Sunteți pe pagina 1din 15

Marx e a Filosofia:

elementos para a discusso ainda necessria

Ester Vaisman
Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave filosofia marxiana, metodologia marxiana, marxismo e Filosofia. Classificao JEL B40, B51.

Key words marxist philosophy, marxist methodology, marxism and Philosophy. JEL Classification B40, B51.

Resumo O objetivo principal do artigo resgatar uma velha questo polmica entre os intrpretes de Marx: a relao do pensamento marxiano com a filosofia, e tambm com a questo metodolgica, mas sem pretenso de esgotar tal instigante assunto. Em verdade, trata-se de indicar alguns elementos para evidenciar que no se quer dizer que esse um tema esgotado. Ao contrrio. Assim, aps esboar a relao crtica de Marx com a tradio clssica alem, responsvel, talvez, pelo surgimento de tantos embaraos, o artigo procura esclarecer o modo como Marx entende e concebe as funes operativas da razo, bem como o estatuto que a objetividade possui em sua trajetria terica. Ademais, problematiza-se o carter mesmo que o saber assume em seu corpus terico: seria um saber especulativo ou um saber da transformao? Por fim, intenta-se esclarecer o carter do materialismo instaurado por Marx, como tambm referncias feitas em O capital dialtica hegeliana.

Abstract The main objective of this article is to reexamine an old controversy between analysts of Marx: the relationship between Marxist thought and philosophy, as well as the issue of methodology. The purpose is not to reach a final conclusion on such an intriguing topic, but rather to point out some elements that will show that this topic is far from worn out. To the contrary. After outlining the critical relationship between Marx and the classical German tradition, which is perhaps responsible for so much confusion, the article seeks to clarify how Marx understands and conceives the operative functions of reason, as well as the role that objectivity plays in his theoretical path. In addition, this article raises the issue of the character that knowledge assumes in his theoretical corpus: is it speculative knowledge or the knowledge of transformation? Finally, the article examines the character of the materialism initiated by Marx, as well as references made in Capital to Hegelian dialectic.

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

328

Marx e a Filosofia

1_ Objetivo geral
O tema em pauta, ou seja, Marx e a Filosofia, mereceu e tem merecido a ateno de um sem-nmero de intrpretes, podendo ser considerado, assim, uma das mais polmicas discusses travadas em torno da obra marxiana. Mas vale a pena lembrar Gramsci (1972, p. 116) de modo sucinto, com o objetivo de tornar claro o clima que orienta nossa exposio:
preciso ser justo com os adversrios, no sentido de que necessrio esforar-se por compreender o que estes quiseram dizer realmente, e no se deter maliciosamente nos significados superficiais e imediatos de suas expresses.

2_ A relao crtica de Marx com a tradio clssica alem


Talvez a fonte de tantos dilemas tenha sido a controvertida relao crtica de Marx com a tradio clssica alem, que resultou para alguns em uma extenso no percebida de parmetros idealistas em sua propalada fase juvenil. Contudo, detendo-se com rigor nas obras de seu perodo inicial, constataremos que a fase rigorosamente idealista no passa de meados de 1843. Ou seja, o acerto de contas, a rejeio da substncia mstica hegeliana, do seu misticismo lgico, pantesta se realiza nas afamadas Glosas de Kreuznach. J nesse perodo possvel identificar em seus contornos mais decisivos a opo gnosiolgica de Marx, que rejeita qualquer tipo de construtivismo especulativo, seja este resultante de alguma tentativa de correo sofisticada mas, sempre formalizante dos limites das cincias do entendimento, seja ele o que vem a ser to unilateral e equivocado qualquer tipo de edificao, por mais elevada ou tortuosa que seja, de algum cogito transcendental. Esses dois caminhos equivocados no elidem, por mais diferentes que sejam entre si, a distncia essencial que os separa da formulao marxiana, visto que ambos no ultrapassam a dao de sentido pela razo, com a nica distino cabvel de um a priori para um a posteriori.

Dito isso, imperioso ressaltar que o nosso objetivo aqui no o de esgotar tal polmico tema, mas, antes de tudo, chamar a ateno para alguns pontos, que, talvez, at hoje, no tenham sido levados devidamente em considerao nas acirradas disputas tericas sobre o carter da relao entre Marx e a Filosofia. O objetivo , portanto, indicar algumas chaves analticas, sem a preocupao de tomar para exame crtico esse ou aquele intrprete como objeto de contenda terica. Considera-se que antes dessa tarefa, sem dvida imprescindvel, necessrio indicar o perfil geral da questo.

