Sunteți pe pagina 1din 17

Treinamento Para Professores da Escola Bblica Dominical

Conceitos gerais sobre o processo educativo nas igrejas

Elaborao: Eli da Rocha Silva Outubro/1998

A DINMICA DO PROCESSO REDENTIVOEDUCACIONAL

DEUS

Gen. 3.15

CRISTO

Salvar Jo 3.16

IGREJA
Comisso)

Ir, Buscar

Mt. 28.19,20 (Grande

EDUCAO RELIGIOSA EBD Ensinar, Educar (Mt. 28.20)

PROFESSOR

Orientador (Rm. 12.7b)

ALUNO

Recuperado, transformado II Cor. 5.17

Quadro 1 (ERS)

A GRANDE COMISSO

Mateus 28. 19,20

Jesus pretendia que a sua igreja fosse uma igreja didtica. A religio que fundou uma religio de ensino. Este fato est explcito na Grande Comisso, em todas as partes da qual convocam para um programa de educao e instruo. Neste programa, o fazer discpulos o primeiro passo. A prpria palavra discpulo significa aprendiz e, por conseguinte, invoca um processo educacional. No existe melhor maneira de fazer discpulos do que ensinar a verdade fundamentalmente em Jesus.

O segundo passo o batismo dos discpulos (integrao). O prprio batismo um instrumento visual no ensinamento do poder salvfico da morte, sepultamento e ressurreio de Cristo. Este ato simblico deve ser interpretado e esclarecido para todos os candidatos ao batismo.

O estgio final do programa de educao e treinamento um processo contnuo a saber, ensinar os discpulos a praticar o que Jesus mandou. Isto requer um programa que envolve todos os membros da igreja. A converso e o batismo no so o final do processo, pelo contrrio, so o incio. Ao batismo deve seguir-se um programa contnuo de educao; caso contrrio, os convertidos permanecem bebs em Cristo, e as consequncias so srias, para eles, para a igreja e para a Causa de Cristo. Cometemos um erro grave quando supomos que a Grande Comisso trata apenas da converso. Esta somente a sua parte inicial.

A IGREJA E SEU PROGRAMA DE EDUCAO RELIGIOSA

A Educao Religiosa tem como base o conceito de que Deus se revela como verdade infinita e que o ser humano capaz de conhec-lo em parte, mesmo que redentivamente. Isso deve levar a pessoa humana a crescer na graa e no conhecimento de Cristo, at alcanar o pleno conhecimento da verdade. A Educao Religiosa tem por objetivo a formao de uma conscincia que orinte a conduta do cristo luz da Palavra de Deus e desenvolva o seu carter de modo a reproduzir nele o carter de Jesus Cristo na adorao, no comportamento tico em todos os aspectos do seu viver e na submisso ao propsito redentivo do amor de Deus (Gl 4.19). O objetivo final da Educao Religiosa levar o educando a alcanar a plena maturidade como ser humano, criado imagem e semelhana de Deus. A Educao Religiosa, ou Crist ,como prefere a CBB, tem duas divises importantes: 1) Diviso de Escola Bblica Dominical e 2) Diviso de Crescimento Cristo. Trataremos apenas da diviso de Escola Bblica Dominical: Cuida da integrao, formao e busca da maturidade de cada crente, desde o nascimento espiritual.

Muitos consideram que a EBD deve ter carter evangelstico, muito embora penso que a funo dela seja mesmo a de formao do discpulo. Quanto ao evangelismo, as igrejas tm departamento prprio para esse tipo de trabalho. Ento reafirmo, a EBD trabalha com os alcanados pela evangelizao. Agora, na ministrao das aulas, o professor pode e deve levar os alunos uma deciso ao lado de Cristo. A EBD na sua funo formativa do carter cristo no novo aluno, deveria ter no seu quadro docente pessoas qualificadas para o ensino. comum, em poca de eleio, laarmos aqueles que estaro frente das classes, a observamos que o nvel do ensino muito baixo. Culpar quem ? o professor ? De modo algum, a culpa nossa como liderana, como pastores; que no vemos a necessidade de preparar adequadamente os nossos mestres.

