Sunteți pe pagina 1din 6

A TRAVESSIA DA PALAVRA: ALGUMAS INUTILIDADES EM MANOEL DE BARROS

Tnia Lima

RESUMO: A Travessia da palavra em Manoel de Barros exige vrios nomes. Cada vocbulo neste poeta de origem duvidosa. Um poema manoelino no se atravessa sem sair intil de inveno. Falar de Manoel de Barros compor o falar pela movncia de um idioma que brinca pela primeira vez com os sons absurdos do dizer. Nossa inteno requisitar o ordinrio e o intil como material imprescindvel de poesia. Esta travessia percorrer o verso infante pelas marcas da oralidade. Entre o ludo e o ldico, o poeta joga com o verbo at encontrar, nos desvios semnticos, os erros maduros da transfigurao. O que interessa no a sade da frase, mas a doena delas. Nesse caminho, o poeta o que funda sentido para o mundo fabuloso. A casa da infncia de um poeta brincante espao de no-lugares. O verso se locomove em um terceiro espao: o intersticial. Uma espcie de jogo movedio, carregado de imaginrio, que viaja no entre-espao do ldico e do lcido. Utilizaremos como estudo para essa brincadeira o livrinho Poemas concebidos sem pecados. E, como fundamento terico, para se entranhar esses pecados poticos, degustaremos sem demasia o imaginrio bachelardiano. PALAVRAS-CHAVE: intil, ldico, oralidade, imaginrio, poesia, travessia.

RSUM: Le Passage du mot dans Manoel de Barros il exige plusieurs noms. Chaque vocable dans ce pote est d'origine douteuse. Un pome manoelino ne se traverse pas sans sortir inutile d'invention. Parler de Manoel de Barros est composer le parler de la movence d'un idiome qui joue, pour la premire fois, avec les sons absurdes de dire. Notre intention est demander l'ordinaire et l'inutile je mange matriel indispendable de posie. Ce passage couvrira le vers infant par les marques de l'oralit. Entre la ludo et le ludique, le pote joue avec le verbe jusqu'trouver, les dtours smantiques, les erreurs mres de la transfiguracion. Ce qu'intresse n'est pas la sant de la phrase, mais la maladie d'elles. Dans ce chemin, le pote est ce qui tablit raisonnable pour le monde merveilleux. La maison de l'enfance d'un pote quil loue est espace de non-lieu. Le vers se dplace dans un troisime espace : l'interstitiel. Une espce de jeu mouvant, charg imaginaire , qui voyage dans le entre-espace du ludique et du lucide. Nous utiliserons comme tude pour ce tour le petit livre Pomes conus sans pchs. Et je mange du fondement thorique, pour que se pntrent ces pchs potiques, nous essayerons sans excdent l'imaginaire de Bachelard. MOTS-CLES: inutile, ludique, oralit, imaginaire, posie, passage.

A natureza como lugar de ser intil


Poesia uma virtude do intil. Rabelais

Quando Manoel de Barros retorna ao Pantanal, com sua cartilha de criar coisas inteis, e escreve o livro Compndio para uso dos pssaros (1960), a partir da comea a inveno de escrever a palavra incapaz de ocupar o lugar de uma imagem. Vinte e dois anos depois, encontramos, em Arranjos para assobio (1982), o poeta quase em estado de rvore, quase r, com uma potica voltada principalmente para a harmonia do ser humano com a natureza pela sugesto das coisas desprovidas de valor perante uma sociedade movida pela ordem de consumo. E, se a natureza em Manoel de Barros representa, antes de tudo, a palavra em desordem como fonte primordial, sua poesia tem por objetivo a ascenso do que
1

Autora do livro Brenhas- um poema, dentre outros.