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

Ester Vaisman

329

Resumidamente, o construto muda simplesmente de lugar: antecede ou sucede o golpe de vista que se dirige ao mundo; d sentido entificao antes ou depois de toc-la. Mas sempre a razo a doadora de significao a um mundo, imanentemente carente de sentido. Condio mesma de existncia de sentido, no primeiro caso; aproximao genrica, emulso significativa em meio a um campo homogeneizado, no segundo, ambos tomam a operao mental como constituinte de sentido, divergindo entre si na forma e na extenso com que tudo se realiza. Diferena importante, mas radicalmente diversa daquela que ope ambas posio marxiana: a razo descobre, reproduz na forma nica pela qual a cabea capaz de faz-lo pelo conceito o sentido das coisas.

3_ A posio de Marx a respeito do estatuto da razo: seu carter operativo


Ao revs, para os dois caminhos anteriormente apontados, em primeiro lugar, as coisas so desprovidas de sentido e, em segundo, a razo , digamos, a oficina ou a linha de montagem do significado. Para Marx, contudo, as coisas do mundo humano tm elas mesmas um

sentido imanente; portanto, o mtodo aqui tem a funo de buscar e captar esse sentido. A razo, em contrapartida, entendida como uma figura histrica e socialmente constituda, reproduz esse mesmo sentido. , por isso, reprodutora de sentido, e nunca sua usina originria, como ocorre, na atualidade, em que se vive no interior de um verdadeiro imperialismo da subjetividade. O objeto que passado, conquanto concreto, a uma forma de pensamento, ou seja, no o pensamento que d forma ao objeto, recortando-o na pletora catica do mundo fenomnico. J, em artigo de finais de 1843, Marx se posiciona a respeito, ao demonstrar os limites da crtica religio operada por Feuerbach. Marx (1972, p. 2) afirma que a misso da filosofia a servio da histria/.../ consiste em desmascarar a auto-alienao em suas formas profanas. Em Teorias da mais-valia, por exemplo, tem-se a presena dessa mesma posio num momento mais adiantado do itinerrio intelectual de Marx. Criticando James Mill, que pretende conferir a Ricardo coerncia lgica, formal, afirmado o que se segue: A contradio entre a lei geral e os desenvolvimentos concretos tm de ser feita por meio da descoberta dos elos intermedirios. Ademais, prossegue, Mill erra ao pretender a subsun-

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

330

Marx e a Filosofia

o direta e o ajustamento do concreto ao abstrato (Marx, 1985, p. 1142). Vale dizer, um erro afirmar, de acordo com Marx, o movimento autnomo dos conceitos, regidos simplesmente por sua lgica interna. O procedimento correto o movimento que vai do abstrato ao concreto pela descoberta das determinaes intermedirias do prprio movimento concreto. Tais elos intermedirios devem ser considerados como elos de especificao, produzidos pela prpria realidade e ainda no conhecidos, mas passveis de cognio. Reconhecendo o carter operativo da razo, em Marx, no entanto, a razo no comparece como critrio de si mesma, pois, deixada a si especula o que tambm por seu turno uma determinao histrica acabando por acolher, quando busca dar a encarnao do finito as mazelas deste ltimo.1 Em suma, uma razo doadora de sentido oscila entre a aproximao genrica, vaga, unilateral e a imputao arbitrria de significados. Oscila, portanto, entre um quase nada formal e um quase tudo suposto. Como pontos de partida de uma prtica, podem ir num gradiente do nada ao tudo se pode. Depende, conquanto epistemologia de direita, de que tica ser colada a elas; e a arbitrariedade principia desde logo a tica de qualquer cor poder vesti-las.
n ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

So variantes epistemolgicas que, pela segunda vez, voltam as costas s proposituras marxianas: aqui em relao a um saber que se prova quando capaz de inteno transformadora. E isso no nenhum pragmatismo.

4_ O reconhecimento da objetividade
Trata-se, em verdade, de uma nova concepo de objetividade, que no guarda nenhum parentesco nem com a soluo kantiana nem com a hegeliana. Em palavras bem simples e diretas como convm em determinados momentos , no se trata de organizar o mundo pela cabea, mas organizar a cabea pelo mundo. A organizao do mundo pela cabea, pela razo, pelo entendimento, ou coisa que o valha, seja em que variante for de Kant a Husserl , pode ser feita de vrios modos; em todas, no entanto, restar algo de fora do mundo seja o noumenon, seja uma opacidade intransponvel, e a cabea organiza o mundo apenas em parte, restando ela prpria limitada. Marx reivindica a organizao da cabea regida pelo mundo, mas no o mundo das notas ou manchas empricas, mas como todo existente e significado por si porque (No o caso nesse momento discutir a importante questo da gnese.). O pensamento deixa de falar

A esse propsito, ver Misria da Filosofia.


