Sunteți pe pagina 1din 37

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS CESA CURSO DE ESPECIALIZAO EM DIREITO PENAL E CRIMINOLOGIA

JOO PIMENTEL SILVA JNIOR

ANLISE DA VIDA PREGRESSA DO CANDIDATO COMO CAUSA DE INELEGIBILIDADE

Crato - Cear 2010

JOO PIMENTEL SILVA JNIOR

Anlise da Vida Pregressa do Candidato como Causa de Inelegibilidade

Projeto de pesquisa apresentado Universidade Regional do Cariri como exigncia para obteno do grau de Especialista em Direito Penal e Criminologia, sob a orientao do Professor Especialista Marcelino Oliveira Santos

Crato - Cear 2010

JOO PIMENTEL SILVA JNIOR

Anlise da Vida Pregressa do Candidato como Causa de Inelegibilidade

Projeto de pesquisa apresentado Universidade Regional do Cariri como exigncia para obteno do grau de Especialista em Direito Penal e Criminologia, sob a orientao do Professor Especialista Marcelino Oliveira Santos.

Aprovado pelos membros da banca examinadora em ____/____/____. Banca Examinadora:

Presidente: Prof. Esp. Marcelino Oliveira Santos Universidade Regional do Cariri

Integrante: Prof. Esp. Marcos Jos de Oliveira Universidade Regional do Cariri

Integrante: Prof. Msc. Luiz Soares Lima Universidade Regional do Cariri

Pouco conhecimento faz [com] que as criaturas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. assim que as espigas sem gros erguem desdenhosamente a cabea para o cu, enquanto que as cheias a baixam para a terra, sua me." Leonardo da Vinci

Resumo

Jus est realis ac personalis hominis ad hominem proportio, quae servata servat societatem; corrupta, corrumpit. (Dante Alighieri)1

Pesquisa de compilao sobre a considerao da vida pregressa de candidatos a cargos eletivos como causa de inelegibilidade. Analisa precedentes histricos, fundamentos da atualidade e evoluo legislativa. Para tanto, cita, comenta e analisa sistematicamente: princpios e respectivos contextos etiolgicos; fatores sociais; relaes causais e fundamentos das alteraes normativas, sempre luz do pensamento de doutrinadores, da legislao ptria e de decises de Tribunais. Apresenta os princpios da moralidade e da probidade como norteadores da administrao pblica brasileira, a legislao referente ao exerccio dos direitos polticos, o princpio da presuno de inocncia (no-culpabilidade antecipada), o conceito de vida pregressa e o projeto ficha limpa: projeto de lei de iniciativa popular, que fundamentado na idia de que candidatos que tenham a vida pregressa maculada devem ser preventivamente excludos das eleies culminou com a promulgao da lei que visa a expurgar da disputa eleitoral candidatos que no apresentem vida pregressa compatvel com esses princpios.

Palavras-chave: Princpios da moralidade e da probidade administrativa. Vida pregressa. Princpio da no-culpabilidade antecipada. Ficha limpa.

O Direito uma proporo real e pessoal, de homem para homem, que, conservada, conserva a sociedade; corrompida, corrompe-a. Dante Alighieri, apud REALE, M. Lies Preliminares de Direito. 27 Ed. So Paulo: Saraiva, 2003. p. 60.

Abstract

Jus est realis ac personalis hominis ad hominem proportio, quae servata servat societatem; corrupta, corrumpit. (Dante Alighieri)1

Compilation research about the consideration of the criminal records of candidates to electives positions as ineligibility cause. It analyzes historical precedents, current foundations and legislative evolution. To do this, use quotes, comments and analyzes systematically: etiological principles and respective contexts; social factors; causal relationships and fundamentals of norms changes, always to the light of the indoctrinators thought, of the legislation homeland and of decision of Courts. Presents the principles of morality and administrative probity as guiding the Brazilian public administration, legislation for the exercise of political rights, the principle of presumption of innocence (not-guilty early principle), the concept of previous criminal life and the project "clean sheet": a law project of popular initiative that, based on the idea that applicants who have tarnished the previous criminal life must be preventively excluded from elections, culminated in the promulgation of the law that tries to remove candidates that not show off previous criminal life compatible with those principles of the electoral dispute. Key words: criminal records. Principles of morality and administrative probity. Previous criminal life. Principle presumption of innocence (not-guilty early principle). Clean sheet.

The Right is a real and personal proportion, of man for man, that, conserved, conserves the society; if it's corrupted, corrupts her. Dante Alighieri, apud REALE, M. Lies Preliminares de Direito. 27 Ed. So Paulo: Saraiva, 2003. p. 60.

Sumrio

Introduo___________________________________________________________7 1. Princpios da Moralidade e da Probidade Administrativa____________________10 2. Direitos Polticos, Elegibilidade e Inelegibilidade__________________________15 3. Presuno de Inocncia e Vida Pregressa_______________________________23 4. Projeto Ficha Limpa_______________________________________________27 Consideraes Finais_________________________________________________31 Referncias_________________________________________________________33

Introduo

" hora de uivar, porque se nos deixamos levar pelos poderes que nos governam, e no fazemos nada para contrari-los, pode dizer-se que merecemos o que temos" (Jos Saramago)

A candidatura de polticos com antecedentes criminais dizer, vida pregressa maculada questo h muito debatida na organizao jurdica brasileira. Trata-se de pressuposto constitucional de natureza criminolgica, e com reflexo direto na vida poltica do pas. Pretende-se examinar, sob as ticas histrica e fenomenolgica, a motivao e as conseqncias da candidatura de polticos com a vida pregressa maculada (ficha suja) a cargos eletivos, no intuito de responder seguinte indagao: polticos com antecedentes criminais devem concorrer a cargos eletivos? A atuao desonesta de polticos tem sido questo de freqentes debates, no apenas nos meios intelectuais e jurdicos, mas no cotidiano dos cidados comuns que, tomando conhecimento (o mais das vezes pelos meios de comunicao em massa) do comportamento poltico indevido daqueles que deveriam ser seus representantes, decepcionam-se ao saber que o fruto de seu labor, em essncia destinvel construo de uma sociedade mais justa e democrtica, tem servido ao enriquecimento pessoal de seus eleitos, em detrimento dos princpios que norteiam o estado democrtico de direito. Como a conscientizao da populao questo que, pelo seu prprio grau de subjetividade, no pode ser resolvida de plano, a idia de selecionar previamente o perfil dos que sero submetidos ao sufrgio universal no foi esquecida pelo legislador. A Constituio Federal, em norma dita de eficcia limitada1, prev a considerao da vida pregressa do aspirante a cargo eletivo como imprescindvel sua efetiva candidatura:

SILVA, J. A. Aplicabilidade das Normas Constitucionais. 3. Ed. So Paulo: Malheiros, 1998. 270p. apud MOTTA FILHO, S. C. Direito Constitucional: teoria, jurisprudncia e questes. 21 edio. Rio de Janeiro: Campus, 2009. p. 53.

Lei complementar estabelecer outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exerccio do mandato, considerada a vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta2.

A mesma Constituio Federal, entanto, ao consagrar no Inciso LVII do Art. 5 a Presuno de Inocncia, gera um aparente conflito principiolgico que exige um estudo acurado para seu perfeito deslinde, qual seja: a dialtica e necessria convivncia entre a garantia fundamental do direito individual da Presuno de Inocncia e a garantia institucional de ver retirados da postulncia poltica aqueles que tiverem conduta maculada por prticas que fogem moral e probidade exigveis para cargos polticos. A despeito de posicionamento recente do Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ADPF 1443, terminativo no que diz respeito ao posicionamento do Tribunal Constitucional sobre a prevalncia do Princpio da Presuno de Inocncia sobre o da Moralidade Administrativa ter posto fim s discusses de ordem prtica nos registros de candidaturas, a investigao cientfica no se esgota com a soluo prtica do conflito (definitiva ou no). No s em vista da conotao poltica que possui o Excelso Pretrio, a um tempo Tribunal Constitucional e Suprema Corte, mas porque a fora da deciso, eminentemente jurdica, no exaure lacuna a que a Constituio Federal impe soluo de ordem legislativa. Com efeito, a recentssima publicao e vigncia da Lei Complementar n 1354, de quatro (04) de junho do corrente ano de 2010, bem o comprova. Ademais, a natureza da busca incessante que deve nortear o pensamento cientfico no se queda fora, quer poltica ou jurdica, das solues de ordem
2

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Art. 14, 9. Redao dada pela Emenda Constitucional n 4/94. 3 BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Acrdo em Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental n 144. Associao dos Magistrados Brasileiros AMB e Tribunal Superior Eleitoral. Distrito Federal. Relator: Ministro Celso de Mello. DJ, 25 fev 2010. Disponvel em: http://www.stf.jus.br/portal/geral/verPdfPaginado.asp?id=517174&tipo=TP&descricao=ADPF%2F144. Acesso em: 04 maio 2010. Reza que necessria lei complementar para regulamentao da inelegibilidade por vida pregressa, concluindo pela impossibilidade do indeferimento de pedido de registro de candidatura com fundamento exclusivo na existncia de aes judiciais em curso contra candidato. 4 BRASIL. Lei Complementar n 135, de 4 de junho de 2010. DOU, 07 jun 2010. Disponvel em: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=07/06/2010. Acesso em: 18 jul. 2010.

prtica. Ao contrrio, essa fora mais se d a fomentar e acalorar o debate, a discusso, o embate de opinies e, enfim, ser o combustvel para o motor que mantm em permanente evoluo o Direito e a prpria sociedade: a cincia.

