Sunteți pe pagina 1din 3

A motivao dos empreendedores

Recentemente a revista Forbes publicou a lista dos homens mais ricos do mundo. Uma olhada rpida e podemos perceber que a maioria dos bilionrios so empreendedores. Entre os 30 brasileiros, metade deles so donos dos seus prprios negcios. A caracterstica desta lista nos leva facilmente a generalizar a concluso de que as pessoas escolhem o empreendedorismo como uma forma de ficar rico. Estudos acadmicos com empreendedores em todo o mundo mostram que esta idia equivocada e que, na verdade, os verdadeiros empreendedores esto em busca de outras realizaes. O que percebemos que os empreendedores brasileiros podem ser classificados em quatro tipos na sua relao com o dinheiro: 1) O empreendedor por necessidade, aquele que precisa do dinheiro para sobreviver, no encontra outra forma de remunerao por dificuldades para se inserir no mercado de trabalho e acaba adotando o caminho do empreendedorismo como forma de se sustentar. Geralmente estes empreendedores no desejavam ter um negcio prprio se pudessem escolher e a taxa de mortalidade alta, pois ou o empreendedor abandona seu negcio na primeira oportunidade de emprego que aparece, ou acaba quebrando mesmo por falta de competncia, de estrutura ou porque a oportunidade no era sustentvel ao longo do tempo. Existe uma dualidade na percepo de valor do dinheiro para estes empreendedores, ou eles se classificam como os artistas que vem em sua atividade uma necessidade para sobreviver, mas do importncia a coisas mais nobres na vida, enquanto existem outros que gostariam de ganhar mais dinheiro e conseguir respirar um pouco, mas no conseguem por pura falta de competncia e precisam se contentar em conseguir terminar mais um dia sem passar fome. Nesta categoria se encaixam os empreendedores autnomos, artistas e alguns profissionais liberais, microempreendedores e empreendedores informais; 2) O empreendedor ps-sobrevivncia. Trata-se daquele que comeou como empreendedor por necessidade e consegue superar o sufoco dos primeiros anos, quando a instabilidade alta e a fragilidade tambm. Normalmente s duras penas, estes empreendedores conseguem estabilizar seus negcios e atingir um nvel de volume de negcios que lhes garante um ganho mnimo sem sobressaltos. Estes empreendedores tm medo que seu negcio saia do controle, so traumatizados pelos primeiros anos de vida do empreendimento, passaram muitas dificuldades e respiram com alvio a estabilidade adquirida. Apesar da predisposio para assumir riscos seja uma caracterstica pela qual os empreendedores normalmente so conhecidos, este

tipo de empreendedor no tem a mesma predisposio de correr riscos. Para ele, perder o negcio um risco, proporcionalmente, muito grande e por isso ele se contenta em ter um negcio pequeno, mas que ele consiga controlar e manter. Para eles, o negcio um meio de vida e no vemos neles muitos arroubos de crescimento. Os pequenos negcios de sobrevivncia, como mercadinho de bairro, posto de gasolina, lojas de varejo, sales de cabeleireiro e outros se encaixam nesta categoria; 3) O empreendedor por oportunidade, que, embora bem empregado e com timas perspectivas de carreira no emprego tradicional, identifica uma oportunidade e cultiva h tempos o sonho de empreender e ser o dono do prprio nariz. Eles normalmente se prepararam bem antes de se lanar como empreendedores. Adquirem formao especfica, ficam sempre de olho nas janelas de oportunidade, se mantm sempre informados, acumulam capital e, quando chega o momento, largam o emprego para perseguir seus sonhos. A taxa de mortalidade destes empreendimentos baixa porque os riscos proporcionais so bem menores do que os empreendedores por necessidade. A relao com o dinheiro que eles constroem varia em funo de outros elementos que lhes do satisfao, como equilbrio de vida, hobbies e passatempos, famlia, viagens, prazer do trabalho, experimentao de coisas diferentes, vida social, entre outros. Para estes empreendedores, o dinheiro bem vindo sempre e cada vez mais, porm sua importncia vai caindo na medida em que ele vai atingindo uma remunerao que lhe d um bom padro de vida a ponto dele poder se concentrar em outras coisas que lhe do satisfao. A noo de sucesso para estes empreendedores no exclusivamente o financeiro e sim o equilbrio propiciado por outras conquistas nas quais o dinheiro apenas um destes componentes. Estes empreendedores querem que seus empreendimentos cresam, mas no muito. No se vem como donos de empresas gigantescas, s quais acabaro se tornando escravos. Ao contrrio, preferem se manter como mdias empresas em um crescimento orgnico, mas excelentes em seus campos de atuao. Por isso mesmo, estes empreendedores no se do muito bem com investidores de risco, pois invariavelmente seus objetivos entram em conflito. Enquanto o investidor quer ganhar muito dinheiro e rpido, o empreendedor troca facilmente seus objetivos de maior ganho por uma causa social ou um bem maior que o seu negcio pode gerar. Para eles, empreender um estilo de vida e no uma forma de enriquecer. Entram nesta categoria empresas de tecnologia, servios baseados em capital intelectual, negcios com mdio a alto grau de inovao e nichos de mercado de alto padro; 4) Empreendedores de alto crescimento. Estes so os que querem sair na lista da Forbes. Para estes empreendedores, no h limite para crescer. Querem crescer muito e rpido.

Representam o objeto de desejo de grandes investidores, pois compartilham os mesmos objetivos e reconhecem como principal, seno o nico, parmetro de desempenho, os demonstrativos de resultados. Estes empreendedores abrem mo de muita coisa para se dedicarem aos seus negcios. Procuram estar sempre bem relacionados com pessoas de poder, valorizam o prestgio e so vaidosos. Para eles, no h outro objetivo em ter um negcio seno a de proporcionar a liberdade de comprar tudo que de bom e de melhor o dinheiro possa obter e acreditam fielmente que o dinheiro pode tudo em uma sociedade capitalista. H quem questione estes empreendedores e seus valores e princpios, mas h uma grande quantidade de pessoas que se espelha em seus exemplos e cultivam os mesmos valores e objetivos. A mdia especializada trata de reforar a mitificao destes empreendedores, dando nfase e importncia s suas histrias de vida e realizaes, levando a uma questionvel concepo do que ter sucesso na vida. Nesta categoria est qualquer tipo de negcio, desde que seja grande ou esteja na rota do alto crescimento.

S-ar putea să vă placă și