1

Ester Vaisman

331

sobre si mesmo para falar sobre as coisas, ou seja, deixa que as coisas falem e faam o pensamento, j que este, em Marx, histrica e socialmente constitudo, como aludimos acima. Nesse sentido, a razo transcendida pelo mundo, condiciona a viso sobre ele, porque condicionada antes pelo prprio mundo. Ou melhor, nesse processo, ora transcende, ora transcendida condiciona por ter sido condicionada, isto , quando o faz, j o faz como resultado. Atente-se que, para Marx, qualquer disjuno aqui uma forma de renncia da razo histrica e a forma pela qual ela pode ser edificada.

4_ Cincia versus Filosofia ou saber especulativo versus saber da transformao?


necessrio ressaltar, ainda, passando para outro item, mas que guarda relao direta com o anterior, que a contraposio que se pode encontrar em Marx, bem entendido, no entre Cincia e Filosofia, como querem alguns, mas a contraposio entre saber especulativo e saber da transformao. Ou seja, um saber que saiba das coisas, para que estas possam ser alteradas; portanto, no uma cincia anormativa, digamos, que ele reivindica por vrias vezes e em vrios mo-

mentos de sua obra. Poderamos dizer que Marx, assim, se move, no campo originrio de significao da filosofia conquanto amor (carncia) de saber. Logo, em lugar do saber, da filosofia especulativa, tem-se o saber, a filosofia transformadora. Assim, a eliminao pura e simples da filosofia do pensamento marxiano, e a definio tambm pura e simples por uma cincia, a aproximao de alguma verso kantiana do conhecimento, ou seja, a substituio de novo pura e simples da complexa questo da causalidade, substituindo-a, de algum modo, pela mera interligao emprico/analtica da convergncia ou no da empiria, acaba por desobrigar da revoluo; esta passa a ser um mero apelo desiderativo, e no uma necessidade real. Num mundo inamovvel e onde graa a inamovibilidade, essa desobrigao conforta, um reconforto utpico subjetivo. Em outras palavras, quando o mundo aparece incapaz de se mexer, e, em grande medida no se mexe, a nica coisa que se agita o esprito. Aqui o esprito volta a ser a revoluo do mundo, tal como os neohegelianos de quem Marx nos fala criticamente no apenas em A ideologia alem, mas tambm, como sabido, em outras obras do mesmo perodo. Quando a soluo materialista no capaz de dar conta do lado ativo, o idean ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

332

Marx e a Filosofia

lismo assume a cena e se expande para entusiasmo da maioria. No sobre questes dessa ordem que Marx se pronuncia na primeira tese Ad Feuerbach? Mas, retornando ao tema central do presente artigo, depois desse necessrio volteio, preciso que fique claro que metodologia marxiana objeto de uma antiga preocupao, cifrada, grosso modo, na dupla convico de que se trata de um assunto decisivo, e de que imperioso saldar um antigo dbito: atingir a elevao de seu tratamento global e sistemtico. No ser ainda, bvio, desta vez. E no se trata de mera e simples limitao de flego ou de tempo dos intelectuais que se voltaram sobre a questo. Para alm disso, fato que deve ser assumido em sua inteireza: versa sobre a reconhecida complexidade do problema que, ao longo do tempo, s fez complicar-se.

5_ O materialismo marxiano: as teses Ad Feuerbach


Da promessa no cumprida de Marx, de um dia escrever um breve estudo sobre a lgica de Hegel, aos nossos dias, medeia mais de um sculo de interpretaes, imputaes, polmicas, ataques, contrapropostas, simbioses e tenebrosas simplificaes, que acabaram por tomar conta