10

1. Princpios da Moralidade e da Probidade Administrativa


Os princpios mais importantes podem e devem ser inflexveis. (Abraham Lincoln)

A funo administrativa do Estado submete-se a um regime jurdico especial, dito jurdico-administrativo, ou regime de direito pblico. dizer: o interesse pblico deve sempre prevalecer sobre os interesses privados. Essa garantia encontra respaldo em dois princpios bsicos, a saber: princpio da supremacia do interesse pblico e princpio da indisponibilidade dos interesses pblicos. Impera questionar, de plano, por que em um ordenamento jurdico declaradamente positivista relegar a bases principiolgicas um tema de tamanha importncia, qual seja a administrao pblica. O mestre Miguel Reale5 responde que, dada a infinita variao de situaes que o homem pode criar, impossvel seria (como de fato o ) tudo prever e sobre tudo legislar:
O legislador, por conseguinte, o primeiro a reconhecer que o sistema das leis no suscetvel de cobrir todo o campo da experincia humana, restando sempre grande nmero de situaes imprevistas, algo que era impossvel ser vislumbrado sequer pelo legislador no momento da feitura da lei. Para essas lacunas h a possibilidade do recurso aos princpios gerais do direito, mas necessrio advertir que a estes no cabe apenas essa tarefa de preencher ou suprir as lacunas da legislao.

Resta claro, portanto, que aos princpios no cabe o mero papel subsidirio aplicao da lei. A verdade, alis, tende ao oposto: porque mais abstrato, de alcance mais amplo, o princpio norteador da elaborao da lei transcende a aplicao desta. Ainda no dizer de Miguel Reale6:
(...) enquanto so princpios, eles so eficazes independentemente do texto legal. Este, quando os consagra, d-lhes fora cogente, mas no lhes altera a substncia, constituindo um jus prvio e exterior lex.

5 6

REALE, M. Lies Preliminares de Direito. 27 Ed. So Paulo: Saraiva, 2003. p. 304. REALE, M. Lies Preliminares de Direito. 27 Ed. So Paulo: Saraiva, 2003. p. 305.

11

Superando definitivamente a idia de que os princpios teriam fora normativa menor do que um dispositivo literalmente descrito ou formalizado em lei, a Constituio Federal7 auxilia o raciocnio ora proposto:
Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

Os princpios em discusso, quais sejam, da moralidade e da probidade administrativa, tambm esto consagrados na vigente Carta Maior8 como regentes da administrao pblica. No -toa. Disse o Constituinte que o povo, mandatrio do poder, no quer ver o patrimnio pblico gerido de forma incompetente ou desonesta. Porque, a despeito das vrias acepes que os termos possam ganhar, e da dificuldade de se os definir de maneira inequvoca9, os efeitos da falta de probidade ou de moralidade administrativas so, em ltima instncia, os mesmos da m gesto (pouco importando se por incompetncia ou desonestidade). Nas palavras de Jos Afonso da Silva, os conceitos de Moralidade e de Probidade Administrativas10:
A moralidade definida como um dos princpios da Administrao Pblica (art. 37). [...] A idia subjacente ao princpio a de que a moralidade administrativa no moralidade comum, mas moralidade jurdica. Essa considerao no significa necessariamente que o ato legal seja honesto. Significa, como disse Hariou, que a moralidade administrativa consiste no conjunto de regras de conduta tiradas da disciplina interior da Administrao A probidade administrativa uma forma de moralidade administrativa que mereceu considerao especial da Constituio, que pune o mprobo com a suspenso de direitos polticos (art. 37, 4). A probidade administrativa consiste no dever de o funcionrio servir a Administrao com honestidade, procedente no exerccio das suas funes, sem aproveitar os poderes ou facilidades delas decorrentes em proveito pessoal ou de outrem a

7 8

Art. 5, 2 da Constituio Federal Brasileira. Constituio Federal, Art. 37, caput e 4c/c Art. 15, VI, respectivamente. 9 O princpio da moralidade de difcil ou at impossvel expresso verbal, na forma escrita ou oral. MEDAUAR, O. A Processualidade no Direito Administrativo. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2 ed., 2008, p. 94 apud NOGUEIRA JNIOR, A. Inelegibilidade de candidatos a cargos polticos com maus antecedentes. O princpio da presuno da inocncia x o princpio da moralidade pblica. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n 1867, 11 agosto 2008. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11583. Acesso em: 15 abr. 2010. 10 SILVA, J. A. Curso de Direito Constitucional Positivo. 23 ed. So Paulo: Malheiros, 2004. p. 649650.

12

quem queira favorecer. O desrespeito a esse dever que caracteriza a improbidade administrativa. (grifou-se).

Grosso modo, portanto, probidade e moralidade administrativas so as qualidades exigidas dos que lidam com a coisa pblica a fim de que, independente da permisso [ou omisso] da lei, ajam com o nimo de correo e honestidade que fundamenta a prpria essncia da administrao pblica: bem gerir o que de todos. E essa preocupao com a moral, aqui entendida em sua concepo poltica, e com a probidade do administrador pblico, remonta ao nascimento do prprio sufrgio como elemento de escolha dos governantes. H registros de que desde a Grcia antiga, reconhecida como bero histrico da democracia, o exerccio do direito de ser votado era precedido de investigao que visava a garantir a probidade no somente do pretenso candidato, mas, tambm, dos que proximamente o rodeavam, sendo isso considerado mais importante at do que a demonstrao de capacidade ou talento para o cargo pblico almejado11:
Estas funes eram anuais, o que resultava em que no havia quase ningum que no esperasse, a seu tempo, exercer alguma magistratura. Os magistrados-sacerdotes eram escolhidos pelo sorteio. Os magistrados que s exerciam funes de ordem pblica eram eleitos pelo povo. Todavia, tomavase [sic] precaues contra os caprichos do sufrgio universal ou da sorte; cada novo eleito era examinado, quer perante o Senado, quer perante o Arepago; no se lhes exigia provas de capacidade ou de talento, mas procedia-se a inqurito sobre a probidade do candidato e de sua famlia, tambm se exigia que todo o magistrado tivesse seu patrimnio em bens de raiz. (grifou-se).

A preocupao com a honradez dos ocupantes dos cargos polticos da poca no se resumia ao controle prvio dos candidatos. O Senado, que estava acima dos magistrados, tinha seus membros (prtanes, representantes das tribos) escolhidos por sorteio. Se a sorte brindasse um nome que, aps exame, fosse entendido como no suficientemente honrado, era rejeitado12. Seria de se esperar que, hodiernamente, tivesse a sociedade alcanado um nvel crtico mais acurado no s por conhecer os exemplos histricos, como por ser o acesso informao uma tnica dos tempos atuais e j no fosse necessria essa triagem na vida pregressa dos candidatos. O cidado consciente, bem
11 12

COULANGES, F. A Cidade Antiga. So Paulo: Martin Claret, 2003. p. 354. COULANGES, F. A Cidade Antiga. So Paulo: Martin Claret, 2003. p. 355.

13

informado, sem necessidade de qualquer outro crivo saberia escolher, ele prprio, o melhor governante. Entretanto, aps tantos sculos de suposta evoluo democrtica, a nsia e a preocupao da sociedade por ser bem gerida no evoluram quanto se desejaria, como bem esclarece o Juiz George Marmelstein13, em artigo de lcida abordagem sobre o tema:
Parto do princpio de que nenhum cidado minimamente consciente do significado de democracia e de repblica se conforma com o fato de haver no parlamento polticos totalmente inescrupulosos defendendo interesses ocultos em nome do povo.

