Sunteți pe pagina 1din 16

Curso Superior de Tecnologia em Gesto de Turismo Eixo Profissional: Hospitalidade e Lazer Disciplina: Antropologia Cultural Prof.

: David Moreno

Fichamento e Resenha de Obra: Casa-grande & senzala Gilberto Freyre (Cap.: 01)

Canind, maro/2012

Fichamento Parcial da Obra Casa-grande & senzala:


Equipe 04: Ana Clara Silva Almeida; Antnio Lucas Souto Mendes; Cristiane Silva Almeida; Glecy Anne Castro Pereira; Renata Rodrigues da Silva; Renata Tamares Uchoa da Silva e Vnia Maria Bandeira Lobo.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formao da famlia brasileira sob o regime da economia patriarcal; apresentao de Fernando Henrique Cardoso. 51 ed. rev. So Paulo: Global, ano 2006. Cap. I, pp. 65-117.

Formou-se na Amrica tropical uma sociedade agrria na estrutura, escravocrata na tcnica de explorao econmica, hbrida de ndio e mais tarde de negro na composio... (p.65). A singular predisposio do portugus para a colonizao hbrida e escravocrata dos trpicos, explica-a em grande parte o seu passado tnico, ou antes, cultural, de povo indefinido entre a Europa e a frica... (p.66). (...) Toda a invaso de celtas, germanos, romanos, normandos- o angloescandinavo, o H.. Europaeus L., o feudalismo, o cristianismo, o direito romano, a monogamia. Que tudo isso sofreu restrio ou refrao em Portugal influenciado pela frica, condicionado pelo clima africano, solopolado pela mstica sensual do islamismo... (p.67). Entre outros, verificou Ferraz de Macedo no portugus os seguintes caratersticas desencontrados: a genesia violenta e o gosto pelas anedotas de fundo ertico, o brio, a franqueza, a lealdade, a pouca iniciativa individual, o patriotismo vibrante, a imprevidncia, a inteligncia, o fatalismo vibrante, a primorosa aptido para imitar... (p.68).

O que se sente em todo esse desadoro de antagonismo so as duas culturas, a europeia e a africana, a catlica e a catlica e a maometana, a dinmica e a fatalista encontrando-se no portugus, fazendo dele, de sua vida, de sua moral, de sua economia, de sua arte um regime de influencias que se alternam, se equilibram ou se hostilizam...(p.69). A mobilidade foi um dos segredos da vitria portuguesa (...) Os indivduos de valor,guerreiros,administradores,tcnicas,eram por sua vez deslocados pela poltica colonial de Lisboa como peas em um tabuleiro de gamo: da sia para a frica, conforme convenincias de momento ou de religio...(p.70). (...) dio que resultaria mais tarde em toda a Europa na idealizao do tipo louro identificando como personagens anglicas e divinas e detrimento do moreno, identificando com os anjos maus, com os decados, os malvados, os traidores...(p.71). (...) Com relao ao Brasil, que o diga o ditado: Branca para casar, mulata para f..., negra para trabalhar; ditado em que se sente, ao lado do convencialismo social da superioridade da mulher branca e da inferioridade da preta, a preferncia sexual pela mulata... (p.72 ). Ao contrrio da aparente incapacidade dos nrdicos, que os portugueses tm revelado to notvel aptido para se aclimatizarem em regies tropicais... (p.73). ... A falta de gente, que o afligia, mais do que a qualquer outro colonizador, focando-o imediata miscigenao o que no o indispunham, alis, escrpulos de raa, apenas preconceitos religiosos foi para o portugus vantagem na sua obra de conquista e colonizao dos trpicos. Vantagem para a sua melhor adaptao, seno biolgica, social...(p.74-75). Embora o clima j ningum o considere o senhor deus todo poderoso de antigamente, impossvel negar-se a influncia que exerce na formao e no desenvolvimento das sociedades... (p.75).