desse espao de investigao, a tal ponto que se tornou quase assustador nele adentrar, implicando, acima de tudo, uma postura irredutivelmente ambgua, feita de cautela e ousadia. Assim, estas notas constituem esforo de circunstncia(s), mas de uma circunstncia, em especial, da vontade, at aqui muitas vezes contrariada, de voltar-se longa e sistematicamente sobre o mtodo de Marx. Sobre o tempo inelstico recai a responsabilidade, uma vez que o trabalho acadmico e intelectual tem sua prpria lgica e urgncias; em especial, se o intelectual no pode fazer de seu prprio paladar e preferncias a urgncia maior. Da porque, nessas notas, as questes apaream, como disse Sartre em Questo de mtodo, abordadas de vis. Mas esse vis no desvio com base em outro assunto tomado como centro nem aproximao fortuita, imprpria ou casual como um tropeo acidental sob o empuxo do objeto tratado , mas, ao contrrio, proposta de elevao imprescindvel ao essencial, sem o que o que est sendo feito no se faz. O vis , pois, remisso ao decisivo, o recolher-se, por um momento que seja, pedra de toque que motiva, em suma, toda iniciativa intelectual de alguma seriedade, pois, valendo-me novamente das palavras de Sartre:

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

Ester Vaisman

333

Toda filosofia prtica, mesmo aquela que parece, de incio, a mais contemplativa; o mtodo uma arma social e poltica
(Sartre, 1960, p. 10).

Bem, dito isso, tomemos para exame algumas referncias diretas da obra de Marx em momentos diversos de seu itinerrio intelectual: na X Tese Ad Feuerbach, tem-se explicitamente que:
O ponto de vista [perspectiva, ponto de observao] do velho materialismo a sociedade civil (brgerliche Gessellschaft); o ponto de vista do novo a sociedade humana (menschliche Geesellschaft) ou a humanidade social (gesellschaftliche Menschheit) (Marx e Engels, 1976, p. 526).

Examine-se agora a IX Tese, j que nela caracterizado o teor e os limites do ponto de vista da sociedade civil:
O mximo (Das Hchste) a que chega o materialismo intuitivo (anschauende) [contemplativo, emprico], isto , o materialismo que no apreende o sensvel como atividade prtica (praktische Ttigkeit), a intuio (Anschauung) dos indivduos isolados [singulares] (einzelnen Individuen) e da sociedade civil (brgerliche Gesellschaft) (Marx e Engels, 1976, p. 527).

1. o ponto de vista, a perspectiva, o ponto de observao, ou seja, a posio, a base ou plataforma referida pelo termo Standpunkt, no qual se tem o pretrito de stehen, isto , estar de p; 2. donde a posio do velho materialismo a apreenso ou tem por base os indivduos isolados as singularidades tomadas uma a uma e enquanto tais presentes na sociedade civil, lugar onde se defrontam. Isto , sem apreender a gnese histrica das individualidades e da sociedade civil, no se apreende a individualidade humana pela interatividade dos singulares, no se alcana a individualidade social. Por isso, em Feuerbach, indivduo e essncia humana so naturais, pressupondo um indivduo humano abstrato, isolado e a essncia s pode ser compreendida como gnero, como generalidade interna, muda, que liga de modo natural os mltiplos indivduos (Teses VI e I) (Marx e Engels, 1976, p. 526-527). Ter por base indivduos isolados que se defrontam partir da sociedade civil, ou seja, acriticamente, da ordem hu-

Os aspectos que devem ser sinteticamente ressaltados da citao acima so os seguintes:

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

334

Marx e a Filosofia

mano-societria do capital, sem compreender que esses indivduos isolados so produto da histria, e no sujeitos independentes por natureza, que so tomados como um ideal, que teria existido no passado, ou seja, como expresso do naturalismo que a aparncia das robinsonadas /.../ uma antecipao da sociedade burguesa (Marx, 1974, p. 109). Ao passo que o materialismo marxiano, o materialismo gentico, processual ou histrico, o materialismo histrico imanente parte do sujeito e objeto conquanto atividade sensvel, parte da interatividade sensvel dos indivduos, parte do trabalho, por isso da sociedade humana ou humanidade social, isto , da humanidade como sociabilidade, para a qual essas duas dimenses so indissociveis. Em suma, o ponto de vista do velho materialismo a viso dos indivduos isolados se contrapondo na arena de contradies da sociedade civil, ou seja, a sociabilidade universalizada como o lugar dos confrontos e choque de interesses particulares dos indivduos, isto , a sociedade um conjunto contraposto individualidade, a sociabilidade exterior individualidade; numa palavra, no velho materialismo, indivduo e sociedade so extrnsecos e contrapostos. Ao passo que, no novo materialismo reivindicado por Marx, humano e son ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

cial constituem uma relao fundante, s h homens em sociedade, e so as formas desta que constituem a essncia dos homens: A essncia humana no uma abstrao inerente ao indivduo singular. Em sua realidade, o conjunto das relaes sociais (Tese VI). Numa palavra, [...] o ser dos homens o seu processo de vida real (Marx e Engels, 1974, p. 25).