Isso porque, embora o exerccio do voto seja juridicamente livre, nos termos garantidos pela Constituio Federal14, a realidade econmica se apresenta como vis escravizador desse direito de escolha. Primeiro porque o voto, como qualquer outra mercadoria, pode ser comprado15:
Eleio: relao custo-benefcio Em 1995, o deputado federal paranaense Baslio Vilani revelou uma ponta do sistema que usa para se eleger. A cada eleio, ele contou, era feita uma avaliao do custo de cada voto que recebia. Tendo como parmetro essa relao entre custo e benefcio, ele procura o lugar onde o voto sair mais barato: - Olho uma regio e digo: aqui, o voto muito caro. (...) Em geral ele atua em 48 municpios paranaenses. E visitava os eleitores durante os quatro anos de mandato. Por essa razo, achava justo que o custo do deslocamento fosse includo como gasto eleitoral16.

Infere-se, portanto, que a carncia de polticos cujas aes sejam pautadas na moralidade e na probidade administrativa capaz de transformar uma sociedade cuja tutela jurdica por si s garante a potencialidade do pleno exerccio da

13

LIMA, G. M. Polticos Corruptos, Polticos Bandidos e Polticos Perseguidos: a presuno de noculpabilidade e a moralidade eleitoral. 14 Constituio Federal, Art. 60, 4: No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: (...) II O voto direto, secreto, universal e peridico. 15 BOBBIO, N. e VIROLI, M. Dilogo sobre a Repblica. Rio de Janeiro: Campus: 2002. apud DIAS, M. A Mentira das Urnas. Rio de Janeiro: Record, 2004. p. 11. 16 Folha de So Paulo, 08/05/1995 apud DIAS, M. A Mentira das Urnas. Rio de Janeiro: Record, 2004. p. 68.

14

democracia participativa, em um meio cultivador de desigualdades sociais extremas, autofgico, injusto e viciosamente refm da ao desses polticos.

15

2. Direitos Polticos, Elegibilidade e Inelegibilidade


Ser um cidado em pleno, ou o melhor que se possa, tomar a seu cargo a prpria responsabilidade, os seus deveres e os seus direitos Isso d muitssimo trabalho. (Jos Saramago).

A dialtica, em alguma instncia, o elemento fomentador do esprito democrtico. Imprescindvel existncia da democracia o direito de o cidado expressar suas opinies, discordar das opinies de outrem e ajudar a construir, assim, o modelo de gesto que melhor atenda s necessidades da maioria. Assim, desde o nascimento do que hoje se conhece como democracia participativa, ao cidado facultado o direito de expressar seus pensamentos sobre a administrao pblica. No entanto, para ter o direito de ser chamado de cidado, o residente devia preencher alguns pr-requisitos17:
Depois de o arauto ter lido o projeto de decreto, estava aberta a discusso. O arauto dizia: Quem deseja tomar a palavra? Os oradores subiam tribuna, segundo a idade. Todos podiam falar, sem distino de fortuna nem de profisso, mas precisava provar que estava no gozo de seus direitos polticos, que nada devia ao Estado, que era de costumes puros, estava legitimamente casado, possua bens de raiz na tica, tinha cumprido todos os seus deveres para com o Pas, tinha feito todas as expedies militares para as quais fora convocado e provava que no tinha abandonado, em nenhum combate, o seu escudo. (grifou-se)

Com as naturais diferenas de forma que o tempo sugeriu, o ordenamento jurdico brasileiro vigente tambm cuida das condies a que deve atender o cidado para ter direito a subir tribuna e participar das discusses. O pleno exerccio dos direitos polticos continua exigvel condio para falar e para ser ouvido (hoje consistente no direito de votar e na possibilidade de ser votado). Mais do que isso, a evoluo natural e a quantidade de envolvidos no processo determinou que se criasse um ramo de direito pblico especfico para regular o processo eleitoral. Trata-se, por bvio, do Direito Eleitoral, cuja competncia abrange pelo regramento da Constituio Federal e de leis prprias18 uma Justia Especializada: a Justia Eleitoral.
17

COULANGES, F. A Cidade Antiga. So Paulo: Martin Claret, 2003. p. 356.

16

Segundo Marcos Ramayana19:


A Carta Magna traa apenas as linhas mestras dos princpios bsicos que devem ser observados sobre direitos polticos, cabendo ao Cdigo Eleitoral, Lei das Inelegibilidades e Lei dos Partidos Polticos minudenciar os exatos campos de incidncia e limites dos direitos polticos, sem incidirem em inconstitucionalidade, pois, como visto, a matria regulada nessas normas infraconstitucionais possui natureza jurdica definida como normas materialmente constitucionais.

Olvidando os casusmos de que muita vez se faz vtima o exerccio da Justia, convm destacar a riqueza jurdica de um ramo especfico do direito que se destina exclusivamente a zelar pelo respeito vontade popular, historicamente maltratada. Grosso modo, transcendente s concepes piramidais kelsenianas, o Direito Eleitoral um dos mais fortes pilotis a garantir a existncia do Estado Democrtico de Direito20, no momento em que se funda na defesa do direito de expresso da vontade de todos, e no somente das maiorias ou minorias. A fim de regrar as condies a que devem obedecer os cidados no exerccio participativo no processo democrtico eleitoral, a Justia Eleitoral se debrua sobre o tema Direitos Polticos. Em conciso e acertado juzo, Maraffon 21 afirma que os direitos polticos so a garantia, nos estados democrticos, de participao do cidado na vida pblica. O cidado, passivamente sujeito vontade do Estado, torna-se, atravs desses direitos, membro ativo do poder estatal. No dizer do constitucionalista Jos Afonso da Silva, os direitos polticos so o prprio disciplinamento da soberania popular, no momento em que garantem a

18

Cumpre observar que a Constituio d apenas os princpios bsicos dos direitos polticos. Seus pormenores tero que constar do Cdigo Eleitoral, da lei complementar de inelegibilidades e da Lei Orgnica dos Partidos Polticos, que, em face das novas normas constitucionais sobre o assunto, devero sofrer profunda reelaborao. SILVA, J. A. Curso de Direito Constitucional Positivo. 23 ed. So Paulo: Malheiros, 2004. p. 343-344. 19 RAMAYANA, M. Direito Eleitoral. 9 Ed. Niteri: mpetus, 2009. p. 92. 20 para Kelsen, o homem livre na medida em que participa da formao da vontade do Estado. De qualquer forma, mesmo que a vontade geral seja realizada diretamente pelo povo, o indivduo livre s por um momento, isto , durante a votao, mas apenas se votou com a maioria e no com a minoria vencida. AMARAL JNIOR, J. L. M. Do Positivismo Jurdico Democracia em Kelsen. Revista Jurdica Virtual. Braslia, Vol. 1, n 5. setembro de 1999. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Ver_05/demo_kelsen.htm. Acesso em 1 ago. 2010. 21 MARAFFON, E. R. A inelegibilidade na Constituio Federal de 1988. Disponvel em: http://www.cdr.unc.br/cursos/Direito/Artigo1.htm. Acesso em: 3 ago. 2008.

17

participao do povo nos negcios polticos do Estado, assegurando a cada um a qualidade, e por conseguinte a designao, de cidado22. Tambm conhecidos como Direitos de Cidadania, ganham contorno mais prtico nas palavras do professor Albino Zavascki23:
Conjunto de direitos atribudos ao cidado que lhe permite, atravs do voto, do exerccio de cargos pblicos ou da utilizao de outros instrumentos constitucionais e legais, ter efetiva participao nas atividades do governo.

Por fim, j pacfica a idia de que o exerccio dos direitos polticos, ou direitos de cidadania, diz respeito participao direta ou indireta, ativa ou passiva do cidado na conduo do seu prprio destino poltico, impera esmiuar os diversos graus de participao em que isso se d24:
Os direitos polticos so expresso da soberania popular, que se assenta no fato de que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, investindo o indivduo das prerrogativas da cidadania, para o exerccio do sufrgio universal, com o direito de votar e ser votado. So prerrogativas fundamentais que asseguram ao povo a faculdade de participar democraticamente do governo, quer por seus representantes, quer por si. Compreendem assim, os direitos polticos ativos, que conferem ao cidado a capacidade eleitoral ativa; e os direitos polticos passivos, que outorgam a capacidade eleitoral passiva. (...) Os direitos polticos negativos compreendem um conjunto de normas constitucionais que limitam o exerccio da cidadania, quer impedindo o gozo da capacidade eleitoral passiva (inelegibilidades), quer neutralizando os prprios direitos polticos positivos, afetando tanto a capacidade eleitoral ativa como a capacidade eleitoral passiva (perda e suspenso).

