Sunteți pe pagina 1din 9

DIREITO ADMINISTRATIVO

TEORIA DOS ATOS ADMINISTRATIVOS Conceitos Funo administrativa aplicar a lei ao caso concreto. Difere da funo jurisdicional pois no se trata de lide. Visa satisfazer os fins do Estado. O ato administrativo no imutvel, o ato jurisdicional imutvel! Fato Administrativo corresponde a acontecimentos (atos) materiais relacionados ao exerccio da atividade adm. (funo administrativa). Fato somente ocorre no anuncia nem declara. Fato adm: a demolio do prdio em si. Anuncia ou declara. praticado para realizar a funo administrativa do Estado. funo tpica do Executivo e atpica do Legislativo e do Judicirio. Ato adm.: Portaria autorizando a demolio de um prdio com risco iminente de cair. define os fins do Estado. realiza atos para atingir os fins.

Ato Administrativo

Funo poltica ou de governo Funo administrativa

Para alguns doutrinadores os fatos administrativos so atos materiais, para outros, so espcies de fato jurdico que repercutem no mbito jurdico do direito administrativo. Para Maria Silva Zanelo de Pietro fatos que possuem relevncia no dir. administrativo so fatos administrativos, se no so, denominam-se fatos da administrao. Ato da Administrao 1 viso adm. pblica com sentido de sujeito, enquanto poder executivo, rgos e pessoas, enfoca quem pratica o ato, o sujeito - so todos os atos praticados pela administrao pblica (pelo poder executivo, rgos da adm, direta e sujeitos da adm. indireta). 2 viso todos os atos praticados na funo administrativa. Enfoca o ato praticado, no importa quem, basta ser funo adm que ato administrativo. Atos podem ser gerais ou individuais, podem ser regidos pelo Dir. Pblico ou privado, podem ser bilateral ou unilateral, podem produzir efeitos jurdicos ou no, enfim todos so atos desde que praticados para exercer a funo administrativa. Conceito de Ato Administrativo em sentido amplo toda a declarao (exterioriza a vontade do Estado) do Estado ou de quem lhe faa as vezes (concessionrias, permissionrias, funo delegada), inferior a lei, subjacente a lei (para tornar possvel cumprir a lei, nem mais nem menos), regido pelo Direito Pblico (age na qualidade de qualidade de poder pblico, supremacia) e sempre se sujeita a apreciao do poder judicirio (no importa a natureza do ato, todos, basta ser ato adm. assim o ato adm. mutvel pelo poder judicirio, reviso de legalidade) Quando o Estado se omite no exterioriza vontade. Silncio no ato. Silncio fato administrativo, pois produz conseqncia jurdica. Em sentido estrito, so atos unilaterais que possuem conceitos imediatos (Maria Silvia di Pietro).

Diante do silncio da administrao

verificar se a prpria lei atribui significado ao silncio. Cidado pode optar por Recurso Administrativo. Cidado pode recorrer ao Poder Judicirio: Doutrina 1: poder judicirio emite ordem judicial para a adm. se manifestar sob pena de multa diria. Juiz no substitui o administrador. Doutrina 2: depende do ato: Vinculado:

juiz omisso.

supre

Discricionrio: juiz no supre, ordena adm. para se manifestar nos termos da lei. Aspectos do Ato Administrativo Perfeio, validade e eficcia coexistem no ato. Ato administrativo qto. perfeio qto. validade qto. eficcia quando completa ciclo de formao perfeito. Se no est completo imperfeito. quando praticado conforme o direito (legislao + princpios). apto a produzir seus efeitos jurdicos tpicos (os atpicos no).

Atributos do Ato Administrativo Enquanto no declarada a invalidade do ato ele eficaz ! Ato invlido, perfeito e ineficaz A ato existe (perfeito) mas praticado em desconformidade com a lei (invlido) assim est inapto a produzir os efeitos tpicos. O ato pode no estar conforme o ordenamento mas produzindo os efeitos tpicos. Somente quando declarada formalmente a invalidade do ato ele deixar de produzir efeitos. Enquanto isso produz efeitos. Ato completo, praticado em conformidade com o ordenamento, mas no produz efeitos prprios, Ex.: ato sujeito a termo ou condio.