6_ A resoluo metodolgica de Marx em O capital e em A ideologia alem


A partir deste item, sero tomados para anlise alguns fragmentos de O capital, bastante conhecidos, mas, na maioria das vezes, apresentam alguns problemas de traduo que podem vedar o acesso ao esprito da letra marxiana. Alm disso, imprescindvel observar que as caractersticas principais das afirmaes que se seguem guardam estreita relao com a crtica dirigida filosofia especulativa j em meados de 1843, como foi ressaltado no incio do artigo:
Por seu fundamento (Grundlage) meu mtodo dialtico no s se diferencia do hegeliano, mas tambm seu oposto direto (direktes Gegenteil). Para Hegel, o processo de pensamento, que ele,

Ester Vaisman

335

sob o nome de idia, transforma num sujeito autnomo, o demiurgo do real, real que constitui apenas a sua manifestao externa. Para mim, pelo contrrio, o ideal no nada mais que o material, transposto e traduzido na cabea do homem (Marx, 1983,
p. 20; 1971, p. 27).

uma questo ontolgica fundamental o que o verdadeiramente real, as coisas ou o pensamento? e no um dilema metodolgico. E a resposta marxiana, como evidente, no deixa margens para dvidas. E a frase prossegue, narrando:
Quando elaborava o primeiro volume de O Capital, epgonos aborrecidos, arrogantes e medocres que agora pontificam na Alemanha culta, se permitiam tratar Hegel /.../ como um cachorro morto. Por isso, confessei-me abertamente discpulo daquele grande pensador e, no captulo sobre o valor, at andei namorando (kokettierte) aqui e acol os seus modos peculiares de expresso. A mistificao que a dialtica sofre nas mos de Hegel no impede, de modo algum, que ele tenha sido o primeiro a expor as suas formas gerais de movimento, de maneira ampla e consciente. Em Hegel a dialtica est assentada (repousa, est posta) sobre a cabea (Sie steht bei ihm auf dem Kopf).

Note-se que mtodo dialtico no diz respeito a qualquer observao de carter simplesmente gnosiolgico, mas a modos de conceber o real e o pensamento: quem o demiurgo de quem? Mtodo dialtico pode ou deve ser compreendido no pela letra da expresso, mas por seu contedo, como posio dialtica, e, como tal, como duas posies opostas: a de Hegel e a de Marx. A seguir, confirma a Crtica de Kreuznach e desenvolve a argumentao:
[...] H quase trinta anos (janeiro de 73/meados de 43), numa poca em que ela ainda estava na moda, critiquei o lado mistificador da dialtica hegeliana.

Essa afirmao de Marx endossa a crtica especulao contida naquele texto primgeno. Especulao para Marx significa, antes de qualquer coisa, converter o pensamento em demiurgo do real, modo pelo qual esse reduzido a ser apenas a manifestao externa do pensamento, isto , aqui est em jogo

importante notar que, na edio da Abril Cultural, a ltima frase foi eliminada, e, na edio da DIFEL/Civilizao Brasileira, comparece na tradicional e distorcida verso pela qual temos que em Hegel, a dialtica est de cabea para baixo. Esta ltima verso simplesmente toma a frase como metfora, apontando abstrata e simplesmente para uma invern ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

336

Marx e a Filosofia

so, sem dizer do que consiste e qual sua natureza, o que feito pela eliminao do contedo preciso da frase, qual seja a de que a dialtica hegeliana uma dialtica da cabea, ou baseada na cabea, do ou baseado no pensamento, razo, faculdade de pensar, entendimento, etc. Vale dizer, Marx no refere de imediato uma inverso, mas aponta ou denuncia antes, criticamente, o carter, ou melhor, o elemento do qual extrada, melhor ainda, diz que a dialtica hegeliana, repousando sobre a cabea, seria uma exposio das formas gerais do movimento do pensamento, e conquanto tal se apresenta sob invlucro mistificado. Na seqncia de seu raciocnio que aparece uma proposta de inverso, no propriamente uma constatao de inverso: necessrio vir-la, para descobrir o caroo racional dentro do envoltrio mstico (Man mu sie umstlpen, um den rationellen Kern in der mystischen Hlle zu entdecken) (Marx, 1983, p. 21). Passar da cabea s coisas, eis a proposta de inverso; no se trata de fazer inverses [...] na dialtica hegeliana, mas passar da plataforma do pensamento plataforma das coisas para descobrir o caroo racional na dialtica de Hegel; no uma proposta de correo da dialtica hegeliana para a passagem do ideal para o material e real, mas, a partir deste, po-