De modo que o homem j no o antigo man-gostoso de carne abrindo os braos ou deixando-os cair ao aperto do calor ou do frio... (p.76). Tudo era aqui desequilbrio. Grandes excessos e grandes deficincias, as da nova terra... (p.77). Os portugueses vinham encontrar na Amrica tropical uma terra de aparentemente fcil; na verdade dificlima (...) as formas perniciosas de vida vegetal e animal, inimigas de toda cultura agrcola organizada e de todo trabalho regular e sistemtico... (p.78). No Brasil iniciaram os portugueses a colonizao em larga escala dos trpicos por uma tcnica econmica e por uma poltica social inteiramente novas (...) A sociedade colonial no Brasil, principalmente em Pernambuco e no Recncavo da Bahia, desenvolveu-se patriarcal e aristocraticamente sombra das grandes plantaes de acar...(p.79). No Brasil a colonizao particular, muito mais que a ao oficial, promoveu a mistura de raas, a agricultura latifundiria e a escravido... (p.80). A famlia, no o individuo, nem tampouco o Estado nem nenhuma companhia de comrcio, desde o sculo XVI o grande fator colonizador no Brasil... (p.81). A lei de 7 de janeiro de 1453, de D. Dinis, diz-nos o general morais Sarmento, que mandava tirar a lngua pelo pescoo e queimar vivos os que descriam em Deus ou dirigiam doestos a Deus ou aos Santos; e por usar d feitiarias per que uma pessoa queria bem ou mal a outro(...) Pelo crime de matar o prximo, de desonrar-lhe a mulher, de estrupar-lhe a filha, o delinquente no ficava, muitas vezes, sujeito a penas mais severas que a de pagar de multa de galinha ou a de pagar mil e quinhentos mdios. Contanto que fosse acoitar-se a um dos numerosos coitos de homiziados...(p.82). possvel que se degredassem de propsito para o Brasil, visando ao interesse gentico ou de povoamento, indivduos que sabemos terem sido expatriados por irregularidades ou excessos na sua vida sexual (...) atrados pelas possibilidades de uma
3

vida livre, inteiramente solta, no meio de muita mulher nua, aqui se estabeleceram por gosto ou vontade prpria muitos europeus... (p.83). (...) Dada a liberdade que tinha o europeu de escolher mulher entre dezenas de ndias. De semelhante intercurso sexual s podem ter resultado bons animais, ainda que maus cristos ou mesmo ms pessoas(...)o portugus trazia mais a seu favor, e a favor da nova colnia, toda a riqueza e extraordinria variedade de experincias acumuladas durante o sculo XV na sia e na frica, na madeira e em Cabo Verde...(p.84). (...) a famlia colonial reuniu, sobre a base econmica da riqueza agrcola e do trabalho escravo, uma variedade de funes sociais e econmicas (...) o oligarquismo e o nepotismo, que aqui madrugou, chocando-se ainda em meados do sculo XV com o clericalismo dos padres das campanhas (...) e no encontrando a outra forma de atividade, nem possibilidade de fortuna seno a explorao estvel, agrcola, o povoamento regular, assim procedeu e mostrou, antes de qualquer outro povo da Europa Medieval, ser excelente povoador, porque juntava as qualidades de primeiro s de formador de vida agrcola e regular em terras novas...(p.85). (...) Para os portugueses o ideal teria sido no uma colnia de plantao, mas outra ndia com que israelitamente comerciassem em especiaria e pedras preciosas; ou um Mxico ou Peru de onde pudessem extrair ouro e prata (...)Nem reis de Cananor nem sobas de Sofala encontraram os descobridores do Brasil com que tratar ou negociar. Apenas morubixabas. Bugres. Gente quase nua e toa, dormindo em rede ou no cho, alimentando-se de farinha de mandioca, de fruta do mato, de caa ou peixe comido cru ou depois de assado em borralho...(p.86). (...) s necessidades dos homens que criaram o Brasil aquelas formidveis massas, rios e cachoeiras, s em parte, e nunca completamente, se prestaram s funes civilizadoras de comunicao regular e de dinamizao til(...)Sem equilbrio no volume nem regularidade no curso, variando extremamente em condies de navegabilidade e de utilidade, os rios grandes foram colaboradores incertos se que possamos considerar colaboradores do homem agrcola na formao econmica e social do nosso pais...(p.87).