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - Segunda edio 47

considerado extremamente simples, intil, pois, como diz: "O poema antes de tudo um inutenslio (BARROS,1982, p.23). Na labuta com seus objetos desteis, o poeta se apropria de abandono, joga com o verbo errante e procura entre palavras o imprestvel:
Como seu nome? - Polina No sabia dizer Paulina. Teria 8 anos Rolava na terra com os bichos Tempo todo o nariz escorrendo Voc tem saudade do stio, Polina Que tinha. O que fazia l Rolava feito tatu

(BARROS, 1999c, p.61) Com um olhar voltado para o cho de coisas menores, Manoel de Barros busca uma comunho com palavras, imagens, cores, sons. Geralmente, o poeta utiliza-se de crianas, bbados, loucos e objetos sem funo utilitria. O poeta do ludo e lodo recria sua escrita para alcanar as "coisas desteis". Para ampliar a desnecessidade, condensa o grau do verbo at encontrar uma miopia no pretrito imperfeito, abona as substncias dos substantivos faz, sem exemplo de cincia, "lagarto a partir de uma parede". Seu olho tem: "rio de versos turvos por dentro". Apalpa "bulbos com seus dourados olhos" (BARROS, 1982, p.24). tambm um indivduo que "enxerga semente germinar e engole cu" (Barros, 1982:37). Antes, diramos que os "objetos sem funo tm muito apego pelo abandono/ Tambm as latrinas desprezadas que servem para ter grilos dentro - elas podem um dia milagrar violetas" (BARROS,1996, p.57). Mas o que o poeta faz "adoecer de ns a natureza" (BARROS, 1993, p. 19). As coisas pequenas tm muita serventia para um poema manoelino, sua letra minscula corta o poema pelo meio, escreve palavras desconexas ainda no domesticadas pelo significado. Em busca de encontrar a ascenso das coisas diminutas, Manoel de Barros um poeta que no se deve levar muito a srio o que diz, parece que tudo inveno ou disperso. A imagem que podia ser um rudo de pssaros antes anncio de solido. O verso apura o ser em devaneio para ampliar o "delrio verbal". Est mais perto dos loucos e das crianas do que propriamente dos crticos. Conforme diz o poeta em O livro sobre nada: Eu queria avanar para o comeo./ Chegar ao crianamento das palavras. /L onde elas ainda urinam na perna." (BARROS, 1996, p. 47). semelhana dos loucos e das crianas, redime-se s coisas do cho, principalmente quando as palavras perdem o sentido, quando as palavras esto em contextos estranhos para nossos sentidos, quando os despropsitos so mais carregados de poesia que de bom senso, quando os absurdos so virtudes de poesia. Em Arranjos para assobio (1982), o poema "Sabi com trevas" sugere a busca de um canto humilde, sem pieguice para rimar utilidade:
Caminhoso em meu pntano, dou num taquaral de pssaros Um homem que estudava formigas e tendia para pedras,

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - Segunda edio 48

me disse no LTIMO DOMICLIO CONHECIDO: S me preocupo com as coisas Inteis Sua lngua era um depsito de sombras retorcidas, com versos cobertos de hera e sarjetas que abriam asas sobre ns O homem estava parado mil anos nesse lugar sem orelhas.