Ato perfeito, invlido e eficaz

Ato perfeito, vlido e ineficaz

Antes de tudo o ato precisa ser perfeito, precisa existir. Prof. Jos do Santos Carvalho Filho acrescenta ainda a exeqibilidade, efetiva capacidade do ato ser operado. Diferena entre ato nulo e anulvel - Ato nulo, anulvel ou inexistente so invlidos pois em desacordo com o Direito. !!Atributos do Ato Administrativo (no h a necessidade de todos os atos terem essas qualidades, somente a presuno de legitimidade e veracidade est presente em todos os atos): Conforme Maria Sylvia di Pietro Presuno de Legitimidade e Veracidade:

o fato sobre o qual se baseou o ato presume-se Verdadeiro at prova em contrrio. Presume-se que o ato foi praticado na forma da lei, de acordo com a lei.

Presume-se verdadeiro e legtimo (f-pblica) at prova em contrrio (jris tantum, presuno relativa). Fundamentos da legitimidade e veracidade: - Ato de poder - Legalidade - Controle - Questo Operacional A presuno deriva do fato de ser um ato de poder, baseado na legalidade (adm. se baseia na lei e princpios). Os atos da derivados so legais. Alm disso, a lei no excluir da adm. do poder judicirio ato adm. que infrinja direito o ato se sujeita a controle e pode ser destrudo. Operacionalmente seria invivel tambm a adm. provar que todo ato verdadeiro e legtimo.

Auto-executoriedade ou executoriedade:

Se os atos presumem-se verdadeiros e legtimos eles podem ser auto-executados. No preciso pedir ao juiz para apreciar a legalidade. A adm. pode desde o incio realizar o ato adm. O particular para executar um contrato precisa propor uma ao de cobrana. Casos: - Quando a lei expressamente admitir - Quando circunstncias do caso concreto ensejarem. Atos invlidos so eficazes at que a administrao ou o poder judicirio determine a invalidade. Continuam a produzir efeitos at a ao da administrao ou do poder judicirio. Criam obrigatoriedade para o destinatrio quer queira quer no. para cada finalidade que a adm., quer alcanar, realizar h um ato administrativo tpico. Nem todos os doutrinadores reconhecem. Quem reconhece a Maria Silvia di Pietro.

Imperatividade ou coercibilidade:

Tipicidade:

ATENO: ART. 168 do Cdigo Civil Brasileiro.

Se o vcio ensejar nulidade pode o juiz conhecer de ofcio e o MP argir a nulidade Se anulabilidade nem o juiz nem o MP pode

Maria Silvia di Pietro

no concorda com o Art. 168, pois o ato presume-se sempre verdadeiro e nem o MP nem o Juiz pode argir a validade. concorda com o Art. 168 do CC pois para ele nulidade

Celso Antnio B. de Melo

aplica-se 168. Para ele isso que diferencia nulidade de anulabilidade. Requistos / Elementos do Ato Administrativo Esses elementos tem base no Art. 2 da Ao Popular (Lei 4717 / 65), trata de validade e vcios do ato. Dispe os elementos do ato. Sujeito Capacidade conforme Direito Civil Competncia conforme lei ou Constituio. A idia de competncia, a quem a lei atribui a prtica do ato. A pessoa a quem o ordenamento fixa atribuio para a prtica do ato. A Competncia : Inderrogvel no pode ser modificada pela adm. ou agentes pblicos. Improrrogvelo incompetente ao se torna competente a menos que a regra mude na lei ou Constituio. Irrenuncivel a competncia irrenuncivel. Importante lei 9784/99 (ver Arts. 11 a 17) define as regras de competncia. A competncia irrenuncivel salvo; Delegao: superior transfere para o subordinado o exerccio da competncia que a lei atribuiu a ele. Avoao: Superior avoca a competncia do subordinado (chama para cima) Casos de proibio de delegao (excees Art. 13 da 9784/99): Ato de competncia exclusiva do superior. Competncia de ato normativo. Deciso de recurso administrativo.

