Sunteți pe pagina 1din 11

Jorge Rodrigues Valente 2087406 UMa

31-03-2011

1/11

RP Possveis perguntas para a 1 oral com o JARA - O que um dipolo eletrico? Um dipolo eltrico um sistema formado de duas cargas eltricas de valores absolutos iguais e de sinais opostos (+q e -q), separadas por uma distncia d. Essa distribuio de cargas muito simples, tem muita importncia no eletromagnetismo porque pode ser usada como modelo para vrias situaes de interesse. - O que uma antena? Antena o dispositivo cuja funo transformar energia eletromagntica guiada pela linha de transmisso em energia eletromagntica irradiada, pode-se tambm dizer que esta lei serve tambm no sentido inverso, isto , transformar energia eletromagntica irradiada em energia eletromagntica guiada para a linha de transmisso. A relao entre as potncias de emisso e recepo proporcional e obedece Frmula de Friis. Antena vertical - Chamada antena monopolo, muito utilizada desde as gigantescas antenas de ELF (Extremely Low Frequency ou Freqncias Extra Baixas de 3,0 Hz a 30 Hz) at as microscpicas monopolos impressas de EHF(Extremely High Frequency ou Freqncias Extra Altas de 30 GHz a 300 GHz). A mais conhecida a antena monopolo de um quarto de onda, muito utilizada atualmente, devido padro da radiao omnidirecional, pois no precisa ser orientada para manter os sinais constantes quando h mudana de seu posicionamento. Antena dipolo - Consiste em dois condutores, contendo em seu comprimento total o tamanho desejado da onda que se deseja captar (como o dipolo de meia onda, que contm o mesmo tamanho da metade do comprimento da onda). De forma mais simples, uma antena dipolo uma antena retilnea sem ligao com o potencial de terra, com a extenso de um comprimento de onda em geral. Contudo, no se utilizam dipolos de onda completa por questes prticas, mas sim dipolos de meia onda. Desta forma, se pode considerar um dipolo de meia onda tambm uma antena retilnea, porm, o comprimento dos condutores a metade de um comprimento de onda, sua alimentao pelo centro, onde a impedncia de entrada varia de acordo com sua distncia ao solo em comprimento de onda. Pode ser polarizada horizontalmente ou verticalmente, pois a onda eletromagntica composta de campo eltrico e campo magntico, estes esto ortogonalmente dispostos. Quando se diz polarizao de uma onda eletromagntica, seja vertical ou horizontal, o campo magntico e o campo eltrico esto situados a 90 graus com uma variao de fase de 0 grau. A polarizao de uma antena dipolo definida ento pelo "campo eltrico", ou seja, se o campo eltrico est na horizontal, a polarizao do dipolo horizontal, se o campo eltrico est na vertical, a polarizao da antena dipolo vertical.

Antenas direcionais - Antena yagi, consiste de um dipolo e outros elementos chamados de "parasticos", que podem ser "refletores ou diretores", ou, "refletores e diretores". Um refletor deve ser maior em tamanho que o dipolo quando inserido no sistema irradiante. Est posto na direo contrria propagao das ondas eletromagnticas. Alguns, de forma simplificada, montam o refletor 5% maior que o dipolo. O diretor utilizado em antena Yagi de dois elementos com refletor, pois na antena Yagi de dois elementos com diretor, o elemento parasita "montado na direo de propagao da onda eletromagntica". Em geral, o diretor tambm pode ser confeccionado em torno de 5% menor que o dipolo at a antena Yagi de trs elementos. Nas antenas de mais elementos, a montagem se torna mais complexa, pois os parasitas so "enxergados" pelo dipolo como uma "rede" de antenas, assim, o mtodo prtico de configurao 5% menos no vlido. Quando so inseridos outros elementos uma antena, o sinal emitido direcionado no sentido dos elementos menores e
Sugestes: jrvalente@netmadeira.com RP Possveis perguntas para a 1 oral com o JARA

