Sunteți pe pagina 1din 14

Base Theorica da Doutrina Monarchica

Por Lucas Stefano Xavier de Sousa em Estudos Catlicos Monrquicos Editar documento " A doutrina monarchica est em completa harmonia com a sciencia historica e natural. " Duque de Orlans em carta a Paul Bouget.

Que Monarchismo? - o conjuncto dos principios sociaes que proporcionam aos povos a sade poltica, isto , o bem-estar, a liberdade, a paz e a prosperidade. E o Republicanismo? - um amontoado de erros sociais que produzem infallivelmente a ruina moral e material dos Estados. Qual o fundamento do Republicanismo e do Monarchismo? -O Republicanismo funda-se no sentimento individual. Fulano entende que as cousas esto mal organisadas e desejaria vl-as organisadas de outro modo,-segundo sua phantasia, bem entendido. - preciso,diz elle, que cada um governe por sua vez, por ser isso mais conforme com a logica e a justia. -No, replica Sicrano; o Estado deve ser dirigido por um dictador eleito pelo suffragio universal. -Pelo parlamento, observa Beltrano. Pedro quer que a Republica seja catholica; Paulo, livre-pensadora; Sancho, semita; e Martinho, anti-semita. Estas diversas opinies provm do facto de no serem eguaes os gostos e as preferencias, e porisso ha tantas Republicas differentes quantos republicanos. O Monarchismo, ao contrario, acceita as cousas como as cousas so, pela simples razo de que o homem no tem poder para transformal-as; considera as sociedades como se formaram pela natureza e pela historia.

Assim, em relao sociedade brasileira, o Monarchismo tem sua base no que constitue o Brasil tal qual elle , isto , em tudo quanto o distingue das outras naes, em tudo quanto distingue um brasileiro de um argentino ou de um norte- americano. Por isso que no pde haver sino uma nica Monarchia brasileira, imposta pela natureza do temperamento brasileiro, do mesmo modo que s ha uma hygiene para determinada pessa, - a que reclamada por seu temperamento e constituio.

Que Monarchia? " A Monarchia Brasileira ser a representao suprema da patria, a magistratura que ninguem disputar; ser a ordem, a paz e a unidade, assentando sobre a base larga e firme da unio de provincias fortes." Eduardo Prado.

Que Monarchia? applicao das verdades politicas indicadas pela observao attenta do homem e do meio em que este vive.

Que o que constitue a Monarchia? Um conjuncto de instituies ao mesmo tempo distinctas e inseparaveis: Distinctas, porque cada uma dellas desempenha um determinado papel; inseparaveis, porque no poderiam, sem se destruirem, romper a solidariedade que as une.

Ento a Monarchia no um systema de governo ( modernamente Monarquia forma de governo, parlamentarismo sistema de governo) em que um homem, chamado Imperador, governa a seu capricho e belprazer um povo de escravos? No. Tal concepo est em contradico com o principio monarchico e a exata interpretao do republicanismo e do cesarismo. ( Por cesarismo, entenda-se um governo republicano centralizador, mesmo ditatorial, tal como o Estado novo de Getulio Vargas.)

Como assim?

1- No regimen cesariano, um homem, geralmente chamado Cesar, governa o povo a seu talante, porque seu poder no tem regras nem limites. Si elle fr bom, clemente, justiceiro, tudo ir bem; mas si, ao contrario, fr mau e cruel, o povo ser opprimido; tal o regimen da Frana, sob Napoleo I; tal ainda hoje o da Turquia. ( No esquecer que o Manual data de 1913; a Turquia fazia ento parte do vasto Imprio Otomano que duraria at 1923.) 2- D-se o mesmo no regimen republicano, apenas com a differena de que o poder, em vez de ser exercido por um, o por mil Cesares; a tyrania collectiva e, consequentemente, anonyma, fugindo assim mais facilmente s responsabilidades. 3- No regimen monarchico, a nao modelada pela Familia: O lar domestico compe-se de tres elememtos distinctos: a) o pae, em que reside o poder; b) a me, que equilibra o patrio poder, mantendo-o dentro de justos limites; c) os filhos, que obedecem.