(...) Tanto mais rica em qualidade e condies de permanncia foi a nossa vida rural do sculo XVI e XIX onde mais regular foi o suprimento de gua, onde mais equilibrados foram os rios ou mananciais (...) Com o bandeirante o Brasil autocolonizase...(p.88-89). Se certo que o furor expansionista dos bandeirantes conquistou-nos verdadeiros luxos de terras, tambm exato que nesse desadoro de expanso comprometeu-se a nossa sade econmica e quase que se comprometia a nossa unidade poltica... (p.89). Os jesutas foram outros que pela influncia do seu sistema uniforme de educao e de moral sobre um organismo ainda to mole, plstico, quase sem ossos, como o da nossa sociedade colonial nos sculos XVI e XVII, contriburam para articular como educadores, o que eles prprios dispersavam como catequistas e missionrios (...). Os portugueses trazem para o Brasil nem separatismos polticos, como os espanhis para o seu domnio americano, ne divergncias religiosas, como os ingleses e franceses para as suas colnias... (p.90). O europeu se contagiara de sfilis e de outras doenas, transmissveis e repugnantes. Da resultar o medo ao banho e o horror nudez (...). Dos indgenas parece ter ficado no brasileiro rural ou semi-rural o hbito de defecar longe de casa; em geral no meio de toua de bananeiras perto do rio. (p. 91) Os indgenas do Brasil estavam, pela poca da descoberta, ainda na situao de relativo parasitismo do homem e sobrecarga da mulher (...). (p. 93) Das comidas preparadas pela mulher as principais eram as que se faziam com a massa ou a farinha de mandioca (...) eles do um gosto alimentao brasileira que nem os pratos de origem lusitana nem os manjares africanos jamais substituiriam (...) (pp 95-96) Outros conhecimentos teis atividade ou economia domstica transmitiramse da cultura vegetal do indgena civilizao do colonizador europeu, que os conservou ou desenvolveu, adaptando-os s suas necessidades (...). (p.96)
5

Do beiju cita Arajo Lima uma variedade de modernas especializaes amazonenses. Alm do beiju simples, conhecido de todo brasileiro por esse nome ou pelo de tapioca (...). No s em relao ao beiju, mas a tudo quanto comida indgena, a Amaznia a rea de cultura brasileira mais impregnada de influncia cabocla. (p.96) A maoca, de que se fazem vrios bolos, alm do carib, no se restringe ao Amazonas (...). Sabe-se o abuso que faziam os indgenas da pimenta: abuso que se prolonga na culinria brasileira de hoje. (...) (p.97) Seria longa a lista de plantas e ervas medicinais de conhecimento e uso dos ndios: delas mais teria aproveitado a cultura brasileira, se melhores tivessem sido as relaes entre os primeiros missionrios e os pajs e curandeiros indgenas (...) (p.98) Foi completa a vitria do complexo indgena da mandioca sobre o trigo: tornou-se a base do regime alimentar do colonizador ( pena que sem se avantajar ao trigo em valor nutritivo e em digestibilidade, como sups a ingenuidade de Gabriel Soares). Ainda hoje a mandioca o alimento fundamental do brasileiro e a tcnica do seu fabrico permanece, entre grande parte da populao, quase que a mesma dos indgenas. (...) A nenhuma cozinha que se preze de verdadeiramente brasileira, falta a urupema ou o pilo, o alguidar ou o pote de gua (...) (p.98) Pelo antagonismo que cedo se definiu no Brasil entre a grande lavoura, ou melhor, a monocultura absorvente do litoral, e a pecuria, por sua vez exclusivista, dos sertes, () viu-se a populao agrcola, mesmo a rica, () senhora de lguas de terra, privada do suprimento regular e constante de alimentos frescos. (pp. 98-99). Da Bahia, to tpica da agricultura latifundiria por um lado, e da pecuria absorvente por outro, que uma imensa parte de suas terras chegou a pertencer quase toda a duas nicas famlias, a do Senhor da Torre e a do mestre-de-campo Antnio Guedes de Brito. (...) sabe-se que os grandes proprietrios de terra, a fim de no padecerem danos nas duas lavouras - a de acar ou a de tabaco- evitavam nos vastos domnios agrcolas os animais domsticos, () a Bahia, com todo o seu fasto, chegou no sculo XVIII a sofrer de "extraordinria falta de farinhas", pelo que de 1788 em
6