(BARROS, 1982, p.15) Com o desmantelamento da ordem visvel, a metfora manoelina sugere-nos um trao de inocncia em relao linguagem utilitria. Como diz Antnio Houaiss no prefcio de Arranjos para assobios, "A poesia de Manoel de Barros rigorosamente o que . poesia em estado de gua pura, de nascentes sem frmulas. Poesia que abre seu lugar prprio em seu prprio territrio que a paisagem da linguagem verbal" (BARROS, 1982, p.10-11). Antes diramos que o poeta usa de uma linguagem complexa, inacabada, cobiada de transubstanciao: "Sua lngua era um depsito de sombras retorcidas, com versos cobertos de hera e sarjeta que abriam asas sobre ns". Por essa extenso de amanhecer sobre asas, segundo Pavas (1997, p.37), h em Manoel de Barros um tipo de linguagem que: "reflete uma preocupao constante com o despojamento. Esse despojamento aparece, sobretudo, como uma simplificao". Por esse aspecto, Pavas considera que cada frase fragmentada, cada palavra fora do lugar um despojamento s normas gramaticais. No arranjo dos vocbulos, as palavras, despojadas do sentido usual, empreendem uma crtica da linguagem, quanto sua utilidade de expresso, no somente pelo uso de imagem, mas tambm pelo poder que as palavras possuem ao resgatar o valor das coisas menores: "Um homem que estudava formiga e tendia para pedras me disse no ltimo domiclio conhecido/ S me preocupo com as coisas inteis". Como se sabe, quando empregamos a linguagem para atender as necessidades quotidianas, a palavra tende a automatizar-se, perdendo a ambigidade original, a forma potica. Por ser a linguagem do cotidiano automatizada, o ser humano tem necessidade de entrar em contato com o jogo da linguagem literria que o leva a um mundo mgico. Essa passagem do mundo real para o mundo mgico traz para o leitor a sensao de uma linguagem dbia, diferente da quotidiana. O que existe de especial no texto literrio em relao aos outros textos que chamaremos de utilitrios que o texto potico restaura a ambigidade da linguagem potica, abrindo a possibilidade de vrias leituras. Octvio Paz (1990, p.270), em seu livro Signo em rotao, destaca:
Ao contrrio das demais verses do real, como silogismo, descries, frmulas cientficas, comentrios de ordem prtica que se limitam a representar ou descrever o que intentam expressar - e que neste processo vai perdendo pouco a pouco a totalidade do objeto - a imagem potica que irrompe no poema no distinta da ambigidade da realidade tal como empreendemos no momento da percepo imediata, contraditria, plural e no obstante dotada de um sentido

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - Segunda edio 49

profundo. A revelao potica descobre a condio humana - a solido de ser jogado - e nos convida a realiz-las plenamente ao exprimi-la atravs da imagem que comporta a dualidade e o contraditrio, a representao e a realidade.

Manoel de Barros, em sua labuta com a linguagem, no entrega as palavras ao sentido corriqueiro, habitual, apenas indica descaminhos, metamorfoseia a palavra em um rol absurdo de pertences sem valor. O poeta coloca desconfiana na palavra e duvida da utilidade de expresso da mesma. Por essa desconfiana vocabular, a natureza sugerida no um lugar externo, mas um ponto de encontro, ou de desencontro, de imagens inventadas que, segundo Batista (1989, p. 82): "Parece conclamar o esprito manoelino que poderia significar para ver no claustro da natureza a vida, a aprendizagem, o ser". O poeta do pntano entrega ao leitor um ilimitado jogo de palavras, de sons da natureza, que tm a ver com as plantas, os animais, suas leis de afinidade e de convenincia, suas analogias obrigatrias. O poeta prefere uma vegetao brejeira das mais comuns possveis, das mais inspitas, como lodo, razes, rvores, liquens, musgos. Uma vegetao que, segundo Pavas (1997, p.50), sobrevive sem maiores cuidados, pois se embrenha ao vento, ao sol e chuva. O poeta Manoel de Barros aposta em seus versos imagens inusitadas da natureza selvagem, ao mostrar, em uma relao de animismo, seres transformados em bichos, em pedras, em coisas, ou como diz em Gramtica expositiva do cho - poesia quase toda (1990:286): "Em suas runas/Homizia sapos" (BARROS, 1990, p. 286). Manoel de Barros, o camaleo da palavra, dissimula como ningum a arte de humanizar os animais, com seu talento de observar a natureza, captando com desenvoltura o mundo do pntano. Percebe-se que o mundo animal, na poesia manoelina, visto no de forma hierrquica, mas de forma distinta: "Do barranco uma r lhe entarda os olhos" (BARROS,1982, p.28). O poeta faz peraltices com as palavras, espera a pedra florir, gosta mais do vazio do que do cheio, v at mesmo a cor do vento. um poeta capaz de atravessar um rio inventado, de fotografar o som, muito capaz tambm de derreter o sol, colocando no final da tarde um ponto inicial. Um poeta que, para chegar s margens do poema: "Desinventar objetos. O pente por exemplo. Dar ao pente funo de no pentear. At que ele fique disposio de ser uma begnia. Ou uma gravanha" (BARROS, 1993, p. 11). De novidade, tem uma simpatia por pessoa pertencida de rvore, inventa poemas a ponto de enxergar uma manh atravessando os perfumes da aurora. "Se vermelha tinge a outra de vermelho/ Se alva tinge a outra dos lrios da manh (Barros, 1998: 67). A natureza metfora da arte de transver: "Dentro da mata no entardecer o canto dos pssaros sinfnico" (BARROS,1991, p.61). O livro Arranjos para assobio sugere-nos um modelo anormal de expresso, que dessencializa a norma at torn-la mais pura: "Nos monturos do poema os urubus me farreiam" (Barros, 1982:16). O poeta preza o que menor, o que no tem prstimo: "Urubus se ajoelham para ele" (BARROS, 1990, p.275). uma poesia cheia de coisinhas menores que: "Cada coisa ordinria um elemento de estima" (BARROS, ISSN 1983-828X | Revista Encontros de Vista - Segunda edio 50