A auctoridade paterna no arbitraria, nem absoluta a sujeio dos filhos, neste sentido que, em uma familia normal, os actos dos chefes so sempre determinados pelas necessidades dos filhos. Na familia nacional, o pae o Imperador; a me, os partidos politicos, que limitam o poder imperial; os filhos so os cidados. Demais, este governo necessariamente paternal, porquanto os actos do Imperador so, como na familia domestica, determinados pelas necessidades do povo. Assim, pois, perfeita a analogia entre a Monarchia e a Familia. A organisao monarchica no prescinde desses tres elementos; a falta de qualquer delles acarretaria a dissoluo do conjuncto. E j que elles no se podem separar, sem se destruirem, claro que o Imperador, os partidos politicos e o povo- a cabea, os orgams e os nervos- tm um interesse comum,- o de permanecerem sempre unidos, para garantia de sua mutua conservao. Em outros termos:- o interesse imperial o e o interesse popular se confundem; o bem- estar do povo o bem-estar do Imperador do mesmo modo que na familia o interesse dos filhos o proprio interesse do pae. A Monarchia no , ento, s o Imperador?

No; o Imperador exerce uma unica funco:a de auctoridade protectora, que lhe confere a organisao social, ou descentralisao, sem a qual no haver Monarchia, mas sim Dictadura.

A Monarchia conservadora da nao e ... protectora dos interesses populares.

" Nada mais permanente do que um Estado que dura e se perpeta pelas mesmas causas que fazem durar o universo e que perpetuam o genero humano." Bossuet.

A quem compete o poder imperial e quem o exerce? Compete Famlia Imperial e exercido pelo chefe dessa famlia; por morte deste, passa a seu herdeiro mais prximo.

Por que este poder reside em uma famlia e no em um indivduo? A essencia do poder imperial ser perpetuo e hereditario, como a nao; si fosse confiado a um individuo, cuja existencia ephemera e limitada, este poder se extinguiria necessariamente com o seu detentor e dessa frma perderia seu caracter de perpetuidade nacional. No pde, pois, residir sino na familia, que no se extingue nunca.

Porque o poder hereditario? A hereditariedade estabelecida para a conservao do patrimonio nacional, que fica mais garantida por um administrador perpetuo do que por um temporario.

Como assim? Um gerente perpetuo, tendo a certeza de dixar a seu filho a administrao da fortuna pblica, sente, por fora das circumstancias, seu interesse particular identificar-se com o do paiz, de modo que sua preoccupao ser, no smente conservar intacto o patrimonio nacional, como tambem augmental-o, melhoral-o e embellezal-o.

E o administrador temporario? Esse, seja ele quem fr, patriota ou no, pe cosstantemente em risco a fortuna publica. Eleito por um partido, seus interesses so os desse partido; v-se, assim, constrangido a encarar todas as cousas, no em relao ao paiz, mas unicamente em relao ao partido que lhe delegou a direco dos negocios. Radical, conservador ou liberal, reservar todos os favores do governo a seus partidarios, - liberaes, conservadores ou radicaes. A Monarchia, ao contrario, nunca foi um governo exclusivo, um governo de partido.

Mas o Imperador no ter naturalmente predileco pelos monarchistas? A Monarchia, sendo hereditaria, no dependendo, por consequencia, dos monarchistas, no tem necessidade de dispensar-lhes favores particulares. O zelo constante dos seus proprios interesses obriga o Imperador a utilisar-se de pessoas capazes, trate-se, embora, de republicanos. Disto resulta dupla vantagem para elle e para o paiz:- os partidos anti-monarchicosperdem grande parte de sua fora, aproveitada assim em beneficio do bem publico.

Mas a Republica no poder com o tempo identificar-se com o paiz? Isto materialmente impossvel. Fructo da eleio, no pde deixar de ser o governo de um seita. Esteja esse governo em mos de tratantes ou de pessoas honestas, nem porisso deixar de estar sob o dominio de um partido, que ser obrigado, para se conservar no poder, a restringir as liberdades dos adversarios politicos.