de-se atinar com o caroo racional daquela: pelo estudo das coisas se encontra o cogulo racional da lgica hegeliana, ou seja, as formas gerais do movimento, porque no entendimento positivo do existente /.../ [se] apreende cada forma existente no fluxo do movimento ou seja, quando se apreende o movimento das coisas pode-se expor as formas gerais do movimento. De modo que o que Hegel supe sejam os movimentos da idia nada mais so do que os movimentos gerais das coisas, que ele expe de modo mistificado, lgico, especulativo. Essa mistificao, logicismo ou especulatividade est em supor que seja do pensamento aquilo que das coisas, dos seres. A inverso exigida por Marx , portanto, de ordem ontolgica. E o verdadeiro territrio ntico se deixa ver pelos apontamentos da seqncia da exposio marxiana:
Em sua forma mistificada, a dialtica foi moda alem, porque ela parecia glorificar o existente. Em sua configurao racional um incmodo e um horror para a burguesia e para os seus porta-vozes doutrinrios, porque, no entendimento positivo do existente (positiven Verstndnis des Bestehenden), ela inclui ao mesmo tempo o entendimento da sua negao, da sua desapario inevitvel; porque apreende cada forma existente no fluxo do movimento, portanto tambm

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

Ester Vaisman

337

com seu lado transitrio; porque no se deixa impressionar por nada e , em sua essncia, crtica e revolucionria (Marx, 1983, p. 21).

O ser, portanto, no eterno, nem imutvel como na metafsica substncia aristotlica. interessante observar que o ser para a morte a exagerao ou absolutizao do momento de extino do ser mutvel; nessa transgresso conferida ao ser uma essncia de algo quando j no ser; o ser destacado pelo momento em que deixa a forma de ser, de ser humano, regredindo na escala do ser; o ser ser pelo seu devir em no-ser. Em Hegel vai-se do nada ao ser; em Heiddegger, do ser ao nada. 3 Como variante desse trecho, poder-se-ia ter: de apresentar um interesse particular, no plano prtico, como interesse comum a todos e, no plano terico, como interesse geral.
2

Note-se aqui a emergncia a concepo de ser em sua dinmica processual, origem, desenvolvimento que desemboca em sua desapario inevitvel, ou seja, em sua morte. Desapario por conta da prpria lgica ou dinmica das coisas, no por um pretendido movimento dissolutivo da conscincia como dialtica negativa.2 Podem-se encontrar antecedentes textuais ao acima referido de crtica especulatividade mistificadora de Hegel, por exemplo, em A ideologia alem, nos seguintes termos:
Toda essa aparncia, a aparncia de que a dominao de uma classe determinada somente a dominao de certas idias, desaparece natural, por si mesma, to logo a dominao de classe deixe de ser a forma da ordem social, to logo no seja mais necessrio apresentar um interesse particular como geral ou o geral como dominante.3 Uma vez que as idias dominantes tenham sido separadas dos indivduos dominantes e, principalmente, das relaes que nascem de uma dada fase do modo de produo, e que com isso se chegue ao resultado de que na histria as idias sempre dominam, muito fcil abstrair dessas idias a idia etc. como o dominante na histria e nesta medida conceber todos es-

tes conceitos e idias particulares como autodeterminao de o conceito que se desenvolve na histria. ento tambm natural que todas as relaes dos homens possam ser deduzidas do conceito de homem, do homem representado, da essncia do homem, de o homem. Assim procedeu a filosofia especulativa. O prprio Hegel confessa no final da Filosofia da Histria (1830) que s considera o progresso do conceito e que expe na histria a verdadeira teodicia (Marx e Engels, 1996, p. 76).