diante mandaram os governadores da capitania incluir nas datas de terra a clusula de que ficava o proprietrio obrigado a plantar "mil covas de mandioca por cada escravo que possusse empregado na cultura da terra(...) certo que o padre Ferno Cardim, nos seus Tratados, est sempre a falar da fartura de carne, de aves e at verduras e de frutas com que foi recebido por toda parte no Brasil do sculo XVI, () Mas () Era um personagem a quem todo agrado que fizessem os colonos era pouco: a boa impresso que lhe causassem a mesa farta e os leitos macios dos grandes senhores de escravos talvez atenuasse a pssima, da vida dissoluta que todos eles levavam nos engenhos de acar. (pp. 99-100)

Pelos grandes jantares e banquetes, (...) no se h de fazer ideia exata da alimentao entre os grandes proprietrios; muito menos da comum, entre o grosso dos moradores. () as festas gastronmicas entre eles talvez se compensassem com os jejuns. O que parece poder aplicar-se, com literal exatido, aos banquetes coloniais no Brasil intermeados decerto por muita parcimnia alimentar, quando no pelos jejuns e pelas abstinncias mandadas observar pela Santa Igreja. Desta a sombra matriarcal se projetava ento muito mais dominadora e poderosa sobre a vida ntima e domstica dos fiis do que hoje (...) Pas de Cocagne coisa nenhuma: terra de alimentao incerta e vida difcil que foi o Brasil dos trs sculos coloniais. A sombra da monocultura esterilizando tudo. Os grandes senhores rurais sempre endividados. As savas, as enchentes, as secas dificultando ao grosso da populao o suprimento de vveres. (pp. 100-101) O luxo asitico, que muitos imaginam generalizado ao norte aucareiro, circunscreveu-se a famlias privilegiadas de Pernambuco e da Bahia. E este mesmo um luxo mrbido, doentio, incompleto. Excesso em umas coisas, e esse excesso custa de dvidas (...). De todo o Brasil o padre Anchieta quem informa andarem os colonos do sculo XVI, mesmo "os mais ricos e honrosos" e os missionrios, de p descalo, maneira dos ndios (). Nem esqueamos este formidvel contraste nos senhores de engenho: a cavalo grandes fidalgos de estribo de prata, mas em casa uns franciscanos, descalos, de chambre de chita e s vezes s de ceroulas. Quanto s grandes damas coloniais, ricas sedas e um luxo de teteias e joias na igreja, mas na intimidade, de cabeo, saia de baixo, chinelo sem meias. Efeito em parte do clima, esse vesturio to fresca; mas tambm expresso do franciscanismo colonial, (). (pp. 101-102)
7

A prpria Salvador da Bahia, quando cidade dos vice-reis, habitada por muito ricao portugus e da terra, cheia de fidalgos e de frades, notabilizou-se pela pssima e deficiente alimentao () M nos engenhos e pssima nas cidades: tal a alimentao da sociedade brasileira nos sculos XVI, XVII e XVIII. Nas cidades, pssima e escassa. (p. 102). (...) Era a sombra da monocultura projetando-se por lguas e lguas em volta das fbricas de acar e a tudo esterilizando ou sufocando, menos os canaviais e os homens e bois a seu servio. No s na Bahia, em Pernambuco e no Maranho como em Sergipe del-Rei e no Rio de Janeiro verificou-se com maior ou menor intensidade, atravs do perodo colonial, o fenmeno () da escassez de vveres frescos, quer animais quer vegetais. Mas talvez em nenhum ponto to agudamente como em Pernambuco. (p. 103) De modo que a nutrio da famlia colonial brasileira, a dos engenhos e notadamente a das cidades, surpreende-nos pela sua m qualidade: pela pobreza evidente de protenas de origem animal; () pela falta de vitaminas; de clcio e de outros sais minerais; e, por outro lado, pela riqueza certa de toxinas (...). Se a quantidade e a composio dos alimentos no determinam sozinhas () as diferenas de morfologia e de psicologia, o grau de capacidade econmica e de resistncia s doenas entre as sociedades humanas, sua importncia entretanto considervel, (). J se tenta hoje retificar a antropogeografia dos que, esquecendo os regimes alimentares, tudo atribuem aos fatores raa e clima; (). uma sociedade, a brasileira, que a indagao histrica revela ter sido em larga fase do seu desenvolvimento, mesmo entre as classes abastadas, um dos povos modernos mais desprestigiados na sua eugenia e mais comprometidos na sua capacidade econmica pela deficincia de alimento(...)Alis, a indagao levada mais longe (...) revela-nos no peninsular dos sculos XV e XVI, como adiante veremos, um povo profundamente perturbado no seu vigor fsico e na sua higiene por um pernicioso conjunto de influncias econmicas e sociais. Uma delas, de natureza religiosa: o abuso dos jejuns. (p.104) Pode-se generalizar sobre as fontes e o regime de nutrio do brasileiro: as fontes - vegetao e guas - ressentem-se da pobreza qumica do solo, exguo, em larga
8