Quaes so os outros inconvenientes da eleio? Entre outros: expe-nos ao perigo de vermos no governo, sino um extrangeiro, pelo menos uma creatura do extrangeiro.

No comprehendo... Nada mais simples:- o dinheiro, como se sabe, desempenha nas eleies um papel importante. Na Frana e nos Estados-Unidos, como outr'ora nas republicas antigas e na

Edade Mdia, o campo eleitoral um verdadeiro mercado, onde os homens de dinheiro compram de mil modos o eleitor. No raro, na Republica Brasileira, ver um candidato comprar votos. Quem poder impedir, por exemplo, a Inglaterra, de mandar para aqui um ou mais agentes, encarregados de, pelo dinheiro, promover a eleio do presidente que convenha aos interesses financeiros que a ligam ao nosso paiz? Republica e Patria so expresses que se contradizem.

No haver o mesmo inconveniente no systema hereditario? De frma alguma. Um Imperador no pde nunca ser anti-patriota. Porque?

Porque, estando a sorte da familia imperial intimamente ligada da nao, o interesse pessoal do Imperador proteger e servir os interesses nacionaes. Poder-se-, por acaso, suppr num pae de familia tanta falta de consciencia ao ponto de promover o bem-estar de uma familia extranha em prejuizo de sua propria familia? equivaleria isto a contrariar seus prprios interesses, prejudicando-se a si mesmo.

Casamento de Imperadores c. Princezas extrangeiras " Um cargo publico importante fica fra da concorrencia, adstricto a uma familia e sequestrado em mos firmes." Taine.

Mas o casamento dos Imperadores com as Princesas extrangeiras no altera o seu sangue nacional? No. Esse casamento no pde em cousa alguma alterar o interesse da Familia Imperial, o qual visa sempre a prosperidade do paiz. Isto to certo, quem em toda a histria da Frana, por exemplo, no ha um s caso serio de, por influencia das mulheres, terem sido sacrificados os interesses nacionaes em proveito de extrangeiros. Longe de constituir um mal, o casamento dos Imperadores nas famlias reinantes uma das preciosas vantagens da Monarchia, pois permitte mais facilmente as allianas e as relaes internacionaes.

Existe a prova absoluta do caracter nacional dos Reis ou Imperadores?

Certamente; a historia, por exemplo, da Frana nos d essa prova absoluta.

De que modo? Foram os Reis que fizeram a Frana, que a formaram parcella por parcella, provincia por provincia, j por meio de casamentos, j por tratados e pelas conquistas.

Que fizeram elles? Despertaram o amor e a dedicao do povo, libertando os servos, proclamando a autonomia das communas, estabelecendo uma administrao equitativa e fazendo reinar a justia. Si o Rei soubesse! dizia-se. Elles destruiram a omnipotencia dos senhores, que eram um obstaculo unidade nacional. Em uma palavra: de uma sociedade barbara e escravisada, fizeram o povo mais livre e mais culto que jmais existiu.

Comtudo, dizem que, durante a Edade-Mdia e o antigo regimen, o povo estava mergulhado nas trevas da ignorancia... uma calumnia, a que falsos historiadores, ( Jules Michelet, *1798 +1874, historiador francs r publicano), deram curso, em benefcio da causa republicana. Basta consultar os documentos historicos, para qualquer pessoa se convencer de que na frana antiga a instruco primaria estava quasi to disseminada como nos nossos dias. J no seculo XIII no havia uma unica communa rural que no tivesse sua escola. A Revoluo desconstruiu-as e, mesmo assim, o povo s ficou privado dos beneficios da instruco durante o periodo que vai da primeira terceira republica. ( Isso no faz muito sentido, pq entre a primeira r pblica (1789-1799), tivemos o 1 Imprio napolenico (1799-1815), a Restaurao ( 1815-1830), o reinado de Luiz Felipe (1830-1848), a segunda r pblica (1848-1852),e o 2 Imprio (1852-1870). A terceira r pblica vai de 1870 a 1940. Se algo a se caracteriza a profunda instabilidade das instituies francesas depois da revoluo. Mas de 1799 a 1870 foram apenas 14 anos de r pblica).

