Sunteți pe pagina 1din 7

SECRETARIA DE ESTADO DA SADE COORDENADORIA DE SERVIOS DE SADE - CSS

Os objetivos deste modelo de regimento visam a padronizao de critrios importantes para melhorar o funcionamento da comisso, estabelecer condies mnimas de composio e fortalecer a comisso junto administrao e ao corpo clnico. A partir desta sugesto, cada hospital dever discutir com os respectivos membros, corpo clnico e administrao, a mudana para o novo regimento interno respeitando as suas particularidades.

MODELO SUGERIDO PARA REGIMENTO INTERNO COMISSO DE CONTROLE DE INFECO HOSPITALAR

I. I. NOME: COMISSO DE CONTROLE DE INFECO HOSPITALAR (CCIH)

II. DEFINIO E FINALIDADE:

A Comisso de Controle de Infeco Hospitalar o rgo encarregado pela elaborao, implantao e avaliao do Programa de Controle de Infeces Hospitalares (PCIH) que um conjunto de aes desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas reduo mxima possvel da incidncia e da gravidade das infeces hospitalares. Considerando a necessidade de estar em conformidade com o estabelecimento na Lei No. 9431 de 06 de janeiro de 1997, Portaria n 2616, de 12 de maio de 1998 do Ministrio da Sade, Resoluo- RDC n48, de 02 de junho de 2000, da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (MS) e, ainda, que as infeces hospitalares constituem um risco sade dos usurios de hospitais e demais estabelecimentos de sade, a CCIH tem por finalidade desenvolver um programa de controle de infeces hospitalares.

SECRETARIA DE ESTADO DA SADE COORDENADORIA DE SERVIOS DE SADE - CSS

um rgo de assessoria diretamente vinculado autoridade mxima da Instituio. III. COMPOSIO: A composio se faz com membros consultores e executores com formao universitria. Os membros consultores devero ser representantes no mnimo dos seguintes servios : - servios mdicos (cada clnica representativa ou que seja rea crtica); - servio de enfermagem; - servio de farmcia; - servio de laboratrio/ microbiologia; - servio de administrao; Os membros executores devero ser no mnimo dois tcnicos de nvel superior da rea de sade para cada 200 (duzentos) leitos ou frao deste nmero com carga horria diria, mnima, de 6 (seis) horas para o enfermeiro e 4 (quatro) horas para os demais profissionais: - 1 mdico preferencialmente infectologista - 1 enfermeiro treinado com dedicao exclusiva para o SCIH Alm dos profissionais acima, a Diretoria do Hospital dever disponibilizar pelo menos um oficial administrativo exclusivo para a CCIH. Nos hospitais com leitos destinados a pacientes crticos, a CCIH dever ser acrescida de outros profissionais de nvel superior da rea de sade. Os membros executores tero acrescidas 2 (duas) horas semanais de trabalho para cada 10 (dez) leitos ou frao; O enfermeiro que ser membro executor dever obrigatoriamente ter formao mnima especfica de infeco hospitalar, com carga horria mnima de 40 horas nos moldes do curso proposto pela Associao Paulista de Estudos e Controle em Infeco Hospitalar (APECIH) ou equivalente. IV. MANDATO: O mandato dos membros da CCIH dever ser de 24 meses, podendo ser renovvel conforme definio da Diretoria Tcnica de Departamento. A relao dos membros de cada mandato dever ser publicada em Dirio Oficial do Estado a cada dois anos, bem como a substituio de qualquer membro, a qualquer momento.

SECRETARIA DE ESTADO DA SADE COORDENADORIA DE SERVIOS DE SADE - CSS

O presidente da comisso, assim como todos os membros, sero nomeados pelo Diretor de Departamento. Os cargos de vice-presidente e secretrio podero ser definidos pela comisso. No caso de substituio de um ou mais membros, bem como no incio de cada mandato, os nomes dos integrantes devero ser encaminhados Coordenadoria de Servios de Sade Setor de Comisses Hospitalares.

V.

SEDE:

A sede da comisso ser uma sala exclusiva a ser disponibilizada por cada hospital, com a infra-estrutura bsica necessria para seu funcionamento, disponibilizando acesso a computador, internet e linha telefnica/fax.