Jorge Rodrigues Valente 2087406 UMa

31-03-2011

2/11

reduzido na direo em que est o elemento maior (Refletor), reciprocamente, na recepo ocorre o mesmo, isto , o sinal provindo da frente (Diretor) melhor recebido que o que provm de trs (Refletor) da antena, a esse efeito dada uma relao chamada "relao frente-costas", se aplica antenas direcionais de qualquer tipo, sejam Yagis, parablicas, helicoidais, etc. As antenas Yagi, da mesma forma que as antenas dipolo, tambm podem ter polarizao horizontal ou vertical, dependendo do fim para que se destinam.

- Quais so os tipos de antenas utilizadas e suas caractersticas. Isotrpicas: Irradiam potncia igualmente em todas as direces, um modelo ideal. Omnidireccionais: Irradiam potncia igualmente no plano horizontal da antena, por isso so as mais apropriadas para serem usadas em redes sem fio, pois desejvel que se tenha transmisso e recepo em todas as direces. Directivas: Concentram energia em uma dada direco de irradiao, prprias para enlaces ponto a ponto.

- Porque os formatos das antenas no so relevantes na atenuao do sinal? Devidas as suas pequenas dimenses que no permitem uma atenuao do sinal relevante durante a propagao de sinal dentro do material que compe a capa da antena e porque a reflexo de potncia na interface da mesma e o meio de propagao (Ar) ser irrelevante tambm.

- O que o comprimento de onda? Em fsica, comprimento de onda a distncia entre valores repetidos num padro de onda. usualmente representado pela letra grega lambda (). Uma fonte de radiao eletromagnticas emite ondas. Estas ondas possuem diferentes comprimentos, e a distncia, em metros, entre dois pontos similares em uma onda de rdio. Quanto mais baixa a freqncia, mais comprida a onda.

- O que a Densidade de energia? A energia que flui de uma antena atravs de uma unidade de rea, de acordo com a direo de propagao em uma unidade de tempo. medida em watts por metro quadrado

- O que o Espectro eletromagntico? A extenso completa da energia armazenada ou propaganda pelos campos de energia eltrica e magntica. A parte mais baixa do espectro conhecida como energia no-ionizante, e inclui freqncias de energia eltrica, de rdio, de infravermelho, a luz visvel e o ultra-violeta. A parte mais alta do espectro conhecida como energia ionizante e inclui raios X e gama - O que a Fora do campo? A amplitude dos campos eltricos ou magnticos. Relacionada densidade de energia atravs da impedncia de espao livre.
Sugestes: jrvalente@netmadeira.com RP Possveis perguntas para a 1 oral com o JARA

Jorge Rodrigues Valente 2087406 UMa

31-03-2011

3/11

- O que a polarizao?

Sugestes: jrvalente@netmadeira.com

RP Possveis perguntas para a 1 oral com o JARA

Jorge Rodrigues Valente 2087406 UMa

31-03-2011

4/11

- Tipos de polarizao? Linear, Circular e Elptica

- Qual a polarizao que se utiliza e por qu? Vertical. Porque a que tem o menor coeficiente de reflexo sobre superfcies horizontais e porque irradiam em todas as direces no plano horizontal da antena. So principalmente representadas por diplo.

- Definir Resistncia de Radiao de um Dipolo Curto.

- O que o Campo Elctrico? uma grandeza gerada por cargas elctricas, em movimento ou no, em uma regio ou objecto, que interagem entre si, resultando numa energizao dinmica ou esttica respectivamente. As cargas em movimento que formam um fluxo de fornecimento de energia conduzida num dado circuito elctrico.

- O que o Campo Magntico? Fenmeno decorrente da induo magntica em condutores, gerando uma rotao das cargas elctricas formando um campo em torno do condutor.