Os republicanos affirmam que, promovendo reformas, os Reis na Frana e D. Pedro II e a Princeza Imperial Regente no Brasil o fizeram levados por motivos de interesse pessoal. Que diz a isto?

Usando desta linguagem, os republicanos bem a contragosto reconhecem a vantagem primordial do principio monarchico, que faz da felicidade do povo o interesse pessoal do Rei ou Imperador.

A hypothese do Imperador ser doido ou estupido. " A Monarchia, ligando os interesses de uma nao aos de uma familia rica e poderosa, constitue o systema da maior estabilidade para a conscincia nacional. Mesmo a mediocridade do soberano no tem, neste systema, sino pequenos inconvenientes." Renan.

No dizem o republicanos que a hereditariedade pde transmitir a cora a um doido? Sim, e affirmam que basta isso para condemnar a Monarchia hereditria. Si, entretanto, reflectissem um pouco, veriam que em tal caso todas as Monarchias do mundo tm recorrido ao systema das regencias. respeitada a ordem da sucesso, mas o poder exercido pelo herdeiro mais proximo do Imperador. (Azado exemplo do citado a regncia do Prncipe D. Joo, futuro Rei D. Joo VI, no impedimento de sua me a Rainha D. Maria I. O Prncipe foi regente de Portugal e Algarves de 01/03/1792 a 20/03/1816 e do Brasil de 15/12/1815 a 20/03/1816).

E quando o soberano for uma individualidade mediocre? A funco imperial no reclama conhecimentos universaes e pde ser perfeitamente exercida independente de genio; exige apenas as aptides que lhe so peculiares. O Imperador elevado ao Throno, para desempenhar uma misso; quando moo, iniciado em todos os segredos, em todasas minudencias das funces de que ser mais tarde investido; todas as questes de Estado lhe so familiares. Assim como o filho de um fazendeiro que desde a infancia se dedica aos trabalhos da lavoura est mais habilitado a administrar um fazenda do que um grande advogado ou um sabio illustre, tambm um Imperador, embora de curta intelligencia, estar sempre em mais condies de exercer a funco imperial do que um escriptor, um orador ou um industrial que o acaso de uma eleio colloca subitamente no governo supremo de um paiz.

Mas no poder o Imperador deixar-se guiar por aduladores e cortezos?

Sejam quaes forem as pessoas que o rodearem, um Imperador, ainda quando tenha fraquezas, conserva sempre, como todo homem, o sentimento dos seusprprios interesses, e como no pde por si s, geril-os convenientemente, procura rodear-se de de especialistas, isto , de ministros e demais pessoas competentes, que lhe facilitem o exercicio de suas funces. A historia de todas as Monarchias do mundo mostra-nos que os reis fracos ou que, pelo menos, passaram por tal, confiaram a direco dos negocios do Estado a grandes ministros: Luiz XIII, entre outros, teve Richelieu. Os imperadores fracos, ou fortes, tm interesse em procurar a collaborao dos grandes homens, a bem da dynastia e da nao.

A Monarchia hereditria a verdade poltica. " A Historia, que a poltica experimental, demonstra que a Monarchia hereditaria proporciona ao homem o governo mais estavel, mais feliz e mais natural." Joseph de Mastre.

No dizem os republicanos que j se foi o tempo da Monarchia e que esta no corresponde mais s exigencias das sociedades modernas? este, com effeito, o argumento favorito dos republicanos; formulando-o, porm, enganam o povo, para melhor o explorarem. No ha principios velhos, nem novos : elles so bons ou maus, e em todos os paizes e em todos os tempos os povos e os individuos tm vivido livres e felizes ou desgraados e escravisados, conforme sua submisso ou sua revolta a esses princpios fundamentaes.

