Sunteți pe pagina 1din 5

RESOLUO N 218, DE 29 DE JUNHO DE 1973

Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA, usando das atribuies que lhe conferem as letras "d" e "f", pargrafo nico do artigo 27 da Lei n 5.194, de 24 DEZ 1966, CONSIDERANDO que o Art. 7 da Lei n 5.194/66 refere-se s atividades profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro agrnomo, em termos genricos; CONSIDERANDO a necessidade de discriminar atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em nvel superior e em nvel mdio, para fins da fiscalizao de seu exerccio profissional, e atendendo ao disposto na alnea "b" do artigo 6 e pargrafo nico do artigo 84 da Lei n 5.194, de 24 DEZ 1966, RESOLVE: Art. 1 - Para efeito de fiscalizao do exerccio profissional correspondente s diferentes modalidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em nvel superior e em nvel mdio, ficam designadas as seguintes atividades: Atividade 01 - Superviso, coordenao e orientao tcnica; Atividade 02 - Estudo, planejamento, projeto e especificao; Atividade 03 - Estudo de viabilidade tcnico-econmica; Atividade 04 - Assistncia, assessoria e consultoria; Atividade 05 - Direo de obra e servio tcnico; Atividade 06 - Vistoria, percia, avaliao, arbitramento, laudo e parecer tcnico; Atividade 07 - Desempenho de cargo e funo tcnica; Atividade 08 - Ensino, pesquisa, anlise, experimentao, ensaio e divulgao tcnica; extenso; Atividade 09 - Elaborao de oramento; Atividade 10 - Padronizao, mensurao e controle de qualidade; Atividade 11 - Execuo de obra e servio tcnico; Atividade 12 - Fiscalizao de obra e servio tcnico; Atividade 13 - Produo tcnica e especializada; Atividade 14 - Conduo de trabalho tcnico; Atividade 15 - Conduo de equipe de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; Atividade 16 - Execuo de instalao, montagem e reparo; Atividade 17 - Operao e manuteno de equipamento e instalao; Atividade 18 - Execuo de desenho tcnico. Art. 2 - Compete ao ARQUITETO OU ENGENHEIRO ARQUITETO: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a edificaes, conjuntos arquitetnicos e monumentos, arquitetura paisagstica e de interiores; planejamento fsico, local, urbano e regional; seus servios afins e correlatos. Art. 3 - Compete ao ENGENHEIRO AERONUTICO:
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a aeronaves, seus sistemas e seus componentes; mquinas, motores e equipamentos; instalaes industriais e mecnicas relacionadas modalidade; infra-estrutura aeronutica; operao, trfego e servios de comunicao de transporte areo; seus servios afins e correlatos; Art. 4 - Compete ao ENGENHEIRO AGRIMENSOR: I - o desempenho das atividades 01 a 12 e 14 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referente a levantamentos topogrficos, batimtricos, geodsicos e aerofotogramtricos; locao de: a) loteamentos; b) sistemas de saneamento, irrigao e drenagem; c) traados de cidades; d) estradas; seus servios afins e correlatos. II - o desempenho das atividades 06 a 12 e 14 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referente a arruamentos, estradas e obras hidrulicas; seus servios afins e correlatos. Art. 5 - Compete ao ENGENHEIRO AGRNOMO: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a engenharia rural; construes para fins rurais e suas instalaes complementares; irrigao e drenagem para fins agrcolas; fitotecnia e zootecnia; melhoramento animal e vegetal; recursos naturais renovveis; ecologia, agrometeorologia; defesa sanitria; qumica agrcola; alimentos; tecnologia de transformao (acar, amidos, leos, laticnios, vinhos e destilados); beneficiamento e conservao dos produtos animais e vegetais; zimotecnia; agropecuria; edafologia; fertilizantes e corretivos; processo de cultura e de utilizao de solo; microbiologia agrcola; biometria; parques e jardins; mecanizao na agricultura; implementos agrcolas; nutrio animal; agrostologia; bromatologia e raes; economia rural e crdito rural; seus servios afins e correlatos. Art. 6 - Compete ao ENGENHEIRO CARTGRAFO ou ao ENGENHEIRO DE GEODSIA E TOPOGRAFIA ou ao ENGENHEIRO GEGRAFO: I - o desempenho das atividades 01 a 12 e 14 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a levantamentos topogrficos, batimtricos, geodsicos e aerofotogramtricos; elaborao de cartas geogrficas; seus servios afins e correlatos. Art. 7 - Compete ao ENGENHEIRO CIVIL ou ao ENGENHEIRO DE FORTIFICAO e CONSTRUO: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a edificaes, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de gua e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigao; pontes e grandes estruturas; seus servios afins e correlatos. Art. 8 - Compete ao ENGENHEIRO ELETRICISTA ou ao ENGENHEIRO ELETRICISTA, MODALIDADE ELETROTCNICA: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes gerao, transmisso, distribuio e utilizao da energia eltrica; equipamentos, materiais e mquinas eltricas; sistemas de medio e controle eltricos; seus servios afins e correlatos.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