Sugestes: jrvalente@netmadeira.com

RP Possveis perguntas para a 1 oral com o JARA

Jorge Rodrigues Valente 2087406 UMa

31-03-2011

5/11

- O que o Campo Electromagntico? Campo fsico determinado pelo conjunto de quatro grandezas (Campo Elctrico, Induo elctrica, campo magntico e induo magntica), que caracterizam os estados elctrico e magntico de um meio material. Fenmeno gerado pelas grandezas mencionados quando combinado fora da carga elctrica com velocidade num condutor.

- Quais so os mecanismos de propagao? Reflexo, difraco e espalhamento.

- Definir Directividade, Ganho.

Sugestes: jrvalente@netmadeira.com

RP Possveis perguntas para a 1 oral com o JARA

Jorge Rodrigues Valente 2087406 UMa

31-03-2011

6/11

- Definir Impedncia de entrada

Sugestes: jrvalente@netmadeira.com

RP Possveis perguntas para a 1 oral com o JARA

Jorge Rodrigues Valente 2087406 UMa

31-03-2011

7/11

- Definir Abertura Efectiva

Sugestes: jrvalente@netmadeira.com

RP Possveis perguntas para a 1 oral com o JARA

Jorge Rodrigues Valente 2087406 UMa

31-03-2011

8/11

- O que um meio LHI? um meio linear, homogneo e isotrpico Ser Linear, permite a sobreposio. Ser Homogneo, porque as susceptibilidades no depende da posio no meio. Ser Isotrpico, porque independente da direco do campo elctrico.

Sugestes: jrvalente@netmadeira.com

RP Possveis perguntas para a 1 oral com o JARA

Jorge Rodrigues Valente 2087406 UMa

31-03-2011

9/11

- Definir Abertura Efectiva e Mxima directividade

Sugestes: jrvalente@netmadeira.com

RP Possveis perguntas para a 1 oral com o JARA

Jorge Rodrigues Valente 2087406 UMa

31-03-2011

10/11

- O que a largura de banda?

- O que uma constante de propagao? A parte real da constante de propagao a constante de atenuao e a parte imaginria a constante de fase ou constante de comprimento de onda. Designada por constante de propagao, com (parte real) definida por constante de atenuao e (parte imaginaria) por constante de fase (pagina 17 dos apontamentos do JARA).

- O que o comprimento eficaz de uma antena e abertura equivalente? O comprimento eficaz de uma antena linear recebendo uma onda de uma dada direco a razo entre a amplitude da tenso em circuito aberto nos terminais da antena e a amplitude do campo elctrico na direco da polarizao da antena (pagina 29 dos apontamentos do JARA). A abertura eficaz da antena, que representa a rea equivalente onde a potncia extrada da onda incidente e entregue carga (pagina 30 dos apontamentos do JARA).

- O que a abertura disperso? A abertura de disperso, definida como a razo entre a potncia re-radiada e a densidade de potncia da onda incidente (pagina 31 dos apontamentos do JARA).

Sugestes: jrvalente@netmadeira.com

RP Possveis perguntas para a 1 oral com o JARA

Jorge Rodrigues Valente 2087406 UMa

31-03-2011

11/11

- O que a potencia radiada e reactiva? Como se pode ver, o termo importante para grandes distncias o segundo
1 . Neste caso, o vector r2 de Poynting puramente real e na direco de propagao, consistindo numa potncia radiada. Para distncias prximas do diplo, os outros termos tornam-se importantes e o vector de Poynting puramente imaginrio, significando uma potncia reactiva. Isto representa um armazenamento de energia elctrica e magntica no espao volta do diplo. A potncia total radiada obtida integrando o vector de Poynting numa superfcie centrada no elemento. Cada elemento de rea da superfcie esfrica dada por:

ds = r 2 sin ( ) d d

2 Z c I i 2 dl 2 A potncia total radiada fica Pr = (W ) 12

Sugestes: jrvalente@netmadeira.com

RP Possveis perguntas para a 1 oral com o JARA

S-ar putea să vă placă și