Vislumbra-se assim a diviso, no excludente, dos direitos polticos em ativos e passivos, consistindo estes na capacidade de ser votado, aqueles na capacidade de votar. A capacidade ativa consiste, basicamente, na participao de sufrgios (voto direto e secreto, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular 25). Assim, aos 16 anos a pessoa natural que se alistar como eleitor adquire o direito poltico ativo de

22 23

SILVA, J. A. Curso de Direito Constitucional Positivo. 23 ed. So Paulo: Malheiros, 2004. p. 344. ZAVASCKI, A. T. Direitos Polticos: Perda, Suspenso e Controle Jurisdicional. Revista de Processo, ano 22, n 85, p. 181. 24 CUNHA JNIOR, D. Curso de Direito Constitucional. Bahia: Juspodivm. 2008. apud TAVARES, G. M. O princpio da moralidade como fundamento para o indeferimento de registro de candidatura. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n 1921, 4 outubro 2008. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11805. Acesso em: 15 abr. 2010. 25 Dizer da Constituio Federal, Art. 14, caput, I, II e III.

18

votar, passando a gozar de cidadania26. No entanto, no padece ainda da obrigatoriedade do exerccio do voto, nem capaz de exercer passivamente seus direitos polticos. Aos 18 anos o alistamento eleitoral torna-se obrigatrio, sendo

acompanhado da capacidade eletiva para o cargo de vereador, com sucessivos incrementos passivos27 em funo da idade, culminando com a capacidade eletiva para Presidente, Vice-Presidente e Senador, aos 35 anos. Trata-se do exerccio do direito poltico passivo, que a capacidade de habilitar-se a candidaturas para cargos eletivos e nomeao para certos cargos no eletivos, descritos no texto constitucional. D-se-lhe a designao de elegibilidade. H tambm normas destinadas a limitar o exerccio dos direitos polticos sob determinadas circunstncias. So ditas normas de direito poltico positivas e negativas, e tm como objeto, respectivamente, a garantia de participao no processo poltico eleitoral e a vedao ao exerccio de alguns desses direitos. Os direitos polticos positivos compreendem todas as normas assecuratrias de participao do cidado no processo poltico, incluindo a capacidade eleitoral ativa e a passiva: tanto o direito de votar quanto a capacidade de ser votado se incluem neste mesmo rol. Os direitos de cidadania negativos, que mais importam ao estudo ora proposto, surgem como bices participao do indivduo no processo poltico eleitoral. Em defesa da segurana social, e com amparo da Constituio Federal, negam em todo ou em parte, e de forma definitiva ou temporria - ao cidado seus direitos polticos. Destarte, o cidado que almeja candidatar-se a cargo eletivo, deve estar no gozo de seus direitos polticos (capacidade eleitoral passiva), preencher as condies previstas na Constituio Federal e na legislao complementar atinentes

26

Convm destacar que a qualificao eleitoral no implica aquisio imediata de todos os direitos polticos; alguns so adquiridos gradativamente, conforme a idade, ou condies outras descritas na legislao, de acordo com o disciplinamento constante do Art. 14, 3 da Constituio Federal. 27 Conforme o detalhamento do Inciso VI do Art. 14 da Constituio Federal, aqui no inteiramente descrito porque de importncia secundria para o estudo em tela.

19

ao cargo desejado, e no incidir nas vedaes legislativas vigentes (direitos polticos negativos); em suma, para candidatar-se o cidado precisa ser elegvel.28 As inelegibilidades, contrario sensu, consistem em restries elegibilidade do cidado. Do-se nos casos de infringncia aos direitos polticos negativos, e prejudicam, por definio, a capacidade poltica passiva: inelegvel quem no pode ser votado. A Constituio Federal probe taxativamente a cassao dos direitos polticos, mas admite-lhes a perda (privao definitiva) ou suspenso (privao temporria), nas hipteses previstas no Art. 15, quais sejam: I) cancelamento de naturalizao; II) incapacidade civil absoluta; III) condenao criminal definitiva; IV) recusa de cumprimento a obrigao a todos imposta (ou prestao alternativa); e V) improbidade administrativa29. A Lei Maior no define quais os casos de perda e suspenso, ao que traz soluo o professor Jos Afonso da Silva30, ao afirmar que a tradio e a anlise do motivo indicam os incisos II, III e V como casos de suspenso, tratando-se de perda nos demais incisos31. Em ambos os casos, possvel a recuperao desses direitos de cidadania, havendo que se anotar uma diferena: em se tratando de perda (ou privao definitiva), depender de exigncias legais. Sendo o evento de suspenso, a recuperao ser conseqncia imediata da cessao do seu fundamento ou do termo do prazo que lhe deu origem. As inelegibilidades, por seu turno, possuem conseqncias jurdicas diferentes da perda e da suspenso dos direitos polticos, atingindo o cerne da cidadania passiva, foco deste estudo. Vrios so os aspectos, formais e materiais, objetos de anlise para se determinar a inelegibilidade. Fatores territoriais, relaes de parentesco, sanes
28

(...) a elegibilidade se refere capacidade eleitoral passiva, capacidade de ser eleito. Tem elegibilidade, portanto, quem preencha as condies exigidas para concorrer a um mandato eletivo. SILVA, J. A. Curso de Direito Constitucional Positivo. 23 ed. So Paulo: Malheiros, 2004. p. 365. 29 Constituio Federal, Art. 15. 30 SILVA, J. A. Curso de Direito Constitucional Positivo. 23 ed. So Paulo: Malheiros, 2004. p. 381. 31 H de se registrar a parcial discordncia do professor Sylvio Motta, ao registrar: Entendemos que o inciso IV tambm ser caso de suspenso, podendo os direitos polticos ser retomados e a pessoa voltar a cumprir a obrigao em questo. MOTTA FILHO, S. C. Direito Constitucional: teoria, jurisprudncia e questes. 21 edio. Rio de Janeiro: Campus, 2009. p. 260.

20

legais, desincompatibilizaes e as especificidades detalhadas na Lei das Inelegibilidades32 determinam o rol de elementos que a podem desencadear33. A Constituio Federal trata diretamente vrios casos de inelegibilidade34, doutrinariamente designados como hipteses constitucionais de inelegibilidade, e determina ainda ao legislador a instituio, por Lei Complementar, de outros casos de inelegibilidade, com o fim de proteger a normalidade e a legitimidade das eleies contra os vcios que ali enumera. Essa complementariedade delegada pela Constituio ao legislador gerou uma diviso didtica no conceito de inelegibilidade: as possibilidades tratadas diretamente pelo Texto Maior, de ordem objetiva, so ditas as hipteses constitucionais de inelegibilidade; as tratadas por Lei Complementar recebem a alcunha de inelegibilidades legais35. As hipteses de inelegibilidade descritas diretamente na Constituio Federal, objetivas que so, no trazem discusso qualquer controvrsia, e esto descritas no artigo 14:
4 - So inelegveis os inalistveis e os analfabetos. 5 - O Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substitudo no curso dos mandatos podero ser reeleitos para um nico perodo subseqente. 6 - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito. 7 - So inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os parentes consangneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio. 8 - O militar alistvel elegvel, atendidas as seguintes condies:
32 33

Lei Complementar n 64/1990, de 18 de maio de 1990. RAMAYANA, M. Direito Eleitoral. 9 Ed. Niteri: mpetus, 2009. p. 169-226. 34 Trata-se das situaes objetivas descritas nos 4 a 7 do artigo 14 da Constituio Federal, e da Lei Complementar prevista no 9 do mesmo artigo. 35 Conceito apresentado por MENDES, A. C.. Introduo Teoria das Inelegibilidades. So Paulo: Malheiros, 1994. p. 121. apud AGUIAR, K. M. Teoria da Moralidade Eleitoral como Condio de Elegibilidade. 2009. p. 21. Em que pese o fato de mostrar-se contraditria a diviso, visto que toda hiptese de inelegibilidade constitucional, ser mantida pelo valor didtico que apresenta.

21

I - se contar menos de dez anos de servio, dever afastar-se da atividade; II - se contar mais de dez anos de servio, ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade.

