Sunteți pe pagina 1din 3

Atividade econmica

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Este artigo sobre a atividade humana. Para a cincia social que a estuda, ver Economia.

Drachm grega de Aegina. Anverso:Tartaruga terrestre / Verso: Inscrio grega (INA) e um golfinho. A moeda da tartaruga a mais velha j descoberta, data de 700 aC

Uma economia o sistema consolidado de atividades humanas relacionadas produo, distribuio, troca e consumo de bens e servios de um pas ou outra rea. A atividade econmica gera riqueza mediante a extrao, transformao e distribuio de recursos naturais, bens e servios, tendo como finalidade a satisfao de necessidades humanas. A composio de uma dada economia inseparvel da evoluo tecnolgica, da histria da civilizao e da organizao social, assim como da geografia e daecologia do planeta Terra, e.g. eco-regies que representam diferentes oportunidades de extrao de recursos e de agricultura, entre outros fatores. A economia se refere tambm medida de como um pas ou regio est progredindo em termos de produo.
ndice
[esconder]

1 Origem e Etimologia 2 Setores econmicos 3 Histria 4 Medidas econmicas 5 Ver tambm 6 Referncias

[editar]Origem

e Etimologia

A palavra "economia" pode ser traada de volta palavra grega , "aquele que administra um lar", derivada de , "casa", e , "distribuir (especialmente administrar)". De derivouse , que tinha no apenas o sentido de "administrao de um lar ou famlia" mas tambm de

"frugalidade", "direo", "administrao", "acordo", e "renda pblica de um Estado". O primeiro registro do significado da palavra "economia", encontrado em um trabalho possivelmente composto em 1440, "a gesto de assuntos econmicos", nesse caso, de um mosteiro. 'Economia' tambm registrada com outras acepes compartilhadas com em grego, inclusive "frugalidade" e "administrao". O uso atual mais frequente, "o sistema econmico de um pas ou rea", no parece ter se desenvolvido at o sc. XIX ou XX.

[editar]Setores

econmicos

Ver artigo principal: Setores econmicos A economia inclui diversos setores, que se desenvolveram em fases sucessivas.

A economia antiga era baseada principalmente na agricultura de subsistncia. A Revoluo Industrial diminuiu o papel da a agricultura de subsistncia, convertendo-a ao processo capitalista de produo, de forma que as fazendas passaram a ser mais extensas emonocultoras nos ltimos trs sculos. O crescimento econmico se deu na maior parte na minerao, na construo civil e na indstria manufatureira.

Nas economias contemporneas uma parcela cada vez maior da economia corresponde ao setor de servios, o que compreeende o setor financeiro e de tecnologia - que compem a chamadaeconomia do conhecimento).

Nas economias modernas h trs setores principais de atividade econmica:

Setor primrio: Compreende a extrao e produo de materiais crus, como milho, carvo, medeira e ferro. (Um mineiro e um pescador seriam trabalhadores do setor primrio.)

Setor secundrio: Compreende a transformao de materiais crus ou em grau de processamento intermediio em bens de produo ou de consumo, por exemplo, ao em carros, ou tecidos em roupas. (Um pedreiro e uma estilista seriam trabalhadores do setor secundrio.)

Setor tercirio: Compreende o fornecimento de servios para as empresas e para os consumidores, como creches, cinemas e casas lotricas. (Um vendedor de shopping e um contador seriam trabalhadores do setor tercirio.)

No entanto essa no a nica forma de se classificar uma economia em setores. Tambm pode-se usar a uma diviso mais social ou jurdica como aquela que distingue o setor pblico do privado, ou ainda uma classificao mais moderno entre "primeiro setor", o governo; "segundo setor", empresas que visam o lucro; e o "Terceiro Setor, as chamadas organizaes no-governamentais.

Mais detalhes sobre as vrias fases de desenvolvimento econmico se seguem. Como esse processo estava longe de ser homogneo geograficamente, a proporo entre esses setores varia muito entre as regies do mundo, podendo ser uma forma para se examinar a desigualdade econmica.

[editar]Histria [editar]Medidas

econmicas

Existem muitas maneiras de se medir a atividade econmica de uma nao, inclusive:

Taxa de cmbio Produto interno bruto PIB per capita Produto Nacional Bruto Taxa de juros Dvida nacional Taxa de Inflao Desemprego Balana comercial

S-ar putea să vă placă și