Art. 9 - Compete ao ENGENHEIRO ELETRNICO ou ao ENGENHEIRO ELETRICISTA, MODALIDADE ELETRNICA ou ao ENGENHEIRO DE COMUNICAO: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a materiais eltricos e eletrnicos; equipamentos eletrnicos em geral; sistemas de comunicao e telecomunicaes; sistemas de medio e controle eltrico e eletrnico; seus servios afins e correlatos. Art. 10 - Compete ao ENGENHEIRO FLORESTAL: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a engenharia rural; construes para fins florestais e suas instalaes complementares, silvimetria e inventrio florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renovveis; ecologia, climatologia, defesa sanitria florestal; produtos florestais, sua tecnologia e sua industrializao; edafologia; processos de utilizao de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanizao na floresta; implementos florestais; economia e crdito rural para fins florestais; seus servios afins e correlatos. Art. 11 - Compete ao ENGENHEIRO GELOGO ou GELOGO: I - o desempenho das atividades de que trata a Lei n 4.076, de 23 JUN 1962. Art. 12 - Compete ao ENGENHEIRO MECNICO ou ao ENGENHEIRO MECNICO E DE AUTOMVEIS ou ao ENGENHEIRO MECNICO E DE ARMAMENTO ou ao ENGENHEIRO DE AUTOMVEIS ou ao ENGENHEIRO INDUSTRIAL MODALIDADE MECNICA: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a processos mecnicos, mquinas em geral; instalaes industriais e mecnicas; equipamentos mecnicos e eletro-mecnicos; veculos automotores; sistemas de produo de transmisso e de utilizao do calor; sistemas de refrigerao e de ar condicionado; seus servios afins e correlatos. Art. 13 - Compete ao ENGENHEIRO METALURGISTA ou ao ENGENHEIRO INDUSTRIAL E DE METALURGIA ou ENGENHEIRO INDUSTRIAL MODALIDADE METALURGIA: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a processos metalrgicos, instalaes e equipamentos destinados indstria metalrgica, beneficiamento de minrios; produtos metalrgicos; seus servios afins e correlatos. Art. 14 - Compete ao ENGENHEIRO DE MINAS: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes prospeco e pesquisa mineral; lavra de minas; captao de gua subterrnea; beneficiamento de minrios e abertura de vias subterrneas; seus servios afins e correlatos. Art. 15 - Compete ao ENGENHEIRO NAVAL: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a embarcaes e seus componentes; mquinas, motores e equipamentos; instalaes industriais e mecnicas relacionadas modalidade; diques e porta-batis; operao, trfego e servios de comunicao de transporte hidrovirio; seus servios afins e correlatos. Art. 16 - Compete ao ENGENHEIRO DE PETRLEO:
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo referentes a dimensionamento, avaliao e explorao de jazidas pretrolferas, transporte e industrializao do petrleo; seus servios afins e correlatos. Art. 17 - Compete ao ENGENHEIRO QUMICO ou ao ENGENHEIRO INDUSTRIAL MODALIDADE QUMICA: I - desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes indstria qumica e petroqumica e de alimentos; produtos qumicos; tratamento de gua e instalaes de tratamento de gua industrial e de rejeitos industriais; seus servios afins e correlatos. Art. 18 - Compete ao ENGENHEIRO SANITARISTA: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a controle sanitrio do ambiente; captao e distribuio de gua; tratamento de gua, esgoto e resduos; controle de poluio; drenagem; higiene e conforto de ambiente; seus servios afins e correlatos. Art. 19 - Compete ao ENGENHEIRO TECNLOGO DE ALIMENTOS: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes indstria de alimentos; acondicionamento, preservao, distribuio, transporte e abastecimento de produtos alimentares; seus servios afins e correlatos. Art. 20 - Compete ao ENGENHEIRO TXTIL: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes indstria txtil; produtos txteis, seus servios afins e correlatos. Art. 21 - Compete ao URBANISTA: I - o desempenho das atividades 01 a 12 e 14 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a desenvolvimento urbano e regional, paisagismo e trnsito; seus servios afins e correlatos. Art. 22 - Compete ao ENGENHEIRO DE OPERAO: I - o desempenho das atividades 09 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, circunscritas ao mbito das respectivas modalidades profissionais; II - as relacionadas nos nmeros 06 a 08 do artigo 1 desta Resoluo, desde que enquadradas no desempenho das atividades referidas no item I deste artigo. Art. 23 - Compete ao TCNICO DE NVEL SUPERIOR ou TECNLOGO: I - o desempenho das atividades 09 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, circunscritas ao mbito das respectivas modalidades profissionais; II - as relacionadas nos nmeros 06 a 08 do artigo 1 desta Resoluo, desde que enquadradas no desempenho das atividades referidas no item I deste artigo. Art. 24 - Compete ao TCNICO DE GRAU MDIO:

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

I - o desempenho das atividades 14 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, circunscritas ao mbito das respectivas modalidades profissionais; II - as relacionadas nos nmeros 07 a 12 do artigo 1 desta Resoluo, desde que enquadradas no desempenho das atividades referidas no item I deste artigo. Art. 25 - Nenhum profissional poder desempenhar atividades alm daquelas que lhe competem, pelas caractersticas de seu currculo escolar, consideradas em cada caso, apenas, as disciplinas que contribuem para a graduao profissional, salvo outras que lhe sejam acrescidas em curso de ps-graduao, na mesma modalidade. Pargrafo nico - Sero discriminadas no registro profissional as atividades constantes desta Resoluo. Art. 26 - Ao j diplomado aplicar-se- um dos seguintes critrios: I - quele que estiver registrado, reconhecida a competncia concedida em seu registro, salvo se as resultantes desta Resoluo forem mais amplas, obedecido neste caso, o disposto no artigo 25 desta Resoluo. II - quele que ainda no estiver registrado, reconhecida a competncia resultante dos critrios em vigor antes da vigncia desta Resoluo, com a ressalva do inciso I deste artigo. Pargrafo nico - Ao aluno matriculado at data da presente Resoluo, aplicarse-, quando diplomado, o critrio do item II deste artigo. Art. 27 - A presente Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. Art. 28 - Revogam-se as Resolues de n 4, 26, 30, 43, 49, 51, 53, 55, 56, 57, 58, 59, 67, 68, 71, 72, 74, 76, 78, 79, 80, 81, 82, 89, 95, 96, 108, 111, 113, 120, 121, 124, 130, 132, 135, 139, 145, 147, 157, 178, 184, 185, 186, 197, 199, 208 e 212 e as demais disposies em contrrio.

Rio de Janeiro, 29 JUN 1973. Prof. FAUSTO AITA GAI Presidente Eng.CLVIS GONALVES DOS SANTOS 1 Secretrio

Publicada no D.O.U. de 31 de julho de 1973.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

S-ar putea să vă placă și