Sobre essas hipteses, Jos Afonso da Silva esclarece que so de eficcia plena e aplicabilidade imediata, descarecendo de qualquer complemento infraconstitucional.36 No pargrafo seguinte, objetivando resguardar valores subjetivos, determina a edio de Lei Complementar que estabelea outros casos de inelegibilidades:
9 - Lei complementar estabelecer outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exerccio do mandato, considerada a vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta37. (grifou-se).

De bom alvitre esclarecer que, ao delegar a Lei Complementar o dever de proteger aqueles valores, atravs da fixao de outros casos de inelegibilidade e respectivos prazos, a Constituio no se exime da tarefa de tambm os defender. A delimitao desses valores no texto constitucional advm do fato de que, tratando-se de limitaes a direitos polticos, s poderiam ser delegadas a lei infraconstitucional se ali estivesse delimitado o objeto e o fundamento de tal limitao38. Destaque-se, ainda, que a Lei Complementar prevista no 9 do Art. 14 da Carta Magna, Lei das Inelegibilidades ou n 64/90, data de 18 de maio de 1990, atendendo objetivamente o mandamento constitucional. No entanto, a Emenda de Reviso Constitucional n 4/94, de 7/6/1994, alterou supervenientemente o texto constitucional, passando a prever que a Lei Complementar levaria em considerao a vida pregressa do candidato, em defesa da probidade administrativa e da moralidade para o exerccio do mandato, como caso de inelegibilidade. Matria controversa, pois retirou da subjetividade a defesa dos princpios constitucionais da probidade e da moralidade em matria eletiva, exigindo objetiva
36 37

SILVA, J. A. Curso de Direito Constitucional Positivo. 23 ed. So Paulo: Malheiros, 2004. p. 388. Em destaque, a redao dada pela Emenda Constitucional n 4/94. BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. 9 Ed. Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gesto da Informao, 2010. p. 136. 38 SILVA, J. A. Curso de Direito Constitucional Positivo. 23 ed. So Paulo: Malheiros, 2004. p. 388.

22

regulamentao da matria em Lei Complementar especfica. A edio da referida lei teria o condo de tornar auto-aplicvel esse dispositivo constitucional, cuja limitada eficcia39 historicamente permitiu o deferimento de registros de candidatos que respondiam a processos criminais sem trnsito em julgado40, sob a gide de no se ferir outro princpio constitucional: o da presuno de inocncia.

39

SILVA, J. A. Aplicabilidade das Normas Constitucionais. 3 ed. So Paulo: Malheiros, 1998. apud TAVARES, G. M. O princpio da moralidade como fundamento para o indeferimento de registro de candidatura. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n 1921, 4 outubro 2008. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11805. Acesso em: 15 abr. 2010. 40 Por fora do que dispe a smula 13 do Egrgio Tribunal Superior Eleitoral: No auto-aplicvel o 9, art. 14, da Constituio, com redao da Emenda Constitucional de Reviso n 4/94 BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. 9 Ed. Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gesto da Informao, 2010. p. 891.

23

3. Presuno de Inocncia e Vida Pregressa


Tm razo os cpticos quando afirmam que a histria da humanidade uma interminvel sucesso de ocasies perdidas. Felizmente, graas inesgotvel generosidade da imaginao, c vamos suprindo as faltas, preenchendo as lacunas o melhor que se pode, rompendo passagens em becos sem sada e que sem sada iro continuar, inventando chaves para abrir portas rfs de fechadura ou que nunca tiveram. (Jos Saramago)

Autorizada pela Constituio Federal a inelegibilidade com fundamento na vida pregressa dos candidatos, surge nova questo: conciliar o comando constitucional que pretende negar a candidatura a quem tenha maculada sua vida pblica sem afrontar o princpio da presuno de inocncia. A presuno de inocncia um dos pilotis do Estado Democrtico de Direito41. Ou, em abordagem mais apropriada ao estudo da criminologia, princpio da no-culpabilidade antecipada42. Com efeito, a Constituio Cidad o diz no ttulo dos direitos e garantias fundamentais, Inciso LVII do art. 5: ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. Concordes, o art. 9 da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado 43, de 1789, bem como o art. 26 da Declarao Americana de Direitos e Deveres 44 e o art. 11 da Declarao Universal dos Direitos Humanos, da ONU45.
41

(...) tem-se, portanto, a consagrao do due processo of law, princpio to caro e essencial a um Estado Democrtico de Direito, e que talvez consista na maior salvaguarda de um indivduo perante o Estado e perante os demais. GONALVES, F. P. F. Candidatura, Constituio e Judicirio. Breves comentrios ao julgamento da ADPF n 144. Jus Navegandi, Teresina, ano 12, n 1921, 4 outubro. 2008. Disponvel em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11810. Acesso em 15 abr. 2010. 42 REIS, M. J. Inelegibilidade e vida pregressa. Questes constitucionais. Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n 2086, 18 maro 2009. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=12481. Acesso em: 15 abr. 2010. 43 Art. 9. Todo acusado considerado inocente at ser declarado culpado e, se se julgar indispensvel prend-lo, todo o rigor desnecessrio guarda da sua pessoa dever ser severamente reprimido pela lei. Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_dos_Direitos_do_Homem_e_do_Cidad %C3%A3o#A_Declara.C3.A7.C3.A3o_dos_direitos_do_Homem_e_do_Cidad.C3.A3o. Acesso em: 26 nov. 2010. 44 Right to due process of law. Article XXVI. Every accused person is presumed to be innocent until proved guilty. OAS Declaration of the Rights and Duties of Man. Disponvel em: http://www.hrcr.org/docs/OAS_Declaration/oasrights4.html. Acesso em: 26 nov. 2010. 45 Everyone charged with a penal offence has the right to be presumed innocent until proved guilty according to law in a public trial at which he has had all the guarantees necessary for his defence. Declarao Universal dos Direitos Humanos. Disponvel em: http://www.un.org/en/documents/udhr/index.shtml. Acesso em: 26 nov. 2010.

24

Assim, absolutamente defeso imputar culpa enquanto no esgotadas todas as medidas recursais possveis, sob pena de apenar-se algum cujo julgado seja passvel de reforma46. Em outro plano, todavia, h a autorizao (ou mesmo a determinao) constitucional de que, em proteo probidade administrativa e moralidade para o exerccio do mandato, seja a vida pregressa do candidato considerada como fator de inelegibilidade. Mas o que se deve considerar como vida pregressa? Recorremos aos ensinamentos do jurista Djalma Pinto47:
a vida analisada com base nas aes praticadas pelo indivduo ao longo do seu existir. O exame da vida pregressa consistiria na aferio dos atos praticados, no presente e no passado, por determinada pessoa, tomando como parmetro as condutas anti-sociais e os tipos penais previstos na ordem jurdica a que subordinada. No h, porm, nem deve haver definio legal de vida pregressa, da mesma forma como no existe definio de reputao ilibada, interesse pblico relevante, urgncia para expedio de medida provisria, etc. (...) Assim, a despeito de inexistir conceito legal, possvel dizer com segurana absoluta que determinada pessoa denunciada, por exemplo, pela prtica de um crime filmado pela cmera do estabelecimento em que cometido, no exibe a vida pregressa exigida para o exerccio da representao popular, mesmo que no tenha ainda sido julgada. (grifou-se).

No se confunde, portanto, o conceito de vida pregressa com o de condenaes definitivas. Se assim o fosse, debalde se tornaria a suspenso e a perda dos direitos polticos abordada no texto constitucional48. Tampouco se trata de penalizar indivduo no submetido ao devido processo legal: a inelegibilidade fundada na anlise da vida pregressa atacada nas raias da objetividade legal, enquanto a culpabilidade, abstrata que , se d no plano do Direito Penal. Sendo a liberdade o valor tutelado pelo direito fundamental, restringi-la exige mxime grau de certeza processual, o mesmo no se aplicando condio de postulante a cargo poltico, visto tratar-se de concesso social, originado em juzo de
46

Em sentido contrrio, registre-se a opinio da Juza Federal Simone Schreiber, para quem est consagrado na Carta Magna o princpio da desconsiderao prvia da culpabilidade, de aplicao mais restrita, e no o da presuno de inocncia. SCHREIBER, S. O Princpio da Presuno de Inocncia. Jus Navegandi, Teresina, ano 9, n 790, 1 set. 2005. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7198. Acesso em: 05 maio 2009. 47 In Elegibilidade no Direito Brasileiro. So Paulo. Atlas, 2008, p. 115 e seguintes. Apud BARRETTO, L. R. P. S. Ficha Suja e Impugnao de Candidatura. Bauru: EDIPRO, 2008. p. 85. 48 Artigos 15, III e 37, 4 da Constituio Federal.