OS OBJETIVOS DO PROGRAMA DE EDUCAO RELIGIOSA Particularizando, podemos dividir o objetivo geral da educao crist em sete alvos progressivos:

1. Converso a Cristo Levar cada pessoa a ter uma experincia genuna da graa salvadora de Deus atravs de Jesus Cristo; 2. Filiao Igreja Induzir cada pessoa convertida a Cristo a tornar-se membro consciente, ativo e dedicado de uma igreja fiel s doutrinas do Novo Testamento; 3. Culto Cristo Ajudar cada pessoa convertida a Cristo a fazer do culto uma parte constante e vital da sua existncia; 4. Conhecimento Bblico e Convico Crist Ajudar cada pessoa convertida a Cristo a desenvolver os seus conhecimentos bblicos e a alcanar a maturidade da sua experincia crist: a) b) c) d) Em relao Bblia; Em relao realidade da f crist; Em relao ao movimento do cristianismo; Em relao igreja e denominao.

5. Atitudes e Conscincia Crist de Valor. Ajudar cada pessoa convertida a Cristo a assumir atitudes e conscincia de valores nitidamente cristos para que a sua filosofia de vida seja uma filosofia de vida crist; a) b) c) d) e) f) Em relao a Deus; Em relao ao significado da existncia; Em relao sua prpria pessoa; Em relao aos outros; Em relao Bblia e s instituies divinas; Em relao ao mundo presente.

6. Vida Crist Autntica. Levar cada pessoa convertida a desenvolver hbitos e habilidades que contribuam para o seu crescimento espiritual e conduzi-la a aplicar os padres cristos de conduta adequados a cada esfera da sua vida. 7. Servio Cristo. Levar cada pessoa convertida a Cristo a empregar seus talentos e habilidades no servio cristo.

Abaixo um projeto para a Escola Bblica Dominical.

Crianas

0 a 11 anos

Conservaria o modelo atual, observando as faixas etrias

Adolescentes

12 a 17 anos (Eles e elas)


12 a 14 anos 15 a 17 anos

Adolescentes 1 Adolescentes 2

Adotar duas classes para os adolescentes seria o ideal em qualquer estrura de Educao Crist, porque os objetivos do adolescente (pradolescente de 12 anos no a mesma do de 17 anos.

Jovens
Jovens 1 Jovens 2

18 a 35 anos (Rapazes e moas)


18 a 25 anos 26 a 35 anos

O jovem acima dos 26 anos tem, na maioria das vezes os objetivos futuros bastante programados, com muitos j realizados, tais como: profisso, noivado, casa prpria. A abordagem no ensino no pode ser a mesma do jovem recm sado da adolescncia.

Adultos (mulheres)
Adultos (mulheres) 1 Adultos (mulheres) 2

36 a N anos
36 a 45 anos 46 a N anos

salutar que uma vez ou outra haja unificao das faixas em classe nica, principalmente para o benefcio dos irmos mais idosos.

Adultos (homens) 36 a N anos


Adultos homens 1 Adultos homens 2 36 a 45 anos 46 a N anos

salutar que uma vez ou outra haja unificao das faixas em classe nica, principalmente para o benefcio dos irmos mais idosos

A IMPORTNCIA DO PROFESSOR DA ESCOLA BBLICA DOMINICAL

1. O Ensino Cristo um chamado divino Preciso ter certeza de que realmente sou chamado funo de ensinar. Ensinar significa trabalho. Uma boa aula depende muito do preparo prvio. 2. Os professores que Deus chama precisam de treinamento. O senso de chamado no substitui a competncia. O professor cristo precisa conhecer a Bblia. No devemos nos contentar em apresentar qualquer interpretao da Escrituras; devemos esforar-nos para descobrir a interpretao correta. 3. O professor precisa conhecer o aluno. Conhecer o aluno princpio bsico do processo educacional. O professor deve procurar conhecer as necessidades e os problemas de seus alunos, procurando conseguir meios e mtodos que se harmonizem com o bom desempenho do seu trabalho e o real aproveitamento dos alunos.

4. O professor como orientador da aprendizagem. O professor de EBD deve procurar desenvolver no aluno sua capacidade de aplicar-se ao estudo e de descobrir por si mesmo. O professor deve proporcionar ainda condies para que os alunos exponham suas concluses, troquem idias e reflitam num ambiente de respeito, liberdade, amizade e conhecimento mtuo 5. O professor como preparador de vidas. Nesse processo vemos que o professor alcana posio de destaque no direcionamento das vidas dos alunos que frequentam sua classe. O que for passado para os alunos, enquanto conhecimento bblico, o que ir infuenci-lo em suas decises. 6. O professor como modelo de conduta. imprescindvel que o professor tenha conscincia de seu papel, do seu lugar de destaque, e assuma o compromisso com a vivncia do que ensina, pois os alunos o tm como exemplo de vida crist.