Na mesma obra, como reforo do exposto, sob o aspecto da recusa do esprito de sistema em Filosofia, tem-se o seguinte fragmento:
At em seus ltimos esforos, a crtica alem no abandonou o terreno da filosofia. Longe de examinar seus pressupostos filosficos gerais, todas as suas questes brotaram de um sistema filosfico determinado, o sistema hegeliano. No apenas em suas respostas, mas j nas prprias questes havia uma mistificao. Essa dependncia de Hegel a razo pela qual nenhum desses novos crticos tentou uma crtica de conjunto do sistema hegeliano, embora cada um deles afirme ter ultrapassado Hegel. Em suas polmicas contra Hegel, e entre eles a isto se limitavam, cada qual isola um aspecto do sistema hegeliano e o volta, ao mesmo tempo, contra o sistema inteiro e contra os aspectos isolados pelos outros. Inicialmente, tomam-se categorias hegelian ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

338

Marx e a Filosofia

nas puras, isentas de falsificao, tais como as de substncia e autoconscincia; depois, as categorias so profanadas com nomes mais mundanos, tais como os de Gnero, o nico, o Homem etc. (Marx e
Engels, 1996, p. 23-24).

E depois de denunciar de Strauss a Stirner por se terem limitado crtica das representaes religiosas, que passaram a englobar todas as formas de representao, de tal sorte que toda relao dominante era uma relao religiosa /.../ e o mundo se viu canonizado, Marx conduz uma reflexo particularmente significativa:
Os velhos hegelianos haviam compreendido tudo, desde que tudo fora reduzido a uma categoria da lgica hegeliana. Os jovens hegelianos criticaram tudo, introduzindo sorrateiramente representaes religiosas por baixo de tudo ou proclamando tudo como algo teolgico. Jovens e velhos hegelianos concordavam na crena no domnio da religio, dos conceitos e do universal no mundo existente. A nica diferena era que uns combatiam como usurpao o domnio que os outros aclamavam como legtimo. Desde que os jovens hegelianos consideravam as representaes, os pensamentos, os conceitos em uma palavra, os produtos da conscincia, por eles tornada autnoma como os verdadeiros grilhes dos homens (exatamente da mesma maneira que os velhos hegelianos neles viam os autnticos laos da sociedade humana), evidente que

os jovens hegelianos tm que lutar apenas contra essas iluses da conscincia. Uma vez que, segundo suas fantasias, as relaes humanas, toda a sua atividade, seus grilhes e seus limites so produtos de sua conscincia, os jovens hegelianos, conseqentemente, propem aos homens este postulado moral: trocar sua conscincia atual pela conscincia humana, crtica ou egosta, removendo com isso seus limites. Assim, exigir a transformao da conscincia vem a ser o mesmo que interpretar diferentemente o existente, isto , reconhec-lo mediante outra interpretao. /.../ Os mais jovens dentre eles descobriram a expresso exata para qualificar sua atividade quando afirmam que lutam unicamente contra fraseologias. Esquecem apenas que opem a estas fraseologias nada mais do que fraseologias e que, ao combaterem as fraseologias deste mundo, no combatem de forma alguma o mundo real existente. /.../ A nenhum destes filsofos ocorreu perguntar qual era a conexo entre a filosofia alem e a realidade alem, a conexo entre a sua crtica e o seu prprio meio material (Marx e Engels, 1996, p. 25-26).

Esse longo extrato faz lembrar da herana iluminista: contra o esprito de sistema em Filosofia, contra a especulatividade e o propsito prtico do saber, marcando uma posio terica ativa e operativa, que parte do reconhecimento do mundo e para este se volta.

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

Ester Vaisman

339

No que diz respeito s relaes entre conceito e categoria no universo do pensamento de Marx, necessrio aduzir algumas palavras a respeito, baseadas, principalmente mas no s , em importantes passagens da chamada Introduo de 57, quando Marx, ao examinar criticamente o mtodo da Economia Poltica, fala-nos da necessidade do caminho de volta, inexistente, claro, no procedimento dos economistas ingleses. Ademais, bom lembrar que, nesse mesmo escrito, Marx volta a falar tambm criticamente da posio especulativa hegeliana, ao salientar que:
No primeiro mtodo [o dos economistas E.V.], a representao plena volatiza-se em determinaes abstratas, no segundo [o caminho de volta E.V.], as determinaes abstratas conduzem reproduo do concreto por meio do pensamento. Por isso que Hegel caiu na iluso de conceber o real como resultado do pensamento que se sintetiza em si, se aprofunda em si, e se move por si mesmo; enquanto que o mtodo que consiste em elevar-se do abstrato ao concreto no seno a maneira de proceder do pensamento para se apropriar do concreto, para reproduzi-lo em concreto pensado. Mas este no de modo nenhum o processo da gnese do prprio concreto (Marx, 1974, p. 122-123).