25

probabilidade. Os direitos polticos no se confundem com os individuais e coletivos; no existem para o indivduo, mas em prol da sociedade49. Nessa esteira, preleciona o Juiz Mrlon Jacinto Reis50:
Considerar culpado algo que se d nos domnios do subjetivismo. Reputa-se culpado algum na medida e na proporo de sua responsabilidade pelo cometimento do ilcito penal. Isso no se opera num plano abstrato, seno na perspectiva tangvel da leitura do caso concreto, com todas as particularidades que o cercam. Essa atividade est sempre pautada pelo risco. Da exigir-se no plano do Direito Penal que se aguarde a imutabilidade do contedo decisrio pela via do trnsito em julgado para que as sanes penais possam finalmente ter lugar. Protege-se a individualidade do acusado de eventual agresso ao seu estado de liberdade at que no mais subsista meio formal de alterao da pena imposta.

O objetivo desse princpio constitucional impedir que seja imediatamente aplicada qualquer sano penal sem o respeito ao devido processo legal. No entanto, a considerao da vida pregressa do candidato como causa de inelegibilidade no sano, mas medida protetiva da sociedade51. Na anlise do Professor Joo Batista Herkenhoff:
A presuno de inocncia, na esfera criminal, s se esgota com a sentena condenatria de que no caiba recurso. Esta salvaguarda, correta no campo dos direitos individuais, no pode ter aplicao em sede eleitoral. Aqui o que deve preponderar o interesse coletivo de obstar a eleio de polticos de ficha suja que, freqentemente, buscam a conquista do mandato como forma, justamente, de proteger-se do brao da Justia52. (grifou-se).

49

BERTASSO, M. P. Antecedentes, vida pregressa e inelegibilidade . Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1839, 14 jul. 2008. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11491>. Acesso em: 5 nov. 2009. 50 REIS, M. J. Inelegibilidade e vida pregressa. Questes constitucionais. Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n 2086, 18 maro 2009. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=12481. Acesso em: 15 abr. 2010. 51 PRESUNO de inocncia: no aplicao s normas sobre inelegibilidades. In: Voto no tem preo, tem conseqncias! Disponvel em: http://www.mcce.org.br/sites/default/files/cartajuristas.pdf. Acesso em 5 mar. 2010. 52 HERKENHOFF, J. B. Invivel a anlise da vida pregressa dos candidatos pelo eleitor. Consultor Jurdico, So Paulo. Disponvel em: http://www.conjur.com.br/2008-jul05/inviavel_analise_vida_pregressa_candidatos. Acesso em: 26 nov. 2010.

26

Destarte, o princpio da presuno de inocncia no absoluto. Tanto o confirma o ordenamento jurdico vigente53, quanto o precedente histrico universal da Grcia antiga:
A pessoa humana tinha bem pouco valor perante essa autoridade santa e quase divina que se chamava ptria ou Estado. O Estado no tinha somente, como nas sociedades modernas, direito de justia sobre os cidados. Podia punir sem que o homem tivesse culpa, e apenas por estar em jogo o interesse do Estado. (...) Chamava-se a isso ostracismo. (...) O ostracismo no era um castigo, mas uma precauo tomada pela cidade contra um cidado que supunha, algum dia, poderia vir a perturb-la. (grifouse)54.

Consagrada a supremacia do interesse pblico sobre o privado, portanto, no malfere o princpio da presuno de inocncia ou da no-culpabilidade antecipada a imposio de restries candidatura de indivduos que tenham sua vida pregressa maculada, a despeito de sentena condenatria definitiva.

53

v. g., o Art. 27 2 da Lei 8.038/90 autoriza a execuo provisria da pena de condenados em segunda instncia que se valham de Recursos Especial e Extraordinrio, no dotados de efeito suspensivo. BERTASSO, M. P. Antecedentes, vida pregressa e inelegibilidade . Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1839, 14 jul. 2008. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp? id=11491>. Acesso em: 5 nov. 2009. 54 COULANGES, F. A Cidade Antiga. So Paulo: Martin Claret, 2003. p. 251-252.

27

4. Projeto Ficha Limpa


"Toda reforma interior e toda mudana para melhor dependem exclusivamente da aplicao do nosso prprio esforo." (Immanuel Kant)

Dois anos aps a Emenda de Reviso Constitucional que incluiu o comando normativo determinando a previso, em Lei Complementar, de casos de inelegibilidade motivados por vida pregressa incompatvel com o exerccio de mandato eletivo, o poder legislativo permaneceu inerte. A questo voltou a ganhar destaque quando a maior Corte da Justia Eleitoral, tendo como cerne a discusso sobre a auto-aplicabilidade do cansado 9 do Art. 14 da Constituio Federal sem a edio da prevista Lei Complementar, editou a Smula 1355, concluindo pela no-aplicabilidade do dispositivo constitucional. Dez anos aps a edio da Smula TSE n 13, o TRE/RJ levou novo questionamento a pblico ao contrariar o entendimento sumular do TSE, negando registro de candidatura ao Sr. Eurico Miranda, ento presidente do Vasco da Gama, postulante candidatura de Deputado Federal, a despeito de ficha criminal extensa56, mas sem nenhuma condenao definitiva. Em sede de Recurso Ordinrio ao TSE, no entanto, o registro foi deferido57:
Eleies 2006. Registro de candidato. Deputado federal. Inelegibilidade. Idoneidade moral. Art. 14, 9, da Constituio Federal. 1. O art. 14, 9, da Constituio no auto-aplicvel (Smula n 13 do Tribunal Superior Eleitoral).
55

Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. 9 Ed. Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gesto da Informao, 2010. p. 891. 56 Debate sobre direitos individuais e polticos marca julgamento de recurso de Eurico Miranda. Agncia de Notcias da Justia Eleitoral. Disponvel em: http://www.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=15081. Acesso em: 15 abr. 2010. 57 BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Recurso Ordinrio 1.069/RJ. Eleies 2006. Registro de Candidato. Deputado Federal. Inelegibilidade. Idoneidade Moral. Art. 14, 9, da Constituio Federal. Relator(a): MARCELO HENRIQUES RIBEIRO DE OLIVEIRA. Julgamento: 20/09/2006. Publicao: PSESS Publicado em Sesso, Data 20/09/2006. Disponvel em: http://www.tse.gov.br/sadJudInteiroTeor/pesquisa/actionGetBinary.do? tribunal=TSE&processoNumero=1069&processoClasse=RO&decisaoData=20060920&decisaoNumero= &noCache=0.38326870720756623. Acesso em: 15 abr. 2010.

28

2. Na ausncia de lei complementar estabelecendo os casos em que a vida pregressa do candidato implicar inelegibilidade, no pode o julgador, sem se substituir ao legislador, defini-los. Recurso provido para deferir o registro.

De se destacar fragmento do voto do Ministro Marco Aurlio Melo, poca Presidente da Corte Maior Eleitoral, ressaltando que calha ao Legislativo, no ao Judicirio, prever os casos de inelegibilidade objetos do mandamus constitucional. Alertou ainda que a deciso do TRE/RJ deveria motivar o Legislativo para a edio da diferida Lei Complementar. Em 20 de junho de 2008, portanto 14 anos aps a Emenda Constitucional 4/94, que deu nova redao ao art. 14, 9, ainda carente de regulamentao pelo Poder Legislativo, a AMB Associao dos Magistrados Brasileiros tentou, atravs da Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental 14458, fazer valer a observncia do preceito constitucional. Requeria, para tanto, o reconhecimento da auto-aplicabilidade do art. 14, 9, bem como a revogao dos dispositivos da Lei Complementar n 64/90 que exigiam condenao definitiva para vetar o registro de candidaturas. Debalde. O Supremo Tribunal Federal confirmou, no julgamento da ADPF 144, o entendimento de que no era possvel negar registro a candidatos sem sentena irrecorrvel:
O STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou nesta quarta-feira por 9 votos a dois a ao da AMB (Associao dos Magistrados Brasileiros) que pedia para que os candidatos condenados pela Justia em qualquer instncia --mesmo que os processos no tenham sido julgados em definitivo-pudessem se tornar inelegveis. O julgamento durou cerca de sete horas. No entendimento dos ministros, a deciso tomada hoje deve ter efeito vinculante. Na prtica significa que os juzes eleitorais tero de seguir a definio estabelecida nesta quarta-feira pelo STF59