extenso, de clcio; () A pobreza de clcio do solo brasileiro escapa quase de todo ao controle social ou retificao pelo homem; as outras duas causas, porm, encontram explicao na histria social e econmica (...) - na monocultura, no regime de trabalho escravo, no latifndio, responsveis pelo reduzido consumo de leite, ovos e vegetais entre grande parte da populao brasileira (...). Se excetuamos da nossa generalizao sobre a deficincia alimentar na formao brasileira as populaes paulistas, por terem atuado sobre elas condies um tanto diversas das predominantes no Rio de Janeiro e ao Norte: geolgicas e meteorolgicas, (). (p.105) Essa causa, a diferena nos dois sistemas de nutrio. Um, o deficiente, de populaes sufocadas no seu desenvolvimento eugnico e econmico pela monocultura; o outro, equilibrado, em virtude da maior diviso de terras e melhor coordenao de atividades - a agrcola e a pastoril - entre os paulistas. (p. 106) ... passarem a explorar o escravo no objetivo do maior rendimento mas sem prejuzo da sua normalidade de eficincia. A eficincia estava no interesse do senhor conservar no negro - seu capital, sua mquina de trabalho, alguma coisa de si mesmo: de onde a alimentao farta e reparadora que Peckolt observou dispensarem os senhores aos escravos no Brasil.(..)E sua abundncia de milho, toucinho e feijo recomenda-a como regime apropriado ao duro esforo exigido do escravo agrcola(...)ascendncia africana muitas das melhores expresses de vigor ou de beleza fsica em nosso pas: as mulatas, as baianas, as crioulas, as quadraronas, as oitavanas,
152

os cabras de

engenho,153 os fuzileiros navais,154 os capoeiras, os capangas, os atletas, os estivadores no Recife e em Salvador, muitos dos jagunos dos sertes baianos e dos cangaceiros do Nordeste. A exaltao lrica que se faz entre ns do caboclo, isto , do indgena tanto quanto do ndio civilizado ou do mestio de ndio com branco, no qual alguns querem enxergar o expoente mais puro da capacidade fsica, da beleza e at da resistncia moral da sub-raa brasileira... (p. 107) Salienta mais o antroplogo brasileiro que grave erro acreditar que no grande serto central e na baixada amaznica o sertanejo seja s caboclo (...). A suposta imunidade absoluta do sertanejo do sangue ou da influncia africana no resiste a exame demorado. Se so numerosos os brancos puros em certas zonas sertanejas, em outras se fazem notar resduos africanos. (p. 108) Escasseavam entre os escravos fugidos as mulheres de sua cor, recorrendo eles, para suprir a falta, "ao rapto das ndias" ou caboclas de povoados e aldeamentos
9