Forma

Meio pelo qual a administrao exterioriza sua vontade. Em regra forma escrita (aplica-se princpio da solenidade). Contrato administrativo precisa ser por escrito, salvo se o contato for de pronta entrega, pronto pagamento com valor de at 4.000 reais em regime de adiantamento quando contrato poder ser verbal (lei 8666).

Objeto ou Contedo

o efeito jurdico imediato que o ato produz, o que o ato enuncia, prescreve. a transformao jurdica que o ato causa.

Motivo

a justificativa do ato, a explicao do ato. Faz parte da forma do ato. Motiva-se o ato quando o ato exteriorizado. A adm. tem o dever de motivar (doutrina majoritria). IMPORANTE: Art. 50 da Lei 9784 Importantssimo !!!! diz que a motivao um princpio (Art. 2) e define quais os casos que a administrao deve motivar (Art. 50). Motivo Motivao Motivo um elemento que compe o ato adm. Motivao a explicao do ato que integra a forma. Teoria dos Motivos Determinantes: as razes que a adm. invoca para a prtica do ato vincula a validade do ato. Se o motivo falso ou inexistente o ato invlido. o efeito jurdico mediato. o qeu a adm. almeja com a prtica do ato adm.

Finalidade

O vcio do ato administrativo pode estar em cada um dos elementos. Ato viciado invlido. Em regra vcios de sujeito e forma podem ser sanados, convalidados. Em geral vcios na finalidade, objeto e motivo no podem ser corrigidos e convalidados, so insanveis. Vcio de sujeito: excesso de poder. funo de fato quem pratica o ato no foi investido regularmente na atribuio (ato no vlido mas reputa-se valido perante terceiro de boa-f). Houve investidura mas irregular. agente usurpa funo pblica (crime Art, 326 do CP) ato inexistente. Nunca houve investidura. No usada a forma prescrita em lei. Forma incompleta ou em desacordo com a lei. Incompleta Em desacordo com a lei. Desvio de finalidade (teoria de desvio de poder ou finalidade). Adm. pratica um ato visando outro ato no previsto em lei. Objeto do ato Impossvel Ilcito Imoral Indeterminado

Vcio de forma

Vcio de finalidade

Vcio do objeto

Vcio de motivos

Aplicar teoria dos motivos determinantes. Invalidam o ato se: Falso Inexistente

Extino dos atos administrativos Cumprimento dos Efeitos forma natural do ato acabar ou termo final ocorrer.

Perda do Sujeito ou extino subjetiva

No o elemento sujeito do ato fixado pela lei, mas o sujeito criado pela relao jurdica do ato. Ex: nomeado em concurso que morre atropelado antes da posse. Perda do objeto da relao jurdica surgida pelo ato. Ex: lacrao do posto de gasolina gera extino da sociedade. O ato de fechamento do posto termina quando o posto for fechado. Renncia do direito concedido pelo ato extingue o direito. A adm. pratica outro ato que retira o primeiro. O segundo ato a retirada que extingue o primeiro ato.

Extino Objetiva

Renncia

Retirada (mais importante)

Formas ou Fundamentos da Retirada Anulao ou Invalidao Revogao Cassao retirada quando houver ilegalidade (vcio no ato) retirada por oportunidade ou convenincia. retirada quando destinatrio descumpre condies impostas pela lei. Licena : ato adm. vinculado (precisam estar presentes requisitos legais). Autorizao: ato adm. discricionrio. retirada por norma superveniente. Ex: com determinada lei nova a licena existente anteriormente caduca. Existem dois atos adm. diferentes fundados em competncias diversas de efeitos contrapostos.

Caducidade

Contraposio ou derrubada

Revogao x Invalidao Teoria das Invalidades do Ato - Para Hely Lopes ato invlido aquele praticado em desconformidade com a lei. Ou o ato vlido ou invlido e deve ser anulado. no possvel falar em nulidade x anulabilidade como no Dir. Civil O ato pode ser nulo ou anulvel. Discorda de Hely e diz que o ato com vcio sanvel pode se tornar vlido (pode ser convalidado). S nulo o ato que no corrigvel. No concorda com Hely ou Oswado Absolutamente invlido: todos os efeitos desaparecem Relativamente invlido: somente alguns efeitos permanecem Regular A definio do efeito que permanece ou no de acordo com o interesse pblico.