58

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Acrdo em Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental n 144. Associao dos Magistrados Brasileiros AMB e Tribunal Superior Eleitoral. Distrito Federal. Relator: Ministro Celso de Mello. DJ, 25 fev 2010. Disponvel em: http://www.stf.jus.br/portal/geral/verPdfPaginado.asp?id=517174&tipo=TP&descricao=ADPF%2F144. Acesso em: 04 maio 2010. 59 SUPREMO rejeita ao da AMB e libera candidatos com ficha suja. Folha Online, So Paulo, 6 ago. 2008

29

Desta feita foi o Ministro Celso Antonio Bandeira de Mello a destacar que cabe ao Legislativo, e no ao Judicirio, regulamentar dispositivo da Constituio Federal. Omisso o Executivo, impotente o Judicirio e inerte o Legislativo, em detrimento da moralidade pblica e da probidade administrativa, reinou a harmonia independente dos trs poderes, absolutamente alheia vontade do povo, em nome de quem o poder deveria ser exercido60:
O Governo um corpo intermedirio entre os sditos e o soberano, para sua mtua correspondncia, encarregado da execuo das leis e da conservao da liberdade, tanto civil como poltica. A relao de submisso do povo aos governantes somente uma incumbncia, um cargo, pela qual simples empregados [governantes] do soberano [povo] exercem em seu nome o poder de que os faz depositrios, e que ele pode limitar, modificar e reivindicar quando quiser.

Assim, no exerccio da soberania inalienvel pensada por Rousseau, positivada na Constituio Cidad61, o povo assumiu as rdeas do poder e exigiu a criao da Lei Complementar que seus representantes no quiseram fazer: em abril de 2008, o Movimento de Combate Corrupo Eleitoral MCCE lanou a Campanha Ficha Limpa,62 objetivando a aprovao de projeto de lei de iniciativa popular que vetasse a candidatura de polticos de vida pregressa maculada. O MCCE um movimento da sociedade civil organizada, composto por 43 (quarenta e trs) entidades. A campanha do MCCE se pautou no princpio de que o povo deveria definir previamente o perfil moral dos candidatos, elaborou projeto de lei para este fim, recolheu mais de 1,3 milhes de assinaturas e atraiu a ateno da grande imprensa, forando a tramitao da matria que culminou com a publicao, em 7/6/2010, da Lei Complementar n 135/201063, conhecida como Lei da Ficha Limpa.

60

SANTOS, F. S. A Viso Democrtica de Rousseau. Disponvel em: http://recantodasletras.uol.com.brartigos/1908297. Acesso em: 28 nov. 2010. 61 Art. 1, Pargrafo nico: Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. 62 Campanha Ficha Limpa: uma vitria da sociedade. MCCE. Disponvel em: http://www.mcce.org.br/node/125. Acesso em: 30 nov. 2010. 63 BRASIL. Lei Complementar n 135, de 4 de junho de 2010. Disponvel em: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=07/06/2010. Acesso em: 18 jul. 2010.

30

Mas as disputas continuam nos Tribunais. A aplicao da Lei da Ficha Limpa implicou a negao de 242 registros de candidatura em primeira instncia64, com a confirmao pelo TSE de que a Lei vige nas Eleies Gerais de 201065. O Supremo Tribunal Federal, em tumultuadas sesses, ostentou empates e terminou por acatar, em atendimento ao Regimento Interno da Corte, a deciso do Tribunal Superior Eleitoral quanto validade da Lei Complementar 135/201066. A deciso no definitiva67, e at o encerramento deste trabalho no houve posicionamento terminativo do STF a respeito.

64

Todos os barrados pela Lei da Ficha Limpa. Congresso em Foco. Disponvel em: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_publicacao=33909&cod_canal=21. Acesso em: 28 out. 2010. 65 WHITAKER, F. Quem tem medo do 11 Ministro? Disponvel em: http://www.mcce.org.br/sites/default/files/Quem_tem_medo_do_11_Ministro.pdf. Acesso em: 28 nov. 2010. 66 STF valida Ficha Limpa e mantm Jader Barbalho inelegvel. ltimo Segundo. Disponvel em: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/stf+valida+ficha+limpa+e+mantem+jader+barbalho+inelegivel/n 1237812747688.html. Acesso em: 30 nov. 2010. 67 Deciso do STF sobre Ficha Limpa ainda pode mudar composio final do Legislativo. ltima Instncia. Disponvel em:http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/DECISAO+DO+STF+SOBRE+FICHA+LIMPA+AINDA+POD E+MUDAR+COMPOSICAO+FINAL+DO+LEGISLATIVO_71783.shtml. Acesso em: 30 nov. 2010.

31

Consideraes Finais
"Os democratas que no vem a diferena entre uma crtica amigvel e uma hostil esto imbudos de esprito totalitrio. O totalitarismo, sem dvida, no pode considerar qualquer crtica como amigvel, uma vez que qualquer crtica de uma autoridade deve desafiar o prprio princpio da autoridade." (Karl Popper)

Elegibilidade a capacidade potencial de um cidado para candidatar-se a um cargo eletivo. Para tanto, deve formalmente preencher as condies elencadas pela Constituio Federal, e no malferir outras, igualmente resguardadas pelo texto constitucional e por Lei Complementar. A isso se chama pleno exerccio dos direitos polticos. Por mera ilao, seriam inelegveis os indivduos que no preenchessem tais requisitos. Essas exigncias so de aplicao pacificada no que respeita s condies objetivas: no se podem candidatar os que entre outras razes, ora de menor interesse, como parentesco, idade sejam condenados por decises judiciais transitadas em julgado, ou seja, sobre as quais no mais haja possibilidade de reforma por outra instncia judicial. Mas ocupar um cargo eletivo, possivelmente devido aos privilgios sociais e financeiros que proporciona, um convite que, muita vez, chega a destinatrios nem sempre to moralmente aptos a exercer o cargo. E a conseqncia disso haver governantes que maculam a classe poltica e retiram do povo o que lhe mais desejvel em um regime democrtico: a representatividade na busca pelos seus direitos e a correta e proba gesto da coisa pblica. Seguindo os fatos, quedou-se o Direito a buscar uma forma de excluir das disputas polticas indivduos que tivessem grande probabilidade de agir como maus gestores da coisa pblica. No entanto, como faz-lo sem estigmatizar condutas ou cercear os direitos de bons cidados que, eventualmente, ostentassem respingos de m conduta, no comprovada, em sua vida pregressa? Assim, a discusso que traz em si a possibilidade de a Justia Eleitoral rejeitar o registro de candidatura de postulantes que ostentem uma vida pregressa

32

incompatvel com a moralidade exigvel para ocupar um mandato eletivo, sem que haja motivo ensejador de perda ou suspenso de direitos polticos, teve que ser harmonizada com outro princpio constitucional de mesmo quilate: o da presuno de inocncia (a que preferimos dizer: da no-culpabilidade antecipada). A comprovar a dificuldade em se tratar do tema, foram necessrios 16 (dezesseis) anos para que o Parlamento, impelido por um projeto de lei de iniciativa popular, regulamentasse a matria. E, a despeito de regulamentada, nem por isso se encerrou a polmica. A aplicabilidade da novel legislao carece ainda da anuncia do Tribunal Constitucional para viger completamente. At l, inobstante o pas ostente tecnologia e know how para conhecer, no mesmo dia, o resultado da votao de 135.804.433 eleitores68, no se conhecer com certeza quem sero nossos governantes. Ao largo de tudo isso, das falhas que a [m] poltica impe qualidade do trabalho da Justia Eleitoral, reina a democracia. No somente pela grandeza de a sociedade civil, pacificamente, conseguir obrigar o parlamento comprometido por escndalos freqentes a aprovar, a contragosto, lei que veda a candidatura de muitos de seus componentes. Antes, e principalmente, porque demonstra que, inobstante o

comprometimento ou a m vontade de alguns governantes, lenta e gradualmente o Povo brasileiro se impe como o que efetivamente : titular absoluto da democracia.

68

Dados retirados do Divulga2010, programa de divulgao das Eleies Gerais 2010, do site do TSE (www.tse.jus.br).

