Sunteți pe pagina 1din 3

UNIDADE PROGRAMTICA:

II

A ACO HUMANA E OS VALORES

Ano: 10. Turma: Texto de apoio

3. Dimenses da aco humana e dos valores 3.1. A dimenso tico-poltico anlise e compreenso da experincia convivencial 3.1.3. A necessidade de fundamentao da moral anlise comparativa de duas perspectivas filosficas

J. S. Mill e o utilitarismo
Na obra Utilitarismo, John Stuart Mill, filsofo, economista e poltico ingls (1806-1873), apresentou e defendeu a sua teoria moral. O utilitarismo tem uma caracterstica importante em comum com o egosmo tico: ambos so teorias consequencialistas. Segundo o consequencialismo, as aces so moralmente certas ou erradas apenas em virtude das suas consequncias. Isto significa que, de um ponto de vista moral, uma opo melhor do que a outra se, e s se, tiver melhores consequncias, resultados ou efeitos do que ela. Quando falam de melhores consequncias, tanto o egosta como o utilitarista tm em mente o bem-estar ou felicidade. Ambos pensam que a melhor coisa a fazer numa dada situao aquela que, entre as alternativas disponveis, mais promove o bem-estar ou felicidade. Mas estamos a falar do bem-estar de quem? aqui que o egosta diverge profundamente do utilitarista. Enquanto para o primeiro devemos estar interessados em promover apenas o nosso prprio bem-estar, para o segundo devemos, adoptando uma perspectiva inteiramente imparcial, promover o bem-estar de todos aqueles que so afectados pelas nossas aces. O utilitarista advoga o maior bem para o maior nmero. J.S.Mill, numa das passagens mais importantes da obra acima citada, esclarece:
Utilitarismo deriva do termo utilitas (utilidade). Filosoficamente a doutrina que considera a utilidade como critrio da moral: as aces so boas ou ms consoante favorecem ou inpedem a mxima felicidade possvel, para o maior nmero de pessoas possvel. E a felicidade o prazer e a ausncia de dor; e a infelicidade a dor e a ausncia de prazer. Enquanto representante, Mill atendia no apenas quantidade, mas qualidade dos prazeres que se procuram. O utilitarismo costuma ser chamado de hedonismo social.

Devo repetir que os crticos do utilitarismo raramente tm a justia de reconhecer: que a felicidade que forma o padro utilitarista sobre o que est certo na conduta no a felicidade do prprio agente, mas a de todos os envolvidos. Quanto escolha entre a sua prpria felicidade e a felicidade dos outros, o utilitarismo exige que ela seja to estritamente imparcial como um espectador benevolente e desinteressado. Na regra de ouro de Jesus de Nazar lemos todo o esprito da tica da utilidade. Tratar os outros como queremos que nos tratem e amar o nosso prximo como a ns prprios constituem a perfeio ideal da moral utilitarista. Como meio de fazer a maior aproximao possvel a este Hedonismo ideal, a utilidade prescreve, em primeiro lugar, que as leis e estruturas sociais etimologicamente deriva do coloquem tanto quanto possvel a felicidade ou (como se lhe pode chamar grego hdon (prazer). O hedonismo a doutrina para se falar de maneira prtica) o interesse de qualquer indivduo em moral que considera o harmonia com o todo; em segundo lugar, que a educao e a opinio, que prazer o bem supremo e tm um poder to vasto sobre o carcter humano, devem ser usados para soberano do homem.

estabelecer na mente de todos os indivduos uma associao indissolvel entre a sua prpria felicidade e o bem do todo, especialmente entre a sua prpria felicidade e a prtica daqueles modos de conduta, negativos e positivos, que a considerao pela felicidade universal prescreve, no s de modo a que estes possam ser incapazes de conceber consistentemente a possibilidade da felicidade para si prprios a par de uma conduta oposta ao bem geral, mas tambm de modo a que um impulso directo para promover o bem geral possa ser em todos um dos seus motivos habituais das aces, e que os sentimentos ligados a isto possam ocupar um lugar amplo e proeminente na existncia sensvel de qualquer ser humano.
J.S.Mill, Utilitarismo, 1861, p. 64.