- Oswaldo Aranha

- Seabra Fagundes

- Celso Antnio

O ato pode ser: Para ele o ato irregular valido, pois possui pequenos defeitos normalmente de forma. Nulo Prescritvel Pode ser convertido Admite uso da fora invlido No se convalida Obs.: a lei diz que o vcio enseja nulidade. Vcios na finalidade, objeto e motivo. Pode ser convalidado. Vcio de competncia na forma ou sujeito.

Anulvel

Inexistente

condutas reprimidas pelo direito, reprovveis. invlido No se convalida No prescreve Admite uso da fora No admite converso

Anulao x Revogao x Covalidao Anulao e Revogao so formas de retirada. Conceito de Mrito do Ato Ad. Atos Vinculados Atos Discricionrios avalia somente os requisitos legais. liberdade para apreciar oportunidade e convenincia. Somente no ato discricionrio h mrito ! Quando h discricionariedade: Quando a lei expressamente diz. Quando a lei no capaz de imaginar todas as situaes concretas enfrentadas pela legislao. Quando a lei atribui competncia mas no diz como exerc-la. H discricionariedade quanto aos meios.

Anulao x Revogao Somente ato ilegal anulvel. Para a revogao precisa haver inconvenincia ou falta de oportunidade. Na revogao o ato legal, vlido, porm inconveniente ou inoportuno.

Distino entre Anulao e Revogao quanto: COMPETNCIA Competncia para ANULAR o ato Administrao Pela Autotutela A adm. pblica pode rever / anular seu prprio ato pedido ou requerimento. Ver Smulas 346 e 473 do STF. A adm. pblica pode anular seus prprios atos, pois deles no se originam direitos. Poder Judicirio qualquer ato pode ser apreciado pelo Judicirio quanto a legalidade somente. somente a administrao pblica que pode apreciar o mrito (oportunidade e convenincia).

Competncia para REVOGAR o ato

Pegadinha:

O poder Judicirio pode revogar um ato administrativo prprio. Atividade administrativa atpica do poder judicirio. No exerccio de sua prpria atividade administrativa Judicirio pode revogar No exerccio de atividade jurisdicional no pode revogar ato adm.

AOS EFEITOS efeitos da anulao ex tunc efeito da revogao ex nunc o efeito da anulao depender do tipo de ato. Se o ato adm. ampliativo de direito (cria direito para o cidado, amplia a esfera jurdica do cidado. ex nunc Ocorre quando o servidor age de boa f e a administrao posteriormente percebe que no poderia ter admitido o ato. O servidor no deve perder aquilo que j recebeu. Se o ato restritivo de direito, diminui direitos do administrado (por exemplo, tombamento) ex tunc

Doutrina Clssica

Celso Antonio

AOS LIMITES Temporal (Art. 54 da Lei 9784/99) A adm. pblica tem prazo de 5 anos para anular o ato adm. Condies: destinatrio de boa f, do contrrio no h limitao de tempo ato precisa ser ampliativo A qualquer tempo h administrao pode revogar um ato adm. pois o ato legal.

Teoria do fato consumado Limites materiais do poder de REVOGAR: Atos consumados j ocorridos Ato que gera direito adquirido Ato complexo (atos formados por duas vontades, dois rgos por exemplo) Atos de controle (ato de controle sobre outro ato) Ato que integra procedimento Ato vinculado (ato que no tem mrito).

Obs: Coisa Julgada administrativa

imutabilidade de algo julgado na adm. ser mudado pela prpria adm. Para Celso Antonio a s a deciso ocorrida em processo administrativo.

COVALIDAO (efeito ex tunc) S pode ocorrer em decorrncia de vcio de forma e de sujeito. a correo do ato com vcio sanvel. Para a maioria da doutrina a adm. tem o dever de covalidar, no entanto conf. Art. 9784 diz por outro lado que a adm. convalida se quiser.

S-ar putea să vă placă și