VI. FUNCIONAMENTO E ORGANIZAO: Devero ocorrer reunies peridicas, conforme necessidade de cada unidade, com data, local e horrio, previamente definidos e informados, sendo no mnimo realizadas reunies mensais. A ausncia de um membro em trs reunies consecutivas sem justificativa ou ainda seis reunies no consecutivas sem justificativa durante 12 meses gera sua excluso automtica. A reunio s acontecer se houver quorum de pelo menos 50% de presena dos membros consultores. Na ausncia do presidente ou de seu vice, os membros da comisso, a seus critrios, podero realizar a reunio, desde que observado o pargrafo anterior. As decises da comisso sero tomadas aps aprovao, por meio de votao aberta e justificada por maioria simples dos membros presentes. Para apreciao e estudos preliminares de assuntos especficos, ser designado um relator ou convidado um consultor, o qual apresentar parecer sobre o assunto, em prazo preestabelecido. Da mesma forma podero ser convidados outros profissionais gabaritados para participar das reunies, desde que autorizado em plenria prvia. As reunies da comisso devero ser registradas em ata resumida e arquivada uma cpia contendo: data e hora da mesma, nome e assinatura dos membros presentes, resumo do expediente, decises tomadas. Os assuntos tratados pela comisso devero ser guardados em sigilo tico por todos os membros. Alm das reunies ordinrias podero ser realizadas reunies extraordinrias para tratar de assuntos que exijam discusses emergentes ou urgentes, podendo ser convocadas pelo Diretor Tcnico de Departamento, pelo Diretor Clnico, pelo Presidente ou Vice Presidente.

SECRETARIA DE ESTADO DA SADE COORDENADORIA DE SERVIOS DE SADE - CSS

O envio de informaes e indicadores operacionais dever ser mensal pelo programa do Ncleo de Informao Hospitalar.

VII. ATRIBUIES:

Compete Comisso de Controle de Infeco Hospitalar:

a) Participar da elaborao, implementao, manuteno e avaliao do programa de controle de infeco hospitalar, baseado em metas de melhorias e suas estratgias, definidas anualmente buscando a qualidade com atuao de Educao Permanente; o programa deve contemplar aes relativas a: implantao de um Sistema de Vigilncia Epidemiolgica de Infeces Hospitalares de acordo com o anexo III da Portaria MS 2616/98 ; adequao, implementao e superviso de normas e rotinas tcnicos operacionais, visando a preveno e o controle das infeces hospitalares; capacitao do quadro de funcionrios e profissionais da instituio, no que diz respeito a preveno e controle das infeces hospitalares; uso racional de antimicrobianos, germicidas e materiais mdico-hospitalares; b) Avaliar, peridica e sistematicamente, as informaes providas pelo Sistema de Vigilncia Epidemiolgica de Infeces Hospitalares e analisar criticamente as medidas de controle propostas pelos membros executores da CCIH; c) Cooperar com a ao do rgo de gesto do SUS, bem como fornecer, prontamente, as informaes epidemiolgicas solicitadas pelas autoridades competentes.

Compete ao Ncleo Executivo da CCIH: a) Desenvolver trabalho de Vigilncia Epidemiolgica das infeces hospitalares, com a utilizao de busca ativa para a coleta dos dados. Podero ser utilizados

SECRETARIA DE ESTADO DA SADE COORDENADORIA DE SERVIOS DE SADE - CSS

mtodos prospectivos, retrospectivos e transversais, visando determinar taxas de incidncia ou prevalncia das infeces hospitalares; b) Realizar investigao epidemiolgica de casos e surtos sempre que indicado e implantar medidas imediatas de controle; c) Elaborar, implementar e supervisionar a aplicao de normas e rotinas tcnicooperacionais, visando preveno, controle e tratamento de infeces