7. O professor, como espelho de liderana O professor, como espelho de liderana, est passando um estilo, uma maneira de ser e agir, um jeito especial de lidar com problemas e situaes difceis, um trato prprio das questes atinentes realidade de seus alunos. 8. O professor como expositor da Bblia. O professor de EBD ensina palavras eternas, palavras que podem produzir vida. Deve fazlo com zelo e dedicao. O professor deve conduzir a aula dentro do objetivo de estudar o texto bblico e a apropriarse do seu verdadeiro sentido. 9. O professor como anunciador da graa evanglica. Em funo do carter, tambm, evangelizador da EBD, que precisa ser redescoberto e enfatizado, o professor h que fazer proclamao da graa salvadora em Cristo Jesus, atravs do anncio do evangelho.

O PROFESSOR E O PREPARO DO ESTUDO BBLICO (LIO)

Quando devo comear o preparo da lio ? R.: Comece com antecedncia, se quiser ensinar com mais confiana, mais eficcia.

I Razes para comearmos a preparar a lio com antecedncia. Os professores que comeam a se preparar com antecedncia podem tirar vantagens de fontes enriquecedoras. O ensino criativo exige tempo. Nossas melhores idias nos ocorrem quando temos tempo de pensar em fogo lento. Trabalhar numa lio com vrios dias de antecedncia o deixa pensando nela, e essa reflexo tem efeito cumulativo. II Ferramentas de trabalho necessrias para o estudo eficiente. 1. Um exemplar do livro-texto. A Bblia o nosso livro-texto. O ideal dispor de Bblias em vrias verses; muitas vezes uma verso proporciona mais compreenso do que outra. 2. Material de Apoio ao Estudo da Bblia. a) b) c) d) e) f) Concordncia Bblica; Dicionrio Bblico; Atlas Bblico; Comentrios Bblicos; Revistas com comentrios para EBD; Dicionrio da Lngua Portuguesa.

III- ROTEIRO PARA ELABORAO DO ESTUDO A maneira de se elaborar uma lio bblica seguir um roteiro. Comece fazendo uma lista de todas as palavras bblicas a serem estudadas; Leia-as, de preferncia numa verso na linguagem moderna; Procure responder s seguintes perguntas relativas a cada lio: Qual a nfase principal, a idia central desta passagem bblica? Que outras idias sero de interesse para a minha classe? Como meus alunos podem beneficiar-se desta lio em termos de suas necessidades pessoais ?
10

A que precisarei dar ateno especial no decorrer do estudo da lio ?

IV - ESTUDANDO A LIO 1. Leia a passagem devotamente. Deixe que a passagem da lio fale ao seu corao, bem como sua mente na primeira vez que a ler. 2. Leia a passagem analiticamente. Leia-a novamente, s que desta vez atento aos detalhes. Assinale palavras com as quais no est familiarizado. Sublinhe expresseschave. Saliente pontos importantes com um ponto de exclamao na margem; identifique tudo que der origem a dvidas com um ponto de interrogao. Faa suas anotaes visando futuras consultas. Procure as passagens relacionadas nas referncias central ou de rodap. Faa a si mesmo perguntas sobre a passagem: O que foi dito a quem ? Com que propsito ? Qual o resultado ? O que significa ?

3. Utilize ferramentas de estudo bblico.

Concordncia Bblica; Dicionrio Bblico; Atlas Bblico; Comentrios Bblicos; Revistas com comentrios para EBD; Dicionrio da Lngua Portuguesa.

Quando realmente formos estudar uma determinada lio, adotemos o procedimento abaixo, considerando que o trabalho de base j tenha seido feito. Leiamos a passagem bblica com devoo; Leiamos a passagem bblica analiticamente; Utilizemos ferramentas de estudo bblico; Consultemos material curricular; e, Coordenemos tudo e identifiquemos os pontos principais.

11

COMO ELABORAR O PLANO DE AULA


Um bom plano de aula o ajuda a utilizar o tempo em sala de aula sabiamente; d-lhe um senso de direo e ajuda a manter a aula na rota.

I-

Os ingredientes essenciais.
Um esboo tpico assemelha-se a este: 1) Estimular o interesse; 2) Dirigir o estudo bblico; 3) Salientar verdades eternas; 4) Aplicar a lio vida; 5) Realizar uma apreciao prvia da lio seguinte.

Em essncia, o plano de aula possui trs metas: 1) preciso levar os alunos a quererem estudar a lio; 2) preciso incluir atividades de estudo projetadas para ajud-los a captar algo da passagem bblica; e, 3) preciso amarrara lio.