prximos: teriam assim espalhado o seu sangue por muita zona considerada depois virgem de influncia negra (...). Os escravos negros gozaram sobre os caboclos e brancares livres da vantagem de condies de vida antes conservadoras que desprestigiadoras da sua eugenia: puderam resistir melhor s influncias patognicas, sociais e do meio fsico e perpetuar-se assim em descendncias, mais sadias e vigorosas (...). Da ao da sfilis j no se poder dizer o mesmo; que esta foi a doena por excelncia das casas-grandes e das senzalas. A que o filho do senhor de engenho contraa quase brincando entre negras e mulatas ao desvirginar-se precocemente aos doze ou aos treze anos.(p. 109) vantagem da miscigenao correspondeu no Brasil a desvantagem tremenda da sifilizao. Comearam juntas, uma a formar o brasileiro - talvez o tipo ideal do homem moderno para os trpicos, europeu com sangue negro ou ndio a avivar-lhe a energia; outra, a deform-lo (...) vem, segundo parece, das primeiras unies de europeus, desgarrados -toa pelas nossas praias, com as ndias que iam elas prprias oferecer-se ao amplexo sexual dos brancos. "A tara tnica inicial" de que fala Azevedo Amaral foi antes tara sifiltica inicial.(p.110). A sifilizao do Brasil resultou, ao que parece, dos primeiros encontros, alguns fortuitos, de praia, de europeus com ndias. No s de portugueses como de franceses e espanhis. Mas principalmente de portugueses e franceses. Degredados, cristos-novos, traficantes normandos de madeira de tinta que aqui ficavam, deixados pelos seus para irem se acamaradando com os indgenas; e que acabavam muitas vezes tomando gosto pela vida desregrada no meio de mulher fcil e sombra de cajueiros e araazeiros. (p. 111). Menos infectados no deviam estar os portugueses, gente ainda mais mvel e sensual que os franceses. "O mal que assolou o Velho Mundo em fins do sculo XV", observa em outro dos seus trabalhos Oscar da Silva Arajo, propagou-se no Oriente, tendo sido para a levado pelos portugueses (...). Ainda que vrios tropicalistas, alguns deles com estudos especializados sobre o Brasil, como Sigaud, deem a sfilis como autctone,170 as evidncias reunidas por Oscar da Silva Arajo fazem-nos chegar a concluso diversa. "Os viajantes mdicos", lembra ainda o autor brasileiro, "que nos ltimos tempos estudaram as doenas dos nossos ndios ainda no mesclados com civilizados e entre eles os Drs. Roquette-Pinto, Murilo de Campos e Olmpio da Fonseca Filho, nunca observaram a sfilis entre esses indgenas, no obstante terem assinalado a existncia de vrias dermatoses." Acresce que: "os primeiros viajantes e
10

escritores que se referem ao clima e s doenas do Brasil nunca assinalaram a existncia desse mal entre os silvcolas que at ento viviam isolados e no tinham tido contato com os europeus. (p. 112) (...) uma espcie de sadismo do branco e de masoquismo da ndia ou da negra ter predominado nas relaes sexuais como nas sociais do europeu com as mulheres das raas submetidas do seu domnio (...) Primeira direo tomada de sadismo na criana sadismo, masoquismo, bestialidade ou fetichismo depende em grande parte de oportunidade ou chance, isto , de influncias externas sociais...(p.113). (...) Ao persistente desse sadismo, de conquistador sobre conquistado, de senhor sobre escravo, parece-nos o fato ligado naturalmente circunstancia econmica da nossa formao patriarcal, da mulher ser tantas vezes no Brasil vtima inerme do domnio ou do abuso do homem. Criatura reprimida sexual e socialmente dentro da sombra do pai ou do marido(...) a nossa tradio revolucionria, liberal, demaggica, antes aparente e limitada a focos de fcil profilaxia politica: no intimo, o que o grosso do que se pode chamar povo brasileiro ainda goza a presso sobre ele de um governo msculo e corajosamente autocrtico (...) Entre essas duas msticas a da Ordem e a da Liberdade, a da Autoridade e a da Democracia que vem equilibrando entre ns a vida poltica, precocemente sada do regime de senhores e escravos(...)o equilbrio continua a ser entre as realidades tradicionais e profundas: sadistas e masoquistas, senhores e escravos, doutores e analfabetos, indivduos de cultura predominante europeia e outros de cultura principalmente africana e amerndia...(p.114-115). (...) Talvez em parte alguma se esteja verificando com igual liberalidade o encontro, a intercomunicao e at a fuso harmoniosa de tradies diversas, ou antes, antagnicas, de cultura, como no Brasil (...) a cultura europeia se ps em contato com a indgena, amaciada pelo leo da mediao africana (...). Na cristianizao dos caboclos pela msica, pelo canto, pela liturgia, pelas profisses, festas, danas religiosas, mistrios, comdias; pela distribuio de vernicas com gnus-dei, que os caboclos penduravam no pescoo, de cordes, de fitas e rosrios; pela adorao de relquias do Santo Lenho e de cabeas das Onze mil Virgens...(p.115).

