Sunteți pe pagina 1din 1

Tipos de malware

Malware: O termo Malware o acrnimo do ingls, atravs da juno dos radicais das palavras malicious e software; e signica qualquer aplicao com ns maliciosos.

Vrus

um programa (software) criado para gerar algum dano ao computador do usurio, de forma completamente invisvel. Os vrus de computador necessitam de um antrio ou hspede para se alojar e assim se propagar. Este pode ser um arquivo executvel, no setor de incio do disco rgido ou na memria do sistema.

Spyware

um programa (software) espio que se instala secretamente no computador para coletar informaes sobre as atividades do usurio.

Este tipo de Malware coleta informaes dos distintos

acessos do usurio na Internet, como por exemplo, pginas da web, tempo de permanncia no website, quais aplicaes esto sendo executadas, quais compras so realizadas ou quais arquivos so baixados.

O dano que um vrus pode causar varivel: pode ir

desde uma simples mensagem na tela para incomodar o usurio, a eliminao de arquivos e at impedir o acesso ao sistema operacional.

Muitas vezes instalados em combinao com outras

ameaas (Worms, Trojans, etc.)

Worms

Os Worms no necessitam de um arquivo antrio aproveitando diferentes meios de para seguir com um ciclo de propagao. Eles se auto-reproduzem e-mail. comunicao como, por exemplo, as redes locais ou um

Rogue

um malware que simula ser uma aplicao de segurana (geralmente anti-malware) e infecta os sistemas dos usurios. Caracterizam-se em exibir na tela do computador inexistentes. avisos sobre a presena de infeces

de

Os Worms podem propagar-se atravs de diferentes mensagens instantneas, dispositivos de

Enganam o usurio para que este clique em algum

formas tais como: e-mail, redes P2P, redes sociais, clientes armazenamento USB, ou a explorao de vulnerabilidades nos sistemas operacionais e aplicaes, entre muitos outros.

link e assim direcione a um formulrio no qual se possa comprar uma suposta soluo de segurana.

Tambm

costumam

instalar

outros

cdigos

maliciosos no sistema para obter informaes condenciais.

Botnet

Um malware do tipo bot aquele que est desenhado para armar botnets. Este tipo apareceu de forma massiva em 2004, aumentando ano a ano suas taxas de apario.

Trojans

O nome desta ameaa deriva da lenda do Cavalo de Tria. Os Trojans so cdigos maliciosos que simulam ser inofensivos, como por exemplo, jogos ou programas que tm como objetivo principal enganar o usurio para instalar-se no sistema.

Um botnet uma rede de computadores infectados

controlados por um hacker remotamente, disponibilizando seus recursos para que trabalhem de forma conjunta e distribuda com ns criminais. Quando um computador infectado por algum malware deste tipo, se diz que o computador vira um rob ou zumbi. Esta uma das principais ameaas da atualidade.

Os disfarces que utiliza um Trojan so os mais

variados e, em todos os casos, aproveitam a falta de conhecimento dos usurios explorando diferentes tcnicas de engenharia social para engan-los.

Caracterizam-se por no se auto-replicar. Na

atualidade, os Trojans constituem os cdigos maliciosos com a maior taxa de propagao e infeco. Para mais informaes, visite o Centro de Ameaas no site da ESET Amria Latina: http://www.eset-la.com/centro-amenazas/tipos-de-amenazas.php

S-ar putea să vă placă și