Sunteți pe pagina 1din 2

Antigamente as cidades no tinham energia eltrica, a nica fonte de luz era o Sol e com o tempo surgiram os lampies a querosene

ou a leo e velas, apenas as casas mais ricas possuam um sistema prprio de gs. As casas eram iluminadas por um grande lampio, outros cmodos da casa eram iluminados por lampies a querosene ou lamparinas de leo. S em 1883 surgiu a primeira usina termo eltrica e em 1889 a primeira hidroeltrica, porm isso no fez com que a energia eltrica chegasse nas ruas rapidamente, assim, as casas ascendiam apenas algumas lmpadas e logo depois vieram os bondes eltricos. Nos dias de hoje a energia eltrica muito importante em nossas residncias, pois atravs dela que podemos assistir televiso, tomar banho quente, iluminar nossas casas e etc. A energia eltrica muito importante nos dias de hoje, pois ela que proporciona o conforto, bem estar, segurana e lazer para a sociedade. A energia permite o funcionamento de bancos, hospitais, industrias, escolas, semforos e todo o sistema de comunicao; portanto impossvel imaginar a vida moderna sem a energia eltrica. A energia eltrica pode ser produzida atravs de diferentes fontes, porm no Brasil ela na maioria das vezes vem das usinas hidreltricas, que utilizam as quedas dgua dos rios para gerar eletricidade. Depois de produzida, a energia eltrica vai para as cidades atravs das linhas e torres de transmisso de alta tenso. Essas linhas e torres so aquelas nas estradas, que levam a energia pr longas distancias. Quando a eletricidade chega as cidades, ela passa pelos transformadores de tenso nas subestaes, que diminuem a voltagem. A partir da, a energia eltrica segue pela rede de distribuio, onde os fios instalados nos postes levam a energia at a sua rua. Antes de entrar nas casas a energia ainda passa pelos transformadores de distribuio (tambm instalados nos postes) que rebaixam a voltagem para 127 ou 220 volts. Em seguida ela vai para a caixa do medidor de energia eltrica, o relgio de luz. ele que mede o consumo de energia de cada residncia. Durante todo esse percurso a energia eltrica esta sujeita a interrupes, provocadas por raios, ventos, tempestades, galhos de rvores e etc. So essas coisas que so responsveis pelas interrupes do fornecimento de energia nas residncias.

Como medido o consumo de energia eltrica?

A energia fornecida a um aparelho depende de sua potncia e do tempo que ele fica ligado. Se voc mantiver ligado um chuveiro de potncia 2800W ou 2,5kW por meia hora, ele utilizar 2,5kW x 1/2h = 1,4kW/h de energia eltrica. A unidade de medida de energia usada pelas companhias fornecedoras de energia o kWh. 1kWh corresponde ao consumo de um aparelho de potncia 1000W (1kW) durante uma hora. Cada casa tem um relgio medidos que responsvel por medir o consumo de energia eltrica da residncia, esse relgio trs ponteiros um da unidade outro da dezena, da centena e do milhar. Cada volta completa de um ponteiro equivale ao deslocamento de uma unidade do que o antecede. Todo ms um trabalhador da companhia fornecedora de energia faz a leitura do relgio de todas as residncias. O consumo do ms ser a diferena entra seu numero e o numero do ms anterior.

Instalao eltrica de uma residncia:


Na maioria das instalaes eltricas de uma residncia, entram trs fios que vem do poste para a caixa de luz e passam pelo relgio medidor, dois desses fios so chamados de vivos ou fase e o outro chamado de neutro. Em seguida, esses fios passam pela chave geral que serve como interruptor de toda a instalao. Da chave geral, saem quatro fios, que se separam em duas chaves, a chave de 110 volts, que tem um fio fase e um fio neutro, e a chave de 220 volts, que tem os dois fios fase. Assim, se a instalao no tiver trs fios no poder ter chaves de 220volts j que s ter um fio fase e um neutro.

Curto-circuito:
Um aparelho quando ligado, oferece alguma resistncia passagem da corrente eltrica, os fios que fazem essa corrente, se encostados um no outro sem o isolamento plstico, fecham o circuito impedindo que a corrente eltrica passe pelo aparelho, provocando ento um curto circuito. Por isso todos os fios so encapados pr um plstico e nas instalaes sempre mais seguro deixar os fios separados uns dos outros.

Bibliografia:
- Gonalves Filho, A. e Barolli, E., 1990. Instalao Eltrica: investigando e aprendendo. Editora Scipione- So Paulo - Conta de luz- CPFL - Murgel Branco, S.,2000. Energia e Meio Ambiente. Editora Moderna- So Paulo - CPFL Manual do Consumidor. Como Utilizar a Energia Eltrica com Segurana e Sem Desperdcio.

S-ar putea să vă placă și