11

(...) do sistema jesutico nos parece importantssima na explicao da formao cultural da sociedade brasileira: mesmo onde essa formao d a ideia de ter sido mais rigidamente europeia a catequese jesuta teria recebido influncia amolecedora da frica... (p.116). (...) a miscigenao, a disperso da herana, a fcil e frequente mudana de profisso e de residncia, o fcil e frequente acesso a cargos e a elevadas posies politicas e sociais de mestios e de filhos naturais, o cristianismo lrico portuguesa, a tolerncia moral, a hospitalidade a estrangeiros, a intercomunicao entre as diferentes zonas do pas... (p.117).

12

Resenha

Casa-Grande & Senzala uma obra importantssima para entendermos o que realmente aconteceu no Brasil, no seu descobrimento e como se deu o seu processo de colonizao, alm da ao do colonizador frente ao ndio e como tambm aconteceu a escravido em nosso pas. Ao comear o primeiro captulo o autor coloca-nos diante do atraso do desenvolvimento do pas: Quando em 1532 se organizou economicamente socialmente a sociedade brasileira, j foi depois de um sculo inteiro de contato dos portugueses com os trpicos... (FREYRE, 2006, p.65). A base da economia brasileira era a agricultura, inserida pelos colonizadores portugueses, alm destes terem escravizado tanto o indgena como tambm o negro. Os portugueses tiveram uma melhor adaptao ao clima quente, apesar de terem de mudar a alimentao, foram tambm os primeiros a deixar de lado aquela colonizao de explorao de recursos minerais, vegetal e animal, e implantou uma forma de colonizao a colnia de plantao. O autor fala sobre os povoadores que eram definidos por alguns como tarados, criminosos e semiloucos. Muitas das pessoas que chegaram ao Brasil eram enviadas de Portugal por viver de forma errada, como por exemplo, se vivessem em irregularidades ou excessos na sua vida sexual. Enviaram essas pessoas com interesse gentico ou de povoar as terras brasileiras, e eram atradas pela possibilidade de viver livre e em meio a mulheres nuas. O portugus trouxe tambm para o Brasil, visando o seu prprio bem e da nova colnia riquezas e experincias acumuladas, na sia, frica, Madeira e em Cabo Verde. A base econmica da poca era composta pela riqueza agrcola e o trabalho escravo. A vida Rural do sculo XVI e XIX foi rica em qualidade e condies de permanncia. Os bandeirantes conquistaram inmeras terras, mas comprometeram a economia e quase a unidade poltica da poca. Os jesutas nos sculos XVI e XIX, com um sistema uniforme de educao e de moral tambm a sua contribuio. possvel perceber que algumas atividades realizadas pelos indgenas se perpetuam at hoje, de maneira aperfeioada. Dentre elas, a culinria. Nota-se no texto que a responsabilidade da cozinha e dos afazeres domsticos sempre fora imputada mulher. A delicadeza com as mos, os dotes eram estreitamente particulares a elas. O homem indgena por sua vez, se
13

