Sunteți pe pagina 1din 2

Crimes de Transito lei 9503/97 art.291 a 312 do CTB. Parte Geral (art.

291 a 301) Aplicao da lei 9099/95 (Juizados Especiais Criminais) aplica-se a lei as infraes de menor potencial ofensivo so todas as contravenes e crimes com pena mxima penal cominada at 02 anos, dos 11 crimes do CTB 08 so infraes de menor potencial ofensivo, os Crimes que esto fora da lei 9099/95 so: I-Homicdio Culposo pena 2 a 4 anos de deteno no se aplica tambm a suspenso condicional do processo que cabvel com pena mnima cominada at 01 ano. II-Embriaguez ao Volante a pena de 06 meses a 03 anos de deteno era cabvel transao penal para esse crime, todavia com a entrada da lei seca acabou com a possibilidade de transao penal para esse crime, A lei nova mais grave, ou seja, ela no retroage quem cometeu esse crime antes da lei seca continua tendo direito a transao penal. III-Leso Corporal Culposa 06 meses a 02 anos de deteno, se o crime de leso for praticado e uma das trs circunstancia do art.291, p. 1, I a III, no cabvel composio civil de danos com a vtima, no cabe transao penal com o MP e no cabe representao da vitima, ou seja, o crime e de ao penal publica incondicionada, todavia se o crime de leso for praticado fora dessas circunstancias ai cabvel todas as medidas anteriores, essas circunstancias do art. 291 do CTB so: a) em situao de embriagues, b) em situao de racha, c) com condutor trafegando a 50 km por hora ou mais da velocidade mxima permitida. Em regra a leso corporal culposa infrao de menor potencial ofensivo, exceo se ela for praticada naquelas circunstancia do art.291, e se incidir em uma das causa de aumento de pena do art.303, nico a pena mxima passar de 02 anos e deixa de ser infrao de menor potencial ofensivo.

Suspenso ou Proibio do Direito de Dirigir (art.292 a 296 do CTB). Proibio do Direito de Dirigir aplicada ainda a quem no tem habilitao ou permisso para dirigir. So penas principais (Restritivos de Direitos) e no so substitutivas, ou seja, aplicada pelo o juiz cumulativamente com a pena de priso e mais a pena de multa se houver. Suspenso do Direito de Dirigir aplicada aquele condutor que j tem permisso ou habilitao para dirigir. So penas principais (Restritivos de Direitos) e no so substitutivas, ou seja, aplicada pelo o juiz cumulativamente com a pena de priso e mais a pena de multa se houver. Prazo: 02 meses a 5 anos.

Obs. Dos art. 302, 303, 306, 307, 308 do CTB nesse cinco crimes as penas de suspenso ou proibio do direito de dirigir j esto cominadas no tipo penal incriminador, ou seja, se o juiz condenar por um desses 5 crimes ele obrigado a aplicar a pena de suspenso + a suspenso ou proibio do direito de dirigir.

Parte Especial (art.302 a 312)

S-ar putea să vă placă și