1992, p. 180). A poesia manoelina amplia o cho das coisas, o que menor se torna imenso no campo potico. "O cho um ensino" (BARROS,1982, p.40). O cho um aprendizado, est cheio de coisas, coisas que, para ns, muitas vezes, no tm como decifrar ou mesmo traduzir, pois: "Influi na doura de seu canto o gosto que pratica de ser/ uma pequena coisa infinita do cho" (BARROS, 1982. P.28). A realidade potica dessa imagem no pode aspirar verdade. O poema no diz o que , mas o que poderia ser. Seu reino no apenas a natureza, mas tambm o ser humano. Manoel de Barros v o mundo, as palavras e as coisas de modo completamente particularizado. Em sua incessante produo, o poeta busca perseguir o fino ajuste entre as palavras e as coisas. Em Manoel de Barros, as coisas se ajustam entre a realidade e a realidade verbal. Assim, h um enquadramento possvel para a realidade nesse universo de coisas que, em eterno estado de esboo, se oferece repleto de surpresa aos olhos do leitor. "Na verdade eu nem tenho ainda o sossego de uma pedra" (BARROS, 1998, p.41). Referncias bibliogrficas ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense, 1993. BACHELARD, Gaston. A potica do espao. So Paulo: Abril, 1974. _____. A terra e o devaneio potico. So Paulo: Martins Fontes, 1990. _____. A gua e os sonhos. So Paulo: Martins Fontes, 2002. _____. A potica do devaneio. So Paulo: Martins Fontes, 2006. BARROS, Manoel de. Arranjos para assobio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1982. _____.Concerto a cu aberto para solo de ave. Rio de Janeiro: Record, 1991. _____. Ensaios fotogrficos. Rio de Janeiro: Record, 2000. _____. Exerccio de ser criana. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999. _____. Livro de pr-coisas. Rio de Janeiro: Philibiblion,1985. _____. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1996. _____.O livro das ignoras. Rio de Janeiro: Record,1993. _____.Para encontrar o azul eu uso pssaros. Rio de Janeiro: Saber, 1999b. _____. Poesias. Rio de Janeiro: Pongetti, 1956. _____. Poesia quase toda. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1990. ISSN 1983-828X | Revista Encontros de Vista - Segunda edio 51

_____. Poemas concebidos sem pecados. Rio de Janeiro: Record, 1999c. _____. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 1998. BATISTA, Orlando Antunes. Lodo e ludo em Manoel de Barros. Rio de Janeiro: Presena Edies, 1989. v. 1. CALVINO, talo. Seis propostas para o prximo milnio. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. CAPRA, Fritjof. A teia da vida. So Paulo: Cultrix, 1996. CASTELO, Jos. A poesia do invisvel de Manoel de Barros. Jornal O Estado de So Paulo. So Paulo, 27 maio 2000. Caderno 2 p. D6. COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Belo Horizonte: UFMG, 1996. PAZ, Octvio. Signo em rotao. So Paulo: Perspectiva, 1990. PAVAS, Patrcia. 1997.

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - Segunda edio 52

S-ar putea să vă placă și