Mas onde a prova de que a Monarchia hereditaria seja a verdade poltica? Est no facto de ser reclamada pelas necessidades do genero humano.

Como assim? Os homens tem dous interesses bem differentes : 1, o interesse particular, isto , o interesse individual, proprio a cada indicviduoe opposto muitas vzs ao de outrem; 2, o

interesse social ( geral, collectivo, nacional, do Estado), isto , o interesse commum a todos os membros de uma collectividade e que consiste em poupar seus proprios recursos, prever e preparar o futuro e, em summa, viver em boa harmonia com o seu semelhante, porque isso indispensavel garantia do interesse individual. O interesse particular, ou individual, defendido pelo proprio individuo, que o colloca, naturalmente, sob a proteco do seu egoismo. O mesmo podemos dizer do interesse domestico, ou familiar, encarnado no chefe de famlia. O interesse social, isto , o nacional, ou do Estado, precisa tambm de um orgam de defesa; necessrio que seja collocado sob a garantia de um egoismo, egoismo de interesse nacional. No se pde, com effeito, conceber uma collectividade sem chefe visvel que a governe e esse chefe deve ser unico. Quando todos mandam, ou, pelo menos, muitos, deixa de existir a auctoridade. Esta uma verdade proclamada at mesmo no centro dos indivduos mais hostis ao ...principio da auctoridade, como as assemblas revolucionarias, nas quaes ha sempre um cidado incumbido de dirigir os debates.

Mas no poder a eleio, da mesma frma do que a hereditariedade, garantir a unidade do poder? A eleio pde, com effeito, garantir essa unidade, mas tem o grande inconveniente de collocar o poder a servio de uma maioria ou de uma classe, quando ella deve estar a servio da collectividade nacional. Um Poder verdadeiramente Poder-conservador e guarda do interesse do Estado-deve ser hereditario, residindo consequentemente me uma familia e collocado sob a garantia de um interesse vital dessa familia. Portanto, a Monarchia hereditaria ,com justa razo, a verdade poltica.

No ha outros argumentos a favor da Monarchia? Decerto que sim. Temos o testemunho das naes fortes e prsperas, entre as quaes a Inglaterra, a Allemanha e a Italia- que no se desenvolvem sino ao abrigo das intituies monarchicas. ( Convm lembrar q o texto data de 1913, e que o autor, bastante progressista, no faz qualquer referncia ao Imprio Austro-Hngaro e ao Imprio Russo. Vivo hj, ele por certo faria referncias Espanha, a estabilidade econmico-social das monarquias europias, ao parlamentarismo monrquico de vrios pases da Commonwealth, ao Imprio do Japo, ao Reino da Tailndia, aos da Jordnia e do Marrocos e assim por diante. Como nossos

leitores podem ver, em que pese seus muitos acertos, o autor inclui a Italia, ento no reconhecida pelo Vaticano, o que o coloca em oposio opinio catlica da poca).

A Monarchia moderna. " Tradicional por seus princpios, moderna por suas instituies." Conde de Paris.

Pelo facto de ser immutavel o principio monarchico, segue-se que devamos restaurar as praticas da Edade mdia? No. Os principios no mudam, mas os costumes, os methodos, as necessidades sempre se modificam. A vida nacional caracterisada por transformaes constantes. O progresso vai creando um novo estado social e convm que haja perfeita harmonia entre esse estado e as instituies politicas. Seria absurdo suppr que a Monarchia Brasileira deste seculo se parea, por exemplo, com a de D.Joo VI. A Monarchia ser moderna, isto adequada s necessidades dos tempos modernos, conforme se v do programma politico do Principe Dom Luiz. ( No caso D. Luiz de Orlans e Bragana (1878-1920) , av do atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, filho da Princesa Isabel (1846-1921) e Prncipe Imperial do Brasil de 31/10/1908 at seu falecimento em 26/02/1920. Oportunamente escreveremos mais sobre ele).

A Monarchia progressista. "S ha mudana feliz e duradoura quando esta se apoia em base immutavel." Conde Eugenio de Lur-Saluces.

