Sunteți pe pagina 1din 5

8Ano

Fsico-Qumica

O Som

Ondas longitudinais e transversais Ondas longitudinais a propagao do som d-se na direco em que ocorreu a perturbao que lhe deu origem; Ondas transversais a propagao da onda tem a direco perpendicular direco da perturbao que lhe deu

origem.

Caractersticas das ondas sonoras


Amplitude (A)

Distncia entre a posio de equilbrio e o ponto de vibrao mxima (ou mnima) atingida pela onda. Unidade: metro (m)

Comprimento de Onda

()

a distncia entre dois pontos sucessivos em que a presso do ar mnima (ou entre dois pontos em que a presso do ar mxima)

Unidade: metro (m) o tempo que decorre entre a passagem, num certo ponto, de dois mximos consecutivos da presso do ar (compresso mxima) ou de dois mnimos consecutivos da presso do ar (rarefaco mxima)

Perodo (T)

Unidade: segundo (s) Frequncia (f)


o nmero de vezes que passa uma compresso de ar (ou uma rarefaco) em cada segundo, num certo ponto.

Unidade: hertz (Hz)

Qualidades do som possvel distinguir sons diferentes, recorrendo s suas qualidades: intensidade, altura, timbre e durao.

Intensidade qualidade que relacionada com a amplitude da onda sonora e que representa a energia

transportada pela onda que atravessa a unidade de superfcie por unidade de tempo. Esta propriedade permite classificar um som como:

Fraco (pequena amplitude) Forte (grande amplitude)

Altura qualidade relacionada com a frequncia da onda sonora. Esta propriedade permite classificar um

som como:

8Ano

Fsico-Qumica

Grave ou baixo (baixa frequncia) Agudo ou alto (alta frequncia)

Timbre qualidade que permite distinguir sons com a mesma altura e a mesma intensidade, mas produzidos Durao tempo durante o qual o som se prolonga.

por instrumentos diferentes.

Propagao do som

O som propaga-se em todos os meios materiais: slido, liquido e gasoso; O som propaga-se melhor em meios slidos e pior em meios gasosos; O som no se propaga no vazio.

Velocidade de propagao do som A velocidade com que o som se propaga depende do meio onde este se propaga. A velocidade do som calculada usando a expresso:

v=

d t

Em que: v - velocidade do som; d - distncia; t - intervalo de tempo. Poluio sonora Rudo o nome que dado aos sons que so irritantes para o Ser Humano. A existncia de mquinas em locais de trabalho determina nveis elevados de rudo que podem prejudicar a capacidade auditiva poluio sonora. Os sons muito fortes podem causar leses.

A Luz

Propagao da luz

8Ano

Fsico-Qumica

A luz propaga-se, a partir de fontes luminosas, em todas as direces e sempre em linha recta. Nem todos os materiais se deixam atravessar de igual modo pela luz. Nesse sentido existem:

Corpos transparentes so todos aqueles que se deixam atravessar totalmente pela luz. Corpos translcidos so todos aqueles que se deixam atravessar parcialmente pela luz. Corpos opacos so todos aqueles que no se deixam atravessar pela luz.

Tringulo Luminoso Para observar um objecto necessrio que nele incida luz, proveniente de uma fonte luminosa, e que essa luz chegue aos nossos olhos. A direco segundo a qual a luz se propaga chama-se raio luminoso, representa-se em linha recta com uma seta, que indica o sentido do raio luminoso. Ao conjunto de raios luminosos provenientes da mesma fonte, que se podem propagar com a mesma direco ou direces diferentes, chama-se feixe luminoso. Os feixes luminosos podem ser:

Feixe Convergente Velocidade de propagao da luz

Feixe Divergente

Feixe de raios Paralelos

A velocidade com que o som se propaga depende do meio onde este se propaga. A velocidade do luz calculada usando a expresso:

v=

d t

Em que: v - velocidade do som; d - distncia; t - intervalo de tempo. A velocidade da luz no vazio de 3 10 8 m / s . Reflexo da luz
Reflexo regular da luz (superfcies polidas) a mudana de direco ou de sentido na mesma direco, que os raios de luminosos sofrem ao incidir sofre uma superfcie polida, continuando a propagar-se no mesmo meio ptico. Reflexo irregular da luz ou difuso (superfcies rugosas) o desvio que os raios de luminosos sofrem em diferentes direces, quando incidem numa superfcie rugosa.

Leis da Reflexo

8Ano 1 Lei da Reflexo O raio incidente, o raio reflectido e a recta normal ao ponto de incidncia esto no mesmo plano; 2 Lei da Reflexo A amplitude do ngulo de incidncia igual amplitude do ngulo de reflexo.

Fsico-Qumica

Tipos de Espelhos Os espelhos so superfcies polidas que reflectem regularmente a luz, originando a formao de imagens. Os espelhos podem ser planos ou curvos; os espelhos curvos podem ser cncavos ou convexos.

Caractersticas das imagens


Espelhos planos

Virtual; Mesmo tamanho do objecto; Direita e simtrica; Distncia do objecto ao espelho igual
distncia da imagem ao espelho.

Espelhos cncavos Virtual;

Espelhos convexos Virtual;

Maior tamanho do objecto; Direita e simtrica;

Menor tamanho do objecto; Direita e simtrica;

Refraco da Luz A refraco da luz um fenmeno ptico que ocorre quando os raios luminosos atravessam diferentes meios

pticos, (como a luz se propaga com valores de velocidade diferentes em cada um dos meios), sofrendo diferentes desvios e mudana de direco, quando atravessam a superfcie de separao de meios diferentes.

Leis da Refraco
1 Lei da Refraco O raio incidente, o raio refractado e a normal superfcie de separao de dois meios transparentes no ponto de incidncia situam-se no mesmo plano plano de incidncia; 2 Lei da Refraco Quando a luz se propaga de um meio ptico para outro, a amplitude do ngulo de incidncia diferente da amplitude do ngulo de refraco

Quanto mais denso for o meio, mais o raio refractado se aproxima da normal.

Lentes A lente uma poro de material transparente, geralmente de vidro ou de plstico tratado, limitada por duas faces

curvas ou uma face curva e outra plana.

Tipos de Lentes
Lentes Cncavas

8Ano De acordo com a curvatura de uma ou das duas faces da lente, esta adquire diferentes designaes:

Fsico-Qumica

Lentes Convexas De acordo com a curvatura de uma ou das duas faces da lente, esta adquire diferentes designaes:

Vergncia de uma Lente A vergncia de uma lente ou potncia a medida do poder convergente ou divergente, exprime-se em m -1 e designa-se por dioptria (smbolo D).
V= 1 f

A Cor dos Objectos Quando um objecto iluminado com luz de outra cor parece mudar de cor:

Se nele incidir luz de cor igual ao corpo, observa-se o corpo coma mesma cor; Se num corpo branco incidir luz de qualquer cor, ele apresenta-se coma cor do feixe de luz que nele incide; Se num corpo de qualquer cor, incidir um feixe de luz de cor diferente da do corpo, essa radiao absorvida e o corpo apresenta cor diferente da sua cor natural.

Misturando as cores obtm-se:

S-ar putea să vă placă și