Os utilitaristas procuraram encontrar um princpio objectivo superior a qualquer das normas morais para que o juzo, a deciso e a avaliao moral no fossem subjectivos. Como distinguir o que correcto do que incorrecto? Um mesmo acto pode beneficiar certas pessoas e prejudicar outras, h que instituir como princpio da moralidade o seguinte: A mxima felicidade possvel para o maior nmero de possvel de pessoas a medida do bem e do mal. Todas as normas morais se reduzem a este princpio. Princpio da mxima felicidade possvel ou princpio da utilidade o fundamento supremo da moralidade: as aces humanas so julgadas como moralmente boas na medida em que proporcionam a maior felicidade ao maior nmero. Assim, aquilo a que devemos dar mais importncia ao julgar se esta ou aquela aco boa s consequncias. A finalidade da aco a felicidade. E o que a felicidade. Felicidade que consiste no prazer e ausncia da dor (as nicas coisas desejveis
Aristteles foi um dos primeiros filsofos a afirmar que toda a aco humana tem por objectivo um determinado bem ou fim. O fim ltimo ou bem supremo a que todos os homens aspiram, a felicidade (eudaimonia). Mas em que consiste a felicidade para o ser humano? Alguns identificam-na com o prazer, outros com fama, honra, riqueza. Para Aristteles, a felicidade consiste no cumprimento ou realizao da sua prpria natureza, daquilo que o faz ser homem. Como a caracterstica prpria do homem a razo, pensamento, ento a felicidade consiste em viver de acorodo com a razo.

Uma aco moralmente certa aquela que maximiza a felicidade para o maior nmero. A felicidade de uma pessoa no conta mais do que a felicidade de qualquer outra pessoa. O princpio bsico dos utilitaristas hoje central nas disputas morais. Mas h cento e cinquenta anos foi uma ideia revolucionria. Pela primeira vez, filsofos defendiam que a moralidade no dependia de Deus nem de regras abstractas. A felicidade do maior nmero tudo o que se deve perseguir com a ajuda da experincia. Isto explica que os utilitaristas tenham sido reformadores sociais empenhados em mudanas como a abolio da escravatura, a igualdade entre homens e mulheres e o direito de voto para todos, independentemente de deterem ou no propriedades.

como fins em si mesmas). por referncia a

este fim que avaliamos a moralidade dos actos. Encontramos a defesa de um utilitarismo de carcter altrusta que insiste no dever de agirmos tendo como fim supremo sempre a utilidade. Trata-se de considerar Mill tem uma perspectiva como dever de quem esteja em condies de o proporcionar, tanto quanto hedonista de felicidade. possvel, a felicidade ao maior nmero de seres humanos. Relega-se para Segundo esta perspectiva, a felicidade consiste no segundo plano o que nos til enquanto indivduos. prazer e na ausncia de importante perceber que com o seu princpio objectivo, Stuart Mill, no dor. O prazer pode ser mais nega a importncia das vrias normas morais. ou menos intenso e mais Agir moralmente bem no sempre sinnimo da aplicao do ou menos duradouro. Mas a novidade de Mill est em princpio da utilidade. Em muitos casos uma aco correcta se cumpre dizer que h prazeres determinadas normas e incorrecta se no as cumpre. No necessrio, em superiores e inferiores, o
que significa que h prazeres intrinsecamente melhores do que outros.

muitas situaes, fazer apelo ao princpio da mxima felicidade para que uma aco seja moralmente valiosa. Em que circunstncias se impe o apelo ao princpio supremo da moralidade? No caso dos dilemas morais, isto , quando duas normas morais entram em conflito e preciso saber qual devemos preferir. Tomemos em considerao o seguinte exemplo: Um milionrio prestes a morrer entrega-me um cheque de 500 mil euros. Comprometo-me a cumprir a sua ltima vontade: entregar essa quantia ao presidente do seu clube de futebol preferido. Contudo, a caminho do estdio uma campanha contra a fome no mundo chama a minha ateno. Surge um conflito: devo ser fiel minha promessa ou contribuo para salvar milhares de vitimas da fome? Duas normas morais esto em conflito: ajuda o teu prximo e s fiel s tuas promessas. Apelando ao princpio da mxima felicidade possvel para o maior nmero possvel a minha obrigao seria dar o dinheiro para as vtimas da fome.
ticas teleolgicas so Da tica utilitarista podemos, ento, salientar alguns aspectos:  Aspecto consequencialista ou teleolgico: a valorao moral da aquelas que fundamentam a moral na prpria natureza aco depende, nas situaes moralmente mais relevantes, das suas humana., e esta procura o consequncias ou resultados: se os resultados so bons a aco boa seu prprio bem, fim (fizemos o que devamos), se os resultados no so bons agimos ltimo de todas as aces (a felicidade). indevidamente. O nico fim em si mesmo o prazer ou felicidade.  Aspecto pragmtico: o importante das aces so os seus efeitos prticos.  Aspecto hedonista: a finalidade mais elevada o prazer da maioria. Hedonismo altrusta: visa o bem estar colectivo.

(Prof. Miguel Alexandre Palma Costa)

S-ar putea să vă placă și