Porque se poder affirmar que a Monarchia se adaptar epoca actual? Porque o principio hereditrio lhe permitte amoldar-se s exigencias de todos os tempos e o unico que lhe pde favorecer o progresso e as reformas sociaes.

De que modo? Todo progresso uma reforma tendente a um melhoramento e ao bem-estar social. Ora, a experincia, como a simples reflexo, nos ensina que isso s se consegue pelo esforo perseverante e inimterrupto, pela continuidade nos emprehendimentos. Que que assegura essa continuidade, a no ser a hereditariedade monarchica? Um Imperador hereditrio no precisa preoccupar-se com sua reeleio. A perpetuidade do Poder permitte-lhe emprehender obras de folego. Sabe que, si morrer, seu sucessr no throno as continuar, corrigindo-as, si fr necessario. E, dessa frma, no se perde esforo algum, redundando em benefcio do paiz uma accumulao constante de riquezas.

A Republica instrumento de ruina. " Tudo est dividido e agitado entre vontades particulares e pretenes individuaes. Eis o mal. Somos esmigalhados." Barrs.

No pde a Republica favorecer o progresso? No; sua constituio no lh'o permitte.

Como assim? A eleio um principio essencialmente reaccionario ou, melhor, regressivo, porque o recomeo perpetuo. ora, excusado demonstrar que o progresso effectivo no se obter nunca por essa frma.

A Republica, ento, nada pde fundar de duradouro? No; seu defeito essencial est na sua instabilidade. Os poderes publicos, na Republica, so ephemeros : presidente, ministros, senadores, deputados, ningum est seguro quanto ao dia seguinte : um capricho eleitoral os derruba. Dahi, que sucede? O ministro da Guerra emprehende uma reforma; seis mezes ou um anno depois, substituido por outro, que revoga o seu acto. D-se o mesmo na Marinha, na Industria, na Justia e em todos os servios importantes do Estado. Instrumento de destruio, a Repblica tudo pde demolir, mas nada edificar.

Ento o systema republicano incompatvel com o desenvolvimento de um paiz? Decerto : elle conduz o paiz ruina. Bismarck no o ignorava, e na sua correspondencia com o Conde de Arnim, em 1872e 1873, expz os motivos que o faziam desejar o restabelecimento da Republica em Frana: " Convm - dizia elle - que a Frana fique isolada e fraca e , para isso, preciso impedir alli a Monarchia, suprimir a Dynastia e auxiliar o estabelecimento da Republica e do Parlamentarismo, e ento no teremos de receia-a mais."

A Monarchia popular. " A Monarchia jmais esquecer que seu primeiro dever proteger o fraco contra todas as oppresses." Duque de Orlans.

Que significa a expresso " Monarchia popular"? Quer dizer que a Monarchia a protectora natural dos interesses do povo, e por povo se deve entender todos os cidados, todos os filhos da mesma patria, seja qual for a sua condio social.

A Monarchia deve ser popular? Nem pde absolutamente deixar de o ser.

Mas bastar que o povo se contente simplesmente com as affirmativas dos monarchistas? No; evidente que os partidos ho de declarar sempre que o unico cuidado do regimen de su escolha pugnar pelos interesses populares.

Ento, que que garante ao povo que a Monarchia popular? A propria constituio monarchica, isto , o conjuncto das instituies que lhe so inseparaveis e sem as quaes a monarchia deixaria de existir. Essas instituies, que se

chamam municipios livres, provincias quasi autonomas, magistratura independente, imprensa livre, etc., so os guardas da independencia dos cidados. A Monarchia suicidarse-ia, se os destruisse. O seu mais instante interesse leva-a a mantel-os e protegel-os. Os interesses populares so, assim, sempre protegidos.

Fonte: Manual do Monarchista. Couto de Magalhes. So Paulo. 1913. Empresa Typ. Editora " O Pensamento". 63pp. O trecho citado pp. 7-9.

S-ar putea să vă placă și