7_ Concluso
Levando em conta as consideraes acima, poder-se-ia afirmar, a ttulo de uma breve aproximao, que: 1. O conceito, de um lado, afirma, estabelece, pe uma determinao; opera, pois, uma representao. 2. Simultaneamente, o conceito se mantm como abstrao, isto , incompleto, aberto assim, para se articular com outros conceitos, formando assim, permitindo assim, ou ainda, pedindo assim, o concurso de outros conceitos com os quais forma ento um feixe de abstraes que possui a funo da determinao, da especificao. Tal abertura e articulao no so livres, ou caticas. O processo aqui conjunto dos momentos aproximativos, e o ordenamento remete matrizao do ser que ele busca tornar um concreto pensado. Na medida em que cada categoria , pois, ao mesmo tempo, determinao e abstrao, isto , contedo limitado e aberto, no , pois, definio (no sentido de limitar e fechar), mas determinao que limita e abre: abre para ganhando novo contedo ser novamente limita-

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

340

Marx e a Filosofia

da. Conquanto relao conceitual, passam a ser indiscernveis: concretam pelo conceito o concreto real. Sem esse tipo, por assim dizer, de mtua flexibilidade, no pode haver concreo. Esto eliminados, portanto, quaisquer tipos de conceito/categoria ou procedimento formais. evidente que se o mtodo de que nos fala Marx o mtodo da concreo, suas categorias ou conceitos devero mostrar-se capazes de promover esse processo determinativo e especificador, impensvel como combinatria de noes abstratas. De sorte que o dado emprico dado para a superao pelo processo determinativo e especificador (a concreo), e no para ser enquadrado pela noo formal. A abstrao aqui compreendida o primeiro momento da concreo, no um contorno fixo, mas um ndulo elementar pronto a se transfigurar no roteiro especificador, singularizador, o da concreo, como j referido. No acolhe, por via de conseqncia, nem posta para acolher os dados empricos, mas posta como ponto de partida significativo, fundindose com novas determinaes que vo sendo extradas e estabelecidas a partir do prprio real. Vale dizer, no se trata de um procedimento regido por regras formais ou por uma normatividade arbitrria.

Portanto, mtodo meio, razo porque, diante de cada objeto, tem de ser edificado (Giannotti, 1972, p. 118). Em suma, o pensamento de Marx no um modelo, uma vez que seu itinerrio filosfico-cientfico a apreenso da lgica objetiva dos seres e dos processos, a concreo conceitual da regncia imanente das existncias, e no a logificao da pletora fenomnica pela adjudicao a ela de um nexo exterior a ela adredemente construdo, no importante aqui se este construto seja uma inferncia a partir de uma saturao emprica, em face da qual, na seqncia, se independentiza.

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

Ester Vaisman

341

Referncias biliogrficas

GIANNOTTI, J. A. O ardil do trabalho. Selees Cebrap 2, So Paulo, 1972. (Exerccios de Filosofia). GRAMSCI, A. Notas crticas sobre una tentativa de Ensayo Popular de Sociologia. In: Vv.Aa. Gramsci y las Cincias Sociales. Crdoba: Pasado y Presente, 1972. MARX, K. Das Kapital (Erster Band). Berlim: Dietz Verlag, 1971. MARX, K. Crtica da Filosofia do Direito: Introduo. Temas de Cincias Humanas. So Paulo: Editorial Grijalbo, 1972. MARX, K. Introduo de 1857. Manuscritos econmico-filosficos e outros textos escolhidos. So Paulo: Abril Cultural, 1974. (Os Pensadores). MARX, K. Posfcio segunda edio. O capital. So Paulo: Abril Cultural, 1983. MARX, K. Teorias da mais-valia. (Tomo III). So Paulo: DIFEL, 1985. MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alem. Lisboa: Presena/Martins Fontes, 1974.

MARX, K.; ENGELS, F. Ausgewlte Schriften. vol. II. Berlim: Dietz Verlag, 1976. MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alem (Feuerbach). So Paulo: Hucitec, 1996. SARTRE, J. P. Critique de la raison dialetique (Preced de Question de Mthode). Paris: Librairie Gallimard, 1960.

Verso ampliada e modificada da Comunicao apresentada no GT Marx durante o XI Encontro Nacional da Associao Nacional de Ps-Graduao em Filosofia (ANPOF), Salvador (BA), outubro de 2004.
Artigo recebido em janeiro de 2006 e aprovado em maio de 2006.

E-mail de contato da autora: emjchasin@uol.com.br

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (2)_327-341_maio-agosto de 2006

S-ar putea să vă placă și