II Montando um plano de aula


Tema: A importncia do professor da Escola Bblica Dominical Introduo: A presente lio enfoca a questo da importncia do professor da EBD. INecessidades do aluno 1. Conhecer e refletir sobre o ensino e a necessidade de professores bem preparados. 2. Conhecer as bases do ensino relacionado vida crist. IIObjetivos informativos 1. Conscientizar o aluno que ser educador trata-se de uma chamada especial. IIIMotivao 1. Discusso de texto em classe.

12

CONHECENDO O ALUNO

JOVEM Ps-Puberdade: entre 15 a 20 anos Maturidade: Onde encontra-se jovem de idade dos 20 aos 35 anos. Ps-Puberdade A) B) C) D) Defrontar com o problema vocacional Necessidade de superao da dependncia familiar A intensificao das relaes com o sexo oposto A formao da identidade

Adulto-Jovem: A) B) C) D) Ajustamento sexual Confronto com a paternidade Traz dentro de si uma srie de conflitos e questionamento sobre uma gama de responsabilidades Fora de si esto a ateno dos olhares dos circunstantes que criam expectativas em torno das escolhas, conferem-lhe uma srie de cobranas indesejadas.

Para conhecermos o jovem cristo necessrio olh-lo sob dois aspectos: humano e espiritual. Precisamos saber se suas caractersticas intrnsicas e comportamentais (biossociais) so modificados pelo diferencial ser cristo. COMO SER HUMANO: No diferenciam dos demais no que tange ao desenvolvimento da personalidade, satisfao das necessidades psicofisiolgicas e construo de suas relaes sociais. Sendo assim estar sujeito ao conflito de geraes. No aspecto social, no que diz respeito s aspiraes profisso, casamento, etc. E como os demais de outras faixas etrias, precisa de carinho, compreenso, liberdade, amor, companheirismo para que haja um desenvolvimento harmnico e sadio de sua personalidade.

COMO SER ESPIRITUAL: O jovem crente no apenas uma criatura de Deus; Ele optou por ser filho de Deus;
13

Este o ponto diferenciador; Percebe que sua vida no algo passageiro e fugaz, sendo assim todos os componentes bsicos de sua vida (vocao, namoro, famlia, profisso, casamento, paternidade) esto diretamente relacionados com a sua profisso de f. fundamental a vontade de Deus em todos os momentos de sua vida; Justifica assim a to insistente pergunta: Qual a vontade de Deus para a minha vida ? Muitas vezes nem os plpitos das igrejas e nem mesmo a EBD se preocupam em transmitir sria e segura no tocante as decises da vida do jovem em submisso com a vontade de Deus, falta Bblia no corao do povo.

ADULTO

1 Passo: Considerar as necessidades dos adultos.

Esta fase vai dos 30 at o fim da vida. Pessoas de 30-40 anos tm necessidades diferentes das de 60 e 70. Para melhorar a compreenso divide-se a fase adulta em 4 etapas: 1) Adulto-jovem (30-39 anos) 2) Adulto-mdio (40 a 50 anos) 3) Adulto-aposentado (50-60 anos) 4) Adulto-idoso (60 anos acima)

1) ADULTO-JOVEM: 30-39 ANOS Perodo de estabilizao em termos profissionais e emocionais. A busca de estabilizao profissional poder faz-lo trocar de emprego. Na rea emocional, se no se estabilizou em termos de casamento, caso ainda no tenha feito, o far com maior determinao. Se caso for casado estar estabilizando seu casamento, adaptando-se conjugalmente e com seus filhos. Geralmente estaro em dificuldades em relao aos filhos; estas sero diferentes de acordo com as idades dos filhos.

14

2) ADULTO-MDIO: 40-50 ANOS Nesta fase o adulto j est mais estabilizado; Se torna mais difcil para ele aceitar mudanas; Mas pode ainda adaptar-se a novas situaes mas precisa de argumentos bem fundamentados; Deve se levar em considerao suas experincias; O professor de adultos mesmo que no tenham experincias adquiridas pelos anos de vida, precisar ter conhecimento profundo das Escrituras Sagradas e saber como aplic-lo na vida dos seus alunos. Faixa etria que tem crise, especialmente porque tem filho adolescentes ou jovens que esto preparando para o casamento. Se depara assim com o chamado NINHO VAZIO: antes o lar estava cheio, agora vo-se os filhos um por um. ADOLESCENTES: Como entend-los ?

