Sunteți pe pagina 1din 2

rvore da Cincia do Bem e do Mal

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

Pintura de Paul Gauguin, Paris - Eva e rvore da cincia A rvore da Cincia do Bem e do Mal citada na Bblia, nos captulos iniciais do livro do Gnesis, correspondendo a um importante elemento da criao segundo a crena judaico-crist. Gn 2:9, 16, 17; 3:1-24. No Jardim do den, Deus utilizou duas rvores com objetivos simblicos: a "rvore da vida" e "a rvore da Cincia do Bem e do Mal". No respeitar o decreto de Deus referente a esta ltima rvore teria resultado na queda do homem. Tambm conhecida como rvore do Conhecimento do Bem e do Mal, ou simplesmente rvore da Cincia, foi plantada, segundo o relato bblico, no Jardim do den, tendo seus frutos sido proibidos ao homem por Deus. Segundo o mesmo relato, aps ser interpelada pela serpente, a mulher (Eva), desobedecendo a ordem de Deus, come do fruto, oferecendo posteriormente ao homem (Ado), que tambm o come, provocando o que se chama de pecado original da humanidade.

[editar] O fruto proibido


Vrias tradies fazem referncias ao fruto proibido de diversas maneiras:

Smbolo de relaes sexuais representadas por uma ma; Como significando o reconhecimento do certo e do errado; Como conhecimento adquirido por se alcanar a madureza por experincia; Smbolo do direito que o Criador do homem teria de especificar aos seres humanos o que bom e o que mau, exigindo a prtica do que bom e a rejeio do que mau, a fim de continuarem aprovados por Ele. Como a cincia propriamente dita - com as descobertas cientficas, o homem deixa seu estado natural de equilbrio com a natureza e passa a ter que trabalhar para garantir a sua sobrevivncia. No jardim do den o ser humano no precisava trabalhar; quando Deus expulsa o homem do Paraso devido ao fato de Ado e Eva terem comido o fruto, ele os amaldioa afirmando que a partir daquele

momento tero que trabalhar pelo seu sustento. Outra passagem do Gnesis que demonstra este fato quando afirmado que os filhos de Ado e Eva aps a sada do den, Caim e Abel, eram, respectivamente, agricultor e pastor. Ainda outros argumentam que em vista da ordem de serem fecundos e tornarem-se muitos, e de encherem a terra (Gn 1:28), o fruto da rvore no poderia ser o smbolo de relaes sexuais, visto que esta seria a nica maneira de haver procriao. Tambm h a argumentao de que no podia significar apenas a faculdade de reconhecer o certo e o errado, porque a obedincia ordem de Deus exigia esta discriminao moral. Quanto a referir-se ao conhecimento obtido ao atingir a madureza, argumenta-se que no seria pecado por parte do homem atingir este estgio, nem lgico que seu Criador o obrigasse a continuar imaturo. A rvore do Bem e do Mal figura na Bblia como um simbolismo colocado, sob forma fsica, Ado e Eva, onde a aceitao desta (isto , o comer do seu fruto) seria o "assinar em baixo" da humanidade em aceitar o pecado, enquanto que o no-faz-lo seria o aceitar estar com Deus. Por consequncia, tem-se que o mal, na prtica, j existia, tendo vindo com a queda de Lcifer Terra descrita no captulo 12 de Apocalipse; o fruto da rvore apenas seria a porte de entrada para que este mal entrasse tambm na vida do ser humano. Sob certo ponto de vista, a desobedincia do homem aos mandamentos de Deus deve ter sido o primeiro pecado oficial da humanidade, no entanto sob outro aspecto foi o de sucumbir tentao que veio primeiro, uma vez que, antes de cometer a desobedincia em si (o comer do fruto), Eva j havia sucumbido tentao para, ento, descumprir. Muitos simbolizam a ma como o fruto proibido, mas no h relatos na Bblia de que isso seja verdade.

S-ar putea să vă placă și