elaborao de representaes mentais abstractas (conceitos, discursos), relaes lgicas e teorias interpretativas sobre a realidade.

4. Tipos de Conhecimento. O conhecimento pode ser adquirido ou construdo de diversos modos: a ) Conhecimento experincia. O que adquirimos atravs do contacto com objectos ou situaes, mas tambm na vivncia dos nossos estados metais. Exemplo: O Joo conhece a cidade de Boston. b) Conhecimento competncia. Adquirido em geral atravs da imitao de aces, e que resultam na aquisio de habilidades e saberes-fazer. Conhecimento prtico. Exemplo: Ele sabe plantar batatas. c) Conhecimento proposicional ou de verdades. Est ligado produo de juzos, enunciados verbais. a forma mais frequente de transmisso de conhecimentos entre as pessoas. O conhecimento verdadeiro ou falso. Exemplo: Sabe que D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal.

5. Conhecimento e Crena. A teoria tradicional sustenta que para que haja conhecimento necessrio que estejam reunidas trs condies: a) Crena (ou Convico). Ningum conhece nada, se no acreditar naquilo que lhe dado conhecer. Desta afirmao no se pode inferir que saber e acreditar sejam mesma coisa. b) Verdade. No basta acreditar para que haja conhecimento, necessrio que aquilo em que acreditamos corresponda a algo real. O conhecimento inseparvel da verdade. As nossas crenas tm que corresponder a algo que possa ser visto, verificado, provado. Daqui no podemos inferir que todas as crenas que se revelem verdadeiras, e por consequncia as possamos considerar conhecimento. Exemplo: Posso estar convencido que um dado nmero ir sair na lotaria, mas se tal por hiptese ocorrer, isto no significa que possamos falar em conhecimento. c) Justificao. Uma "crena" que se revela "verdadeira" no nenhum conhecimento. Para que possamos considerar algo como conhecimento necessrio tambm que este se seja justificado por um conjunto de bons argumentos racionais, capazes de nos convencer que no se trata de um mero acaso ou coincidncia. No podemos por ltimo concluir uma "crena justificada" seja um conhecimento, necessrio que tambm seja verdadeira. Neste sentido, podemos definir o conhecimento como uma "crena verdadeira justificada". A principal objeco a esta Teoria radica no facto destes conceitos aplicados ao conhecimento no serem tomados de forma absoluta, o que pode dar origem a falsidades. A crena pode ser mais ou menos forte; a verdade questionvel; a justificao mais ou menos conclusiva.

6. As teorias explicativas sobre o conhecimento foram sempre um tema central na histria da filosofia, e mais recentemente, tambm na cincia. As perspectivas da cincia no so, como obvio, coincidentes com as da filosofia.

Descrio fenomenolgica do ACTO DE CONHECER


Em todo o conhecimento, um "cognoscente" e um "conhecido", um sujeito e um objecto encontram-se face a face. A relao que existe entre os dois o prprio conhecimento. A oposio dos dois termos no pode ser suprimida; esta oposio significa que os dois termos so originariamente separados um do outro, transcendentes um ao outro. Os dois termos da relao no podem ser separados dela sem deixar de ser sujeito e objecto. O sujeito s sujeito em relao a um objecto e o objecto s objecto em relao a um sujeito. Cada um deles o que em relao ao outro. Esto ligados um ao outro por uma estreita relao; condicionam-se reciprocamente. A sua relao uma correlao. A relao constitutiva do conhecimento dupla, mas no reversvel. O facto de desempenhar o papel de sujeito em relao a um objecto diferente do facto de desempenhar o papel de objecto em relao a um sujeito. No interior da correlao, sujeito e objecto no so, portanto, permutveis, a sua funo na sua essncia diferente. (...) A funo do sujeito consiste em apreender o objecto; a do objecto em poder ser apreendido pelo sujeito e em s-lo efectivamente. Considerada do lado do sujeito, esta apreenso pode ser descrita como uma sada do sujeito para fora da sua prpria esfera e como uma incurso na esfera do objecto, a qual , para o sujeito, transcendente e heterognea. O sujeito apreende as determinaes do objecto e, ao aprend-las, introdu-las, f-las entrar na sua prpria esfera. O sujeito no pode captar as propriedades do objecto seno fora de si mesmo, pois a oposio do sujeito e do objecto no desaparece na unio que o acto do conhecimento estabelece entre eles; permanece indestrutvel. A conscincia dessa oposio um aspecto essencial da conscincia do objecto. O objecto, mesmo quando apreendido, permanece para o sujeito algo exterior; sempre o objectum, quer dizer, o que est diante dele. O sujeito no pode captar o objecto sem sair de si (sem se transcender); mas no pode ter conscincia do que apreendido, sem entrar em si, sem se reencontrar na sua prpria esfera. O conhecimento realiza-se, por assim dizer, em trs tempos: o sujeito sai de si, est fora de si e regressa finalmente a si. O facto de que o sujeito saia de si para apreender o objecto no muda nada neste. O objecto no se torna por isso imanente. As caractersticas do objecto, se bem que sejam apreendidas e como que introduzidas na esfera do sujeito, no so, contudo, deslocadas. Apreender o objecto no significa faz-lo entrar no sujeito, mas sim reproduzir neste as determinaes do objecto numa construo que ter um contedo idntico ao do objecto. Esta construo operada no conhecimento a "imagem" do objecto. O objecto no modificado pelo sujeito, mas sim o sujeito pelo objecto. Apenas no sujeito alguma coisa se transformou pelo acto do conhecimento. No objecto nada de novo foi criado; mas no sujeito nasce a conscincia do objecto com o seu contedo, a imagem do object

S-ar putea să vă placă și