3) ADULTO-APOSENTADO: 50-59 ANOS Alm do ninho vazio, o aposentado perde a atividade profissional e pode passar por uma forte depresso e insegurana; Incio da velhice e o adulto nesta idade quer afirmar-se em outras atividades para passar o tempo; As atividades na igreja so muito importantes nesta fase.

4) ADULTO-IDOSO: 60 ANOS ACIMA A carncia nesta fase muito mais intensa; O adulto precisa de carinho, respeito e afirmao; Ele necessita de afirmao e perspectiva; Se ele, o adulto, passou pelas outras fases satisfatoriamente, com certeza ser feliz e saudvel nesta; Um trabalho bem feito poder auxili-lo nas crises da velhice; Quando o idoso tiver problemas familiares o professor dever ajud-lo conversando com ele e dando-lhe esperanas a respeito dos valores espirituais.

15

O DIRETOR DA ESCOLA BBLICA DOMINICAL

A Escola Bblica Dominical pouco ou nada avanar se no possuir um lder. O seu lder o Diretor. No basta ser animado. No basta ser espiritual. No basta ser intelectualmente preparado. No basta ser querido de todos. Um diretor capaz, deve ser: Um crente, cuja f se expresse em atos de servio cristo, piedade comprovada e amor s almas perdidas; Pessoa de orao, procurando em Cristo a soluo para os problemas; Estudioso da Bblia, de livros devocionais e dos comentrios bblicos; Possuir dons de liderana, aperfeioados por cuidadoso preparo para a obra; Esprito progressista, sem ser revolucionrio; Hbil em cooperar; alegre sem ser inconveniente; Que administre tudo, sem no entanto ser mando; Que chame a ateno paras as possveis falhas, sempre de forma comedida; Oferecendo honras aos outros e chamando para si as possveis falhas do trabalho; Insatisfeito, procurando alcanar sempre alto padro de eficincia.

O DIRETOR O RESPONSVEL PERANTE A IGREJA:

Pelo planejamento Execuo E Avaliao do trabalho previsto no Programa de Educao Religiosa para a Diviso de Escola Bblica Dominical.

SUAS ATRIBUIES: 1) Providenciar um corpo de obreiros capazes para o seu departamento, indicando suas responsabilidades e atribuies, mantendo completo o quadro de professores; 2) Suprir os obreiros do departamento de todo o material necessrio ao bom andamento do trabalho; 3) Planejar a aquisio de espao e equipamentos adequados ao ensino;
16

4) Tomar a iniciativa de organizar novas classes, quando lhe parecer a hora apropriada, dando a devida ateno ao novo professor, ao lugar e literatura; 5) Determinar alvos para o trabalho da EBD; 6) Realizar reunies peridicas com os obreiros, mantendo o Conselho de Educao Religiosa ou o Conselho de Obreiros da Igreja bem informados sobre as programaes da EBD; 7) Abrir os trabalhos da EBD; 8) Promover a freqncia aos cultos; 9) Cuidar da literatura e material de ensino para as classes, visando as necessidades do trimestre; 10) Desenvolver os programas de expanso da EBD; 11) Ser pontual e assduo; 12) Orientar os demais obreiros no cumprimento de suas atribuies; 13) Avaliar, periodicamente, o desenvolvimento do trabalho da EBD; 14) Fazer sempre anncios e comunicaes em benefcio da EBD; 15) Promover entre os professores a divulgao e leitura de obras de consulta e referncia sobre seu trabalho, com temas de didtica geral e a relao ensino-aprendizagem; 16) Relacionar-se sabiamente com os professores e demais oficiais da EBD; 17) Relacionar-se sabiamente com seu pastor e demais obreiros da igreja; 18) No transformar a EBD em sua igrejinha particular; 19) Nunca fugir do objetivo da EBD, que a edificao crist; 20) Etc.

DICAS PARA O DIRETOR DA ESCOLA BBLICA DOMINICAL 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Escale outros para dirigir a EBD, para que sejam treinados; O encerramento das atividades pode ser feito nas prprias classes; Ao voltar de frias procure saber tudo o que aconteceu na EBD; Deixe transparecer que voc ama a EBD; Ensine outros a am-la tambm; No esquea do Dia do Professor (15/10); Valorize os seus professores; No se esquea que a EBD precisa de recursos (R$). Sugesto: A igreja pode votar em assemblia que as ofertas da EBD sejam revertidas no seu crescimento.

Persiste em ler e ensinar (Paulo a Timteo)

17

S-ar putea să vă placă și