33

Referncias

AGUIAR, K. M. Teoria da moralidade eleitoral como condio de elegibilidade. Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 08 dez. 2009. Disponivel em: <http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=1055.25661&seo=1>. Acesso em: 15 abr. 2010. AMARAL JNIOR, J. L. M. Do Positivismo Jurdico Democracia em Kelsen. Revista Jurdica Virtual. Braslia, Vol. 1, n 5. setembro de 1999. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Ver_05/demo_kelsen.htm. Acesso em 1o ago. 2010. BARRETTO, L. R. P. S. Ficha Suja e Impugnao de Candidatura. Bauru: EDIPRO, 2008. 224p. BERTASSO, M. P. Antecedentes, vida pregressa e inelegibilidade . Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1839, 14 jul. 2008. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11491>. Acesso em: 5 nov. 2009. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Manual de Legislao Eleitoral e Partidria: eleies 2010: atualizado e anotado. 8 Edio. Organizao do texto: Tribunal Regional Eleitoral do Cear. Fortaleza: TRE-CE, 2010. 674 p. ______. Lei Complementar n 135, de 4 de junho de 2010. Altera a Lei Complementar n 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo com o 9 do art. 14 da Constituio Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessao e determina outras providncias, para incluir hipteses de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exerccio do mandato. DOU, 07 jun 2010. Disponvel em: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp? jornal=1&pagina=1&data=07/06/2010. Acesso em: 18 jul. 2010. ______. Supremo Tribunal Federal. Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental - BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Acrdo em Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental n 144. Associao dos Magistrados Brasileiros AMB e Tribunal Superior Eleitoral. Distrito Federal. Relator: Ministro Celso de Mello. DJ, 25 fev 2010. Disponvel em: http://www.stf.jus.br/portal/geral/verPdfPaginado.asp? id=517174&tipo=TP&descricao=ADPF%2F144. Acesso em: 04 maio 2010.

34

______. Tribunal Superior Eleitoral. Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. 9 Ed. Braslia: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gesto da Informao, 2010. 1081p. ______. Tribunal Superior Eleitoral. Recurso Ordinrio 1.069/RJ. Eleies 2006. Registro de Candidato. Deputado Federal. Inelegibilidade. Idoneidade Moral. Art. 14, 9, da Constituio Federal. Relator(a): MARCELO HENRIQUES RIBEIRO DE OLIVEIRA. Julgamento: 20/09/2006. Publicao: PSESS - Publicado em Sesso, Data 20/09/2006. Disponvel em: http://www.tse.gov.br/sadJudInteiroTeor/pesquisa/actionGetBinary.do? tribunal=TSE&processoNumero=1069&processoClasse=RO&decisaoData=2006092 0&decisaoNumero=&noCache=0.38326870720756623. Acesso em: 15 abr. 2010. Campanha Ficha Limpa: uma vitria da sociedade. MCCE. Disponvel em: http://www.mcce.org.br/node/125. Acesso em: 30 nov. 2010. COULANGES, F. A Cidade Antiga. So Paulo: Martin Claret, 2003. 421p. Debate sobre direitos individuais e polticos marca julgamento de recurso de Eurico Miranda. Agncia de Notcias da Justia Eleitoral. Disponvel em: http://www.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=15081. Acesso em: 15 abr. 2010. Deciso do STF sobre Ficha Limpa ainda pode mudar composio final do Legislativo. ltima Instncia. Disponvel em: http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/DECISAO+DO+STF+SOBRE+FICHA+LIMP A+AINDA+PODE+MUDAR+COMPOSICAO+FINAL+DO+LEGISLATIVO_71783.sht ml. Acesso em: 30 nov. 2010. Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara %C3%A7%C3%A3o_dos_Direitos_do_Homem_e_do_Cidad %C3%A3o#A_Declara.C3.A7.C3.A3o_dos_direitos_do_Homem_e_do_Cidad.C3.A3 o. Acesso em: 26 nov. 2010. Declarao Universal dos Direitos Humanos. Disponvel em: http://www.un.org/en/documents/udhr/index.shtml. Acesso em: 26 nov. 2010. DIAS, M. A Mentira das Urnas. Rio de Janeiro: Record, 2004. 189p. GONALVES, F. P. F. Candidatura, Constituio e Judicirio. Breves comentrios ao julgamento da ADPF n 144. Jus Navegandi, Teresina, ano 12, n 1921, 4 out.

35

2008. Disponvel em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11810. Acesso em 15 abr. 2010. HERKENHOFF, J. B. Invivel a anlise da vida pregressa dos candidatos pelo eleitor. Consultor Jurdico, So Paulo. Disponvel em: http://www.conjur.com.br/2008-jul-05/inviavel_analise_vida_pregressa_candidatos. Acesso em: 26 nov. 2010. LIMA, G. M. Polticos Corruptos, Polticos Bandidos e Polticos Perseguidos: a presuno de no-culpabilidade e a moralidade eleitoral. Disponvel em: http://direitosfundamentais.net/2008/03/27/o-texto-consolidado/. Acesso em: 21 abr. 2009. MARAFFON, E. R. A inelegibilidade na Constituio Federal de 1988. Disponvel em: http://www.cdr.unc.br/cursos/Direito/Artigo1.htm. Acesso em: 3 ago. 2008. MOTTA FILHO, S. C. Direito Constitucional: teoria, jurisprudncia e questes. 21 edio. Rio de Janeiro: Campus, 2009. 855p. NOGUEIRA JNIOR, A. Inelegibilidade de candidatos a cargos polticos com maus antecedentes. O princpio da presuno da inocncia x o princpio da moralidade pblica. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n 1867, 11 agosto 2008. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11583. Acesso em: 15 abr. 2010. OAS Declaration of the Rights and Duties of Man. Disponvel em: http://www.hrcr.org/docs/OAS_Declaration/oasrights4.html. Acesso em: 26 nov. 2010. PRESUNO de inocncia: no aplicao s normas sobre inelegibilidades. In: Voto no tem preo, tem conseqncias! Disponvel em: http://www.mcce.org.br/sites/default/files/cartajuristas.pdf. Acesso em 5 mar. 2010. RAMAYANA, M. Direito Eleitoral. 9 Ed. Niteri: mpetus, 2009. 876p. REALE, M. Lies Preliminares de Direito. 27 Ed. So Paulo: Saraiva, 2003. 391p. REIS, M. J. Inelegibilidade e vida pregressa. Questes constitucionais. Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n 2086, 18 maro 2009. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=12481. Acesso em: 15 abr. 2010.

36

SANTOS, F. S. A Viso Democrtica de Rousseau. Disponvel em: http://recantodasletras.uol.com.brartigos/1908297. Acesso em: 28 nov. 2010. SCHREIBER, S. O Princpio da Presuno de Inocncia. Jus Navegandi, Teresina, ano 9, n 790, 1 set. 2005. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp? id=7198. Acesso em: 05 ma. 2009. SILVA, J. A. Curso de Direito Constitucional Positivo. 23 ed. So Paulo: Malheiros, 2004. 900p. STF valida Ficha Limpa e mantm Jader Barbalho inelegvel. Ministros aplicaram dispositivo do regimento interno que prev a manuteno da deciso do TSE em caso de empate no STF. ltimo Segundo. Disponvel em: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/stf+valida+ficha+limpa+e+mantem+jader+bar balho+inelegivel/n1237812747688.html. Acesso em: 30 nov. 2010. SUPREMO rejeita ao da AMB e libera candidatos com ficha suja. Folha Online, So Paulo, 6 ago. 2008. Todos os barrados pela Lei da Ficha Limpa. Congresso em Foco. Disponvel em: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp? cod_publicacao=33909&cod_canal=21. Acesso em: 28 out. 2010. Campanha Ficha Limpa: uma vitria da sociedade. MCCE. Disponvel em: http://www.mcce.org.br/node/125. Acesso em: 30 nov. 2010. TAVARES, G. M. O princpio da moralidade como fundamento para o indeferimento de registro de candidatura. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n 1921, 4 outubro 2008. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11805. Acesso em: 15 abr. 2010. WHITAKER, F. Quem tem medo do 11 Ministro? MCCE. Disponvel em : http://www.mcce.org.br/sites/default/files/Quem_tem_medo_do_11_Ministro.pdf. Acesso em: 28 nov. 2010. ZAVASCKI, A. T. Direitos Polticos: Perda, Suspenso e Controle Jurisdicional. Revista de Processo, ano 22, n 85, p. 181-189, jan/mar 1997. Disponvel em http://www.buscalegis.ccj.ufsc.br/revistas/index.php/buscalegis/article/viewFile/27950 /27508. Acesso em: 26 jul. 2010.

S-ar putea să vă placă și