hospitalares, bem como limitar a disseminao de agentes responsveis pelas infeces por meio de precaues de isolamento; d) Definir, em cooperao com a Comisso de Farmcia e Teraputica e demais setores de apoio, uma poltica de utilizao de antimicrobianos, germicidas e materiais mdico-hospitalares para a instituio; e) Cooperar com o setor de treinamento com vistas a obter capacitao adequada do quadro de funcionrios e profissionais, no que diz respeito ao controle das infeces hospitalares; f) Participar de visitas e reunies em diversos setores do hospital com vistas a identificar problemas e propor medidas para o controle de infeco hospitalar; g) Elaborar e divulgar relatrios regularmente, os quais, divulgados junto diretoria da instituio e s chefias dos setores, comuniquem acerca da situao das infeces hospitalares no hospital e sirvam de base para um amplo debate na comunidade hospitalar. Os indicadores de resultados mais importantes a serem obtidos e analisados periodicamente no hospital so: 1) Taxa de Infeco Hospitalar; 2) Taxa de Pacientes com Infeco Hospitalar; 3) Distribuio Percentual de Infeces Hospitalares por localizao topogrfica no paciente; 4) Densidade de Incidncia de infeces hospitalares por procedimento especfico na Unidade de Terapia Intensiva; 5) Freqncia das Infeces Hospitalares por Microrganismos ou por etiologias;

SECRETARIA DE ESTADO DA SADE COORDENADORIA DE SERVIOS DE SADE - CSS

6) Coeficiente de Sensibilidade aos Antimicrobianos; 7) Taxa de letalidade associada infeco hospitalar. h) Desenvolver indicadores estruturais e de processos que permitam avaliaes mais abrangentes e pr-ativas do hospital no que tange ao controle das infeces hospitalares. i) Encaminhar o relatrio da vigilncia epidemiolgica e os relatrios de investigaes epidemiolgicas s Coordenaes Estaduais/ Distrital/Municipais e Coordenao de Controle de Infeco Hospitalar do Ministrio da Sade, conforme as normas especficas das referidas Coordenaes; j) Notificar ao Servio de Vigilncia Epidemiolgica e Sanitria do organismo da gesto do SUS, os casos e surtos diagnosticados ou suspeitos de infeces associadas utilizao de insumos e/ou produtos industrializados. k) Notificar, na ausncia de um ncleo de epidemiologia, ao organismo de gesto do SUS, os casos diagnosticados ou suspeitos de outras doenas sob vigilncia epidemiolgica (notificao compulsria), atendidos em qualquer dos servios ou unidades do hospital, e atuar cooperativamente com os servios de sade coletiva; l) Garantir o cumprimento de suas resolues mantendo estreita relao com os demais profissionais da Instituio; m) Assessorar a Direo de Departamento Tcnico ou Clnica da Instituio em assuntos de sua competncia. So atribuies do Presidente da Comisso, alm de outras institudas neste regimento ou que decorram de suas funes ou prerrogativas: a) Convocar e presidir as reunies; b) Indicar seu vice-presidente; c) Representar a comisso junto Diretoria da instituio, ou indicar seu representante; d) Subscrever todos os documentos e resolues da comisso, previamente aprovados pelos membros desta; e) Fazer cumprir o regimento.

SECRETARIA DE ESTADO DA SADE COORDENADORIA DE SERVIOS DE SADE - CSS

Nas decises da comisso, alm do seu voto, ter o voto de qualidade (voto de Minerva). Nas faltas e impedimentos legais do presidente, assumir seu vice-presidente. As atribuies do vice-presidente sero assumir as atividades do presidente na sua ausncia.

So atribuies e competncias oficial administrativo da Comisso: a) b) c) d) e) f) g) Organizar a ordem do dia; Receber e protocolar os processos e expedientes; Lavrar a ata das sesses/reunies; Convocar os membros da comisso para as reunies determinadas pelo presidente; Organizar e manter o arquivo da comisso; Preparar a correspondncia; Realizar outras funes determinadas pelo presidente relacionadas ao servio desta secretaria;

VIII. DISPOSIES GERAIS: Os casos omissos neste regimento sero resolvidos pelos membros executores e consultores da CCIH, em conjunto com o presidente da mesma e o diretor tcnico da instituio. Este regimento poder ser alterado por eventuais exigncias de adoo de novas legislaes pertinentes ao assunto; O regimento entrar em vigor aps aprovao da Diretoria e publicao dos membros em Dirio Oficial.

S-ar putea să vă placă și