encarregava de cuidar do sustento da famlia. Cabia a ele a caa e os demais trabalhos que exigiam fora e destreza. Hoje muitos alimentos ainda so consumidos, e considerados referncia na culinria brasileira e smbolos da cultura popular. Se nos voltarmos para o momento em que vivemos, podemos perceber que de uma forma mais aperfeioada, acontece quase da mesma forma. claro, que hoje a mulher est cada vez mais ocupando seu espao, mas nunca o homem deixa seu papel de chefe familiar. Outro ponto abordado as diversas utilidades das ervas e plantas. Muitas tcnicas foram melhoradas no passar do tempo, partindo das que eram realizadas pelos indgenas. Mas devido aos grandes confrontos, guerras e diferenas traadas pelos colonos, muitas se perderam e outras nem chegaram a ser descobertas. Isso nos faz pensar que talvez hoje, poderamos ter grandes possibilidades de curas para grandes doenas, entre ela a AIDS, e o cncer que aparece de diversas formas. Sem dvida a socializao fundamental, o incio de tudo. Pois uma boa convivncia pode nos fazer colher grandes oportunidades, se ao contrrio, perde-se chances de mudanas, em muitos casos irreversveis. Em certa altura do texto, Gilberto Freyre apresenta as caractersticas da alimentao brasileira (nas vilas, nas cidades e at entre as famlias abastadas), no s no incio da povoao nacional como durante os sculos XVI, XVII e XVIII. desmitificada a ideia de terra farta onde nada falta, porm, o fato devidamente justificado devido ao estilo de explorao da terra, da prpria deficincia de clcio no solo local e das caractersticas da mo de obra em voga poca. O autor mostra como a monocultura da cana de acar e a pecuria exclusiva dos sertes acaba por privar as cidades e vilas do suprimento mnimo de carnes frescas e de uma variedade maior de cereais e leguminosas. Outro ponto abordado como a existncia de grandes extenses de terra (latifndios) nas mos de poucas famlias e da explorao da mo de obra escrava acaba por minar as opes de cultivo de hortalias, carnes suaves e cereais ricos em vitaminas e protenas necessrias a dieta desses recm-instalado novo mundo e como a sociedade brasileira, mesmo entre a populao em melhor situao financeira foi uma das mais comprometidas na sua capacidade fsica, econmica e social pela deficincia de alimento. Em So Paulo, diferentemente do restante do interior do pas no incio da colonizao, a dieta era mais farta e diversificada (protenas e frutas). O negro-escravo
14

ao contrrio do que se pensa, afirma Gilberto Freyre era bem alimentado pelos seus senhores para esse garantisse a produo agrcola e aucareira. A influncia gentica do povo africano contribuiu para criar sub-raas brasileiras que se destacaram em beleza e vigor fsico, como exemplo: mulatas, baianas, crioulas, quadraronas, as oitavanas, cabras de engenho, fuzileiros navais, capoeiras, capangas, atletas, estivadores, jagunos, cangaceiros... O Serto Central, ao contrrio do que se pensava, no sofreu na sua totalidade a formao do seu povo pelo contributo maciamente negro, que teria como resultante o mestio chamado caboclo, O branco deu maior contribuio gentica, no entanto em certos rinces, como nos quilombos nordestinos h maior influncia negra. As doenas na Nova Terra foram mais bem suportadas pelos negros, possivelmente melhor adaptados s condies climticas adversas. No entanto os negros tambm foram assolados pela sfilis. Essas doenas venreas, segundo os estudiosos citados no livro, so certamente de origem europeia, que junto com a proposta civilizao trouxeram a sifilizao que contribuiu para dizimar ndios e atrasou a povoao do Brasil. Segundo a leitura, o homem portugus mais sensual que o francs, ambos foram colonizadores deste pas. Diante desta afirmao atribusse em grande parte a culpa pela deformidade das feies do povo brasileiro, poca, principalmente pela disseminao da sfilis pelos portugueses. Gilberto Freyre tambm enfatiza sobre a infectao da sfilis, em fins do sculo XV. Segundo o autor a doena se propagou por outros pases atravs dos portugueses, tanto que ficou conhecida como Mal Portugus. Ainda que outros autores afirmem que a sfilis uma doena nativa (autctone). Drs. Roquette-Pinto, Murilo de Campos e Olmpio da Fonseca Jnior, afirmam que os ndios no mesclados com civilizados, no se observavam a contaminao entre eles. Havia uma espcie de prazer com o sofrimento alheio (sadismo) do branco para com as ndias, ou negras, quando as mesmas se submetiam ao masoquismo. Os senhores abusavam de suas escravas para satisfazer-se, assim com os europeus e portugueses tinham suas preferncias por ndias ou negras. Quando as mesmas eram obrigadas a todo tipo de submisso queles que tenham autoridade e poder. Nos dias atuais ainda predomina esse tipo de comportamento em relao a MULHER independente de qual seja a sua origem, cor, raa e religio.

15

S-ar putea să vă placă și